Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Palitos de fósforo em chamas se transformam em lindas obras de arte

O fotógrafo russo Stanislav Aristov, mais conhecido como Pol Tergejst, produz uma série fotográfica minimalista intitulada Matches, onde ele faz cliques criativos utilizando fogo, fumaça, palitos de fósforos e uma variedade de recursos visuais impressionantes.








Stanislav Aristov, de 30 anos, faz obras de arte usando palitos de fósforo em chamas e depois as fotografa. Com a técnica que desenvolveu, recria flores, peixes e até a Torre Eiffel, símbolo de Paris.






















Mais imagens no site:
useloos

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

PESQUISADORES APRESENTAM NOVIDADES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA













Tecnologias assistivas

Uma bengala que identifica poças de água; mouses adaptados e de baixo custo para facilitar o manuseio de computadores por pessoas com dificuldades físicas ou motoras; órteses mais leves e confortáveis; programas voltados para a área de acessibilidade virtual e para a prevenção de doenças oculares.

É o que os visitantes puderam ver no estande do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA), durante a 3ª Conferência Nacional das Pessoas com Deficiência, realizada em Brasília.
O estande reúne projetos e o resultado de pesquisas núcleos que compõem a Rede Cooperativa de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia Assistiva, composta por 29 instituições de todo o país.

O novo centro é uma das ações previstas no âmbito da ciência, tecnologia e inovação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, do governo federal.



Bengala e acionadores

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Bento Gonçalves), levou para o evento a bengala que identifica poças de água e alerta o usuário por meio de um sistema eletrônico de vibração instalado na ponteira.

Outras novidades incluem a central de automação residencial, um mouse de botão e diversos modelos de acionadores.

Esses acionadores, adaptados ao mouse, foram construídos com materiais simples como bolas de borracha, CDs, papel alumínio e frutas, substituem funções como a do clique de maneira a aproveitar o movimento voluntário do usuário.

"São acionadores de baixo custo que podem ser usados com dispositivos que já estão no mercado e podem ser produzidos por qualquer pessoa, mesmo sem o conhecimento de eletrônica", explicou o técnico de informática Rodrigo Cainelli.




Palmilha e órtese
 
O núcleo de tecnologia assistiva da Universidade de Brasília (UnB) apresentou tecnologias como a palmilha sensível à pressão, um software que sinaliza a desocupação de leitos em hospitais e vídeos com legendas e audiodescrição para pessoas com deficiência auditiva e visual, respectivamente.

Já o núcleo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentou dois projetos inovadores: uma órtese funcional com materiais leves para auxiliar no movimento das mãos e o Programa Bom Começo, que visa implantar em escolas públicas o diagnóstico da saúde visual e o posterior encaminhamento dos estudantes a especialistas.

"É um projeto de detecção para atuar antes das crianças se tornarem deficientes. Alguns problemas oculares, se identificados precocemente, podem ser tratados", justifica a coordenadora do programa, Clarissa Mendes.



fisioterapia.com

Fratura no quadril é uma das maiores causas de morte entre idosos



 
Um caso de saúde pública, assim é considerada a fratura no quadril pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Hoje ela é a maior causa de morte dentre as lesões ortopédicas em pessoas acima de 65 anos, e representa cerca de 50% das internações de idosos por trauma em prontos-socorros. Nos Estados Unidos, são gastos 10 bilhões de dólares por ano e a previsão é de que esse número triplique nos próximos anos. No Brasil, há uma estimativa de 10 mil casos da fratura por ano.
Em entrevista ao UOL, o ortopedista Dr. Marcelo G. Cavalheiro, coordenador da divisão de Artroscopia do Quadril na Escola Paulista de Medicina, revela que a maior incidência em idosos se deve à osteoporose. “Este tipo de fratura pode acontecer com jovens, mas somente em casos como acidentes automobilísticos, grandes quedas, enquanto que para o idoso isso pode ocorrer em movimentos corriqueiros”, conta o médico.
Cavalheiro explica que isso acontece porque o esqueleto do ser humano acumula massa óssea até a faixa do 30 anos e, a partir de então, passa a perder 0,3% ao ano. Mas, a perda é maior entre mulheres nos primeiros 10 anos de pós-menopausa, chegando a 3% ao ano em indivíduos sedentários. “Estima-se que 50% das mulheres com mais de 75 anos venham a ter alguma fratura osteoporótica. Em homens, esse índice cai para 25%”, completa.
Diversas medidas podem ser adotadas para evitar a ocorrência da fratura no quadril. O primeiro passo é minimizar o risco de quedas no ambiente em que o indivíduo vive, com o uso de pisos antiderrapantes, barras de apoio em corredores e banheiros e melhorar a iluminação e alcance de objetos. Melhorar o condicionamento físico é a indicação dos profissionais da saúde para a prevenção de quedas. Através de atividades físicas é possível conquistar força muscular e flexibilidade, além de haver um ganho na coordenação motora, equilíbrio e mobilidade geral.
Muitos especialistas consideram o Pilates como uma atividade perfeita para idosos vítimas da osteoporose. Entre os benefícios relevantes para a terceira idade, estão a recuperação de articulações propensas à artrite, artrose e dores generalizadas, a correção da postura, a ativação da circulação e fortalecimento dos músculos através de exercícios de alongamento. Vale lembrar que a prevenção começa nas primeiras décadas de vida, o que pode reduzir a ocorrência da fratura no quadril e outros acidentes decorrentes da perda de massa óssea.
 
 
 
[Este foi o tema abordado no meu trabalho de conclusão de pós-graduação na USP. A maior preocupação está em evitar as quedas, pois as mesmas causam fraturas devido a osteoporose. Por precisar ficar muito tempo acamado, o idoso desenvolve problemas respiratórios, inclusive pneumonias, o que poderá levar em pouco tempo à morte. O fortalecimento da musculatura, age diretamente sobre os ossos. Tanto a musculação direcionada ao idoso, quanto o Pilates, são técnicas bem empregadas para dar um suporte melhor a esta população.] M.M

domingo, 23 de dezembro de 2012

O Natal luz de Gramado

O Natal Luz este ano já começa no Aeroporto...




Quem passa pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre já encontra um pouquinho do Natal Luz de Gramado. Nesta 27ª edição, o maior evento natalino do Brasil recepciona o público com um Papai Noel de três metros de altura e muitos presentes. Além das imagens do “bom velhinho” espalhadas pelo saguão, 12 guirlandas feitas com garrafas Pet enfeitam a parte interna do Aeroporto. Para quem chega ao local, anjos e um trenó de oito metros de comprimento, com renas, é encontrado logo na entrada, simbolizando a entrega dos presentes na noite de Natal. Reconhecida em todo o Brasil como exemplo de decoração sustentável, o Natal Luz de Gramado há 11 anos desenvolve este tipo de ação focada na reutilização de garrafas Pet. O projeto é capitaneado por Loni Thiele, responsável pela coordenação de 40 pessoas na confecção de lustres, árvores e guirlandas produzidas com o material plástico.
 
 
O pensamento sustentável toma conta das ruas de Gramado: 400 mil garrafas plásticas foram transformadas em flocos de neve, flores, lustres e objetos decorativos por meio do Projeto Pet.
 
 
 
O Natal Luz
 
Em 1986 surgiu a necessidade de revitalizar a Festa das Hortênsias, uma festa tradicional em Gramado que deu origem a Fearte e Festival do Cinema. Precisava existir algum atrativo além das flores e de escolha e coroação de rainha. Dezembro era uma temporada de pouca visitação turística em Gramado e precisávamos encontrar uma forma de fazer com que as pessoas viessem para cá não só no inverno.
Por que não utilizar o NATAL? Seria difícil, já que a comunidade é de tradição ítalo-germânica, com o costume de passar o Natal com a família e na igreja.
O então Prefeito Pedro Bertolucci e o seu Secretário de Turismo, Luciano Peccin estudaram diversas formas de aprimorar o turismo em Gramado nesta época do ano. E então surge a pergunta: enfeitamos o pinheirinho de natal todos os anos. Então, porque não enfeitar a cidade? Luciano Peccin havia voltado da Disney e lá viu as luzinhas que circundavam as cumeeiras das casas. Então pensou em fazer isso em Gramado, criando um embelezamento para a cidade no Natal e assim, atraindo turistas.
Só com as luzes não teríamos a conotação de evento, então também surgiu a idéia de sonorizar a avenida e fazer algum espetáculo. Começamos a desenhar o Natal Luz de Gramado com músicas na cidade através de alto- falantes vendidos para as lojas, lâmpadas decorando as fachadas da Av. Borges de Medeiros, postes enfeitados como pirulitos e pinheirinhos naturais dispostos na avenida com topinhos vermelhos.
O Maestro Eleazar de Carvalho, titular da OSPA, surgiu como uma pessoa iluminada e montou um grande concerto. Um espetáculo digno do Natal Luz, com um grande coral, poesias e fogos de artifícios. Ali foi dando o primeiro passo da reversão do quadro de ocupação e visitação a Gramado no mês de dezembro.
 
 
 
 
 
 
 
 
O Nativitaten
 
 Lago Joaquina Rita Bier é o palco do Nativitaten, uma surpreendente ópera a céu aberto que integra os espetáculos do Natal Luz desde 2001. Cantores líricos posicionados em balsas remontam a origem do natal. Chamas de fogo saem de dentro do Lago, chafarizes de água desenham formas em meio a raios laser, fogos de artifícios costuram os temas do início ao fim, numa comovente e única apresentação. Para completar, 39 atores se misturam a um coral de 100 vozes em performances emocionantes.
 
 
 





O Natal Luz acontece de 01 de novembro de 2012 a 13 de janeiro de 2013 na charmosa cidade de Gramado, na Serra Gaúcha.

natalluzdegramado

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Um Feliz Natal!



Queridos, mais um Natal chegou, mais um momento de refletirmos, mais um momento para agradecer, mais um momento para desejar à vocês o melhor Natal de todos. O nascimento do Senhor representa muito mais que uma festa bonita, muito mais que presentes e uma mesa farta. Um presente que Ele nos deu foi a liberdade de decidirmos o que queremos para as nossas vidas. Eu decidi ser livre seguindo-O e a paz que encontrei excede todo o entendimento. Desejo que todos vocês desfrutem desta paz, numa época em que o mundo parece estar sempre em conflitos, manter um espirito calmo e tranquilo é o melhor presente que podemos esperar!
Um Feliz Natal e um 2013 repleto de bençãos!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Felicidade é um ótimo remédio




Seja o nascimento de um filho, seja a viagem dos sonhos ou o reconhecimento pelo bom trabalho. Não importa qual a razão, o certo é que as sensações de felicidade e prazer proporcionam bem-estar e, acredite, fazem bem à saúde. A felicidade estimula a produção de serotonina pelo organismo – neurotransmissor responsável pelas sensações de contentamento e calma, melhorando o humor.
O estudioso Martin E.P. Seligman, constatou ao longo de sua carreira que os otimistas vivem mais e melhor. Em seu livro Felicidade Autêntica, ele afirma que os pessimistas são até oito vezes mais predispostos à depressão do que os otimistas. Quando nada corre bem, os pessimistas rendem menos na escola, nos esportes e no trabalho, desenvolvem relacionamentos conturbados, têm mais doenças e vivem menos. Diante dessas constatações, não faltam motivos para você correr atrás da felicidade!
 
blog.einstein



A Serotonina
 
É um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e as funções intelectuais.
 
Quando ela encontra-se numa baixa concentração pode levar ao mal humor, dificuldade para dormir e vontade de comer o tempo todo, por exemplo, e uma das formas de aumentar a concentração se serotonina na corrente sanguínea é consumir alimentos ricos em triptofano, outra é praticar exercícios físicos com regularidade.
 

Sintomas da serotonina baixa

A baixa concentração de serotonina no organismo pode levar ao aparecimento de sintomas como:
  • mau humor de manhã;
  • sonolência durante o dia;
  • inibição do desejo sexual;
  • vontade de comer doces;
  • comer a toda hora;
  • dificuldade no aprendizado;
  • distúrbios de memória e de concentração;
  • irritabilidade;
  • cansaço;
  • ficar sem paciência facilmente.

Alimentos para aumentar a serotonina

Alguns alimentos ricos em triptofano que servem para aumentar a taxa de serotonina no organismo, são:
  • chocolate preto;
  • vinho tinto;
  • banana;
  • abacaxi;
  • tomate;
  • carnes magras;
  • leite e seus derivados;
  • cereais integrais;
  • castanha do Pará.
Alimentos como estes devem ser consumidos diariamente, em pequenas proporções, várias vezes ao dia.
 
Fonte: tuasaude

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A Natividade - a mais linda obra para os homens

Por muitos séculos o nascimento de Jesus vem sendo retratado de diversas maneiras pelos mais brilhantes artistas. Segue abaixo algumas das mais belas obras de artes.



O nascimento de Jesus
Jean-Baptiste-Marie Pierre



Adoration of the Child Jesus
Stefan Lochner


Adoração do Menino de FILIPPINO LIPPI



O nascimento de Cristo de Botticelli



FRÁ ANGELICO


GHIRLANDAIO





Natividade de Gentile da Fabriano




Natividade de Giotto




“Adoration of the Shepherds”  de Gerard van Honthorst


Foto: Reprodução
Maria, José e o menino de Lorenzo Lotto (século 16)

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A origem da canção de natal Noite Feliz

 
 
Noite Feliz é a música tema de Natal no mundo inteiro, com mais de 300 traduções. Mas você sabia que essa música foi composta na Áustria em alemão? No original ela se chama “Stille Nacht, heilige Nacht” (Noite calma, noite santa).
Joseph Mohr

A letra foi escrita pelo padre ajudante da igreja St. Nikolaus em Arndorf, Salzburg, Joseph Mohr, em 1816 e para as comemorações natalinas em 1818 o padre Franz Xaver Gruber criou a lindíssima melodia, que foi tocada pela primeira vez na noite de Natal da pequena vila austríaca, acompanhada apenas de um violão, já que o pequeno órgão da igreja estava com defeito. O que os dois padres nunca imaginariam era que a poesia que improvisadamente virou música tocada diga-se no bom português, naquele fim de mundo viajaria para outros países e sobrevivieria também ao tempo. 
 
A música saiu do Dorf quando em 1832 um mestre de órgãos ao tocá-la em Leipzig junto com outras músicas tirolesas, percebeu o quanto essa música em especial agradou a população. A partir daí a música ganhou a Alemanha e Europa em geral entre andarilhos, os compositores foram esquecidos e ela ganhou o status de Volkslied na Alemanha, ou seja, música popular. Foi o rei Frederico Guilherme IV da Prússia (da qual grande parte da Alemanha fazia parte) que, encantado com a melodia, foi atrás da sua história e encontrou, em 1854, o ainda vivo Franz Xaver Gruber que tinha sua versão original manuscrita da música.

Muitos americanos acreditam piedosamente que Noite Feliz é na realidade uma música popular americana. Ao se dar conta dessa realidade a escritora austríaca, Hertha Pauli, que fugiu para os Estados Unidos na época do Nazismo, escreveu um livro para ciranças contando a história verdadeira da música em Silent Night. The Story of a Song.
 
A capela onde tudo começou é um ponto turístico indispensável para quem estiver nas redondezas de Salzburg, ela é conhecida hoje como Stille nacht Kapela, Capela da Noite Silenciosa, ou Noite Feliz na versão brasileira.
 
Em 1914 soldados franceses, alemães e ingleses cantaram simultaneamente a música, numa trégua de natal não oficial. Os alemães envolvidos no espírito natalino passaram a enfeitar seu front com temática natalina e a cantar músicas de Natal de la. Do outro lado os ingleses não queriam deixar por menos e passaram a cantar suas próprias canções. Em um determinado momento, tanto os britânicos e alemães, quanto os franceses estavam cantando juntos, cada um no seu idioma a canção mais bela do natal.
 
Após a música eles começaram a trocar votos natalinos, logo esqueceu-se, por um momento, os conflitos da guerra e as tropas resolveram se unir para celebrar o natal, trocando presentes como álcool, tabaco entre outras coisas que eles tinham no momento.
 
 
 
Noite Feliz
 
 
Para quem quiser saber mais sobre a história de Joseph Mohr e como ele escreveu esta linda música, acesse o site abaixo:
 
 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O Natal por Carlos Drummond de Andrade


 

Organiza o Natal


Alguém observou que cada vez mais o ano se compõe de 10 meses; imperfeitamente embora, o resto é Natal. É possível que, com o tempo, essa divisão se inverta: 10 meses de Natal e 2 meses de ano vulgarmente dito. E não parece absurdo imaginar que, pelo desenvolvimento da linha, e pela melhoria do homem, o ano inteiro se converta em Natal, abolindo-se a era civil, com suas obrigações enfadonhas ou malignas. Será bom.

Então nos amaremos e nos desejaremos felicidades ininterruptamente, de manhã à noite, de uma rua a outra, de continente a continente, de cortina de ferro à cortina de nylon — sem cortinas. Governo e oposição, neutros, super e subdesenvolvidos, marcianos, bichos, plantas entrarão em regime de fraternidade. Os objetos se impregnarão de espírito natalino, e veremos o desenho animado, reino da crueldade, transposto para o reino do amor: a máquina de lavar roupa abraçada ao flamboyant, núpcias da flauta e do ovo, a betoneira com o sagüi ou com o vestido de baile. E o supra-realismo, justificado espiritualmente, será uma chave para o mundo.

Completado o ciclo histórico, os bens serão repartidos por si mesmos entre nossos irmãos, isto é, com todos os viventes e elementos da terra, água, ar e alma. Não haverá mais cartas de cobrança, de descompostura nem de suicídio. O correio só transportará correspondência gentil, de preferência postais de Chagall, em que noivos e burrinhos circulam na atmosfera, pastando flores; toda pintura, inclusive o borrão, estará a serviço do entendimento afetuoso. A crítica de arte se dissolverá jovialmente, a menos que prefira tomar a forma de um sininho cristalino, a badalar sem erudição nem pretensão, celebrando o Advento.

A poesia escrita se identificará com o perfume das moitas antes do amanhecer, despojando-se do uso do som. Para que livros? perguntará um anjo e, sorrindo, mostrará a terra impressa com as tintas do sol e das galáxias, aberta à maneira de um livro.

A música permanecerá a mesma, tal qual Palestrina e Mozart a deixaram; equívocos e divertimentos musicais serão arquivados, sem humilhação para ninguém.

Com economia para os povos desaparecerão suavemente classes armadas e semi-armadas, repartições arrecadadoras, polícia e fiscais de toda espécie. Uma palavra será descoberta no dicionário: paz.

O trabalho deixará de ser imposição para constituir o sentido natural da vida, sob a jurisdição desses incansáveis trabalhadores, que são os lírios do campo. Salário de cada um: a alegria que tiver merecido. Nem juntas de conciliação nem tribunais de justiça, pois tudo estará conciliado na ordem do amor.

Todo mundo se rirá do dinheiro e das arcas que o guardavam, e que passarão a depósito de doces, para visitas. Haverá dois jardins para cada habitante, um exterior, outro interior, comunicando-se por um atalho invisível.

A morte não será procurada nem esquivada, e o homem compreenderá a existência da noite, como já compreendera a da manhã.

O mundo será administrado exclusivamente pelas crianças, e elas farão o que bem entenderem das restantes instituições caducas, a Universidade inclusive.

E será Natal para sempre.

Ah! Seria ótimo se os sonhos do poeta se transformassem em realidade.

Texto extraído do livro "Cadeira de Balanço".

Carlos Drummond de Andrade

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Um novo site pretende catalogar e oferecer toda a arte do mundo




Carter Cleveland, ex-aluno de engenharia na Universidade Princeton, filho de um casal apreciador de artes – o pai, um escritor de renome sobre o tema; a mãe, uma investidora – em 2009, o jovem, então com 22 anos–, passou a buscar um quadro para pendurar numa das paredes do quarto onde morava na Universidade. Foi à caça pela internet. Para sua surpresa, ao pesquisar no Google, não encontrou nada. Tentou de novo, em fóruns e blogs. Não teve sucesso. Frustrado, percebeu que não havia um site dedicado a identificar e localizar obras de arte. “Por que eu mesmo não faço um?”, pensou.
 
 Apaixonado por computação, Cleveland montou o protótipo de seu site. Chamava-se Art.sy. Com poucos cliques, qualquer um poderia navegar por diversas obras, conhecer artistas e criar a própria galeria virtual. Seria uma rede social para interessados em arte. Ao se formar, no ano seguinte, Cleveland pediu ajuda dos pais para arregimentar investidores. A influência materna rendeu uma parceria com Wendi Murdoch, mulher do empresário Rupert Murdoch. Ela o apresentou a Jack Dorsey, criador do Twitter, e a Eric Schmidt, presidente do Google. Encantados com o projeto, eles investiram US$ 1,25 milhão no Art.sy.

 
 
 
 A grande arma de Cleveland para popularizar o site é o Projeto Genoma da Arte. Esse recurso funciona como uma plataforma que indica obras e artistas de acordo com o gosto do usuário. Com base no que o visitante aprecia na rede, o Art.sy consegue traçar vários perfis que possam servir a ele, facilitando a descoberta de novos artistas.
 
 Embora tenha ganhado destaque entre leigos, a ferramenta recebeu críticas de especialistas em arte dos Estados Unidos. Pela internet, eles disseram que catalogar a arte com base em algoritmos é “reducionista”. Em resposta, Cleveland afirma que a intenção do site não é substituir a experiência de ver a arte cara a cara. “Nosso objetivo é educativo. Permitimos que o público descubra novos artistas que não conhecia.”
 



Acesse o site abaixo e viage pelas mais belas obras de arte do mundo!

art.sy/

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer





Nasce em 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, filho de Oscar Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida.
Foi um  arquiteto brasileiro de nome mais influente na arquitetura moderna. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, e por este motivo teve grande fama nacional e internacional desde a década de 1940.


"Meu nome deveria ser Oscar Ribeiro Soares ou Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares, mas prevaleceu o nome estrangeiro e acabei conhecido como Oscar Niemeyer.
Minhas origens são muitas, o que me agrada particularmente: Ribeiro e Soares, portugueses; Almeida, árabe; e Niemeyer, alemão. E isso sem levar em conta algum negro ou índio que, sem o sabermos, também faça parte da nossa família.
Pela memória vou recordar a casa das Laranjeiras, percorrê-la outra vez, lembrar como nela vivíamos, rindo ou chorando como o destino obriga.
Ali nasci, cresci e me casei com Annita. Nela nasceu minha filha Anna Maria.
Era uma casa assobradada, com seis janelas na fachada, tendo no frontispício as iniciais RA, do meu avô Ribeiro de Almeida. "


Conjunto da Pampulha - Brasil - 1940

Igreja de São Francisco de Assis, vista do lago

"Um dia Capanema me levou a Benedito Valadares, governador de Minas Gerais, que pretendia construir um cassino no "Acaba Mundo". E foi nessa ocasião que conheci Juscelino Kubistchek, candidato a prefeito de Belo Horizonte.
Fiz o projeto, que mostrei a Benedito, mas o assunto só foi retomado meses depois, quando JK, prefeito da cidade, novamente me convocou..." O.N



ONU (Sede) EUA - 1947

Ficheiro:United Nations HQ - New York City.jpg
 
 "O projeto para a sede das Nações Unidas foi elaborado por uma comissão de dez arquitetos, dirigida e organizada pelo arquiteto americano Wallace Harrison. Foi como membro dessa comissão que participei do projeto. A tarefa foi exaustiva, se prolongando por vários meses: cada arquiteto apresentava sua solução que era, em seguida, discutida por todos os membros durante os meetings diários com o objetivo de se determinar a solução que iria servir de base ao projeto definitivo. Em princípio, sempre considerei o projeto da ONU como um trabalho de equipe e foi neste sentido que, a pedido de Harrison, me manifestei em livro que será publicado nos Estados Unidos. (...) " O.N.
 
 
Ibirapuera - Brasil - 1951

Ficheiro:Ibirapuera Auditorium.jpg
  
O conjunto é integrado pelos Palácios das Nações e Estados, da Indústria e das Artes, além de previsão de um auditório em calota curva; a imensa marquise, que se espraia entre as edificações designa e denota a liberdade assumida pela forma.”
 
 
Congresso Nacional - Brasil - 1958

Ficheiro:Brasilia Congresso Nacional 05 2007 221.jpg

"...E o mesmo ao adotar a cúpula - a abóbada circular que os egípcios usavam e os romanos multiplicavam - no edifício do Congresso Nacional. E nela intervim plasticamente, modificando-a, invertendo-a, procurando fazê-la mais leve, como é fácil explicar. Na cúpula do Senado, desprezando a característica auto-portante que oferece e o empuxo que criaria, inclinei em retas na linha circular de apoio, tornando-a mais leve como preferia. Na da Câmara, depois de invertê-la, a estendi horizontalmente como a visibilidade interna exigia, procurando uma forma que a situasse como que simplesmente pousada na laje de cobertura." O.N
 
 
Memorial JK - Brasil - 1980


"Quando localizei a figura de Juscelino Kubitschek 30 metros acima do solo, previ à sua volta para realçá-la no imenso céu de Brasília uma forma curva de concreto. Imaginando que eu deliberadamente desenhara uma foice e que o braço de Juscelino Kubitschek seria o martelo do emblema comunista, os militares durante muitos dias não permitiram que a figura de JK fosse levada para o alto fuste desenhado. O que fazer diante de tanta fantasia? E ele ali ficou até que o presidente Figueiredo desfizesse o lamentável equívoco." O.N


Parlamento Latino Americano - Brasil - 1991




 
"O projeto nos agrada', diz Niemeyer. 'Adapta-se ao local corretamente, tem as mesmas características plásticas dos demais edifícios, exprimindo a técnica mais moderna como se impõe'." O.N

 

Auditório em Ravello - Itália - 2000



"Dentre os projetos que elaborei nesses dez anos, o Teatro de Ravello foi um dos que mais me interessaram, por se tratar de um projeto para o exterior, numa das cidades mais lindas da Itália, Ravello, num terreno debruçado sobre o mar.
Este era estreito e tão alto em relação ao passeio que, se o acesso fosse embaixo do teatro localizado, ninguém da rua veria o edifício.
Isso explica ter eu previsto o acesso no fim do terreno, permitindo aos visitantes por ele caminharem em direção ao teatro, vendo e penetrando na arquitetura. A grande placa de concreto ondulada caracteriza o teatro." O.N
 

Serpentine Gallery Pavillion - Reino Unido - 2003



 
"A minha preocupação ao projetar o pavilhão para a Galeria Serpentine, no Hyde Park de Londres, a única obra metálica por mim desenhada, foi conseguir, na elaboração deste trabalho tão simples e de tão reduzidas proporções, exprimir o que penso caracterizar minha arquitetura.

Assim, ao suspender o piso do pavilhão 1,50 m acima do solo, procurei garantir a leveza que a distingue. E a mesma foi a minha intenção ao dar uma linha tão movimentada ao perfil do pavilhão, pois é com esse jogo de curvas e retas que faço a minha arquitetura." O.N
 
 
 

 
[1907-2012]  104 anos de pura arte






Acesse o site e veja todas as obras deste grande arquiteto:

niemeyer.org.br/

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

INSS INCLUI FISIOTERAPIA À REABILITADOS COM PRÓTESE

















A partir do ano que vem, assistência médica a segurados que sofrerem acidente de trabalho será nas agências
 
Trabalhadores vinculados ao INSS que sofrerem acidentes no local de trabalho ou no trajeto e precisarem implantar órteses ou próteses terão direito também a sessões de fisioterapia, pelo programa de reabilitação da Previdência. A novidade, que deve passar a valer já no primeiro semestre de 2013, faz parte do novo manual de procedimentos do INSS, em elaboração.

Um grupo de trabalho, formado por médicos peritos do INSS, está incumbido de revisar as regras do programa de reabilitação do instituto. O documento, que deve ficar pronto até o mês de abril, será submetido a consulta pública, podendo receber sugestões de associações especializadas em reabilitação e da própria população.

Médico perito, responsável pelo Programa de Reabilitação do INSS no Rio, Eduardo Branco explica que a intenção da Previdência é aumentar a reinserção no mercado de trabalho dos profissionais reabilitados ou readaptados.

Ele explica que, hoje, o INSS garante a prótese ao trabalhador amputado, mas todo o acompanhamento médico da adaptação é feita no SUS (Sistema Único de Saúde).

“Com a inclusão da fisioterapia no programa de reabilitação, queremos garantir mais sucesso na reabilitação e aumentar as chances de esse trabalhador voltar ao mercado de trabalho”, diz.

Dentre as mudanças que também estão sendo analisadas pelos peritos do INSS, está a padronização do processo de licitação das órteses e próteses no país. O objetivo é garantir a qualidade dos materiais que serão oferecidos.
 
 

Automedicação e uso inadequado de corticoides podem prejudicar a saúde

Remédios têm efeito rápido e alguns são vendidos sem receita médica.
Utilizados em doses ou períodos errados, podem causar efeitos colaterais



Os corticoides são substâncias encontradas em remédios anti-inflamatórios, geralmente vendidos na forma de comprimidos, pomadas, soluções ou injetáveis. Alguns desses medicamentos podem ser adquiridos sem receita médica e têm um efeito imediato no controle e combate de várias doenças.
No entanto, a automedicação com corticoides e o uso inadequado podem afetar perigosamente a saúde do corpo, como explicaram a pediatra Ana Escobar e o farmacêuticoTarcísio Palhano no Bem Estar desta terça-feira (4).


Arte Bem Estar Corticoides (Foto: Arte/G1)


Para evitar que isso aconteça, é preciso procurar orientação médica para que o especialista indique a dose certa e o período adequado da utilização dos corticoides.
Algumas pessoas têm o mal hábito de guardar o que sobra dos remédios após o uso prescrito pelo médico para utilizá-los em situações mais leves, como picadas de insetos, pequenas lesões na pele ou até mesmo crises de tosse, o que não é recomendado.
O correto é utilizar o remédio por tempo determinado, como por exemplo, por 7 dias seguidos. Se o medicamento for administrado por um tempo maior que este, o médico geralmente orienta o paciente a fazer a interrupção gradual da ingestão do corticoide já que a interrupção brusca do remédio pode causar diversos problemas.
 
O paciente pode, nesse caso, ter taquicardia, choque, desidratação e até correr risco de morte. Isso porque o corpo demora até dois dias para entender que precisa de cortisol e, na falta do medicamento, pode se prejudicar.
Pessoas com doenças crônicas não seguem essa indicação e normalmente têm que lidar com os efeitos adversos desses medicamentos, utilizando-os por anos ou por tempo indefinido.
Nesses casos, elas podem desenvolver a síndrome de cushing, que pode causar inchaços, ganho de peso, surgimento de celulites e estrias, apetite descontrolado, aumento da produção de pelos no corpo e no rosto e fraqueza.
 
Além desses sintomas da síndrome, o uso prolongado de corticoides pode causar também afinamento da pele, gastrite, úlcera, problemas nos dentes, miopia, glaucoma, catarata, osteoporose, insônia, depressão, acne, hipertensão e até mesmo diabetes.
 
Segundo o farmacêutico Tarcísio Palhano, uma das reações adversas mais graves é o bloqueio da produção natural do cortisol. Quando o corticoide é ingerido, o corpo interpreta que há níveis altos de cortisol no sangue e então diminui a produção do hormônio, prejudicando o equilíbrio do organismo.
Para diminuir esses efeitos adversos, existem algumas estratégias indicadas pelos médicos como a administração de doses matinais únicas em dias alternados. Fora isso, algumas atitudes podem ser combinadas, como o uso de suplementes de cálcio e vitamina D, a prática de exercícios físicos e a restrição de sal na alimentação.

g1

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

História do Rio de Janeiro nos trilhos do bondinho

article image

O bondinho é um símbolo do bairro carioca de Santa Teresa e um sobrevivente da beleza do Rio Antigo. Por Emanuelle Bezerra
 
 
O bairro de Santa Teresa parece mesmo ter parado no tempo. O lugar é cheio de mercearias e botecos muito familiares — que recebem todos os dias dezenas de turistas, ruas de paralelepípedo e construções antigas. E se não bastasse tudo isso, ele ainda é cortado pelo bondinho, o transporte mais charmoso e barato do Rio de Janeiro. Ele é um símbolo do bairro carioca e um sobrevivente da beleza do Rio Antigo. Tudo o que existe e se sabe sobre Santa Teresa é também um pouco da história do Rio.



O bondinho proporciona ainda a experiência incrível de se andar por cima dos Arcos da Lapa e desfrutar de uma visão panorâmica de todo o centro da cidade, que é recheado de prédios históricos. Muitos turistas que tomam uma cerveja à noite na boemia da Lapa não têm ideia de que, pela manhã, é possível estar em cima dos Arcos.
 
Há mais de cem anos, o bondinho de Santa Teresa executa seu percurso pelo tradicional bairro boêmio do Rio de Janeiro. Ele serve de meio de transporte diário para os moradores da região, além de encantar quem faz o trajeto pela primeira vez. Quem quer subir ao Cristo Redentor de bondinho precisa pagar o valor de R$ 36, enquanto quem quer desfrutar dos museus e passeios de Santa Teresa precisa pagar apenas R$0,60.





Para quem está no Centro da cidade, o percurso começa perto do Largo da Carioca. Na rua Lélio Gama, do lado do prédio da Petrobras, está a pequena — e escondida — estação dos bondes. É preciso ter paciência, pois filas são grandes e o intervalo entre os bondes varia entre 20 e 30 minutos.
A linha foi inaugurada em 1872 e os Bondes eram verdes, mas foram pintados de amarelo depois que moradores de Santa Teresa reclamaram da cor, que fazia o bonde invisível no meio da vegetação do bairro. O itinerário atual do bondinho é o mesmo desde 1896, quando a linha que sai do Centro, passa pelos Arcos e chega no alto de Santa Teresa foi inaugurada.
Essas e outras histórias sobre o bondinho podem ser conhecidas em uma visita ao Museu do Bonde, que fica na Rua Carlos Brant, 14, Santa Teresa. Lá estão expostos os primeiros bondes, ainda na cor verde, peças de metais nobres que integravam os carros, fotos antigas e o maquinário usado em épocas diferentes. O Museu dá saudade de um tempo que o visitante não viveu!

Peça do Museu do Bonde

opiniaoenoticia



Veja também:

Fisioterapia com Você: Conheça as 10 melhores viagem de trem segundo a National Geographic