Pesquisar este blog

domingo, 31 de março de 2013

E no terceiro dia...Ressuscitou!




FELIZ PÀSCOA!!! BUONA PASQUA!!! HAPPY EASTER!!! FELICES PASCUAS!!! JOYEUSES PÂQUES!!!


A ressurreição de Cristo é importante por vários motivos. É um testemunho do imenso poder de Deus. Acreditar na ressurreição é acreditar em Deus.  Ao ressuscitar Cristo dos mortos, Deus nos faz lembrar de Sua absoluta soberania sobre a morte e vida.
 
A ressurreição de Jesus é um testemunho da ressurreição de seres humanos, que é uma doutrina básica da fé Cristã. Ao contrário de outras religiões, o Cristianismo possui um fundador que transcende a morte e promete que os Seus seguidores farão o mesmo. O túmulo não podia segurá-lO. Ele vive hoje e se senta à direita do Pai no Céu. 

 Em 1 Coríntios 15, Paulo explica em detalhe a importância da ressurreição de Cristo. Alguns em Corinto não acreditavam na ressurreição dos mortos, e nesse capítulo Paulo lista consequências desastrosas se a ressurreição nunca tivesse ocorrido: 1) pregar sobre Cristo seria em vão (v.14); 2) fé em Cristo seria em vão (v.14); 3) todas as testemunhas e pregadores da ressurreição seriam mentirosos (v.15); 4) ninguém poderia ser redimido do pecado (v.17); 5) Cristãos seriam os mais infelizes de todos os homens (v.19).
 
Mas Cristo realmente ressuscitou dos mortos e é “as primícias dos que dormem” (v.20), assegurando-nos de que vamos segui-lO na ressurreição.
Por que a ressurreição de Cristo é tão importante? Por ter demonstrado que Deus aceitou o sacrifício de Jesus a nosso favor. Ela prova que Deus tem o poder de nos ressuscitar dos mortos. Ela garante que aqueles que acreditam em Cristo não vão permanecer mortos, mas serão ressuscitados à vida eterna. Essa é a nossa abençoada esperança!

Got Questions Ministries

 
E nisto creio!



Amazing Grace
youtu.be/

sexta-feira, 29 de março de 2013

Amor até o Fim - Maria

 
 
 
Maria, Mãe de Jesus
 
"Sim uma espada traspassará a tua própria alma". Naquele instante, esta declaração deve ter ecoado bem forte no coração de Maria, de forma quase audível. Estas palavras haviam sido pronunciadas solenemente pelo idoso Simeão trinta e três anos antes, quando Maria levou o bebê Jesus ao templo em Jerusalém (Lucas 2.35).
Que dia maravilhoso havia sido aquele! Maria e José estavam muito felizes por apresentar o seu bebê diante de Deus, com  toda a humildade, mas também muito empolgados, porque Ele os escolhera para cuidar de seu Filho. O próprio Simeão ficara extasiado por ter recebido a benção de ver o tão aguardado Messias. Entretanto, apesar da alegria da ocasião, havia proferido aquelas palavras proféticas sobre uma espada que traspassaria o coração de Maria...
De fato, a vida de Maria como Mãe de Jesus teve muitos momentos felizes, mas outros bem tristes. Ela presenciou as reações violentas do povo em relação a Jesus e a sua mensagem. E naquele momento, Maria, junto a cruz de Jesus, via seu filho primogênito morrer de forma horripilante, como um criminoso. A espada estava traspassando sua alma!
De repente, naquele silêncio sepulcral, Maria ouviu a voz clara de Jesus. Falou dirigindo-se a seu discípulo  João e referindo-se a ela: "Eis aí tua mãe!" Ela (agora viúva) não fora esquecida nem desprezada! Deus estava tomando conta dela! Jesus amou os seus que estavam no mundo, e amou-os até o fim (João 13.1), e a palavra "seus" incluía Maria, sua mãe!
Analise duas lições, extraídas da vida de Maria, úteis para os momentos em que enfrentamos algum sofrimento:

Lição n° 1: O sofrimento da vida não deve permitir que deixemos de pensar no bem-estar de nossos queridos. Jesus nos ensinou esta lição. Mesmo sofrendo a agonia de estar pendurado na cruz, Ele estava pensando em Maria e pediu a João que cuidasse dela.

Lição n° 2: O sofrimento da vida não nos pode fazer duvidar de que Deus cuida de nós. O Todo-Poderoso está sempre conosco até a consumação do século (Mateus 28.20). Ele não permitirá que nada nos falte (Salmo 23.21) e nos amará até o fim.
Agradecemos a Deus por seu amor infalível e seu zelo por nós...e sigamos seu exemplo cuidando dos nossos queridos, mesmo em meio ao sofrimento.
 
Elizabeth George



[Jesus, meu amado mestre, deu a Sua vida em favor de muitos. A cruz representa para os cristãos a libertação. Liberdade de fazer escolhas que possam edificar as nossas vidas, liberdade de poder fazer algo em benefício do outro tendo como exemplo a mensagem de Cristo. Jesus, o Cristo, Ele  é o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. Se não temos pecados, não precisamos de um Salvador, mas feliz aquele que confia e delega a sua vida nas mãos dadivosas do Senhor. Só quem já experimentou o amor de Cristo, sabe a importância da Páscoa e seu significado. Se quiser conhecer Jesus, convide-O a entrar em sua vida,  e Ele te dará o maior de todos os presentes. A Eternidade! ]



"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único Filho para que todos aqueles que crêem nEle não pereçam,  mas tenham  a vida eterna" João

quinta-feira, 28 de março de 2013

A Santa Ceia de Leonardo Da Vinci













No refeitório do convento dominicano adjacente à igreja de Santa Maria delle Grazie, em Milão,  encontra-se uma das obras mais célebres do mundo: "A Última Ceia" de Leonardo da Vinci.

Pintado entre 1494 e 1498 a pedido de Ludovico il Moro, Leonardo, abandonando o método tradicional de pintura afresco, pinta "a seco" a cena na parede do refeitório.

Após a conclusão, no entanto, foi documentado que esta técnica e os fatores poluentes haviam contribuído para a deterioração do afresco, que passou por várias restaurações. A mais recente foi em 1999, onde vários métodos científicos foram usados para restaurar as cores originais e, quando possível, para remover vestígios de tinta aplicada em tentativas anteriores de restaurar o afresco.

Desde a última restauração, para assegurar a preservação do afresco à temperatura ambiente, o acesso a visitantes foi limitado a um grupo de até 25 pessoas a cada 15 minutos.
 
 
Leonardo escolheu esta pintura, que está baseada em João 13:21, no qual Jesus anuncia aos doze apóstolos que alguém, entre eles, o trairia. Esta pintura, na história evangélica, é considerada a mais dramática de todas. ("Depois de dizer isso, Jesus perturbou-se em espírito e declarou: "Digo que certamente um de vocês me trairá").

Ao centro, Cristo é representado com os braços abertos, num gesto de resignação tranquila, formando o eixo central da composição. São representadas as figuras dos discípulos num ambiente que, do ponto de vista de perspectiva, é exato.


Estudo de Leonardo para a "Santa Ceia", contendo o nome de cada um dos apóstolos
 
 
Personagens
 
Ficheiro:Leonardo study Christ lastsupper.JPG
Cristo
 
Os apóstolos se agrupam em quatro grupos de três, deixando Cristo relativamente isolado ao centro. Da esquerda para a direita (do ponto de vista de quem está diante da pintura), segundo as cabeças, estão no primeiro grupo: Bartolomeu, Tiago Menor e André; no segundo grupo Judas Iscariotes (cabelo branco inclinado sobre João, único imberbe - que não tem barba - do grupo), Simão Pedro e João; Cristo ao centro; Tomé, Tiago Maior e Filipe (este também imberbe) e no quarto grupo estão Mateus (aparentemente com barba rala), Judas Tadeu e Simão Cananeu também chamado de Simão, o Zelote, por último. Estas identificações provêm de um manuscrito autógrafo de Leonardo encontrado no século XIX.
Cogita-se que o rosto de Judas representado na pintura retrataria Girolamo Savonarola, padre Dominicano que governou Florença e que foi executado por ordem do Papa Alexandre VI em 1498.
 
 
Judas
 
 
Esboço do rosto de Filipe.
 


No site abaixo informações sobre  museus na Itália :
www.italy-museum.com/it/

Fonte: Wikipédia / imagens internet


Conta a lenda que...
 

A Última Ceia foi pintada por Leonardo da Vinci a pedido do Duque Lodovico Sforza.
 
 A pintura representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos antes de ser preso e crucificado. O local escolhido para essa pintura seria o Convento Santa Maria dele Grazie, em Milão.  O Duque prometeu pagar bem ao famoso artista, e por dia de trabalho...
 
Da Vinci levou 3 anos pra terminar a obra...
 
Diz-se que Da Vinci passava horas sentado na sala do convento, olhando para a parede branca que serviria para  a pintura, ficava apenas analisando a parede  e pensando.
 
Depois de alguns dias, o duque colocou um criado seu para "cuidar atentamente" o trabalho de Da Vinci. Sentavam-se Leonardo e o criado e ficavam o dia inteiro sem fazer nada. Esse criado, depois de vários dias sem ver trabalho, decidiu contar ao duque que ele estava sendo enganado. Disse que Da Vinci não tinha sequer começado a obra, que ficava sentado naquela cadeira o dia inteiro.  Sforza ao saber disso ficou enfurecido, correu até o convento onde Da Vinci estava e constatou que a parede continuava intacta.
 
Houve uma certa "indisposição" de ambos os lados, com o Duque querendo até confiscar os bens de Da Vinci.
 
O gênio então, calmamente,  informou que o tempo que ele estava sentado sem pintar, na verdade, estava imaginando o cenário da ceia e que pensava em rostos para os personagens. Relatou até que estava com quase todos os rostos em mente e que faltava apenas o rosto de um: Judas Iscariotes.

O duque alegou que precisava da pintura o quanto antes, pois ele queria usar aquela sala pra enterrar seus parentes mortos. E discutiam os três sobre a execução o mais rápido possível da obra.
Por fim, Da Vinci disse que talvez a obra fosse desvalorizada pela pressa do duque em deixá-la pronta, mas em seguida começou a pintar a parede.

Da Vinci, utilizando várias técnicas de pintura, criava algo ainda sem sentido. O criado continuava lá a mando do  Duque, cuidando para que a obra terminasse logo. Certo dia, estava quase tudo pronto, mas Da Vinci ainda pensava num rosto pra Judas Iscariotes. Acontece que o criado chamou Sforza e disse que Da Vinci teria que terminar a obra naquele dia, pois só faltava colocar o rosto em um personagem.

Da Vinci chega pra trabalhar, depois de 3 longos anos a parede ainda não havia sido terminada. Aparece então o criado acompanhado do Duque. E ambos iniciam a pressão para que Leonardo terminasse logo o afresco.
 
Da Vinci ficou enfurecido, após mais de uma hora trocando insultos, decidiu dar por fim a sua obra. Foi até o corpo de Judas Iscariotes e pintou nele a cabeça do criado.
 
Estava assim finalizada a mais famosa obra de Leonardo da Vinci. O Duque feliz pela consumação da obra e o pobre criado delator eternizado como Judas!
 
Fonte: Wikipédia / imagens internet



quarta-feira, 27 de março de 2013

Receitas para a Páscoa

Colomba de Páscoa

Receita de Colomba de Páscoa
almanaqueculinario



Arroz com bacalhau


tudogostoso


Brownie de Nutella com Nozes


tudogostoso



Bacalhau Dourado II (Receita Portuguesa)


Ingredientes:
  • 500 g de bacalhau
  • 3 ovos
  • 1 kg de batatas
  • 2 cebolas
  • farinha de trigo q.b.(quanto baste)
  • manteiga
  • 1 colher de sopa bem cheia de farinha maizena
  • sal
  • azeite
Confecção:
Deixe de molho o bacalhau de um dia para o outro.
Corte-o depois em dados, dê-lhe uma fervura ligeira.
Reserve a água.
Passe-os por farinha, e depois por claras de ovo batidas e novamente por farinha.
Frite os pedaços de bacalhau em bastante azeite quente.
Coza as batatas com a pele em água temperada com sal.
Pele-as de seguida, corte-as às rodelas e, depois de passadas por farinha e as restantes claras, frite-as também em azeite.
Unte com manteiga um tabuleiro de barro ou pirex.
Espalhe no tabuleiro as batatas e o bacalhau em camadas alternadas.
Leve uma caçarola ao fogo com 1 colher de azeite e as cebolas descascadas e picadas.
Quando a cebola ficar translúcida, junte 1 xícara de água reservada onde previamente desfez a maizena e as gemas de ovos.
Cozinhe em fogo brando, mexendo sempre até obter um creme.
Se achar necessário, junte mais água ou um pouco de leite.
Cubra as batatas e bacalhau com este creme e leve ao forno para dourar.
Sirva acompanhado com uma salada mista.
 
Fonte: gastronomias.com
 
 
Sobremesas rápidas:
 
Receita de Casquinha Trufada de Páscoa
 
Receita de Casquinha Trufada de Páscoa - Doces e Sobremesas
 

Seios grandes e má postura

 
 

Muitas mulheres sentem dores nas costas, mas não descobrem o porquê. Algumas já foram a médicos, mas os exames não constataram nenhuma alteração e nenhum problema com relação à musculatura ou à coluna vertebral. Independente da causa, seios grandes podem resultar em uma postura inadequada, tudo para suportar o seu peso.
O volume extra pode, sim, causar dores nas costas, embora muitos achem que se trata de um mito. A característica tanto pode ser genética quanto ocasionada pela gravidez, por exemplo.
Em casos extremos, é sugerida uma cirurgia para a diminuição das mamas. Mas, para que isso aconteça, é preciso passar por um acompanhamento minucioso com um médico especialista, para avaliar se isso é realmente necessário.
Embora exista essa saída, o melhor é fazer um acompanhamento específico, pois nem sempre a mesma solução é aplicada a todas as mulheres.
 
 
Siga algumas dicas para se manter confortável em sua rotina diária:
 
 
•    Use sutiãs grandes e fortes;
•    Escolha roupas que possam suportar o peso sem que você tente compensar adotando posturas erradas;
•    Verifique se há alças anatômicas no estilo nadador, ideal para incentivar uma boa postura.
 
 
É preciso buscar a ajuda de um profissional antes que problemas de coluna mais graves se instalem. Além disso, a prática de atividades físicas, como o Pilates, também pode ajudar, pois trabalha muito a postura do praticante, aliviando dores e tensões. A proposta do Pilates está pautada em atingir a plena saúde física, mental e espiritual através do exercício consciente. Ele usa do peso do próprio corpo e cargas moderadas para atingir o equilíbrio, o fortalecimento e o alongamento de toda a musculatura, sem sobrepeso nas articulações e sem exaustão. Tudo na medida certa para promover o desenvolvimento total das capacidades físicas.

revistapilates / Foto: Academia Physical Sport

 

terça-feira, 26 de março de 2013

A Crucificação de Cristo


 Lucas Cranach (1472-1553)


A crucificação de Jesus está descrita nos quatro evangelhos canônicos, foi atestada por outras fontes antigas e está firmemente estabelecida como um evento histórico confirmado por fontes não-cristãs. Os cristãos acreditam que o sofrimento de Jesus foi previsto na Bíblia hebraica, como no salmo 22 e nos cânticos de Isaías sobre o servo sofredor. De acordo com uma harmonia evangélica, Jesus foi preso no Getsêmani após a Última Ceia com os doze apóstolos e foi julgado pelo Sinédrio, por Pilatos e por Herodes Antipas antes de ser entregue para execução. Após ter sido chicoteado, Jesus recebeu dos soldados romanos, como zombaria, o título de "Rei dos Judeus", foi vestido com um robe púrpura (a cor imperial), recebeu uma coroa de espinhos, foi surrado e cuspido. Finalmente, Jesus carregou a cruz em direção ao local de sua execução.
 
Abaixo algumas obras de grandes mestres da pintura, retratando a Crucificação de Jesus:



Paolo Veronese - 1580



Pedro de Campaña - Crucificação - 1550


Crucifixo (3) - (Giotto Di Bondone)
Giotto di Bondone - Crucifixo - 1320


Giovanni Bellini - 1455 - Crucifixo



Sandro Botticelli - Trindade




Fra Angelico - 1420 - Crucificação



 Luca Signorelli -  A crucificação



Paolo Uccello - Crucificação - 1430




Raphael - 1502 - Crucificação



Rembrandt - 1633 - Crucificação



Peter Paul Rubens- 1619-1620


Fonte: Wikipédia / imagens internet


Veja também:
Fisioterapia com Você: A Santa Ceia
 

Porto Alegre é demais! 241 anos de pura beleza!

No mês do aniversário de Porto Alegre, nova edição da revista digital Belezas Gaúchas traz roteiros para curtir na Capital Ricardo Duarte/Agencia RBS


Porto Alegre é diversa em sua essência. Do Centro Histórico aos recantos cheios de vegetação da Zonal Sul, a cidade se apresenta para os que desejam conhecê-la. De acordo com a Secretaria de Turismo, cerca de 1,5 milhão de turistas passeiam pelas ruas da Capital ao ano. Um número significativo de pessoas dispostas a aproveitar tudo que a metrópole pode oferecer.
Para os que desejam visitar Porto Alegre, a revista Belezas Gaúchas, publicação digital sobre turismo de Zero Hora, mostra uma cidade por quatro pontos de vista: vibrante, acolhedora, rural e histórica.
 
 
Acesse o link abaixo e veja os motivos da (minha) capital gaúcha ser o que é: Totalmente Demais!
 
 
 
Parcão- bairro Moinhos de Vento

 
 Porto Alegre é um daqueles lugares para se visitar por horas...de mala e Cuia!!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Hipertireoidismo X Hipotireoidismo

 
 
 
Quando Ronaldo Luís Nazário de Lima deixou o campo após 15 minutos de jogo, era um amistoso da Seleção Brasileira de Futebol contra a Romênia, em junho de 2011, ele saiu pelas laterais do gramado cansado, mancando e exibindo uma forma roliça que há muito vinha sendo atacada pela imprensa esportiva: estava 20kg acima do peso.
Mas as críticas ao maior artilheiro em Copas do Mundo começaram a diminuir ainda em fevereiro, quando o camisa 9 anunciou a aposentadoria à imprensa e avisou: sofria de hipotireoidismo, o que explicaria o peso alto. Porém, segundo as informações científicas, o peso elevado pode não estar diretamente relacionado com a glândula tireoide, mas muito mais pelo fato da má-alimentação e sedentarismo, já que em média o que se ganha seria em torno de 3 a 5 quilos. Atente para  as informações sobre essa importante glândula.
 
 
A Glândula Tireoide
 
A Tiroide  ou tireoide (termo derivado da palavra grega "escudo", devido ao seu formato) é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Ela é uma estrutura de dois lobos localizada no pescoço (em frente à traqueia) e produz hormônios, principalmente tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que regulam a taxa do metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. O iodo é um componente essencial tanto do T3 quanto do T4. A tireoide também produz o hormônio calcitonina,  que possui um papel muito importante na homeostase do cálcio. O hipertireoidismo (tireoide muito ativa) e hipotireoidismo (tireoide pouco ativa) são os problemas mais comuns da glândula  (Wikipédia).
 
 
Mas o que seria o hipertireoidismo?

Os sintomas 
            
O hipertireoidismo é mais comum em mulheres, geralmente na faixa entre os 20 e os 40 anos. Os sintomas podem ser assustadores, principalmente se a pessoa afetada não tem ideia do que está acontecendo a ela.
Pessoas com hipertireoidismo têm excesso de hormônio tireoidiano porque sua tireoide produz mais hormônios que o normal. Isso faz com que todos os processos do corpo funcionem de forma acelerada. O diagnóstico de hipertireoidismo é feito através de exames de sangue, com a dosagem dos hormônios tireoidianos (T3 e T4, que se encontram aumentados) e do hormônio que regula a tireoide, o TSH (que se encontra diminuído).
 
Alguns dos sintomas são:

 
 
- fraqueza muscular - dificuldade em subir escadas ou levantar coisas pesadas;
- tremores nas mãos;
- batimentos cardíacos acelerados (taquicardia);
- fadiga e cansaço fácil;
- perda de peso importante, mesmo alimentando-se de forma normal;
- fome excessiva;
- diarreia ou aumento do número de evacuações;
- irritabilidade, agitação, ansiedade;
- insônia;
- problemas nos olhos (irritação, ardência ou dificuldades para enxergar);
- irregularidade menstrual;
- suor excessivo e sensação de calor exagerado;
- infertilidade.
 
Quais são as causas do hipertireoidismo?
 
A causa mais comum de hipertireoidismo é a chamada Doença de Graves (lê-se: “greives”), que recebeu esse nome em homenagem ao médico que a descreveu em 1835, Dr. Robert Graves. Essa doença ocorre quando o sistema imunológico (sistema de defesa do organismo) começa a produzir anticorpos que atacam a própria glândula tireoide. Esses anticorpos exercem um efeito semelhante ao do hormônio que regula o funcionamento da tireoide, o TSH, e levam ao crescimento e ao funcionamento exagerado da glândula. É frequente o acometimento familiar na doença de Graves, atingindo mais de um membro da mesma família. Um dos sintomas mais dramáticos da doença de Graves pode ser a alteração dos olhos que acontece junto com o hipertireoidismo. Quando isso acontece, a pessoa pode ter um inchaço atrás dos olhos que os empurra para a frente, fazendo com que estes fiquem parecendo maiores e mais saltados. Muitas vezes os olhos ficam constantemente irritados e vermelhos. Pode acontecer piora da visão.

 
Outras causas de hipertireoidismo são:

- alguns nódulos de tireoide
- bócio multinodular, uma doença que acontece em pessoas mais idosas, geralmente com tireoides aumentadas há muitos anos;
- tireoidite subaguda, que é a inflamação dolorosa da tireoide, devido a uma infecção viral que destrói parte da tireoide e lança no sangue o hormônio que estava armazenado dentro da glândula. A inflamação melhora espontaneamente dentro de alguns dias ou semanas, e o hipertireoidismo também melhora;
- tireoidite linfocítica e tireoidite pós-parto: são tipos de inflamação indolor da tireoide que podem levar a uma descarga de hormônios tireoidianos no sangue e a um hipertireoidismo de curta duração;
- ingestão de hormônio tireoidiano em excesso, para tratamento de hipotireoidismo ou como componente de outras medicações (por exemplo,fórmulas” para emagrecer).


Curiosidade
 
 

Doença de Graves, encontrada no afresco O Juízo Final, pintado na parede do altar da Capela Sistina pelo artista Michelangelo Buonarroti. O que demonstra que a doença já existia 300 anos antes da primeira descrição da  tireoide associada à oftalmopatia em 1835.
 


O que é hipotireoidismo?
 
Hipotireoidismo é um distúrbio que cursa com a falta de hormônio da tireoide (“tireoide preguiçosa”). O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireoide. Ocorre mais frequentemente em mulheres que em homens, é mais comum em pessoas de mais idade, e pode ter uma característica familial (atingir vários membros de uma mesma família).
 



 
Os sintomas
 
O hipotireoidismo pode ter vários sintomas, visto que os hormônios da tireoide são importantes para regular o funcionamento de praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo. Quando os níveis de hormônios tireoidianos (T3 e T4) se tornam anormalmente baixos por algum motivo, todos os processos do corpo se tornam mais lentos. Por isso, os sintomas do hipotireoidismo incluem:
  1. cansaço excessivo;
  2. desânimo, ou até mesmo depressão;
  3. raciocínio lento;
  4. fala arrastada;
  5. sensação de frio excessivo;
  6. ganho de peso (geralmente, em torno de 3 a 5 Kg);
  7. pele seca e cabelos finos e quebradiços;
  8. inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos;
  9. pouca sudorese;
  10. intestino preso e digestão lenta;
  11. irregularidade das menstruações (às vezes, sangramento excessivo);
  12. infertilidade;
  13. batimento lento do coração (menos que 60 batimentos por minuto);
  14. aumento do colesterol.

Esses sintomas não são exclusivos do hipotireoidismo. Ou seja, vários outros problemas de saúde podem causar sintomas bastante semelhantes aos do hipotireoidismo. Por isso, algumas vezes os sintomas são atribuídos a outras doenças que podem apresentar algumas manifestações semelhantes, tais como: anemia, depressão e deficiência de vitaminas, e o diagnóstico de hipotireoidismo pode ser feito anos após o início das queixas do paciente. Felizmente, hoje em dia os médicos conhecem melhor as características do hipotireoidismo e fazem o diagnóstico mais precocemente.
 
Quais são as causas do hipotireoidismo?
 
Nos adultos, a causa mais comum de hipotireoidismo é um distúrbio chamado tireoidite de Hashimoto, ou simplesmente doença de Hashimoto. Nessa doença, o sistema de defesa do organismo (sistema imunológico) ataca a glândula tireoide e causa dano a essa glândula, comprometendo a sua capacidade de produzir hormônios tireoidianos. Por isso, a doença de Hashimoto faz parte de um grupo de doenças chamadas autoimunes.
O hipotireoidismo pode ser causado também por tratamentos médicos que reduzem a capacidade da tireoide produzir hormônio, como, por exemplo: o uso de iodo radioativo (para tratamento de hipertireoidismo, que é o oposto do hipotireoidismo) ou a cirurgia, com retirada parcial ou total da tireoide (para tratamento de outros problemas nessa glândula).
 
Outra causa de hipotireoidismo, bastante rara, é a presença de alguma doença da hipófise, levando à redução da produção do TSH, o hormônio que estimula o funcionamento da tireoide. Algumas medicações também podem levar à redução da produção ou da ação dos hormônios tireoidianos e, portanto, provocar hipotireoidismo (por exemplo: amiodarona, xaropes para tosse contendo iodo, carbonato de lítio).
Há casos, ainda, em que a tireoide não se desenvolve adequadamente e a criança apresenta deficiência de hormônios tireoidianos desde o nascimento; é o chamado hipotireoidismo congênito, que geralmente é diagnosticado já no berçário através do teste do pezinho.
 
Quais as consequências do hipotireoidismo?
 
Em adultos, o hipotireoidismo (se não for tratado corretamente) leva a uma significativa redução da sua performance física e mental, além de poder causar elevação dos níveis de colesterol, que aumentam as chances de algum problema cardíaco. Além disso, o hipotireoidismo severo, sem tratamento, pode evoluir ao longo do tempo até uma situação dramática e com grande risco de vida, o chamado coma mixedematoso, que se apresenta como redução da temperatura corporal, perda de consciência e mau funcionamento do coração.
O diagnóstico de hipotireoidismo é especialmente importante quando é feito durante a gestação, pois a falta de hormônios tireoidianos pode afetar profundamente o desenvolvimento do bebê, provocando retardo mental e atraso do crescimento. No entanto, esses problemas para o bebê são prevenidos pelo tratamento precoce da mãe com a reposição de hormônio tireoidiano.
 
 Para mais informações sobre a tireoide e tratamento, clique no site abaixo:
 
www.portalendocrino.com.br

imagens internet

quinta-feira, 21 de março de 2013

O Dia Internacional da Síndrome de Down



Colegas é uma divertida comédia brasileira que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras aventuras e confusões como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.

 
 
 
 
[Com certeza ver o quanto é importante tratar estas pessoas com carinho, amor, segurança e mostrar que elas não são diferentes mas especiais, faz toda a diferença! Aqui dois filmes que mostram que quando uma pessoa especial é bem amada e direcionada dentro do contexto social, ela pode contribuir de diversas maneiras para com a sociedade, inclusive nas telonas!. Que Celebridades!]


O Oitavo Dia



 O portador da síndrome de Down  é caracterizado pelo excesso de material genético proveniente do cromossomo 21. Seus portadores apresentam três cromossomos 21, ao invés de dois, por isto a síndrome de Down é denominada também trissomia do 21.
Os portadores da síndrome de Down apresentam algumas característica como, por exemplo: perfil achatado, orelhas pequenas com implantação baixa, língua grande, protrusa e sulcada, atraso mental, hipotomia muscular entre outras.
Um dos primeiros problemas vivenciados pelos portadores de necessidades especiais, diz respeito à família. Este filme aborda as relações familiares, como tema o ciúme da irmã devido ao tempo que a mãe passa com o irmão, bem como a administração dos sentimentos, como o excesso de carinho e a superproteção, que pode se tornar um empecilho para o desenvolvimento social e até mesmo intelectual, pois este comportamento impede a criança de participar de atividades que podem estimulá-la de forma considerável.
  O filme também aborda  como o nosso meio social desconsidera as pessoas especiais, como se elas não tivessem desejos, vontades, gostos e sonhos.

O Oitavo Dia é uma lição de aprendizado e de como deveríamos dar mais atenção e carinho à essas pessoas tão especialmente maravilhosas!

quarta-feira, 20 de março de 2013

As Câimbras

 

 
 
Caimbra, cãibra ou câimbra que ocorre nas pernas, principalmente na panturrilha, é uma contração súbita, de curta duração.

A câimbra é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, normalmente muito dolorosa, que pode durar de alguns segundos até vários minutos, podendo atingir um ou mais músculos de uma vez. Elas podem estar associadas  há uma irrigação sanguínea inadequada dos músculos.

As Câimbra podem ocorrer durante ou após o esforço físico, principalmente em atividades físicas vigorosas.

Outra causa comum é a desidratação ou desequilíbrio mineral, especialmente a hipopotassemia (carência de potássio).
 
A câimbra ainda é objeto de estudo, mas é certo que o espasmo é de origem nervosa ou neuromuscular. Experimentos de laboratórios têm mostrado que um músculo isolado, levado a "hiperencurtamento", permanece no estado de contração por algum tempo, a menos que seja forçado a se estender novamente. Esta situação está intimamente relacionada à câimbra.
 
 
Existe um grupo de pessoas que apresentam câimbras noturnas, principalmente nos membros inferiores (panturrilha e pés em geral), podendo ocorrer em qualquer músculo de controle voluntário. Exemplo os músculos da panturrilha.



É habitual estas pessoas apresentarem a chamada câimbra noturna idiopática (sem causa aparente).

São indivíduos normalmente com história familiar de câimbras e que não se consegue detectar nenhum tipo de alteração que justifique o quadro.


 
 A câimbra inicia quando o cérebro envia impulsos elétricos para um músculo se contrair. Quando o músculo está relaxado, há uma diferença de potencial elétrico entre o exterior e o interior das fibras musculares.

Essa diferença se deve à presença de sódio no lado de fora e de potássio na superfície.

Ela pode estar relacionada à carência de nutrientes no organismo, principalmente o magnésio, encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras, como a couve, a rúcula, a escarola, o espinafre, o agrião, nos grãos de feijão, como lentilha, grão-de-bico e o próprio feijão e nos cereais integrais.
 
São necessárias boas condições de oxigenação para evitá-las. Uma vez sentindo-as, é necessário parar a atividade e respirar profundamente, massageando a área. Existem condições clínicas específicas que levam a câimbras e que devem ser tratadas especificamente por profissionais de saúde, como anemias.
 
Portadores de diabetes, anemia, insuficiência renal, doenças da tireoide, degenerações neurológicas, desequilíbrios hormonais e mulheres grávidas estão mais sujeitos a desenvolver episódios dolorosos de câimbras.
 
Comer alimentos ricos em potássio, como banana e batata não-descascada, podem ajudar a preveni-las.

 
 
Contra as câimbras dos esportistas, praticando o esporte sem sapatos deve-se colocar os pés em contato direto com o chão para eliminar a eletricidade estática.
 
O alongamento deve ser feito antes e depois de qualquer exercício mais prolongado. Se as câimbras ocorrerem mais à noite, faça os alongamentos antes de deitar-se.
 
Aplicação de calor no local.O aumento da temperatura favorece o relaxamento dos músculos.
 
Contra as câimbras noturnas, o uso de uma pequena almofada antiestática, que ajuda a eliminar o excesso de eletricidade estática responsável pelas mesmas, tem sido bem empregada.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Mulheres que Amaram a Deus - Raabe

Escolhas

" Ela então, os fez descer por uma corda..." Josue 2.15



Você sabia que apenas três mulheres estão incluídas no rol de honra de Deus, em Hebreus11, como exemplos de fé do Antigo Testamento? Constando desse rol e tendo o mesmo destaque de Sara, a mãe da fé (versículo 11), e de Joquebede, a piedosa mãe de Moisés (versículo 23), está Raabe (versículo 31). Existe, porém, uma diferença evidente e até mesmo chocante entre Sara e Joquebede...e Raabe.
 
* Sara era casada com Abraão, o amigo de Deus (Tiago 2.23).
* Joquebede era casada com Anrão, da casa de Levi e da descendência de Abraão, Isaque e Jacó (Êxodo 2.1).
* Raabe não era casada com ninguém; era uma prostituta, uma meretriz pagã.
 
Raabe não tinha educação nem herança religiosas, não tinha marido devoto nem pais piedosos. Porém as escolhas de Raabe a qualificaram para ser incluída na mesma categoria de Sara e de Joquebede.
 
Dizem que são as escolhas, e não as oportunidades, que determinam o destino humano. A isso poderíamos adicionar que, até certo ponto, nossas escolhas também determinam nosso destino eterno. Reflita sobre a verdade contida nos versos abaixo:
 
"À frente de cada pessoa há um caminho;
As almas elevadas seguem caminho acima,
E as almas indignas, vis, caminho abaixo...
À frente de cada pessoa há
um caminho que sobe e outro que desce;
E cada um deve decidir
Que caminho sua alma vai seguir."
 
Raabe demonstrou sua fé por causa das escolhas que fez, e essas escolhas tiveram influência sobre seu destino... aqui na terra e na eternidade. Naquele memorável dia em Jericó, em que Deus enviou seus mensageiros à casa de Raabe, dois caminhos abriram-se diante dela. A escolha era sua: deveria ir pelo caminho da fé, o da subida, e ajudar a esconder os espias de Israel ou continuar no caminho do mundo, o da descida e delatar os invasores? Raabe escolheu a subida, e com isso escreveu seu nome no livro da vida. Por causa da sua fé em um Deus que ela apenas ouvira falar, ela foi abençoada em um casamento, com um príncipe da casa de Judá e da sua descendência vieram o Rei Davi e Jesus.
 
Pensemos nas escolhas que fazemos  e que influenciarão o nosso destino. O nosso olhar está voltado para o alto, escolhendo seguir o caminho acima?
 
 
 
 
Fonte: Extraído do livro Mulheres que Amaram a Deus de Elizabeth George
 
 
 
Veja também:
Fisioterapia com Você: De Mulher para Mulher
 

sexta-feira, 15 de março de 2013

Ao meu pai...




João Luiz



 
 
"Vendo JESUS as multidões, subiu ao monte, e,
como se assentasse, aproximaram-se
os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los,
dizendo:
 
Bem-aventurados os humildes de espírito,
 porque deles é o reino dos céus.
 
Bem-aventurados os que choram,
 porque serão consolados.
 
Bem-aventurados os mansos,
porque herdarão a terra.
 
Bem-aventurados os que têm fome
e sede de justiça, porque serão fartos.
 
Bem-aventurados os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia.

Bem-aventurados os limpos de coração,
 porque verão a DEUS."
 
Mateus 5.1-12


(Sentiremos saudades meu querido...)

(08/11/1944 - 11/03/2013)



 


Museus do Chocolate pelo Mundo


Com a aproximação da Páscoa vale dar uma passeadinha nos maiores e mais saborosos  museus do chocolate do mundo. Um giro com muito sabor!


Os Astecas e os Maias foram os primeiros povos a transformar o cacau em bebida dos deuses, consumida em cerimônias religiosas. O fruto foi levado pelos espanhóis à Europa devido ao seu valor nutritivo. Mas a ideia de criar o irresistível chocolate que derrete na boca foi dos suíços, que misturaram o cacau ao leite. Não é à toa que o país é considerado um dos melhores fabricantes do mundo.



                Choco-Story (Bélgica)
Choco-Story (Bélgica)

  Quase mil objetos expostos em três espaços remontam a história da origem e da evolução do chocolate, além de revelarem detalhes do processo de produção e das características típicas do produto na Bélgica. A visita termina com vídeo e degustação de chocolate. O museu fica no prédio histórico Huis de Crone, erguido em 1490, e tem unidades em Paris e em Praga.
 

 
O Reino do Chocolate (Gramado/RS - Brasil)
 
 
Salas interativas reconstroem a história do chocolate no museu de 1,6 mil metros quadrados. O passeio inclui mini fábrica, túnel do tempo, sala da pirâmide asteca que conta a crença daquele povo no Deus Quetzalcóatl, que teria dado a eles as primeiras sementes de cacau, além da galeria da história e outros ambientes interativos.
 

 
Museum Of Cocoa and Chocolate (Bruxelas)
 

 Por meio de painéis explicativos, objetos e vídeos, os visitantes conhecem a história dos Astecas e dos Maias, os primeiros povos a usar o cacau há milhares de anos, além de descobrir como o fruto chegou à Europa. Todos os dias também há demonstrações de como é feito o chocolate. www.mucc.be
 

 
Museu de Chocolate Cadbury World (Reino Unido)
 
Cadbury Factory

Inaugurado em 1990, o museu inglês criado pela empresa Cadbury foi projetado para tour interativo sem guia, cuja duração é de três horas. O amplo espaço tem jogos eletrônicos, painéis sensíveis ao toque, vídeos explicativos com efeitos especiais e 15 áreas com decoração cenográfica.  www.cadburyworld.co.uk
 

 
Hershey’s Chocolate World (Pensilvânia, EUA)
 
 

O museu tem unidades em Nova York, Chicago, Xangai, Dubai e Cingapura, mas o Hershey's World na Pensilvânia é o maior e mais antigo museu de chocolate da marca. O tour começa com a colheita do cacau, passa por diversos ambientes tematizados e interativos - alguns com carrinhos -, até chegar ao produto final da Hershey's. O visitante também pode fazer seu próprio chocolate com equipamentos de fábrica e opções variadas de recheios, além de desenhar uma embalagem customizada para o produto e levá-lo para casa.
 site da Hershey’s

 
 
Musée les Secrets du Chocolat (França)
 
 
O passeio pelo museu começa em uma sala de conferência, onde é exibido um filme sobre o cacau e o chocolate. Logo após, o visitante faz uma viagem pelo tempo num espaço com cenários que remetem ao período dos Astecas e passa por uma exposição de máquinas antigas que eram utilizadas para triturar os grãos e produzir a manteiga de cacau. No final do tour há um workshop para demonstrar como é feito o chocolate artesanal. 
 

 
Museu de la Xocolata (Barcelona)
 

Inaugurado em 2000, o espaço de 600 metros quadrados está localizado no edifício histórico do convento de Santo Agostinho. O Museu de La Xocolata apresenta um passeio não apenas pela história, mas também pelo valor simbólico, cultural, econômico e nutritivo do chocolate. Objetos históricos e espaços cenográficos e interativos compõem a atmosfera do local, onde os visitantes podem degustar chocolate, ver esculturas, imagens e vídeos.

 
 
Museu de Chocolate em St. Stephens (Canadá)
 


  Aberto em 1999, o museu conta a história dos irmãos fundadores da Ganong Bros. Ltd., a mais antiga fabricante de doces do Canadá, fundada em 1873. Além de equipamentos e caixas antigas de chocolates, estão disponíveis aos visitantes computadores com displays interativos que contam sobre o processo de fabricação do chocolate.

 
 
Imhoff Schokoladen Museum (Colônia, na Alemanha)
 


Feito de vidro e metal, o prédio de 1993 foi projetado para parecer um navio ancorado à margem do Reno, próximo à parte antiga da cidade. Na entrada do Schokoladen Museum há uma fonte de chocolate de três metros onde se pode mergulhar waffles e experimentar o doce quente derretido. Na jornada que conta a história do chocolate, os turistas podem ver verdadeiras árvores de cacau e as máquinas da fábrica. Entre os destaques, há a exibição de vídeos, spots e pôsteres com a trajetória das propagandas de chocolate feitas desde 1926.
 


 
Fonte: viajeaqui / Imagens Internet

As Técnicas Manuais





A Fisioterapia Manipulativa
 
 Visa a reabilitação física do Sistema Neuro-músculo-esquelético através de técnicas da terapia manual baseado em evidências.
A Terapia Manual apresenta um resultado significativamente maior se comparada aos tratamentos através de Eletroterapia, Massoterapia, Acupuntura, Repouso, Placebo e Medicamentoso.


Abaixo segue uma lista de técnicas manuais utilizadas na Fisioterapia:
 
 
 
Acupuntura
· Método Koryo Sooji (Acupuntura da mão) · Auriculopuntura · Auriculoterapia

Anatomia Palpatória


Bandagem Funcional - Kinesio Taping

Baropodometria

Biofeedback

Bobath

 
Bolas Suíças

Cadeias Musculares· Leopold Busquet · Método GDS

Conceito McConnell

Craniosacral

Crochetagem Mioaponeurótica/Apnoneurótico/Terapia dos ganchos

Cyriax

Dermotomia


DO-IN

Drenagem Linfática· Método Leduc · Método Földi · Método Vodder

Equoterapia

ENM - Equilíbrio Neuromuscular

Estabilização Segmentar

Galvanopuntura/Eletrolifting

Hidroterapia· Bad Ragaz · Halliwick · Watsu

Integração Manual

Iso Stretching

Jones

Kabat - Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP)

Kaltenborn

Maitland

Manipulação Vertebral

Manipulação Visceral

Massagens Terapêuticas

· Massagem Reflexa · Shiatsu · Tui-na

McConell

McKenzie

Meziere

Microfisioterapia

Mobilização Neural

Mobilização Craniana

Movimento Combinado

Moxa/moxabustão

M.T.C - Microterapia Celular Patrice Benini

Mulligan

Osteopatia

Ortopedia Funcional dos Maxilares

Pompage



Pilates

Quiropraxia

Reflexologia Sujok

Reike

RMA - Reprogramaçao Musculo-Articular (Terapia do Esparadrapo)


RPG - Reeducação Postural Global

RTA - Reequilíbrio Toráco-Adominal

Sohier

Spiral Taping

Stanley

Tai Chi Chuan

Terapia Manual

Terapia Miofascial


Saiba mais sobre a Terapia Manipulativa acessando:

www.terapiamanipulativa.com.br