Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Movimentar o corpo é importante para evitar dores ao longo da vida



O Bem Estar do dia 21 deste mês explicou os benefícios de dançar frevo.

Programa falou também sobre dor nas costas, erros de postura e gota.

Com o passar dos anos, as pessoas vão ficando mais velhas e costumam reclamar cada vez mais de dores no corpo. Segundo a reumatologista Evelin Goldenberg, isso acontece porque há um desgaste natural das articulações e cartilagens, que favorecem as dores. Se o corpo fica parado, o risco desses problemas ao longo da vida é muito maior e, por isso, a dica é sempre se movimentar o máximo possível e fazer atividade física, como alertou a pediatra Ana Escobar no Bem Estar.
 
Uma das maneiras de fazer isso é a dança – para comemorar seu terceiro aniversário, o Bem Estar convidou bailarinos e músicos para mostrarem como se dança o frevo. Passos com saltos ou agachados são alguns dos principais da dança, que movimenta bastante o corpo. No entanto, no início, é fundamental tomar cuidado para não prejudicar a coluna.

Problemas na coluna, inclusive, costumam ficar muito mais visíveis no verão já que as pessoas usam roupas mais leves e mostram mais o corpo.
A repórter Natália Ariede levou o ortopedista e cirurgião da coluna Rafael Pratali à praia, para avaliar as costas dos banhistas e verificar se há sinais de problemas, como a escoliose, por exemplo.

A escoliose é uma alteração no alinhamento da coluna, que sofre uma rotação e fica similar à letra "S", deixando ainda um dos ombros mais baixo do que o outro. Além da aparência, esse problema, que é mais comum em mulheres e adolescentes, pode também provocar dores musculares.
O diagnóstico é feito através de uma radiografia que mede o ângulo que a coluna faz - se tiver menos de 20 graus, é só acompanhar a evolução para ver se não piora; se tiver entre 20 e 40 graus, é preciso usar um colete para ajustar a coluna; se tiver mais de 40 graus, o médico pode indicar até mesmo a cirurgia.
 
No entanto, o médico alerta que a grande maioria dos casos é considerada escoliose de baixo grau e apenas hábitos saudáveis, como esporte, caminhada e fisioterapia, já ajudam a corrigir e a tratar.
Estima-se que 80% das pessoas terá dor nas costas em algum momento da vida e, em alguns casos, a culpada é a escoliose - no entanto, a maioria dos casos não causa dor ou incômodo.
A pediatra Ana Escobar explica que a dor nas costas é um sintoma de uma série de doenças, desde problemas na coluna, como hérnia de disco, ou em outras partes no corpo, como pedra nos rins, disfunção na ATM ou até endometriose. Por isso, é sempre importante investigar.
 
 
Gota

 A gota ocorre quando o corpo não consegue eliminar o ácido úrico produzido em excesso, ou quando fabrica muito mais do que deveria. Esse ácido, então, acumula-se nas articulações (punhos, cotovelos, tornozelos, joelhos e pés), cristaliza-se e causa uma inflamação.
Pacientes com gota, portanto, devem evitar alguns alimentos, especialmente aqueles que têm alto teor de purina, uma das substâncias responsáveis por criar o ácido úrico. Peixes e frutos do mar, como sardinha, salmão, bacalhau, ovas de peixe, camarão e caranguejo, por exemplo, são alguns deles.
 
De acordo com a reumatologista Evelin Goldenberg, esses alimentos não são bons para quem tem problemas nas articulações justamente porque têm purina, a proteína que pode agravar as dores. Isso acontece porque a purina, ao ser ingerida, é processada no fígado, transformando-se em ácido úrico. Esse ácido úrico, em excesso, pode se acumular nas articulações e formar cristais, causadores da inflamação e da dor.
 
 

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O fim das sacolas plásticas (?)


 No Brasil, leis das sacolas plásticas não saíram do papel


article image


Califórnia está prestes a banir sacolas plásticas em todo o estado este ano, enquanto o Brasil tem leis semelhantes, mas não as cumpre


Usada por consumidores há cerca de meio século, mas execradas recentemente por seu impacto danoso ao meio-ambiente, as sacolas plásticas já são praticamente obsoletas na Califórnia, onde um número crescente de políticos e legisladores passou a considerá-las símbolo do desperdício ambiental. No Brasil, pelo menos 15 capitais também adotaram leis para banir o uso das sacolinhas plásticas. Porém, o que mais se vê em supermercados em todo o país são consumidores empilhando sacolas plásticas em seus carrinhos de compra. Como acontece com outras proibições em vigor no Brasil, elas existem, mas não há fiscalização.
 
Na vanguarda da preservação ambiental e da conscientização de sua população, a Califórnia deveria servir de exemplo para os estados brasileiros. Desde 2007, sacolas plásticas foram proibidas em quase 100 municípios do estado, incluindo Los Angeles, que no início deste ano tornou-se a maior cidade dos EUA a executar essa proibição. Sacos de papel, que são biodegradáveis e mais fáceis de reciclar, costumam estar disponíveis nos supermercados por uma pequena taxa, geralmente 10 centavos.  Agora, os legisladores em Sacramento, a capital, estão tentando transformar o estado no primeiro do país a proibir o uso das sacolas plásticas em todas as suas cidades. A lei deve ser aprovada este ano.
 
No Brasil grande parte das leis que desestimulam o uso das sacolas plásticas não obrigam sua retirada de circulação, mas determinam que os estabelecimentos ofereçam um desconto nos itens comprados por consumidores que não usarem os sacos plásticos. As leis brasileiras também obrigam os supermercados a viabilizar alternativas (sacolas de lona, ou retornáveis) e informar com cartazes sobre o desconto e os males ao meio-ambiente que as sacolas plásticas trazem. São raros, porém, os estabelecimentos que cumprem todas essas normas.
 
O combate às sacolas plásticas tem fundamento. Elas costumam ser usadas uma ou duas vezes, mas podem durar até um milênio. Apenas uma pequena fração dos sacos são reciclados, em grande parte porque entopem as máquinas de triagem em usinas de reciclagem e por isso devem ser separados de outros plásticos. Muitos sacos acabam presos a árvores, em bueiros ou em aterros sanitários. Eles causam a obstrução da rede de captação de águas pluviais e provocam enchentes recorrentes em zonas urbanas.


opiniaoenoticia



[Na China pude vivenciar em supermercados  e na maioria dos estabelecimentos que vendem alimentos, o hábito de levar sacolas. Por muitas vezes esqueci de leva-las e tive que comprar algumas, mas no supermercado não eram de plástico. Eram de tecido tipo TNT. Os únicos locais que oferecem sacolas plásticas são as fruteiras. No principio achei estranho, mas logo a gente acostuma a sair com as sacolas. E a natureza agradece.]

Cientistas usam design da romã para criar bateria 10x melhor que as atuais




Está em desenvolvimento um novo tipo de bateria que consegue armazenar até dez vezes mais energia que os modelos convencionais. Ela foi pensada por cientistas da Universidade de Stanford, que se inspiraram em romãs para encontrar o design ideal.
Há algum tempo se tenta criar baterias de lítio que, para manter a carga, usem silício, que tem potencial dez vezes superior ao dos materiais usados atualmente. Só que o silício se quebra no momento da recarga, por causa do calor.
Foi aí que entrou a fruta, a peça que faltava no quebra-cabeças. O pessoal de Stanford uniu nanofios de silício em bolhas de carbono e os organizaram da mesma forma que as sementes da romã; assim, a eletricidade é conduzida sem que se precise expor o silício.
Os núcleos são tão pequenos que é difícil acontecer de se romperem, e há bastante espaço entre eles para que o silício se expanda sem ser rompido.
Mesmo depois de mil ciclos de recarga, essa bateria é capaz de funcionar em 97% de sua capacidade, o que a torna apta ao mercado comercial. Só que ela ainda não está totalmente pronta, deve levar algum tempo até que sejam liberadas.
 
 

Mãos: belezas da engenharia natural do corpo humano


Porque sua mão é uma das peças mais complexas e belas da engenharia natural do corpo humano.

piano maos tocando


Sim, o cérebro é a peça humana mais importante, o fator que mais nos distingue de outros animais e nos permite ser a espécie dominante.
No entanto, outras partes do nosso corpo são tão brilhantes quanto o nosso cérebro, triunfos da engenharia complexa que requintadamente evoluiu para nos deixar realizar uma série de tarefas.
 
 
Por exemplo? Nossa mão.
Essa poderosa parte do nosso corpo nos permite manipular pequenos objetos com grande precisão e possui uma versatilidade que nos diferencia de todas as outras criaturas do planeta.

 

Anatomia perfeita

Nossos braços e pernas são membros pentadáctilos – eles têm cinco dígitos. Quando animais de quatro patas começaram a se mover do mar para a terra, cerca de 380 milhões de anos atrás, alguns tinham até oito dígitos. O familiar “modelo” de cinco dígitos logo se tornou padrão, e desde então foi modificado em certos grupos, tais como sapos e aves.
Segundo o anatomista Quentin Fogg, da Universidade de Glasgow (Escócia), a mão tem um dos arranjos de músculos mais estranhos no corpo.
A maioria dos seus movimentos é controlada por músculos que não estão localizados nela, mas sim no antebraço. Os músculos do antebraço se conectam aos ossos dos dedos através de tendões longos, que passam por um pulso flexível.
Esta musculatura remota dá movimento e força aos dedos, que não seria possível se todos os músculos tivessem que ser ligados diretamente a eles.
Com efeito, a mão é simplesmente um fantoche ósseo, sustentado por ligamentos e controlado pelo antebraço.
 
 
As mãos são infinitamente úteis
 
 
Mas esse arranjo permite-nos fazer muitas coisas. Em um extremo, possui uma impressionante força, que nos deixa escalar montanhas, por exemplo. Através do uso habitual e treinamento, até mesmo um único dedo pode suportar todo o peso do corpo. No outro extremo, um pianista precisa de grande fineza e isso vem de dentro de músculos da mão, chamados de músculos intrínsecos.
Alguns destes músculos controlam especificamente o polegar e o dedo mínimo, enquanto outros, como os lumbricais, não estão diretamente ligados aos ossos, mas a tendões, dando a maravilhosa sutileza aos nossos movimentos.
 
Curiosidade: ninguém duvidaria que o dedão é o mais importante de todos os dedos. Ele é responsável por 40% da capacidade da mão. Mas não se engane e pense que o oposto também é verdadeiro: o dedo mínimo está longe de ser o mais dispensável; pelo contrário, ele é o segundo dedo mais importante da mão. Estranhamente, o dedo que podemos perder com o mínimo de inconvenientes é o indicador. Ele pode ser incluído ou excluído de tudo o que fazemos com nossas mãos.
 
A pele nas pontas dos nossos dedos também é muito especializada. Se você cortar a ponta de um dedo, verá células de gordura, que funcionam como almofadas de proteção para o enorme número de terminações nervosas embaixo delas. Receptores na pele dos nossos dedos respondem à luz, pressão, toque, dor e temperatura.
As unhas desempenham um papel crucial também. Se você não tivesse essa estrutura rígida contra a qual pressionar, não seria capaz de julgar com quanta firmeza teria que segurar qualquer coisa.

 

…E o pé

A mão pode parecer, à primeira vista, um pouco mais interessante que o pé, mas este é igualmente complexo.
Contendo 26 ossos, 33 articulações, 19 músculos e 57 ligamentos, é uma das poucas peças de anatomia que podem competir com a mão em complexidade.
 
Aliás, em muitos aspectos, é por causa do pé que evoluímos mãos tão extraordinárias. A capacidade de andar na vertical dos primeiros seres humanos significou que eles ficaram com a mão livre para desenvolver a sua anatomia e capacidades únicas. [BBC]
 
 
 
 
[O magnifico corpo humano!]

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A arte em miniatura de David Edward

Violino de 3,8 cm comparado a uma cravelha, usada para afinar cordas do instrumento (Foto: Divulgação/David Edwards)
Violino de 3,8 cm comparado a uma cravelha, usada para afinar cordas do instrumento


O músico escocês David Edward, de 76 anos, tocou violoncelo na Orquestra Nacional da Escócia por 23 anos. Porém, em 1983, desistiu da carreira para se dedicar a um outro ofício: trabalhar como miniaturista profissional, e algumas de suas obras chegam custar R$ 3.250.
 
O que começou como um passatempo se transformou sua principal atividade, e David se tornou referência mundial por causa de suas miniaturas. As esculturas incluem ferramentas, objetos domésticos e até mesmo instrumentos musicais, como é um caso do menor violino do mundo, com apenas 3,8 cm, de acordo com o jornal “Daily Mail”.
 
Ampulheta 12 vezes menor do que tamanho real é colocada em cima de um ovo (Foto: Divulgação/David Edwards)
Ampulheta 12 vezes menor do que tamanho real é vista em cima de um ovo

 
Esses pequenos trabalhos de Edward geralmente são feitos 12 vezes menores do que o tamanho original, com uma atenção notável aos detalhes. Em algumas das fotos, é possível comparar o objeto original, que inspirou a obra, e a miniatura.
 
Artista ganhou fama internacional devido ao nível de detalhe de suas obras (Foto: Divulgação/David Edwards)
 
Artista ganhou fama internacional devido ao nível de detalhe de suas obras
 
No site de David Edward, há mais informações a respeito do trabalho do artista, assim como diversas fotos de suas miniaturas e o contato para interessados em adquirir alguma de suas peças.
 
Algumas peças do artista chegam a valer R$ 3.250 (Foto: Divulgação/David Edwards)
 
 
 
 
 
 
 
 

O que acontece com o seu corpo depois de apenas uma sessão de exercícios

Os benefícios do exercício (Foto: Reprodução)


Não importa se você resolveu voltar a jogar bola, se começou a correr no parque, a nadar na piscina comunitária ou se fez jus àquela matrícula na academia e finalmente foi até ela: se você começou a fazer exercícios físicos, grandes são as chances que você demore um pouco até ver os resultados práticos da sua grande decisão. Seja definição muscular, perda de peso ou até mesmo bem-estar (aquela sensação boa que dá depois do exercício e que, eu juro, é real), essas coisas não vêm de um dia pro outro e é preciso ter disciplina e constância na prática de exercício pra ver as consequências.
 
 
Isso não significa, contudo, que seu corpo não esteja se beneficiando muito rápido da atividade física. Você pode não ver, mas depois de meia hora de exercício físico seu organismo já começa a mudar pra melhor - e essas mudanças, claro, se acumulam se você mantiver a atividade física na sua rotina.
 
Veja o que acontece dentro do seu corpo depois de apenas uma sessão de exercícios:
 
Fazer exercícios é eficaz pra combater o stress por dois motivos: primeiro, porque o stress é o seu corpo se preparando para o combate - correr ou lutar - e o exercício físico acaba dando vazão a esse impulso. Em segundo lugar, as endorfinas produzidas pelo corpo também são eficazes combatendo o stress. E tudo isso já tem efeito desde a primeira vez que você se exercita.
 
Seu DNA, como você já sabe a essa altura, foi herdado do código genético dos seus pais. Nesse aspecto, ele não muda. Mas o exercício físico é capaz de ativar genes adormecidos - por exemplo, genes ligados às instruções de como o corpo deve desenvolver músculos, de acordo com um estudo recente, que descobriu que apenas alguns minutos de exercício já são suficientes pra desencadear o processo. Exercitar-se, portanto, diminui o peso que a sua carga genética pode ter na manutenção da sua saúde.
 
Fazer exercício faz o corpo produzir endorfinas, substancias químicas que melhoram a memória, o bom humor, a disposição física e mental, o sistema imunológico, a concentração e tem efeito anti envelhecimento, entre outras coisas. É por causa delas que, depois de algumas semanas mantendo a rotina de academia intacta, você vai sentir falta: seu corpo vai pedir, mais uma vez, o bem-estar provocado pela substância química no cérebro. É quase como uma droga.
 
O intenso fluxo de sangue que invade seu cérebro quando você faz exercícios físicos é uma espécie de turbo para as células cerebrais. Trabalhando em alta atividade, elas garantem alta clareza mental e foco durante e logo depois a atividade física - e isso vale pra poucos minutos de exercício, já que esse estudo mostrou que bastam 10 minutos de atividade física pra você ter benefícios nesse sentido.
 
 

ESTENOSE ESPINHAL















A estenose espinhal é um estreitamento da coluna vertebral que causa uma pressão sobre a medula espinhal ou um estreitamento das aberturas (chamadas de forame neural) onde os nervos espinais deixam a coluna espinhal. Este estreitamento pode acontecer na coluna cervical (pescoço), na coluna lombar (lombalgia) e muito raramente na coluna torácica (região torácica).

“A idade média de início dos sintomas da estenose degenerativa é de 60 anos. Os homens são atingidos duas vezes mais que as mulheres. A estenose primária ou congênita pode se apresentar até os 30 anos de idade. O risco dos sintomas aparecerem aumenta com a idade por causa da sobreposição de alterações degenerativas associadas ao envelhecimento. Indivíduos com osteoartrose, artrose, escoliose, nanismo, espondilolistese e doença de Paget apresentam um risco aumentado de desenvolvimento de estenose espinhal”, afirma o neurocirurgião Cezar Augusto Oliveira (CRM-SP 123.161), especialista em coluna.

A seguir, o médico esclarece as principais dúvidas sobre a doença:

01) Quais são as causas mais comuns para o aparecimento da estenose espinhal?

Dr. Cezar Oliveira - A estenose espinhal geralmente ocorre em decorrência do envelhecimento, quando os discos ficam mais secos e começam a crescer demais. Ao mesmo tempo, os ossos e ligamentos da espinha engrossam ou ficam maiores devido à artrose ou a um outro inchaço/inflamação de longo tempo. Além da idade, a estenose espinhal também pode ser provocada por:

Artrose da espinha, geralmente em idosos;

Doenças nos ossos, como a Doença de Paget ou a acondroplasia (forma mais comum de nanismo rizomélico);

Defeito ou crescimento na espinha que estava presente desde o nascimento (defeito congênito);

 Hérnia de disco, que muitas vezes aconteceu no passado;

 Lesão que provoca pressão sobre as raízes do nervo ou da medula espinhal;

Tumores na espinha.

 02) Como a doença é diagnosticada?

Dr. Cezar Oliveira - Durante o exame físico, o médico tenta encontrar o local da dor e descobrir como ela está afetando os movimentos do idoso. Para isso, ele vai pedir que o paciente:

 Sente, fique de pé e caminhe nas pontas dos pés e depois nos calcanhares;

 Se curve para frente, para trás e para o lado;

 Levante as pernas retas enquanto estiver deitado. Se a dor for pior quando o idoso fizer esse exercício, ele pode ter dor no nervo ciático, especialmente se sentir dormência ou formigamento em uma das pernas.

Durante este exame, o médico também vai movimentar as pernas do idoso em posições diferentes, inclusive dobrando e esticando os joelhos. Ao mesmo tempo, irá verificar sua força e capacidade de se movimentar. Para testar a função nervosa, o médico usará um martelo de borracha para verificar os reflexos do idoso. Para testar a sensibilidade, tocará suas pernas em muitos lugares usando um alfinete, um cotonete ou uma pena. Um exame neurológico pode confirmar a fraqueza das pernas e a diminuição da sensibilidade dos membros. Neste sentido, alguns exames podem ser feitos, como uma ressonância magnética da espinha, uma tomografia computadorizada da espinha e/ou ainda um raio X da coluna.

 03) Quais são os principais sintomas da estenose espinhal?

Dr. Cezar Oliveira - Os sintomas da doença pioram lentamente com o tempo. Mais frequentemente, os sintomas são de um lado do corpo ou do outro, mas podem envolver ambas as pernas. Dentre os sintomas mais comuns, destacam-se dormência, cãibras, dor nas costas, nas nádegas, nas coxas ou panturrilhas, no pescoço, nos ombros ou braços, além de fraqueza em parte da perna ou do braço. A ocorrência dos sintomas e seu agravamento são mais prováveis de acontecer quando o idoso fica de pé ou anda. Muitas vezes, os sintomas diminuem ou desaparecem quando o paciente senta ou curva-se para frente. A maioria das pessoas com estenose espinhal não consegue andar por muito tempo. Sintomas mais sérios da doença podem incluir dificuldades ou falta de equilíbrio para andar e problemas para controlar a urina ou os movimentos intestinais.

 04) Como é feito o tratamento da estenose espinhal?

Dr. Cezar Oliveira - O principal objetivo do tratamento da estenose espinhal é controlar a dor do idoso e mantê-lo ativo. Assim, de acordo com cada caso, é possível indicar fisioterapia, massagem, acupuntura, bolsas de gelo, terapia térmica, alguns medicamentos para dores crônicas e até mesmo terapia, que pode ser útil se a dor estiver causando sérios impactos na qualidade de vida do idoso. Se a dor não responder a esses tratamentos ou se o paciente apresentar perda de movimento ou de sensibilidade, uma cirurgia pode ser indicada. A cirurgia é feita para aliviar a pressão nos nervos ou na medula espinal. O médico pode optar pela cirurgia quando os sintomas da estenose espinhal se agravam muito. Dentre as técnicas disponíveis destacam-se a foraminotomia, a laminectomia e a fusão espinhal.

 05) Qual o prognóstico da estenose espinhal?

Dr. Cezar Oliveira - Muitas pessoas com estenose espinhal conseguem ser ativas por muitos anos, embora possam precisar fazer algumas alterações em suas atividades diárias ou de trabalho. A cirurgia de coluna muitas vezes alivia os sintomas parcialmente ou totalmente. Contudo, pacientes que já vinham sofrendo de dor na coluna há muito tempo, antes da cirurgia, ainda têm probabilidade de ter alguma dor depois do ato cirúrgico. A fusão espinhal nem sempre elimina toda a dor e os outros sintomas. Novos problemas de coluna são possíveis após a cirurgia. A área da coluna vertebral acima e abaixo da fusão espinhal tem maior probabilidade de ser forçada quando a espinha se movimenta. Se o paciente precisar de mais de um tipo de cirurgia na coluna (como laminectomia e fusão espinhal), ele terá mais probabilidades de apresentar problemas futuros.
 
 
Fonte: terra

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Benefícios das gelatinas na reposição de colágeno no organismo

Gelatinas


As gelatinas “em pó” beneficiam cada vez mais a saúde humana. Segundo o professor do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Jaime Farfan, o uso da gelatina como ingrediente ou como sobremesa tem contribuído para fortalecer unhas, cabelos e hidratar a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho.
Sendo um produto extraído do colágeno, especialmente do colágeno bovino, a gelatina contém uma série de fragmentos de proteínas que quando absorvidas pelo intestino são parcialmente digeridas e fornecem aminoácidos  fundamentais para a manutenção de ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações  explica Farfan.
 
Um organismo saudável necessita de colágeno para a manutenção do tônus muscular e de uma pele firme, com uma reposição diária de aproximadamente 1g por quilo de peso corporal. Pesquisas mostram que, por volta dos 25 anos, o organismo começa a diminuir a produção de colágeno em contraposição à necessidade constante dessa importante molécula no processo de rejuvenescimento reparação celular.
 
Aos 50 anos, o corpo só produz em média 35% do colágeno necessário. Supõe-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento. Com a diminuição do colágeno, os músculos ficam flácidos, diminui a densidade dos ossos, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa, com aspecto de almofada. Os cabelos perdem o viço, pois diminui a espessura do fio capilar. Alguns órgãos podem sofrer deslocamento e apresentar mau funcionamento. A pele fica mais fraca, desidratada e sem elasticidade, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias; o ganho de reserva lipídica é mais acentuado.

Para Farfan, uma boa alimentação é uma das melhores formas de prevenir doenças, o que decorreria de situações não extremas, ou seja, tudo o que deixa um individuo melhor, que dá resistência ao organismo. “Repomos o colágeno em nosso organismo por meio da alimentação. Os alimentos de origem animal, tais como carnes, são boas fontes de colágeno, principalmente se tratando das carnes vermelhas. Entretanto, para adquirirmos a quantidade ideal que nosso organismo necessita, por meio da alimentação convencional seria impossível”, afirma.
 
A indústria alimentícia vem desenvolvendo produtos como colágeno em pó ou colágeno liofilizado. Por meio da ingestão de suplementos alimentares desta natureza o nosso organismo obtém de maneira significativa e eficaz os benefícios do colágeno. 
O colágeno em pó permite que o nosso organismo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, ajudando o organismo a utilizar eficientemente suas reservas lipídicas e de açúcar. Além disso, o colágeno em pó é um eficiente aliado contra processos de flacidez tecidual e quando aliado a atividade física torna-se uma excelente fonte proteica capaz que sintetizar massa magra , mantendo assim o aspecto jovial do nosso corpo.
“A absorção e ação do colágeno em pó ocorre nos primeiros momentos da ingestão, pois o produto é 
facilmente absorvido, por ser pré-digerido, caindo diretamente na corrente sanguínea assim que ingerido, beneficiando todo o organismo, funcionando ainda como reserva orgânica no processo de regeneração e revitalização” observa Farfan.
A ciência moderna define a gelatina como uma proteína purificada, de origem animal, isolada através de hidrólise parcial das proteínas do colágeno, encontradas naturalmente. O colágeno é uma proteína estrutural básica e representa cerca de 33% do total de proteínas dos mamíferos. É um componente essencial dos tecidos e sistema esquelético.
 
A gelatina contém 18 aminoácidos. O organismo humano necessita de 10 dos chamados aminoácidos essenciais, que são consumidos através dos alimentos. Gelatina contém 9 destes  aminoácidos essenciais em uma proteína alimentícia de fácil digestão e utilização. O aminoácido triptofano não 
está presente na gelatina; entretanto, isto não é muito significativo, uma vez que este aminoácido é 
encontrado em quantidades adequadas em outros alimentos da dieta.
De acordo com Farfan, a gelatina é um alimento puro e é composta por cerca de 84% de proteínas, 2% de sais minerais e água. É livre de carboidratos e gorduras, assim como de colesterol ou purinas. Também não contém qualquer tipo de aditivo em sua constituição.
 
“A mais importante propriedade da gelatina é sua capacidade de formar um gel termo-reversível, a partir de soluções com amplos limites de concentração, isto é, podemos converter uma solução para a forma sólida e reconvertê-la para a forma líquida, por meio de aquecimento. Por esta razão, é um agente de ligação ideal e encontra usos nas mais variadas aplicações, como: sobremesas de gelatinas, gomas de gelatinas, “marshmallows”, caramelos, doces, iogurtes, mousses, queijos cremosos, “aspics” e muitos mais. Gelatina é também importante em aplicações farmacêuticas e fotográficas”, acrescenta o professor.
 
Segundo o professor, como a gelatina é uma fonte de nutrientes que são úteis para a manutenção da boa saúde e de ossos, cartilagens, tendões e inclusive da própria pele, é recomendado que nós mantenhamos uma ingestão constante dessas proteínas ‘colagenosas’. “Esse processo de reposição celular da pele pela ingestão de colágeno é bastante complicado e, agora é que se está começando a entender o que ocorre nas articulações da pele”, conclui.
 
 


fonte: copacabanarunners


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Eu e a China! Voltando para casa


 
 (Green Lake - Kunming)

Final da minha jornada na China. Foram 51 dias de convivência com uma cultura bem diferente da nossa. Ainda não formei uma opinião concreta sobre os chineses, e talvez nunca consiga, mas posso falar  sobre alguns pontos positivos e negativos no que diz respeito a gastronomia, higiene e segurança. A comida chinesa é muito diferente daquela que comemos no Brasil. No nosso país ela é adaptada para o nosso organismo, o que torna ela saborosa aos olhos e ao paladar. Não tive coragem de experimentar nenhum prato chinês, primeiro que aos meus olhos e olfato, não são convidativos, segundo, que não sei a procedência  dos produtos utilizados e nem da higiene na qual foram preparados. Certamente há locais bons de se comer um prato típico chinês em Kunming mas não tive o prazer de conhecer, ainda... A falta de higiene é algo cultural, cuspir nas ruas ou dentro de locais privados, é normal, dizem que engolir a saliva é prejudicial para a saúde deles(?) Arrotos e flatulências são liberados sem nenhuma vergonha, em qualquer lugar. Crianças fazendo as necessidades nas ruas é algo corriqueiro, inclusive elas usam roupas com um buraquinho nas partes baixas para ajudar no processo de eliminação de detritos. Não vi nenhuma com a tal roupinha, mas acho que é porque era inverno. Apesar destes detalhes, a segurança aqui é algo animador. Como é bom poder andar pelas ruas sem sentir perigo de ser assaltado, sequestrado ou coisa pior. As leis aqui são muito rígidas e os julgamentos ocorrem de  maneira muito rápida. Outra dia vi uma notícia de que um chinês sequestrou a namorada porque os pais  dela não davam permissão para eles se casarem, pois para poder casar só quando o noivo já tiver uma casa própria. O noivo revoltado agiu dessa maneira, talvez um jeito  de protestar contra um sistema que oprime, mas... claro que ele foi preso, julgado e condenado, e desapareceu. Apesar de estarmos numa cidade do interior,  encontramos recursos para sobreviver, perto de onde meu esposo mora, existem várias padarias com pães e bolos semelhantes  aos nossos. Também há um Carrefour onde se pode comprar diversos produtos importados da França, Itália, Alemanha, Austrália, EUA. Tem também a Starbucks, uma cafeteria americana com doces e cakes. A comunicação aqui é difícil para quem não fala mandarim, eles não entendem mímicas, o negocio é usar o google tradutor mesmo, e mesmo assim eles não entendem direito. Diferente de Hong Kong onde a maioria falava ou arranhava um inglês. O trânsito aqui é caótico, eles não respeitam a sinalização, motinhos por todos os lados, atravessar a rua é uma roleta russa. Eu agora já me acostumei, saio gritando correndo pelo meio da rua, eles já acham que somos E.Ts mesmo, qual o problema em gritar? (Rsrs) Mas os chineses são pessoas receptivas, eles parecem mesmo com aqueles filmes americanos em que os vemos em situações cômicas, mas eles definitivamente não conseguem tomar decisões sozinhos. Para nos levar de táxi para algum lugar alguns precisavam de 3 ou 4 opiniões, e falando em táxi, os da China realmente ferem a constituição nacional.  Geralmente ficamos parados uns vinte minutos esperando um, não porque não tenha, mas porque dependemos da boa vontade deles. Quando eles veem que somos estrangeiros ou não param, ou param, olham o endereço e dizem que não vão nos levar, simples assim. Se fosse no Brasil o taxista poderia perder a licença por discriminação. O negocio é recorrer aos táxis ilegais, se paga um pouco mais mas eles nunca nos negam. No fim do mês de Janeiro começou o Ano Novo Chinês que dura aproximadamente duas semanas. Durante este período a cidade para, pouco locais abrem. Oficialmente tudo fecha por três dias, até os restaurantes e supermercados ficam fechados. Os fogos de artifícios são por toda a China, é bonito de se ver, mas eles soltam a qualquer hora e em qualquer lugar. Outro dia levei um susto quando acordei às seis da manhã com fogos na minha janela, parecia um tiroteio. Eles acreditam que soltar fogos afugentam os maus espíritos. Em um outro momento vou postar um pouco mais sobre o Ano Novo Chinês, este ano foi o Ano do Cavalo. E finalizando, porque há muito o que falar sobre a China, Kunming é uma cidade relativamente barata, o clima, apesar de ser inverno, é agradável, considerada a cidade primavera porque há flores durante o ano todo. Em relação ao resto do país é o melhor clima para se viver, pois não há poluição como no resto da China. As belezas naturais da província de Yunnan, que ainda vou conhecer, mas da próxima vez, são as mais lindas da China. Então, queridos amigos, volto para o Brasil com uma mala cheia de novos conhecimentos, devo admitir que conhecer a China nunca esteve em meus planos, mas reconheço que devo rever os meus conceitos quanto a ela. No final, acredito que eles sejam um povo de uma cultura milenar, mas que enfrentam o capitalismo que traz uma tecnologia da qual eles ainda nem sabem como utilizar. Existe um lado cultural independente do que relatei sob o meu ponto de vista, que espero que não sucumba à entrada deste capitalismo selvagem. Ni hao!




As belezas de Yunnan

Stone Forest
 

Iguarias Chinesas
 
O trânsito



O Lago Verde - Green Lake