Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

RECEITA DE ANO NOVO




Caros amigos, antigos ou novos, companheiros deste blog, desejo à todos a Paz para este ano de 2014. Sejam felizes nas suas escolhas, colham bons frutos delas, ensinem, amem e chorem se preciso for, mas não esqueçam de cultivar as velhas e de fazer  novas amizades, de rodear-se de bons amigos, cumplices da nossa felicidade, de estar com a sua família, de doar-se um pouco aos que precisam, não só da parte material, mas um ombro amigo faz a diferença em qualquer hora e em qualquer lugar. Digo isto por que estarei ausente por um período de quase dois meses. Levantarei voo para novos ares. Não sei o que será, mas farei o melhor para colher o melhor. Como estarei por terras chinesas pode ser que não consiga atualizar este blog seguidamente. Sempre que possível, contarei as minhas experiências com a cultura  daquele povo.

Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo! Um abraço à todos e NI HAO! 

Márcia
 
 
 
RECEITA DE ANO NOVO




por Carlos Drummond de Andrade
 

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo 
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.


segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A FÁBULA DO PORCO-ESPINHO‏.


Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, então precisavam fazer uma escolha: ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.
 
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com um muito próximo podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram.
 
Moral da História:
  
O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e admirar suas qualidades.


* Autor desconhecido.

Estudo realizado consegue indentificar sinais precoce do autismo

 
Efeitos do autismo podem ser minimizados com intervenções precoces
 
 
Estudo consegue identificar marcadores para doença a partir dos dois meses de idade, antes do declínio das habilidades sociais


Falta de contato visual é uma das características do diagnóstico de autismo


O contato com os olhos durante a primeira infância pode ser a chave para a identificação precoce de autismo, de acordo com um estudo financiado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH) dos Estado Unidos. Publicado semana passada na revista Nature, o estudo revela o primeiro sinal de desenvolvimento do autismo seria um declínio constante na fixação dos olhos do segundo ao sexto mês de vida.

O autismo geralmente é diagnosticado depois de 2 anos de idade, quando os atrasos no comportamento social e habilidades linguísticas de uma criança se tornam aparentes. Este estudo mostra que crianças apresentam claros sinais de autismo em uma idade muito mais jovem, disse Thomas R. Insel, diretor do NIMH. "Quanto mais cedo formos capazes de identificar marcadores precoces para o autismo, as intervenções de tratamento podem ser mais eficazes."

Crianças com desenvolvimento típico começam a focar rostos humanos nas primeiras horas de vida, e eles aprendem a entender os sinais socialização, prestando especial atenção aos olhos de outras pessoas. As crianças com autismo, no entanto, não apresentam esse tipo de interesse. Na verdade, a falta de contato visual é uma das características de diagnóstico da doença.

O estudo acompanhou crianças desde o nascimento até 3 anos de idade. Os participantes da pesquisa foram divididos em dois grupos, com base em seu risco de desenvolver um transtorno do espectro do autismo. Os integrantes do grupo de alto risco tinham um irmão mais velho já diagnosticado com autismo, aqueles no grupo de baixo risco, não.

O estudo utilizou equipamentos de rastreamento ocular para medir os movimentos dos olhos de cada criança enquanto elas observavam as cenas de um vídeo do cuidador. Os pesquisadores calcularam a porcentagem de tempo que cada criança fixou os olhos na boca, corpo, bem como nos espaços não-humanos das imagens. Todas as crianças realizaram 10 diferentes testes entre 2 e 24 meses de idade.

Aos 3 anos, algumas das crianças (quase todas do grupo de alto risco) tinham recebido um diagnóstico clínico de um transtorno do espectro do autismo. Os pesquisadores, então, revisaram os dados de rastreamento ocular para determinar quais os fatores que diferenciaram as crianças que receberam um diagnóstico de autismo e aquelas que não o tiveram.

Nas crianças que foram diagnosticadas com autismo, observamos um declínio constante no tempo que eles permanecem olhando para os olhos mãe, afirmaram os pesquisadores. Esta queda na fixação do olhar começou entre dois e seis meses e continuou durante todo o curso do estudo. Por 24 meses, os bebês que mais tarde foram diagnosticados com autismo ficaram focados nos olhos cuidador apenas metade do tempo que o grupo de bebês com desenvolvimento normal.

Em oposição a uma teoria de longa data que afirma que comportamentos sociais são inteiramente ausente em crianças com autismo, os resultados deste estudo sugerem que as habilidades de engajamento social estão intactas logo após o nascimento de crianças com o problema.
 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Vacina contra a esclerose múltipla

Experiência feita na Itália revela que o imunizante ajuda a evitar a progressão da doença em pessoas que tiveram algum sintoma inicial
 
 
MEDICINA-01-IE-2300.jpg
 
 
A vacina usada contra a tuberculose, a BCG, é uma das fortes apostas da ciência para combater os danos cerebrais provocados pela esclerose múltipla, doença degenerativa do sistema nervoso central que afeta pelo menos 2,5 milhões de pessoas no mundo. Resultados de um estudo realizado em quatro centros italianos com pacientes que apresentavam sinais precoces da doença – como dormência em partes do corpo ou falta de equilíbrio – indicaram que o imunizante ajuda a bloquear a progressão dos sintomas.

Dos 82 voluntários que participaram do estudo, todos com alto risco de apresentar a doença no futuro após terem tido um primeiro surto (uma situação identificada como síndrome clinicamente isolada), metade tomou a vacina, enquanto os outros receberam placebo. Por seis meses, o grupo completo foi submetido a exames de imagem mensais para verificar a existência de danos neurológicos. No final, a média de lesões encontrada nos indivíduos não vacinados era praticamente o dobro do que se viu naqueles que tomaram o imunizante.
 
 
 
2.jpg
 
Depois, os dois grupos foram tratados com remédios específicos (imunomoduladores) para controlar sintomas, reduzir a inflamação que permite o avanço da doença e o risco de sequelas. As conclusões do estudo, recentemente publicado pela revista “Neurology”, revelam que, cinco anos depois, 58% das pessoas vacinadas não manifestaram o quadro clássico da doença. No grupo não vacinado, essa proporção foi de 30%. “O trabalho sugere que a associação da vacina após o primeiro episódio da doença com o tratamento convencional pode alterar positivamente o curso da doença. Isso foi demonstrado estatisticamente de forma significativa”, diz o neurologista Rodrigo Thomaz, do Centro de Esclerose Múltipla do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Embora os mecanismos de ação da BCG contra a doença ainda não estejam claros, ela foi selecionada para o teste por alguns motivos. Já havia um estudo piloto demonstrando que era segura e possivelmente eficaz contra novas lesões. Também existiam dados de que poderia diminuir, a longo prazo, os danos neurológicos que podem conduzir, por exemplo, à perda da mobilidade.
 
 
1.jpg
 
 
 
Os resultados são promissores, mas os médicos preferem cautela. “Trabalhos com mais pacientes são necessários para que o tratamento seja recomendado”, diz Rodrigo Thomaz. Concorda com ele Giovanni Ristori, pesquisador da Universidade de Sapienza, em Roma, que liderou a pesquisa. “Os médicos não devem começar a usá-lo para tratar a esclerose ou a síndrome clinicamente isolada. Precisamos saber mais sobre os efeitos de segurança a longo prazo dessa vacina”, alertou.  
 
 
 
 

Famílias francesas são adotadas como modelo em livros sobre como educar filhos

A professora de francês Corinne Alexandre e seus dois filhos, Lorenzo, 5, e Leonardo, 1 ano e 10 meses, em sua casa em São Paulo

A professora de francês Corinne Alexandre e seus dois filhos, Lorenzo, 5, e Leonardo, 1 ano e 10 meses, em sua casa em São Paulo
 
 
Crianças que saboreiam pratos repletos de legumes, dormem no mesmo horário todos os dias sem reclamar e não matam os pais de vergonha com ataques de birra em público podem parecer um sonho para muitos pais.
Não na França, onde essa é a regra, e não a exceção --ao menos segundo dois livros lançados neste ano no Brasil e que retratam as crianças francesas como exemplo de boas maneiras e alimentação.
Para os pais que sentem que os filhos tomaram as rédeas da casa, as obras podem parecer uma tábua de salvação, a julgar pelos títulos.
"Crianças Francesas Não Fazem Manha" ed. Fontanar,  da jornalista americana Pamela Druckerman, e "Crianças Francesas Comem de Tudo" editora Alaúde, da canadense Karen Le Billon, tratam do choque cultural que essas duas mulheres sentiram ao se mudarem para a França e criarem seus filhos no país.
 
Druckerman, que é mãe de três crianças e vive na França há dez anos, explica que há uma crise global nas famílias de classe média, todas com medo de dizer "não".
"Os pais do mundo todo estão em busca de alternativas à 'criação intensiva', que dá tanta atenção e poder aos filhos. Os franceses não são perfeitos, mas são um contraponto a esse modelo porque são mais conservadores e pragmáticos", disse à Folha.
Em 2014, será lançado no Brasil o novo livro de Druckerman, "French Parents Don't Give in" (algo como "Pais franceses não cedem", ainda sem título definido em português).
A base das orientações é impor limites, e um dos conceitos-chave é o que a autora apelidou de "pausa": não socorrer a criança imediatamente sempre que ela chamar e ensiná-la a esperar a vez --não interromper os pais quando estão conversando, por exemplo. A "pausa" ajuda os pequenos a desenvolver o autocontrole e lidar com a frustração.
Ela ressalta que muitos desses conceitos não são novos nem tão "franceses", mas diz que as famílias da França são boas em manter o que funciona. "Muitas das ideias `francesas' parecem simplesmente baseadas em bom senso."
 
 
ORIGEM DA TIRANIA
Para a psicanalista Marcia Neder, autora de "Déspotas Mirins", o segredo da criação francesa está na importância que os adultos dão para a relação amorosa.
"O casal não se torna 'papai' e 'mamãe'. A criança é importante, claro, mas ela deve se adaptar à vida dos pais, e não o contrário. Em muitos países, incluindo o Brasil e os EUA, nada é mais importante que o filho, e por isso ele ganha tanto poder", afirma.
No Brasil, diz ela, a renúncia à vida amorosa está ligada ao sacrifício que as mulheres precisam fazer para provar que são boas mães.
"A raiz da tirania dos filhos está numa idealização da maternidade de que é preciso amar o filho acima de nós mesmos. Se ele chora, você precisa sair correndo ou será considerada relaxada e egoísta. Não é permitido ter raiva ou exigir muito da criança."
Segundo a filósofa Tania Zagury, professora da UFRJ e autora do livro "Limites sem Trauma", a ideia de que os limites poderiam causar problemas emocionais aos filhos deixou os pais inseguros. "Há cerca de 30 anos os pais diziam "não" sem problemas. Hoje, sentem-se monstros quando fazem isso."
 




À MESA
As regras e os limites também aparecem à mesa. Parece mentira, mas no livro "Crianças Francesas Comem de Tudo", a canadense Karen Le Billon conta que as comidas preferidas de sua filha Sophie, 7, são beterraba, alho-poró e mexilhões.
Antes de ela e a família irem para a França o jantar era um "purgatório", mas depois aprenderam o que ela chama de "regras de ouro". Uma delas é não separar "comida de adulto" e "comida de criança". A outra é fazer refeições em família e desfrutar desse momento.
"Para nós, o prazer de comer é primordial. Comer não é só nutrir; é um momento de relaxar e compartilhar", diz Sophie Deram, nutricionista do ambulatório de obesidade infantil do Hospital das Clínicas da USP que mora há 14 anos no país.
A diferença na alimentação entre Brasil e França foi o que mais chamou a atenção da professora de francês Corinne Alexandre, 40, mãe de Lorenzo, 5, e Leonardo, de 1 ano e dez meses, que mora em São Paulo.
"As comidas são muito doces e há muito sal. Bebida açucarada na refeição também não faz parte da nossa cultura. Para os brasileiros, acho que pareço rígida. Às vezes é um pouco frustrante porque tentamos fazer o melhor com as nossas referências."
Já a consultora da indústria farmacêutica Katherine Alter, 44, que mora no Brasil há dois anos com o marido e os dois filhos, se assustou com a quantidade excessiva de comida.
"Fico incomodada com festas nos bufês infantis porque em três, quatro horas são servidos muitos alimentos calóricos e refrigerante à vontade", diz ela. Na festa de quatro anos do filho dela, na França, o momento da refeição era bem definido. Todas as crianças dão uma pausa na atividade que estão fazendo para sentar-se à mesa e desfrutar dos quitutes.
Todas elas, no entanto, criticam o estereótipo da criança francesa que sempre come e se comporta bem. "É como dizer que toda mulher francesa é magra", diz Deram.
Katherine também faz críticas à tão elogiada educação francesa. As escolas de lá, por exemplo, podem ser muito críticas e tratar as crianças de forma ríspida, afirma.
"Na França, espera-se que as crianças se comportem em restaurantes e quem sai da linha é criticado. Isso pode ser positivo, mas pode ter efeitos negativos na autoestima delas. É um alívio chegar em um restaurante no Brasil com dois meninos pequenos e ser cumprimentada por pessoas felizes em ver crianças."
Para especialistas, livros como esses não devem ser necessariamente copiados em casa, mas podem servir de inspiração para uma vida em família menos caótica.
"Em vez de importar as regras de outra cultura, o ideal é construir seu próprio modelo. Os pais precisam entender que o papel deles não é deixar o filho feliz o tempo todo, mas garantir uma formação para a vida. A partir daí, é confiar na própria intuição", afirma Zagury.
 
 
folha.uol



[Equilíbrio e bom senso diz tudo!]

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

HOJE NASCE UM MENINO

Feliz Natal!


El Greco, A Sagrada Família (1590 -1600)


HOJE NASCE UM MENINO

(publicada no Jornal do Brasil no dia 24 de Dezembro de 1971 )


Na manjedoura estava calmo e bom.
Era de tardinha e ainda não se via a estrela-guia. Por enquanto a alegria serena de um nascimento- que sempre renova o mundo e fá-lo começar pela primeira vez- por enquanto a alegria suave pertencia apenas a uma pequena família judia. Alguns outros sentiam que algo acontecia na terra mas ver ninguém via ou ao certo sabia.

Na tarde já escurecida, na palha cor de ouro, tenro como um cordeiro, refulgia o menino, tenro como o nosso filho.
Bem de perto a cara de um boi e outra de jumento olhavam. E esquentavam o ar com o hálito do corpo.
Era depois do parto, e tudo úmido repousava, tudo úmido e morno respirava.

Maria descansava o corpo cansado- sua tarefa no mundo e diante dos povos e de Deus seria a de cumprir o seu destino, e ela agora repousava e olhava a criança doce.
José, de longas barbas ali sentado, meditava, apoiado no seu cajado: seu destino, que era o de entender, se realizara.

O destino da criança era o de nascer.

Ouvia-se, como se fosse no meio da noite calada, aquela música de ar que cada um de nós já ouviu e que é feito o silêncio. Era extremamente doce e sem melodia mas feita de sons que poderiam se organizar em melodia. Flutuante, ininterrupta. Os sons como 15 mil estrelas. A pequena família captava a mais primária vibração do ar- como se o silêncio falasse.

O silêncio do Deus grande falava. Era de um agudo suave, constante, sem arestas, todo atravessado por sons horizontais e oblíquos. Milhares de ressonâncias tinham a mesma altura e a mesma intensidade, a mesma ausência de pressa, noite feliz, noite sagrada.
E o destino dos bichos ali se fazia e refazia: o de amar sem saber que amavam. A doçura dos brutos compreendia a inocência dos meninos. E antes dos reis, presenteavam o nascido com o que possuíam: o olhar grande que eles têm e a tepidez do ventre que eles são.

Este menino, que renasce em cada criança nascida, iria querer que fôssemos fraternos diante da nossa condição e diante do Deus. O menino iria se tornar homem e falaria.

Hoje em muitas casas do mundo nasce um Menino.


- Clarice Lispector, A DESCOBERTA DO MUNDO, 2ª edição, Nova Fronteira, 1984

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Um Natal Abençoado!





Caros amigos, hoje os cristãos do mundo todo comemoram o nascimento d'Aquele que veio ao mundo humildemente mostrar o caminho para a salvação. Todos os dias, para nós, Ele deveria ser festejado, mas como também temos um dia para comemorar, escolheu-se uma data para o aniversario de Jesus. A historia não confirma esta data, nem tão pouco a bíblia fala claramente sobre ela, o que temos de relatos dizem respeito sobre a apresentação dos bebês no templo, bem como a purificação das mulheres, que teria de ocorrer até aos vinte e um dias após o parto. Segundo a bíblia, Jesus foi apresentado no templo de Zacarias, de acordo com os registos locais, num sábado.  Como os censos em Belém ocorriam em  Agosto, é bem provável que Jesus teria nascido durante este mês. Mas o importante mesmo é que Ele nasceu! Jesus é a mensagem de amor e humildade maior que eu pude conhecer. Ler sobre Ele na bíblia, me faz querer ser uma pessoa melhor todos os dias,  então não olho para os outros, como eles são, porque nós não somos perfeitos, cometemos erros e acertos, mas olho para Cristo, como Ele é e como eu gostaria de ser. Se focarmos em Jesus, seremos com certeza mais humildes, menos carentes, menos preconceituosos e muito mais amorosos. Leia sobre Jesus, e verás o quanto Ele é maravilhoso!
Um Feliz Natal à todos!

São os votos desta blogueira feliz em Cristo!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Adoração dos Pastores


Andrea Mantegna- séc. XV


A Adoração dos Pastores é um dos episódios da Natividade de Jesus e um tema frequente na arte cristã, onde os pastores são testemunhas próximas do nascimento de Jesus em Belém. Ele geralmente aparece combinada com o episódio da Adoração dos Magos e, quando isso acontece, o nome mais comum para a cena é este último. A Anunciação aos Pastores, quando eles são convocados por um anjo para irem até o local do nascimento.

 

Gerritsz- séc. XVII
 

 
 
 

Lucas capítulo 2
 
 

Naqueles dias foi expedido um decreto de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado.
Este foi o primeiro recenseamento que se fez no tempo em que Quirino era governador da Síria.
 
Giorgione- séc. XVI
 
Jacob Jordaens- séc. XVII


Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
José também subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi,
para se alistar, acompanhado de Maria, sua esposa, que estava grávida.
Estando eles ali, completaram-se os dias de dar ela à luz;
teve seu filho primogênito, e o enfaixou e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

 
Paolo Veronese- séc. XVI


Naquela região havia pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.
Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e encheram-se de grande temor.
Disse-lhes o anjo: Não temais; pois eu vos trago uma boa nova de grande gozo que o será para todo o povo:
é que hoje vos nasceu na cidade de Davi um Salvador, que é Cristo Senhor.
 
Tintoretto- séc. XVI
Ribera- séc. XVII

Eis para vós o sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada numa manjedoura.
De repente apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:
Glória a Deus nas maiores alturas, E paz na terra entre os homens a quem ele quer bem.
Quando os anjos se haviam retirado deles para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos já até Belém, e vejamos o que aconteceu, o que o Senhor nos deu a conhecer.
 

Prospero Fontana- séc. XVI






Diziani- séc. XVIII

Foram a toda a pressa e acharam Maria e José, e a criança deitada na manjedoura;
e vendo isto, divulgaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino.
Todos os que o souberam, se admiraram das coisas que lhes referiam os pastores;
Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no seu coração
 




Rembrandt- séc. XVII


Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo quanto tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.
 

 

domingo, 22 de dezembro de 2013

Receitas doces de Natal

Para a época de Natal, existem diversas receitas  uma mais maravilhosa que a outra, mas tem 'receitinhas' que não podemos deixar de fazer, ou comprar, enfim de pelo menos apreciar em uma mesa natalina. Segue abaixo algumas receitas de doces:

 Panetone Tradicional

Use 3 colheres sp de fermento biológico, 1/4 xic de água, 6 colheres sp de açúcar, 500g de farinha de trigo, 1 colher café de sal, 3 ovos, 4 colheres sp de manteiga, 1 xic chá de leite, 1/2 xix de vinho branco, 1 colher sp de casca de laranja e de limão ralada, 1 xic de fruta cristalizadas, 1 xic de passas sem sementes, 1 xic de castanha-do-pará inteira ou picada, (pode substituir as frutas por pedaços de chocolate). Misture o fermento com a água, o açúcar e um pouquinho de farinha, só até formar um mingau. Cubra e deixe repousar uns 15 min ou até borbulhar. Numa vasilha grande, junte os outros ingredientes, menos as passas, as frutas cristalizadas e a castanha. Bata muito bem até levantar bolhas (deve ficar uma massa pegajosa). Cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de tamanho (cerca de 40min). Junte as frutas cristalizadas, as passas e a castanha, ponha a massa em forma de papel própria para panetone, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Deixe crescer novamente. Faça um corte na superfície em forma de cruz. Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido à temperatura alta(200C) até a superfície ficar bem dourada (cerca de 40 min).

Cuca de Nozes



 Use 100 g de manteiga sem sal, 2 ovos, 1 xic de açúcar, 3 xic de farinha de trigo, 1 colher sp de fermento em pó. Para a cobertura: 150 g de nata, 1 xic de açúcar, 300g de mel, 2 xic de nozes moídas, 1 colher de chá de essência de baunilha.
Derreta a manteiga em uma panela. Misture com os ovos, o açúcar, a farinha e o fermento. Misture bem. Coloque a massa em fôrma de 42cmx28cm untada e enfarinhada. Reserve.Para a cobertura, misture a nata, o açúcar, o mel, as nozes moídas e a essência de baunilha em um recipiente. Coloque a cobertura sobre a massa. Leve ao forno preaquecido, em temperatura alta por 30 minutos. Depois, baixe o fogo e deixe por mais 10 min. Retire do forno, deixe esfriar e corte em pedaços.


Rabanadas

 





1 xic de leite, 1,5 xic de açúcar, casca de 1 limão, 4 ovos, 1 filão de pão dormido, 1 colher de sopa de canela, 2 xic de óleo para fritar.
Junte o leite com duas colheres (sopa) de açúcar e a casca do limão e leve a ferver. Retire do fogo e reserve. À parte bata os ovos com um garfo. Corte o pão em fatias e passe primeiro no leite e depois nos ovos. Frite no óleo bem quente, uma fatia por vez. Escorra num papel absorvente e passe depois num prato com uma mistura de canela e o açúcar restante. Sirva mornas.


Pavê de Damasco e Castanhas


200 gr de damasco picado(s), 3/4 xícara(s) (chá) de água, 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar. Coloque em um refratário os damascos, a água e o açúcar. Leve ao micro-ondas por 7 a 8 minutos na potência alta. Reserve.
Para o creme: 1/2 litro(s) de leite, 2 unidade(s) de gema de ovo, 2 colher(es) (sopa) de amido de milho, 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar, 1 colher(es) (chá) de essência de baunilha. Em outro refratário, coloque os ingredientes do creme, misture bem e leve ao micro-ondas por 6 a 8 minutos na potência alta, mexendo a cada 2 minutos. Reserve.
Cobertura: 1/2 litro(s) de creme de leite fresco, 2 colher(es) (sopa) de açúcar, 1 colher(es) (chá) de essência de baunilha. Bata o creme de leite com o açúcar e a essência de baunilha até o ponto de chantilly. Reserve
Montagem: 1 pacote(s) de biscoito champagne, 1/2 xícara(s) (chá) de leite, 100 gr de castanha-do-pará picada(s), quanto baste de damasco para decorar. Faça camadas alternadas de biscoitos umedecidos no leite, as castanhas picadas, o creme e os damascos em calda. Finalize com biscoitos. Cubra com o chantilly e decore com os damascos e as castanhas. Sirva bem gelado.
 Torta de Maçã Preguiçosa




Corte em fatias 4 maçãs sem as cascas, coloque-as em um prato untado que possa ir ao forno. Sobre as maçãs coloque 1/2 xic de açúcar e 2 colheres de canela em pó. Acrescente 100 gr de uvas passas pretas. Depois peneire 1 xic de farinha de trigo, 1 xic de açúcar e 1 colher de fermento químico. Misturar. Coloque 4 ovos inteiros numa vasilha e misture. Derreta 125 gr de margarina sem ferver. Coloque a farinha sobre as maçãs, depois os ovos batidos e por último a margarina derretida morna ou fria. Com 2 garfos puxar a farinha misturando com os ovos e as maçãs. Misture tudo lentamente. Se quiser pode polvilhar um pouco mais de canela em pó por cima. Leve ao forno médio por 25 minutos. Que delícia!

Receita da minha sogra servida de costume na noite de Natal

sábado, 21 de dezembro de 2013

O verdadeiro espírito de Natal





Texto reproduzido do blog O Portal


"Pelo fato de haver praticamente vivido dos 7 aos 12 anos de idade, dentro de um pequeno Piper Cub pilotado por meu pai, histórias sobre aviadores e aviões me são bastante caras. Abaixo, relato da maneira como me foi contada essa História Natalina. Vale ressaltar que até a Segunda Guerra Mundial nós sabíamos perfeitamente quem era o mocinho e quem era o bandido. Hoje, infelizmente..." H.C.


Naquela manhã de 24 de dezembro de 1943, Charles Brown, de 21 anos, era o comandante do Boeing B-17 do 342º Grupo de Bombardeio em Kimbolton, Inglaterra. Seu B-17 era chamado “Ye Olde Pub” e se encontrava em terrível estado, após ser atingido diversas vezes por fogo antiaéreo e caças durante uma difícil missão de bombardeio de uma fábrica em Bremen, na Alemanha. Todo o equipamento de orientação, bússola, rádio, etc, estavam danificados e o avião absolutamente desorientado, se dirigia perigosamente cada vez mais para dentro do território alemão ao invés de voltar para a base em Kimbolton. Dos dez membros da tripulação sete estavam seriamente feridos e ele próprio sangrava, com um estilhaço encravado no ombro esquerdo.
Após um rasante sobre um aeroporto inimigo, Charlie Brown enquanto guiava o seu agonizante bombardeiro de volta para a base, sentiu o coração gelar quando olhou para a janela direita e viu que um Messerscmidt 109, avião de caça, armado até os dentes, voava junto à sua asa, perigosamente perto do que restava da sua Fortaleza Voadora.

O piloto de caça alemão, Franz Stigler havia sido ordenado a decolar e derrubar o que restava do B-17. Ao se aproximar do quadrimotor, o alemão não pôde acreditar no que estava vendo. Nunca tinha visto uma aeronave em estado tão ruim. Da cauda e da sessão traseira da aeronave pouco restava, o artilheiro de cauda estava ferido. O artilheiro de dorso tinha seus restos espalhados pela fuselagem. O nariz da aeronave estava esfacelado, e havia furos enormes por toda parte. Era só destruição.

Bem armado, Franz voou para o lado da Fortaleza Voadora e olhou fixamente para Charlie Brown que aterrorizado lutava para manter no ar seu destruído e ensanguentado avião. Parecia incrível que aquele B-17 tão despedaçado permanecesse no ar. Brown fazia de tudo para alcançar as costas da Inglaterra há 400 quilômetros dali.

Percebendo que os americanos não tinham a menor ideia de onde se encaminhavam, o piloto alemão começou a balançar as asas indicando que ele deveria virar 180 graus. Assim foi feito e Franz voou ao lado, escoltando o bombardeiro até o Mar do Norte, em direção à base na Inglaterra. Então, inesperadamente ele saudou Charlie Brown e voltou ao continente.

Ao pousar Franz, preencheu os formulários de praxe atestando haver derrubado o B-17 em pleno mar. Ele nunca disse a verdade a ninguém. Na chegada à Base, Charlie Brown e seus tripulantes contaram a verdade no relatório, mas receberam ordens de não comentar o incidente.

Mais de 40 anos se passaram e Charlie Brown não conseguia esquecer o incidente e queria encontrar o piloto da Luftwaffe que tinha salvado sua tripulação. O episódio do piloto alemão que recusou-se a atacar o adversário ferido continuava a lhe perseguir. Brown continuava no firme propósito de encontrar o piloto inimigo que o havia ajudado a chegar a base distante. Franz por sua vez jamais falou sobre a aventura, nem mesmo em reuniões no pós-guerra.

Quis o destino que eles se encontrassem numa reunião do 342º Grupo nos EUA em 1989, junto com outros cinco tripulantes do B-17. Brown escreveu numerosas cartas para fontes militares alemãs, mas teve pouco ou nenhum sucesso. Finalmente, uma pequena nota em jornal de veteranos da Luftwaffe exibiu uma resposta de Franz Stigler, ás de 28 vitórias aéreas. Ele, descobriu-se finalmente, foi aquele anjo misericordioso nos céus da Alemanha naquele fatídico 24 de dezembro, Véspera do Natal de 1943.

Foram 46 anos de espera, mas em 1989 Charles Brown, após uma troca de cartas, encontrou o misterioso homem do Me 109. Sabatinado, Stigler discorreu sobre detalhes comuns aos dois aviadores e não restou a menor dúvida sobre sua identidade. Na sua primeira carta para Brown, Stigler escreve:

- “Após todos esses anos, imagino o que aconteceu com o B-17, ele sobreviveu?”

Sobreviveu, por pouco. Mas porque o alemão não destruiu sua presa, absolutamente indefesa?

- “Não tive coração para aniquilar aqueles bravos homens, disse Stigler. Voei ao lado deles por um longo tempo. Eles tentavam desesperadamente voltar para a Base, e eu ia permitir que o fizessem. Eu não podia ter atirado neles”.

Após a guerra Stigler emigrou, para o Canadá e viveu perto de Vancouver, na Columbia Britânica. Um certo dia Brown voou para lá para uma reunião. Confraternizaram.

- "Ele quase quebrou minhas costelas, tão forte foi o seu abraço, disse Brown”.

Dai em diante os dois se visitaram com frequência e apareceram juntos em eventos militares nos EUA e Canadá. No Air Force Ball de Miami em 1995, os dois receberam diversas honrarias. Franz Stigler faleceu no dia 22 de março de 2008, aos 92 anos de idade.

Toda essa história aconteceu porque Franz Stigler não disparou suas armas naquele 24 de dezembro de 1943."


Hugo Caldas.
 
 
 
[Outra fonte relata que Stigler havia seguido o conselho de seu antigo comandante Gustav Rödel,  que - durante a campanha do Norte da África - lhe havia ordenado que jamais atirasse em um piloto inimigo que tentava escapar de paraquedas (um bom soldado aprende com seu comandante), ele também não contou a ninguém o que havia ocorrido naquele dia tão especial.  Charlie Brown, morreu 8 meses depois, em 25 de novembro de 2008, aos 86 anos de idade.]
 
Assista o vídeo (em inglês) sobre esta grande história:

Bf 109 pilot Franz Stigler and B-17 pilot Charlie Brown's first meeting

youtu.be
 

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

REUMATISMO EM CRIANÇAS













A maioria das pessoas pensa que as doenças reumáticas são exclusivas da população adulta. De fato, muitas das condições ditas “reumáticas” são associadas a doenças degenerativas, como o desgaste de cartilagens, o enfraquecimento muscular e a perda de massa óssea. No entanto, existe um número grande de reumatismos que também pode afetar a população infantil. Essas doenças geram nas crianças sintomas semelhantes aos que afetam os adultos, como dor e rigidez nas articulações e algumas delas podem levar a dano e limitação permanentes comprometendo o futuro do pequeno paciente.
Acredita-se que cerca de 25% das doenças reumáticas, em geral ocorram em menores que 16 anos de idade nos países desenvolvidos e estima-se que este percentual seja ainda maior nos países do 3º mundo como o nosso, devido a grande associação com baixo nível sócio-econômico de algumas patologias. No Brasil, assim como em outros países subdesenvolvidos, a Febre Reumática (FR) é a doença reumatológica mais frequente seguida da Artrite Reumatoide Juvenil (ARJ). Outras patologias inflamatórias como o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), a Dermatopolimiosite (DMP), a Esclerodermia (ESP), as vasculites, etc., são também causas importantes de visitas ao reumatologista pediátrico, lembrando ainda das doenças não inflamatórias, como a “Dor de Crescimento”, a Fibromialgia, e a Síndrome da Hipermobilidade. Além disto, não é raro o reumatologista pediátrico ser chamado para opinar em doenças não reumatológicas, como leucemias, anemias, problemas de tiróide, que comumente também afetam o sistema músculo-esquelético.


De uma hora para a outra, a criança cai repetidamente, tropeça ou caminha com dificuldade deixando de fazer atividades rotineiras e comuns como correr ou jogar bola. Ou então sente algum tipo de dor que pode ser constante e não melhora com analgésicos, até mesmo em repouso e incomodando o sono à noite. Isso pode ser sinal de algum problema reumatológico, inflamação nas juntas causada por fatores diversos, como má postura e infecções na garganta além de predisposição genética. Se não for tratado adequadamente, o mal pode provocar deformidades articulares e até invalidez. Desta forma, na presença de queixas deste tipo, recomenda-se ir ao pediatra o mais rápido possível, evitando adiar a consulta e havendo necessidade, este encaminhará a criança para nós especialistas em reumatologia pediátrica. Deve-se evitar o uso de medicamentos por conta própria ou “simpatias” e remédios caseiros. É importante ressaltar que a cada 100 crianças, duas vão a consultas médicas devido a queixas reumatológicas. Muitas vezes, a doença demora a ser identificada e a criança passa por no mínimo quatro especialistas diferentes o que pode atrasar o diagnóstico por cerca de até um ano. A depender da causa, o tratamento requer o uso de anti-inflamatórios  antibióticos, e drogas para prevenir a progressão da doença, além de fisioterapia e até mesmo psicoterapia.
Portanto a avaliação do especialista é indispensável já que há potencial para que estas doenças deixem sequelas permanentes, mas se forem precocemente bem tratadas, possibilita-se à criança uma vida praticamente normal. Assim, a divulgação destes conhecimentos para a população e os profissionais de saúde, facilitam o acesso dos pacientes ao atendimento especializado. Isto por que a detecção e tratamento precoce desses problemas possibilitam a prevenção de danos permanentes e uma vida integrada para a criança.

Ao contrário da crença popular, a artrite acomete crianças e adolescentes. A artrite reumatóide juvenil é uma doença relativamente rara, mas é apenas uma das centenas de tipos de artrites que podem afetar crianças, e a mais comum – é, de fato, duas vezes mais comum que o diabetes, ocorrendo na proporção de 3 meninas para cada menino afetado. A doença acomete qualquer raça e qualquer idade antes dos 16 anos, mas os picos de maior incidência estão entre 1 a 5 e de 10 a 14 anos de idade.

Na Inglaterra a incidência varia de 0.06% a 0.1% e nos Estados Unidos de 0.01% a 0.11% da população infantil até 16 anos. Seis a oito casos novos para uma população de 100.000 crianças abaixo de 16 anos aparecem anualmente na Finlândia. Além das juntas, a Artrite Reumatoide Juvenil pode afetar outras partes do corpo como coração, olhos, músculos, tendões, fígado e pele. É uma doença que pode durar anos, com períodos eventuais de remissão e atividade, quando o paciente tem dores e febre. Não é fatal, mas sem tratamento adequado pode causar complicações para a vida da criança como deixar de utilizar normalmente um membro do corpo como um braço ou uma perna, ou ainda deixar de andar e tornar-se totalmente dependente da família. No entanto, quando tratada de forma adequada a maior parte das crianças afetadas tem uma vida independente e de boa qualidade.

Toda criança com inchaço ou dificuldade de movimentar alguma articulação ou que tenha febre prolongada sem causa evidente, deve procurar o médico.
Uso correto das medicações prescritas e atividade física é necessário para manter a função articular.
A ajuda e o amor dos pais, amigos e da escola são os apoios essenciais para que se sinta segura e capaz de superar a doença e as limitações por ela atribuídas.

 Profª. Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Prancha: exercício para definir abdome

Prepare-se para o verão!


prancha-revista-pilates


O Pilates é um dos métodos mais eficazes para o fortalecimento do abdome. Ele trabalha todo o centro de força do corpo, que abrange os músculos abdominais, costas, glúteos e coxa. Isso ajuda a dar suporte para o corpo e corrigir a sua postura, além de deixar a barriga firme e desenhar a cintura.
E um dos exercícios mais poderosos para conquistar tudo isso é a prancha. Esse movimento é o que se chama de exercício isométrico, em que você precisa sustentar o seu corpo em contração por algum tempo, sem se mexer. Ufa! Tem que ter muita força no abdome, muita concentração para não relaxar, e equilíbrio.
A prancha do Pilates exige uma respiração correta e controlada, inspirando e expirando devagar. Esse exercício não só trabalha a estabilidade da coluna como também fortalece braços, ombros e é um dos melhores para as costas. Além disso, a prancha aumenta a flexibilidade da parte posterior do corpo, alongando as escápulas, ombros e pernas.
Trabalhando os músculos estabilizadores da coluna e dos quadris, você vai ganhar postura e definição, prevenindo e normalizando desvios como a lordose, por exemplo. Os exercícios de prancha ajudam ainda a combater o estresse e a ansiedade.
Existem algumas variações da prancha no Pilates, mas uma das posições mais comuns é a deitada de barriga para baixo, com os antebraços e pés apoiados no chão. O movimento é o de levantar o corpo como se fosse uma flexão, contraindo o abdome o tempo todo e tentando manter coluna e pelve neutras, com o corpo reto.
Mas a prancha é um exercício complexo, que precisa ser feito sempre com o acompanhamento de um instrutor qualificado, para garantir a sua segurança e a correta execução dos movimentos. O exercício pode ser feito apoiado na Stability Ball, o que aumenta a dificuldade.


revistapilates

A Anunciação eternizada pelos grandes mestres da pintura


Sandro Botticelli



Ficheiro:Annonciation 1470 Синалунга, ц сан Бернардино.jpg
Benvenuto di Giovanni, 1470
 
Ficheiro:Anunciación (Mariotto).jpg
Mariotto Albertinelli, séc XV

 
Carlo Crivelli, séc XV

 
Matthias Grünewald, 1512-1516

 
Simone Martini, 1313-1342

 

El Greco




 


Leonardo da Vinci







 



sábado, 14 de dezembro de 2013

A Anunciação do Senhor a Maria





Deus que, no decorrer dos séculos, tinha encarregado os Profetas de transmitirem aos homens a Sua Palavra, ao chegar a plenitude dos tempos, determina enviar-lhes o Seu próprio Filho, o Seu Verbo, a Palavra feita Carne.

Contudo, Deus quis que a Encarnação fosse precedida da aceitação, por parte daquela que Ele predestinara para mãe do Homem-Deus, para que «assim como uma mulher contribuiu para a morte, também outra mulher contribuísse para a vida»
 
(Lumen Gentium, 56).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No momento da Anunciação, através do Arcanjo Gabriel, Deus expõe a Maria os Seus desígnios.
E Maria, livre, consciente e generosamente, aceita a Vontade do Senhor a seu respeito, realizando-se assim o Mistério da Encarnação do Verbo.
 


Nesse momento, com efeito, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade começa a Sua existência humana.
O Filho de Deus faz-Se Filho do Homem!
 

Livro de Isaías(7, 10-14)
O Senhor mandou dizer de novo a Acaz:

«Pede ao Senhor teu Deus um sinal, quer no fundo dos abismos, quer lá no alto dos Céus».

Acaz respondeu:
«Não pedirei tal coisa, não tentarei o Senhor».
 
Isaías respondeu:
 
«Escuta, pois, casa de David: 'Não vos basta já serdes molestos para os homens, senão que também ousais sê-lo para o meu Deus?'
Por isso, o Senhor, por sua conta e risco, vos dará um sinal.
Olhai: 'A jovem está grávida e vai dar à luz um filho, e há de pôr-lhe o nome de Emanuel' ».
 
 
Livro dos Salmos
(40/39, 7-8.8-9.10.11)
 
Não quiseste sacrifícios nem oblações,
mas abriste-me os ouvidos para escutar;
não pediste holocaustos nem vítimas.


Então, eu disse:"Aqui estou!
No Livro da Lei está escrito
aquilo que devo fazer".


(...)Esse é o meu desejo,
ó meu Deus;
a Tua lei está dentro
do meu coração.


Anunciei a Tua justiça
na grande assembleia;
Tu bem sabes, Senhor,
que não fechei os meus lábios.
 

Não escondi a Tua justiça
no fundo do coração;
proclamei a Tua fidelidade
e a Tua salvação.

 
Não ocultei à grande assembleia
a Tua bondade e a Tua verdade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Evangelho segundo S. Lucas(1, 26-38)
 
Ao sexto mês, o Anjo Gabriel foi enviado, por Deus, a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré;
a uma Virgem desposada com um homem, chamado José, da casa de David; e o nome da Virgem era Maria.


Ao entrar em casa dela, o Anjo disse-lhe:
 «Salve, ó cheia de Graça, o Senhor está contigo!»
Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se, e inquiria a si própria o que significava tal saudação.

Disse-lhe o Anjo:
«Maria, não temas, pois achaste Graça diante de Deus.
Hás de conceber no teu seio e dar à luz um Filho, ao qual porás o nome de Jesus.
Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo.
O Senhor Deus vai dar-Lhe o trono de Seu 'pai' David,
reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o Seu reinado não terá fim».


Maria disse ao Anjo:
«Como será isso, se eu não conheço homem?»

O Anjo respondeu-lhe:
«O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a Sua sombra.
Por isso, Aquele que vai nascer é Santo, e será chamado Filho de Deus.
Também a tua parente Isabel concebeu um filho, na sua velhice, e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque a Deus nada é impossível».


Maria disse, então:«Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra». E o Anjo retirou-se de junto dela.