Pesquisar este blog

sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo!


Mais uma etapa concluída, mais um ano que passou que você tenha
conseguido aproveitar tudo de bom que Deus lhe ofereceu.

Desejo na paz de Deus que você possa sempre encontrar o seu caminho
e que este caminho seja trilhado com muita fé, para que cada vez mais
você possa acreditar nesse sentimento capaz de transpor obstáculos e ser feliz.

Coragem para assumir e enfrentar as dificuldades, perseverança para que
jamais desista ou desanime dos seus sonhos, esperança para que
a cada novo dia possa a ver novos horizontes.

Que as mão de Deus guiem sua vida para que essa transporte em paz,
harmonia, saúde e alegria é tudo que lhe desejo neste ano
que está começando.

Você é especial! Feliz Ano Novo!

A Leitura do Cérebro



por Angela Joenck Pinto

Recentemente, um estudo da Universidade de Berkeley, na Califórnia, mostrou ser capaz de reproduzir imagens do cérebro combinando a tecnologia da ressonância magnética com padrões informáticos. Essas pesquisas, porém, não estão longe dos objetivos das instituições brasileiras. Liderando estudos semelhantes na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o chefe do serviço de neurologia do Hospital São Lucas de Porto Alegre, André Palmini, explica como o processo de aquisição das imagens é realizado.
"Entendemos que 'leitura do cérebro' é a leitura de padrões de ativação cerebral. As imagens são adquiridas em alguns momentos específicos e depois são subtraídas de um período de repouso. Tu podes, na verdade, fazer a aquisição das imagens nos momentos que mais te interessam", diz.
Conforme o médico, que pretende começar um novo estudo em março de 2012, ao mostrar um filme para um indivíduo é possível ver que áreas se ativam no cérebro quando aparecem cenas com movimento ou cenas tristes. "De posse de três ou quatro tipos de cena, é possível observar qual é o sistema de ativação cerebral com motivos específicos", explica.
"Mas a coisa mais importante é que tem um período que se ativa no cérebro quando nenhuma dessas coisas está acontecendo, quando temos cenas mais paradas", diz Palmini. O conjunto de regiões ativadas neste caso se chama de Região de Funcionamento Padrão. Segundo o neurologista, esta é a área responsável por fazer uma espécie de reflexão sobre a experiência tida pela pessoa. "Então são áreas do cérebro que vivenciam as experiências e as áreas que refletem sobre isso no período que o estímulo não está sendo produzido", declara.
Através da Ressonância Magnética Funcional, neurologistas também mostram como nosso cérebro "confunde" passado e presente. "Ao pedir que uma pessoa recrie uma memória do passado, o cérebro se ativa como se estivesse revivenciando aquela situação no presente. E isso tem permitido muito avanço, principalmente no campo de estudo das emoções, para entender por que a gente se chateia tanto com lembranças negativas antigas, e também por que esses traumas antigos marcam tanto as pessoas. É porque essas memórias são facilmente acessadas. As pesquisas mostram isso", fala.

Ajudando pacientes
Segundo o professor da PUCRS, estudos como esse podem ajudar vários tipos de pacientes, desde pessoas com problemas motores até casos de doenças mentais. "Talvez possamos verificar que algum tipo de estímulo possa ativar áreas motoras do cérebro. Tu pegas uma pessoa que teve um déficit motor por um acidente vascular cerebral, por exemplo, e de repente pode existir algum tipo de exercício que desperte mais a área que ela precise ativar no cérebro, testando diversos exercícios antes de começar um programa de reabilitação, por exemplo. E aí seremos capazes de saber que aquilo vai ter mais resultados", pondera.
Já no caso de dificuldades mentais, o médico acredita que esta modalidade de estudo do cérebro mostrará quais tipos de psicoterapia poderão ativar mais as áreas de satisfação, prazer e bem estar, antecipando o tipo de linha de tratamento que irá beneficiar mais a cada pessoa.
"Esse é o futuro que se descortina nessa questão de entender melhor o cérebro. A gente está avançando muito em termos de imagem e esta é a maneira de tu conseguires mensurar essas ativações cerebrais, especialmente nas conexões entre as regiões do cérebro. Antigamente a gente conseguia ver a ativação de apenas uma área. Hoje, a gente consegue ver as reações de uma rede neural", diz.
Indo diretamente a áreas especificas, os médicos pretendem obter o que Palmini chama de "assinatura das potencialidades das pessoas", verificando se elas têm regiões interconectadas para serem mais ou menos propensas à atividade social. "Diferenciar as pessoas conforme sua capacidade de ativar essas áreas, já antecipando que isso tenha um impacto de quanto elas poderão viver melhor em sociedade. Para as pessoas que não têm essas áreas motivadas, ver como modificar isso", explica o professor.

Neuromarketing e ética
Mas como todo o tipo de conhecimento, o estudo do cérebro também é usado para fins menos nobres, como a venda de produtos. Hoje, utilizando pesquisas semelhantes, campos conhecidos por neuromarketing já mapearam o cérebro humano. "O que o neuromarketing tem feito é moldar comerciais de televisão e outdoors, depois de apresentá-los para voluntários durante a feitura de um exame de Ressonância Magnética Funcional para ver qual dos estímulos mais ativa as áreas do cérebro que têm a ver com prazer, aversão, medos, conflitos ou ansiedades", diz o chefe da neurologia do Hospital São Lucas. Desta forma, as empresas garantem melhores reações aos seus produtos, maximizando resultados.
O médico lembra, porém, que certos cuidados têm de ser tomados quando se estuda o cérebro. "Com este tipo de exame, podemos saber se a pessoa está mentindo ou não. Quando tu estás mentindo, é criado um conflito na mente. A gente já sabe que áreas do cérebro se ativam nessas horas. Tudo isso dá pra fazer, mas vamos ter que ter todo um debate da questão da ética envolvida, para que se saiba o quanto isso vai efetivamente ser ou não útil para as pessoas", alerta.

Fonte: terra/imagem internet

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Efeito Jet Lag


O tempo está maravilhoso, a reunião que motivou a sua viagem ou as suas férias estão prestes a começar; no entanto você sente-se completamente exausto. Provavelmente está com sintomas de "jet lag", o fenômeno já bem conhecido que atormenta os primeiros dias dos viajantes num destino longínquo após um voo intercontinental. Enquanto no seu destino o sol se mantém no horizonte, o seu corpo “pensa” como se estivesse em casa, onde se está agora no meio da noite ou ainda no início da manhã.

Causas
O ser humano vive segundo um ciclo de 24 horas. Enquanto estamos a dormir, o ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos diminui, os músculos relaxam e a eficiência mental e psicomotora reduz-se de forma significante.

Uma mudança súbita para um outro lugar, numa zona horária diferente perturba a normal cadência do ritmo diário do corpo humano. Não só o ciclo normal entre  dormir ou acordado é interrompido, como também o decurso normal de um sem-número de funções corporais que operam segundo um ciclo de 24 horas.

Sintomas
Cansaço e a menor rapidez dos reflexos aliado às dificuldades de memoria e concentração são os sintomas mais frequentes. O indivíduo poderá também sentir-se exausto, com dores de cabeça e uma sensação de náusea, sintomas que resultam da interrupção abrupta do seu tempo normal de descanso.

Os sintomas do jet lag são mais fortes após a realização de um voo com destino ao Oriente que ao Ocidente. A razão para esta diferença reside no fato de o "relógio interno" do corpo humano tender a adaptar-se melhor a ritmos de duração superior a 24 horas. Assim, ao voar de Leste para Oeste (como por exemplo da Alemanha para os EUA), o seu dia torna-se mais longo - o que se adapta melhor ao ritmo biológico. O corpo humano adapta-se à nova zona horária cerca de 20% mais rapidamente que após um voo de Oeste para Leste (como por exemplo da Alemanha para a Tailândia), uma vez que viajar para o Oriente significa a “perda” de várias horas.

Conselhos para diminuir os efeitos do jet lag
Durante o voo  
  • Ajuste o seu relógio para a hora no seu local de destino logo após a entrada a bordo do avião. Isto ajuda-lo-á a preparar-se mentalmente para o novo ritmo horário que o espera.
Após a chegada
  • Tente entrar no ritmo diário do seu local de destino. Isto significa que deverá fazer as suas refeições à hora local e não ir para a cama antes do pôr do sol.
  • Tente dormir o suficiente durante a sua primeira noite após a chegada.
  • Evite tanto quanto possível a  realização de atividades extenuantes nos primeiros dois dias após a chegada, de modo a permitir ao seu corpo a adaptação ao novo ritmo diário.
  • Evite a a ingestão de comprimidos para dormir e melatonina, já que estes irão confundir o seu organismo ainda mais.
  • Passe tanto tempo quanto o possível em espaços abertos - a luz natural irá contribuir para uma adaptação mais rápida do seu organismo ao novo meio.
  • Em viagens de curta duração, tente manter tanto quanto possível o ritmo diário normal do seu local de origem - isto irá contribuir para evitar o "duplo jet lag".
  • Se possível, permaneça em casa nos primeiros um ou dois dias após o regresso. Isto ajudará o seu organismo a habituar-se de novo ao ritmo normal do seu local de origem.
Voos para Ocidente
Antes da sua viagem
  • Alguns dias antes do início da viagem, tente adaptar-se parcialmente ao ciclo horário do seu destino. Poderá faze-lo deitando-se uma ou duas horas após a hora normal.
  • Planeje se possível a sua chegada para perto do meio-dia, de modo a poder ainda fazer uso da luz mais intensa do dia para iniciar a sua adaptação.
  • Faça o agendamento das reuniões ou compromissos no seu país de destino para a altura do dia em que se irá sentir mais desperto. Após um voo com direção a Ocidente, esta altura será durante a manhã.
Durante o voo
  • Tente permanecer acordado durante o voo.
  • Movimente-se e beba bastantes bebidas não-alcoólicas de modo a combater a necessidade natural de dormir.
  • Ingira alimentos ricos em proteínas (queijo, peixe, carne, ovos, lacticínios) - isto irá ajuda-lo a permanecer acordado durante mais tempo.
Após a chegada
  • Não ceda ao sentimento natural de cansaço. Deite-se apenas após o pôr do sol.
  • Fique sob a luz natural tanto tempo quanto possível. A luz retarda a produção da melatonina, a hormona responsável pela sensação de cansaço e que envia ao cérebro a informação com a necessidade de sono.
Voos para Oriente

Antes da sua viagem
  • Tente adaptar-se ao novo ciclo horário alguns dias antes da partida. Isto implica deitar-se cedo e acordar igualmente cedo.
  • Agende as atividades importantes para a altura do dia em que se irá sentir mais desperto. Após um voo com direção a Oriente, esta altura será ao fim da tarde.
Durante o voo
  • Tente dormir durante o voo.Tente treinar a sua concentração ou faça exercícios de relaxamento ao invés da ingestão de comprimidos para dormir.
  • Ingira alimentos ricos em hidratos de carbono (tais como fruta, batatas, massa, arroz, iogurte, sucos de fruta). Isto irá estimular a sua natural necessidade de dormir.
  • Chá de frutas é também um bom auxiliar para dormir
  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas como meio para atingir a “sensação de moleza”. Este tem um efeito a bordo superior ao que tem em terra, desidrata o corpo e produz um efeito retardante no processo de adaptação do organismo ao fuso horário de destino.

Fonte: lufthansa.com.br/imagem internet

    PILATES e a "Dor nos Joelhos"



    Por Rafaela Porto
    Certificated Instructor STOTT PILATES
    Coordenadora Técnica da Pilates StudioFit

    Uma das maiores queixas de dores é a DOR NOS JOELHOS, uma das articulações que nosso corpo mais sofre porque a articulação permite muita mobilidade. A dor pode ser a causa de muitos fatores como, por exemplo: desequilíbrios musculares, desvio postural, sobrepeso entre outros como a artrite, tendinite, condromalácia, ou até mesmo lesões no menisco, tendões e ligamentos.
    A primeira coisa que um instrutor de Pilates deve se preocupar é o histórico dessa pessoa, desde rotina de vida até os momentos de como ela sente a dor. Através da Análise Postural desse cliente o instrutor observa os desvios posturais e desequilíbrios musculares (ele consegue identificar o que está alongado ou encurtado), então é possível programar a aula em relação ao que deverá ser estabilizado, mobilizado e possíveis modificações de acordo com as necessidades daquela postura.
    Sem dúvidas o acompanhamento de um especialista do caso não é descartado. Hoje em dia está cada vez mais comum encontrarmos profissionais de diferentes áreas tratando e/ou treinando o mesmo cliente cada um dentro de sua especialidade, ou seja, o tratamento da dor nunca será um só, serão válidos outros acompanhamentos com certeza.
    Dentre os tratamentos destacam-se: ingestão de analgésicos, injeções, aplicação de gelo ou até mesmo cirurgia em casos irreversíveis, mas vale lembrar que o sedentarismo acelera o surgimento de problemas nos joelhos, por isso o motivo da indicação da atividade física e entre todas estão modalidades de baixo impacto, que por sua vez o Pilates é a indicação mais comum.
    O Pilates desde a década de 20 foi se desenvolvendo cada vez mais e hoje sabemos que é saudável ao corpo exercitar-se com um alinhamento que seja o mais próximo do que chamamos de neutro possível, natural. Com isso atingimos resultados através dos objetivos do método (melhora da postura, fortalecimentos muscular, prevenção de tensão, dor e lesões)

    SUGESTÕES:

    * Mantenha a prática de atividade física regularmente (prefira modalidades de baixo impacto, por exemplo, o Pilates);

    * Opte por calçados e vestimenta adequados para cada tipo de modalidade;

    * Evite ficar com o joelho flexionado por muito tempo;
    * E para as mulheres, use sapato com salto com moderação, pois além de encurtar a musculatura da panturrilha geralmente comprometerá o equilíbrio no alinhamento neutro de seu corpo.

    Pratique inteligência. Boas aulas!

    Fonte: Revista Pilates

    Veja também:
    Fisioterapia com Você: Os Perigos do Salto Alto

    Peixe, legumes e fruta previnem Alzheimer - diz estudo



    Um estudo diz que a alimentação pode ser fundamental na prevenção do Alzheimer. Peixe e vegetais são dois dos alimentos que ajudam a manter o cérebro ativo.

    Dietas ricas em ómega 3 e em vitaminas B, C, D e E previnem a diminuição de cérebro, as limitações da memória e do raciocínio, causadas pela doença de Alzheimer.
    Já as gorduras têm o efeito inverso.
    O ómega 3 e a vitamina D estão presentes nos peixes.
    Já frutas e vegetais são ricos em vitaminas C e E.
    Já as vitaminas B estão presentes em vários alimentos.

    O estudo, publicado na revista científica Neurology, analisou 104 indivíduos com idade média de 87 anos, submetidos a testes com 30 biomarcadores de nutrientes no sangue.
    Destes, 42 também realizaram ressonância magnética para medir o volume dos cérebros.
    Os investigadores acreditam, no entanto, que são necessários mais testes para comprovar a teoria.

    Fonte: tvnet.sapo.pt

    quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

    Conheça cidades que encantam por seu estilo arquitetônico

    Uma cidade com estilo arquitetônico distinto pode atrair uma certa gama de turistas, já que a arquitetura pode ser artística e científica ao mesmo tempo, bela e usual, além de fornecer dicas do passado cultural, presente e futuro de um local.
    O jornal norte-americano The Hunffington Post listou cidades que ficaram conhecidas por sua história e notável estilo arquitetônico. Confira.

    Atenas, Grécia: repleto de monumentos que representavam as vitórias políticas e honras conquistadas pelo povo, a arquitetura grega é facilmente reconhecida por seus templos e colunas. Boas opções de passeios para os apaixonados pela arquitetura grega são o Parthenon, o Templo de Atena e o Templo Olímpico de Zeus.
    Parthenon/Atenas
     
     Roma, Itália: os romanos adaptaram os estilos grego e estruco para criar um novo estilo arquitetônico mais criativo e prático, com arcos, concreto e tijolos. Bons pontos turísticos são o Pantheon, o Coliseu e os aquedutos que abasteciam a cidade.
     
     Coliseu

    
    Chicago, EUA: com pouca história arquitetônica, em 1871 houve um incêndio que destruiu quase todos os prédios da cidade, que precisou se reconstruir e desenvolveu os arranha-céus a partir de então. Há passeios específicos voltados à arquitetura e bons pontos turísticos são a Willis Towe, a casa e estúdio do arquiteto Frank Lloyd Wright e a ponte Cloud.
     
    
     Willis Towe
     
     
     
    Dubai, Emirados Árabes Unidos: é a cidade dos prédios enormes e extravagantes, comportando hoje algumas das construções mais altas e mais modernas do mundo. Alguns bons exemplos são os hotéis Burj al Arab, Burj Khalifa e o arquipélago artificial The World.
     
     The World.


    Barcelona, Espanha: a influência do arquiteto Antoni Gaudi se faz presente em toda a cidade, com prédios coloridos, mosaicos e formas inspiradas na natureza. As construções de Gaudi são curvas, altamente decoradas e detalhistas, assimétricas e com mescla de materiais. Bons pontos turísticos são a igreja La Sagrada Família, Casa Batló e Parque Güell.
     
     
     Parque Güell.
     
    Beijing, China: é casa de prédios tradicionais e contemporâneos, refletindo a simetria e as crenças do povo, chamando a atenção para detalhes decorativos, colunas de madeiras e outros suportes. Já os prédios contemporâneos, desenvolvidos para as Olimpíadas de 2008 são assimétricos e chamam a atenção. Vale a visita à Cidade Proibida, Muralha da China e Quarteirão CCTV.
     
     Cidade Proibida
     
    
    Istanbul, Turquia: localizada entre Europa e Ásia, a cidade tem comunidades Cristãs e Judaicas, por isso o local tem mais de 2 mil mesquitas, 100 igrejas e 20 sinagogas com arquitetura de influência romana, bizantina, latina e otomana. Vale o passeio para Hagia Sophia, Mesquita Azul e Coluna de Constantino.
     
    Mesquita Azul


    
    Fonte: terra/turismo / imagens internet

    quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

    Dicas importantes para o Verão


    O verão está  aí e, com ele, as férias. Não importa o local onde você decidiu pegar sol (no quintal de casa, no clube, na praia), existem vários cuidados que você deve tomar para que sua diversão não seja interrompida por problemas de saúde. Essas precauções valem para todas as pessoas, inclusive quem tem a pele mais escura, porém os grupos de maior risco são as crianças e os idosos.

    Cuidados com a pele

    No verão, alguns tipos de doenças de pele tornam-se mais comuns. Entre elas, destacamos as micoses (infecções por fungos ou “bolores”). Além disso, é do conhecimento comum que a exposição excessiva ao sol, sem proteção, contribui para o envelhecimento da pele e predispõe o indivíduo ao desenvolvimento do câncer de pele. Além da exposição ao sol, o aumento da transpiração, o contato com a areia e com piscinas com água contaminada e vestiários de uso comum são fatores que favorecem o aparecimento das doenças de pele (exceto o câncer).

    Entre as micoses, vamos destacar algumas:

    Ptiríase versicolor: micose não contagiosa, que se caracteriza por lesões claras, mas que podem ser avermelhadas. Geralmente são descamativas e podem ser únicas ou múltiplas. Sem outros sintomas associados.
    Tinha ou “impinge”: são lesões em anel, com bordas vermelhas, que coçam bastante e podem descamar também. Podem surgir em qualquer parte da pele, mas são bastante comuns nas regiões de dobras. São adquiridas pelo contato com animais (cão, gato) ou com roupas de banho e areia contaminada.

    Essas micoses são facilmente tratadas, e podem ser prevenidas. Evitar ficar períodos prolongados com roupas úmidas; cuidados adequados de higiene; não compartilhar roupas e toalhas; usar roupas íntimas de algodão (evitar os sintéticos), pois absorvem melhor o suor, são cuidados essenciais nesta época.

    Outra doença bastante comum no verão é o herpes labial. Mais de 90% das pessoas já entraram em contato com o vírus que causa essa doença, mas nem todo mundo a desenvolve. As pessoas predispostas apresentam uma condição que se caracteriza por um período inicial de dor e ardência no local, com posterior aparecimento de vesículas que se rompem e formam crostas. São bastante dolorosas. A doença não tem cura e evolui com períodos de piora, intercalados com longos períodos sem nenhum sintoma nem sinal. Entre os fatores que desencadeiam uma crise estão: exposição excessiva ao sol e estresse. O tratamento durante a crise pode ser feito com pomadas ou comprimidos.

    Finalmente, o câncer de pele. Antes de tudo, devemos lembrar que em determinadas regiões do país, como o nordeste, o nível de radiação solar é elevado praticamente o ano inteiro, por isso os cuidados com a pele não se restringem ao verão. Os raios que mais agridem a pele são os UVB (ultravioleta B), mas o UVA (ultravioleta A) também é importante porque ele potencializa a ação do UVB. Esse câncer está sabidamente associado a longos anos de exposição desprotegida ao sol, e pode ser prevenido pela adoção de condutas bastante simples.
    • Use protetor solar diariamente, com fator de proteção solar adequado. Esse valor é diferente para cada pessoa, devendo ser indicado por um profissional. Deve ser aplicado em todo o corpo, mas principalmente nas áreas mais expostas ao sol. Usar também protetor labial, para evitar ressecamentos e rachaduras.
    • O protetor solar deve ser reaplicado com freqüência, especialmente após longo período de exposição solar, depois de banho de mar ou piscina (não confie tanto na história de que não sai na água), transpiração excessiva.
    • Vale lembrar que o protetor solar deve ser usado o ano inteiro, pois mesmo em dias nublados os raios solares conseguem ultrapassar as nuvens e atingir a pele das pessoas. Lembre-se: a maior parte da exposição ao sol ocorre durante atividades rotineiras do dia-a-dia, e não apenas nas idas à praia ou ao clube.
    • Use chapéus (ou bonés) e roupas adequadas.
    • Sempre que possível fique na sombra. E evite exposição ao sol entre 10 horas da manhã e às 4 horas da tarde. Esse é o período de maior radiação.
    • As crianças com menos de 6 meses devem ser mantidas sem contato direto com o sol, o máximo possível.
    • Cuidado com superfícies refletoras, como a areia, concreto, água; mesmo que você esteja na sombra os raios atingem você.
    • Hidratação da pele após expor-se ao sol; dê preferência a loções ou cremes que contenham vitamina E ou aloe.

    Cuidados com os olhos

    Não é só a pele que precisa de proteção. Os olhos também sofrem a ação de agressores, como os raios ultravioleta, podendo haver aumento do risco de doenças como a catarata. Use óculos escuros, que bloqueiem pelo menos 99% da radiação ultravioleta.

    Mas esse não é o único problema que ameaça a saúde dos olhos, no verão. A conjuntivite é caracterizada pela inflamação da conjuntiva, que é a mucosa que recobre os olhos. Não é uma doença grave, mas é incômoda e contagiosa, devendo ser tratada. A conjuntivite pode ser causada por vírus ou bactérias, levando a quadros diferentes, que requerem tratamentos também distintos. Nada impede que a doença seja inicialmente causada por vírus e, posteriormente, ocorrer infecção por bactérias sobreposta. Os sintomas são: presença de olhos vermelhos e lacrimejantes, dor (que pode ser forte), sensação de que há areia nos olhos, dor ao olhar pra luz, pálpebras inchadas. No caso das bacterianas, há uma grande produção de secreção amarelada e, pela manhã, a pessoa acorda com as pálpebras “grudadas”. Já nas conjuntivites viróticas, a produção de secreção é bem menor, e a mesma é clara.

    A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de objetos contaminados (toalhas, travesseiros, lenços), e dissemina-se rapidamente em ambientes como escolas, creches. Outra forma de contágio é o banho em piscinas contaminadas ou praias poluídas (daí a importância desse tema no verão). O tratamento da conjuntivite bacteriana é feito com uso de colírios de antibiótico. No caso das viróticas, o tratamento consiste em lavagem e manutenção de cuidados de higiene.

    Para prevenir essa doença, mantenha hábitos de higiene adequados; evite coçar os olhos; use lenços descartáveis, quando necessário; use travesseiros individuais; evite usar objetos de pessoas com a doença; evite piscinas com água não tratada e o uso de lentes de contato nessas situações; cuidados básicos com as lentes de contato.

    Desidratação

    A água representa mais da metade do peso do nosso corpo e, nas crianças essa porcentagem é ainda maior. Para manter a temperatura corporal, um dos mecanismos mais importantes é a perda de calor através do suor, o que impede que a temperatura do nosso corpo aumente demais. O mecanismo é que, a água do suor, ao evaporar, retira o calor da pele, resfriando-a.

    No verão, o calor intenso e a umidade favorecem o aumento da transpiração e, consequentemente, da perda de água. Por isso, nessa estação do ano o risco de desidratação é maior. Esse risco é maior em crianças e idosos, devido ao fato de que o organismo deles tem maior dificuldade em conservar a água no corpo. A desidratação seria, então, uma perda excessiva da água corporal, levando a alguns quadros que podem, em alguns casos, ser muito graves.

    Assim, no verão, recomenda-se uma maior ingestão diária de líquidos, que pode ser feita com diversos produtos, inclusive frutas. Quando a transpiração é excessiva, além da água perde-se também sais minerais, os quais devem também ser repostos. Recomenda-se água natural, sucos de frutas (limonada, suco de laranja), bebidas isotônicas (repõem muito bem os sais minerais), água de coco (é uma bebida isotônica natural, com quantidades equilibradas de água e sal; é excelente para hidratação). Importante lembrar que refrigerantes não são bons para hidratação, porque contém quantidades muitos grandes de sal e outras substâncias, além de não conterem vitaminas, portanto evite-os.

    Outro aspecto importante é que a sede é um sinal tardio da falta de água, por isso não espere pela sede para hidratar-se. O ideal é ingerir pequenas quantidades de líquidos variados, durante todo o dia. Em casos de desidratação, recomenda-se o uso do soro caseiro, que é facilmente preparado com água filtrada, sal e açúcar. Ele deve ser oferecido em pequenas quantidades e várias vezes ao dia.

    Finalmente, devemos ressaltar o papel das intoxicações alimentares e gastrenterites. Essas condições são causas de diarréias muito comuns durante o verão, por isso tome cuidado na hora de escolher os alimentos e prefira sempre carnes, frutas, legumes e verduras frescos. E não se esqueça de lavá-los bem antes do preparo. Cuidado também com as “comidas de beira de praia”; nem sempre o que é bonito e tem cheiro agradável está adequado ao consumo.

    Cuidados alimentares

    Por ser a estação das férias, no verão ocorre um aumento do consumo de alimentos fora de casa. Com isso, ocorre grande aumento na incidência de doenças veiculadas pelos alimentos. Uma alimentação balanceada é importante para manter o funcionamento adequado do organismo, e deve conter todos os nutrientes necessários: carboidratos (açúcares), proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e líquidos.

    As recomendações são as seguintes:

    • Ao ingerir alimentos fora de casa, observe a higiene do local, dos utensílios, dos alimentos e do vendedor. Peça para visitar a cozinha.
    • Observe as características próprias dos alimentos e, na dúvida, não consuma.
    • Ingerir frutas e vegetais de cores variadas.
    • Evite longos períodos de jejum; faça de 4 a 6 refeições por dia.
    • Preferir os alimentos com produção característica em determinada estação do ano.
    • Ingerir apenas água filtrada, fervida, ou mineral.
    • Evite o consumo de enlatados, produtos industrializados e embutidos.
    • Evite as dietas milagrosas. Faça ingestão moderada de todos os tipos de alimentos.
    • Observe as condutas de higiene na preparação dos alimentos.

    Com essas dicas simples, esperamos que suas férias não sejam interrompidas por imprevistos indesejáveis.
    Para qualquer dúvida, procure um médico ou um profissional qualificado para orientá-lo.

    É BOM LEMBRAR: A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO
    Fonte: boasaúdeuol

    Porque beber Água?

    Dentro do nosso organismo a água se dedica a várias atividades importantes. Mas será que bebemos água o suficiente para abastecer o nosso corpo?

    Especialistas dizem que tomar 2,0L a 2,5L*¹ de água por dia é a garantia de que estamos ingerindo a quantidade ideal para repormos as perdas obtidas pelo suor e excrementos e ainda hidratar e fornecer ao organismo os eletrólitos necessários para o equilíbrio de suas funções vitais.

    Devemos nos lembrar também, que todos alimentos possuem água, quantidades distintas entre si, mas que são prontamente absorvidas pelo organismo.

    60% do corpo humano de um adulto é formado de água, um recém nascido chega a ter quase 80% do seu organismo formado por líquidos. Nas pessoas idosas esse número cai para 50%, isso porque conforme envelhecemos vamos nos “desidratando” aos poucos.

    A água quando dentro do organismo tem a função de regular a temperatura corpórea, através da eliminação do suor, eliminar resíduos metabólicos, através da urina, fazer uma melhor distribuição de nutrientes pelo corpo, auxiliar no transporte de nutrientes até as células, auxiliar na prática de esportes pois ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga, dos músculos.

    Dentre todas as vantagens que beber água oferece, podemos citar ainda que beber água ajuda a diminuir a sensação de fome, melhora a circulação sangüínea auxiliando portanto no tratamento de celulite e combatendo a flacidez. Os cabelos e a pele também agradecem quando o corpo é reabastecido com esse líquido cristalino e refrescante.

    Mas atenção: Devemos ter o máximo de cuidado com a água que bebemos. Ela deve ser incolor, não apresentar cheiro e nem gosto.

    Deve ser fervida ou filtrada e guardada em local tampado e longe de animais domésticos ou produtos químicos.

    Quer saber o que é melhor ?! Água não tem nenhuma caloria e faz muito bem à saúde!!!

    *¹ Dados referentes a pessoas não atletas em condições de clima específicos (temperado) sem atividades penosas.

    Adriana Maria - é nutricionista graduada pelo IMEC / RS e Técnica em Nutrição e Dietética pela ETE Júlio de Mesquita de Santo André / SP
    Fonte: Saúde na Internet

    terça-feira, 27 de dezembro de 2011

    E começam as férias...



    Para alguns, como eu, as férias estão começando, hora de rever alguns conceitos. Eu, por exemplo, preciso rever como queimar os quilinhos a mais que adquiri ao longo deste ano. Também preciso atualizar a literatura, ler alguns livros que ganhei e outros que se encontram na pratileira da casa da praia. Toda vez que venho a praia, dedico algumas horas para ler  os variados livros que lá se encontram. Há para todos os gostos, desde  fartas enciclopédias até uma Biblia edição ecumênica que contém algumas reliquias da história. Há os de suspense como os de Agatha Christie. Amo a maneira como ela retratava um bom suspense através do inesquecível detetive Poirot. Alguns até releio como a sua obra Um pano que Cai, que incerra a carreira do famoso detetive. Também leio alguns livros sobre história antiga. Já dei uma olhada por cima, e foram acrescentados, pelos meus sogros, alguns novos. Devíamos ter mais férias na nossa vida. É tanta correria...Agora deito na rede, sem preocupação com horários, com almoço, sem temas da escola...As férias estão começando, mas há muito o que fazer para tornar a minha vida assim, uma eterna paz...

    Alguns livros que estão na minha  mira:

    Um sentido para a vida de Antoine de Saint-Exupéry.
    Morte em Veneza de Thomas Mann, apesar de já ter visto o filme, ler é bem mais emocionante.
    Solo de Clarineta, mémorias de Erico Veríssimo.
    E, se eu tiver um pouco de paciência, A Odisseía de Homero (em forma de narrativa).
    Talvez releia alguns também...
     Um bom Verão à todos!


    domingo, 25 de dezembro de 2011

    A mais Bem Aventurada - O Tesouro Verdadeiro



    "Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração." Lc 2.19

    Que boa nova! Cristo o Salvador nasceu! Deus queria que esta mensagem se espalhasse, e escolheu um meio divino para proclamar esta boa nova a algumas pessoas humildes, a fim de que elas a divulgassem.
    Na noite em que Jesus nasceu, anjos de Deus apareceram a um grupo de pastores de ovelhas. Os radiantes mensageiros iluminaram o céu com sua presença, louvando e glorificando o nascimento de Cristo, o Senhor.
    Imediatamente, os pastores se dirigiram a Belém para ver com os próprios olhos o que Deus lhes comunicara por meio de seus mensageiros. Após terem visto o Menino Jesus, eles começaram a divulgar a notícia auspiciosa. Alguns dos que ouviram a mensagem de Deus, proferida por intermédio dos pastores, demonstraram apenas curiosidade, mas Maria, a mãe de Jesus, entesourava todas aquelas palavras no coração e meditava sobre elas.
    Você sabe o que quer dizer entesourar alguma coisa no coração? Significa guardar essa coisa com muito cuidado e fé para que fique protegida. Maria guardou o tesouro da verdade de Deus com tanto cuidado e tanta fé que ele passou a fazer parte dela, permanecendo seguro dentro do seu coração. 
    E, enquanto entesourava a verdade, Maria também meditava. Ela pensava o tempo todo, avaliando a relação entre as palavras e os fatos, comparando-os com as profecias, confrontado-os com o que ela conhecia sobre Deus, carregando essa mensagem no coração.
    Observamos que Maria devia ser uma mulher de poucas palavras, e a vemos como uma mulher que guardava no coração todas as coisas que via e ouvia como se fossem um tesouro, porque elas procediam de Deus. Ao ler a respeito do nascimento de Jesus em Lc 2, um relato que provavelmente foi narrado por Maria ao autor do Evangelho, você não se alegra em saber que ela entesourou e analisou cuidadosamente os eventos que cercaram o nascimento de Jesus, o seu Salvador? A atitude de Maria revela alguns detalhes sobre o nosso Salvador que também podemos enstesourar.

    Fonte: Elizabeth George

    sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

    A mais Bem Aventurada - Jornada de Fé



    Maria
    "... deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura..."(Lc2.7)

    Estas palavras, impregnadas de amor e inspiradas por Deus, falam de um evento que mudou o curso da História, o destino do homem e o rumo de nossas vidas. Apesar disso, o caminho que Maria percorreu até a manjedoura não foi fácil.
    Oh, Maria foi agraciada com a coisa mais maravilhosa que poderia acontecer a uma mulher. Ela foi escolhida por Deus para trazer ao mundo seu Filho unigênito, sua maior dádiva à humanidade. Reflita, porém, sobre o que Maria sofreu no caminho até a estrebaria:
    - Seu futuro marido pensou em abandoná-la secretamente.
    - Um decreto romano obrigou Maria a fazer uma viagem arriscada em suas últimas semanas de gravidez.
    - Maria estava distante de seu lar, de sua família e de seus amigos no momento de dar à luz seu primogênito.
    - E, por não haver lugar na hospedaria da cidade, o berço do bebezinho de Maria foi uma manjedoura!
    Que circunstâncias difíceis para alguém dar à luz! Mas o Deus de Maria transformou cada um desses imensos obstáculos em trampolins para sua serva:
    - Obedecendo a uma ordem de Deus, José não abandonou Maria; antes permaneceu ao lado dela.
    - O decreto romano significou que Maria estava exatamente no lugar certo. A profecia de que o Emanuel nasceria em Belém foi cumprida (Miquéias 5.2).
    - A família e os amigos de Maria estavam distantes, mas o Deus dela é poderoso em todas as coisas. Ele sempre provê tudo o que necessitamos. Como Pai da família de Deus, Ele é um Amigo muito mais íntimo do que um irmão, irmã, pai, mãe ou qualquer outro amigo.
    - Quando o mundo fecha as portas para nós, Deus é o nosso refúgio (Sl 46.1), e Ele nos fortalece com seu poder sempre que estamos fracos ou necessitados (2 Cor. 12).
    Que dificuldade ou obstáculos atrapalham sua vida? Volte-se para Deus e confie nEle. Assim como cuidou de Maria, o Pai celestial, fiel e amorosamente cuidará de você em sua jornada de fé!

    Fonte: Elizabeth George

    quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

    Varizes e Microvarizes



    As microvarizes são veias salientes de até dois milímetros de espessura, mas não causam danos à saúde. Já as varizes são mais espessas, precisam ser tratadas, pois provocam dores, inchaço, feridas de difícil cicatrização e, até trombose (coágulos que podem impedir o fluxo de sangue no local).
    O defeito nas veias das pessoas que têm varizes está nas válvulas e nas paredes das veias. Existem dois tipos de veias nos membros inferiores, as veias superficiais que ficam sob a pele, na camada de gordura e que podem ser visíveis e existem as veias profundas que ficam no meio da musculatura da perna e não são visíveis, e existem ainda as veias comunicantes, que ligam as veias superficiais e profundas. As válvulas orientam o sangue nas veias dos membros, sempre da veia superficial para a profunda, através da veia comunicante, e impedem que o sangue faça o caminho errado, descendo pelas veias, quando a pessoa está de pé ou sentada.
    As artérias levam o sangue do coração para todo o corpo. O sangue então, depois de oxigenar e alimentar as células, retorna para o coração através das veias. Quando a pessoa está em pé ou sentada, o sangue vai para o pé com facilidade, porque o coração impulsiona e, além disso, para baixo é mais fácil. Mas, como o sangue retorna, se na perna não há coração? - Quando se está em pé parado ou sentado, existe mesmo uma certa dificuldade para o sangue voltar para o coração. Nas pessoas em que as veias têm válvulas e paredes normais o sangue aguarda a oportunidade de voltar, sem causar nenhuma alteração. Nas pessoas em que as válvulas estão doentes acontece, então, uma inversão no caminho do sangue, que passa a ir de cima para baixo e da veia profunda para a superficial. Este fato provoca um aumento do volume sanguíneo dentro da veia superficial, ocorrendo o processo de dilatação e aparecimento das varizes.O sangue volta para o coração através do coração periférico, que na verdade, existe. É a musculatura da panturrilha ("batata da perna"). Mas este coração só funciona quando nos movimentamos, contraindo e relaxando o músculo da perna. Quando os músculos se contraem, impulsionam o sangue para cima realizando a circulação.

    As posições que favorecem o aparecimento de varizes são ficar em pé parado ou sentado. Nestas posições existe dificuldade para a circulação de retorno e é justamente quando as varizes aparecem. Estando em movimento fazemos funcionar o coração periférico (músculos da panturrilha), que impulsiona o sangue para cima evitando o aparecimento de varizes e quando estamos deitados o coração fica no mesmo nível da perna, o que facilita o retorno do sangue, se estivermos com os pés elevados, o coração fica para baixo e os pés para cima e o retorno sanguíneo então é muito favorecido.

    Como tratamento:
    - Injeções: Algumas aplicações com um medicamento apropriado podem resolver o problema das microvarizes.
    - Cirurgia: É a solução contra as varizes. Além do método convencional (retirada total da veia atingida) que exige 15 dias de repouso. Hoje em dia, existe a cirurgia a laser. A vantagem é que a veia não é retirada, só ressecada e sem cortes. Além disso, a pessoa pode voltar às suas atividades diárias em poucos dias.

    Pernas lisinhas para o verão!

    Informações sobre o assunto no site:
    www.angiologista.com

    Celular sob suspeita de causar câncer


     
    A Organização Mundial da Saúde (OMS), classifica o uso do aparelho como possivelmente carcinogênico.
    Após a análise de uma centena de estudos científicos, a conclusão dos especialistas da OMS é de que a utilização do aparelho está associada a maior risco para glioma (tumor malígno no sistema nervoso central ou na coluna) e neuroma acústico (tumor benígno no canal auditivo). Mas os cientistas não souberam quantificar esse risco (quanto tempo o indivíduo deve ser exposto). Foi apresentado um trabalho de 2004 que mostrou aumento de 40% na chance de ocorrência de glioma entre os que usavam 30 minutos por dia, por mais de 10 anos.
    Com base no que encontrou na literatura científica a respeito do assunto, o grupo de pesquisadores resolveu classificar o celular como um agente "possivelmente carcinogênico para humanos". Além do celular existem outros 266 agentes (possíveis) organizados numa escala que vai de um a quatro:
    Grupo 1: Carcinogênicos para humanos: etanol em bebidas alcoólicas, cigarro, radiação ultravioleta.
    Grupo2:Provavelmente ou possivelmente carcinogênico: exemplo: esteroides anabolizantes (evidência suficientes em animais, limitada em humanos); atividades de bombeiros, celular, pilulas anticoncepcionais com progesterona apenas (evidência limitada em humanos e menos em cobaias).
    Grupo 3: Não classificados como carcinogênicos em humanos: marcapasso cardíaco, implante de silicone nas mamas.
    Grupo 4: Provavelmente não carcinogênicos: caprolactam (usado em fibras e plásticos).

    Controvérsias: Segundo o médico Douglas de Castro, do departamento de Radioterapia do Hospital A.C. Camargo de SP, o celular emite uma radiação não ionizante, que pela biologia, não causa cancêr.

    De qualquer maneira, autoridades de saúde em todo o mundo preferem recomendar cautela na utilização do aparelho. Enquanto não houver mais informações sobre o tema, é importante que o usuário adote medidas que reduzam  sua exposição à radiação emitida pelo aparelho.

    Medidas Recomendáveis:

    - Se possível, use o fone de ouvido no momento de utilizar o aparelho.
    - Afastá-lo 20 cm da cabeça reduz as doses de radiação em mais de 90%.
    - Na hora de comprar um aparelho novo verifique o nível de radiação emitido.
    - Evite falar em locais nos quais o sinal é fraco. Nestas circunstâncias o aparelho emite maior radiação.
    - Evite o uso por crianças. Nesta fase da vida, o sistema nervoso está em formação.
    - Sempre que puder envie e-mails ou mensagens de texto.
    - Tenha conversas curtas e procure usar apenas quando não há outro meio.

    Curiosidade:  o número de usuários de telefone celular já ultrapassou a marca de 5 bilhões em todo o planeta.

    É BOM LEMBRAR: A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO!

    Fonte: Revista IstoÉ/junho de 2011

    terça-feira, 20 de dezembro de 2011

    A mais Bem Aventurada - A Beleza do Plano de Deus




    "Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus." Lc 1.30

    Que tipo de mulher Deus escolheu para ser a mãe de seu Filho unigênito, a mãe do nosso Senhor Jesus? A Bíblia nos conta que Maria era:
    - Jovem. Ela era imatura, inexperiente e ingênua. Nunca havia sido mãe.
    - Pobre. Ela não possuia fortuna, nem riquezas, nem herança de família.
    - Desconhecida. Ela não era famosa, nem ocupava posição de destaque; era desconhecida. Ninguém ouvira falar de seu pai, de sua mãe, nem dela. A Bíblia não menciona nada sobre sua aparência física ou beleza.

    Ninguém escolheria Maria para ser a mãe do Filho de Deus, a não ser o próprio Deus! Apesar de não ter atrativos aos olhos do mundo, Deus enviou seu anjo Gabriel para falar com essa adolescente pobre e humilde.
    Você pode imaginar a cena? Maria mal podia acreditar no que seus olhos viam! Imagine como deveria ser a aparência desse mensageiro angelical de Deus. Porém, o fato mais surpreendente foi o que Maria ouviu dele. Deve ter sido difícil para ela acreditar no que o anjo lhe dizia: " Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo!... Achaste graça diante de Deus."
    Quando o Senhor procurou uma mulher para abençoá-la como  mãe de seu Filho, Ele queria encontrar alguém que amasse a Deus. Do ponto de vista terreno, Maria parecia completamente despreparada, inútil para qualquer tarefa.
    Talvez você se sinta da mesma maneira em determinadas situações. Talvez sinta que não é especial, que não consegue atuar em algumas áreas que o mundo considera essenciais, que precisa de maior escolaridade, roupas mais bonitas, currículo mais extenso, linhagem mais aprimorada...e a lista continua. Mas, se você amar a Deus e buscá-lo de todo o coração, será abençoada por Ele.
    O amor de Maria por Deus qualificou-a para ser usada por Ele. Ela era pobre, jovem e desconhecida, mas possuia uma fé que agradava a Deus, portanto foi favorecida por Ele. Você gostaria de ser usada por Deus? Então ore! Se você amar a Deus o suficiente para obedecê-lo também será grandemente favorecida!

    Fonte: Elizabeth George

    A Fisiologia da Dor



    Há duas vias  de processamento da dor, a nociceptiva e a neuropática.

    A dor aguda

    O corpo humano é dotado de estruturas sensíveis à dor, os nociceptores. Eles estão nas terminações nervosas das vísceras, músculos, ossos e pele e são ativados por estímulos de três tipos: os térmicos, (exemplo: queimadura), os químicos e os mecânicos.
    No momento em que são ativados, os nociceptores transformam o estímulo doloroso em impulsos elétricos, que são transportados até a medula. É o início da via nociceptiva.
    - se a lesão atingir diretamente um dos milhares de neurônios espalhados pelo organismo, o impulso elétrico será enviado pela medula, sem a intermediação dos nociceptores. A dor passa, então, a ser neuropática.
    Na medula óssea, a transmissão do estímulo doloroso de um neurônio para outro é modulada pelos interneurôneos. A ação deles determina a intensidade de sensação de dor que é enviada para o cérebro.
    Em resumo:
    - A dor aguda é uma resposta a um estímulo doloroso
    - Serve de sinal de alerta para o organismo
    - Desaparece quando o estímulo doloroso cessa

    A Dor Crônica

    Estímulos persistentes na medula, como uma inflamação na articulação, ou de grande intensidade, como o trauma causado por uma cirurgia, podem provocar alterações nas células da medula. Com isso, os neurônios se mantém hiperativos e continuam enviando sinais de dor para o cérebro, mesmo sem a presença do estímulo doloroso.

    Em resumo:
    - A dor crônica ocorre sem que haja estímulo doloroso, como acontece com boa parte das lombalgias
    - Não tem função nenhuma
    - Persiste mesmo com a interrupção do estímulo doloroso e dura mais de três meses 


    A dor aguda  é uma reação saudável, um mecanismo de proteção. A dor serve para avisar o organismo de que algo não vai bem. A dor crônica no entanto, é algo tão inútil como incômodo. Ela surge quando sinais muito intensos (a lesão causada por um acidente doméstico) ou intermitentes (a inflamação numa articulação) deixam de ser tratadas ou são tratadas inadequadamente. A dor crônica pode aparecer também em situações de stress profundo, como a morte de uma pessoa querida, por exemplo. A depressão, em 80% dos casos, está associada à dor física.
    A grande dificuldade no tratamento da dor é que não há um parâmetro para a mensuração da dor, a não ser o relato do paciente. E cada pessoa experimenta a dor de maneiras diferentes. [Nós da área médica, geralmente usamos uma escala numérica para medir a intensidade da dor. Pedimos para o paciente dizer entre zero a dez, a dor que ele sente. Zero sem dor alguma, dez dor máxima].  As pesquisas demonstram que as mulheres são mais sensíveis que os homens e os asiáticos menos que os latinos.
    Atualmente o tratamento disposto para o combate a dor pode controlar (se não curar) a maioria dos casos de dores crônicas. O tratamento pode incluir de remédios a cirurgias, a neuromodulação (impulsos elétricos capazes de aliviar a dor seja por meio de remédios ou por uma espécie de marcapassos) ou ainda a estimulação magnética transcraniana, que aguarda a finalização dos estudos para ser aplicada na população.

    Fisioterapia com Você:  A fisioterapia dispõe de um arsenal para combater, seja a dor aguda como a dor crônica. Aparelhos para analgesia como Ultra Som, Ondas Curtas, TENS (aparelho de estimulação elétrica), bem como uma série de técnicas corporais como o RPG, PILATES, Cadeias Musculares, etc. são amplamente empregados para ajudar no combate as dores provenientes de diversas patologias. Lembrando sempre que: A Prevenção é o Melhor Remédio!

    Fonte: Texto extraído da Revista Veja/agosto de 2011/imagens internet

    segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

    É só uma questão de pele



    Para os estudiosos da genética, as diferenças da cor da pele nas raças humanas são insignificantes. Mas é estarrecedor vermos sua capacidade de produzir, como nas políticas do apartheid, algumas das páginas mais cruéis da história da humanidade.

    Após 508 anos de miscigenação, os cariocas - os brasileiros, de um modo geral - não têm uma cor, mas muitas cores. Praias e ruas de qualquer lugar da Europa, América do Norte, Ásia ou África sempre mostram ao menos uma cor dominante. No Brasil, em especial no Rio de Janeiro, não é assim.
    Segundo o Censo de 2007, a escala de cores da pele dos brasileiros vai a 144 tonalidades diferentes. Duzentos anos atrás, éramos outro país. A cor negra caracterizava 54% da população. Hoje, essa proporção é de somente 6%, enquanto quase a metade da população é de cor mista. "Entre o branco e o negro, a maioria não é nem uma coisa nem outra", escreve a bióloga e jornalista italiana Barbara Bernardini.
    Outra descoberta é a confirmação, "in natura", do que a biologia vem descobrindo nos últimos anos. A cor da pele nas diversas etnias não se deve somente a um mecanismo de resistência aos raios ultravioleta do sol, mas a duas vitaminas presentes na pele de todo mundo - a D e o ácido fólico, do grupo B. As duas reagem de formas opostas aos raios solares: enquanto a vitamina D se multiplica, o ácido fólico degrada-se rapidamente quando a pele é exposta ao sol. Ambas, porém, são extremamente necessárias à vida humana e isso obrigou a natureza a agir a favor das duas. Por um lado, facilitando a produção de vitamina D e, por outro, dificultando a perda de ácido fólico sob a luz solar. A cor da pele faz essa proeza.
    Quanto mais melanina, mais escura é a pele - mas por que mais melanina? Porque, sob o sol forte das regiões equatoriais, a cor escura protege o ácido fólico sem impedir a produção de vitamina D pelos raios UV do sol. Inversamente, quanto menos melanina, mais clara é a pele, e a razão disso é que, nas regiões onde a insolação é menor, o ácido fólico não precisa da mesma proteção, mas a pele tem de produzir a mesma quantidade de vitamina D. Por isso, os habitantes do norte do planeta são majoritariamente brancos.

    A PRODUÇÃO DE VITAMINA D pelos raios solares e a manutenção dos níveis de ácido fólico no organismo são vitais para a geração de fetos humanos sadios. Sem essas duas vitaminas em equilíbrio, as chances de malformações nos embriões são muito grandes. Em resumo, a cor da pele humana se deve a um ajuste natural cujo objetivo é assegurar a procriação de seres normais - a perpetuação da espécie.
    A melanina não é um filtro genérico, mas um meio desenvolvido para proteger ao máximo a pele de um certo tipo de raio UV que atinge o sangue e destrói o ácido fólico nos vasos sangüíneos da epiderme", explica a bióloga e antropóloga Nina Jablonski, da Penn State University, dos Estados Unidos. "Esse ácido atua na síntese do DNA. Sem ele, os espermatozóides não se formam corretamente e o feto gerado terá gravíssimos defeitos congênitos, como anencefalia e atrofia da coluna vertebral."
    Esse tipo de malformação era responsável por 15% das mortes pré-natais até que, em 1989, a australiana Fiona Stanley, do Medical Research Council, descobriu que, adicionando ácido fólico à dieta de mulheres grávidas, podia-se prevenir 70% destes defeitos.
    "A vitamina D não serve somente para fixar o cálcio nos ossos. É indispensável ao sistema imunológico, ao sistema nervoso e ainda condiciona o ciclo menstrual. A forte carência de vitamina D não é compatível com a vida, muito menos com a reprodução", diz Nina.
    Coube a outro cientista da mesma universidade, o também biólogo Keith Cheng - que se dedica ao estudo do câncer no nível celular - explicar geneticamente a passagem da cor negra para a branca na pele dos europeus. O responsável foi uma mutação do gene SLC24A5, que regula a quantidade de melanina no organismo.
    O gene que descolore a pele é capaz de dar uma insólita lição à humanidade. "Essa mutação", diz o professor Cheng, "foi determinada pela variação de uma única letra do código genético. Somente uma letra", ele enfatiza. A observação é importante, anota a bióloga Barbara Bernardini, porque o DNA humano contém cerca de 3 milhões de letras.

    A ORIGEM DA COR NAS RAÇAS HUMANAS AO MICROSCÓPIO É TÃO INSIGNIFICANTE QUANTO ESTARRECEDORA, POIS FOI CAPAZ DE PRODUZIR POLÍTICAS COMO O APARTHEID

    "A diferença de cor de um italiano para um senegalês é causada por uma molécula milhões de vezes menor que um milímetro", ela acrescenta. E conclui seu testemunho com uma constatação irretorquível: a origem da cor nas raças humanas é tão insignificante ao microscópio quanto estarrecedora, por vermos como diferenças tão minúsculas foram capazes de produzir, como nas políticas do apartheid, algumas das páginas mais cruéis da história da humanidade.

    DIGA NÃO AO PRECONCEITO!!!

    Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” Galatas 3:28


    Fonte: Revista Planeta/ imagem internet