Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Analfabeto até os 18, ele sobreviveu à tuberculose e se tornou médico

Com 80 anos, José da Luz costuma dizer que a tuberculose foi a sua grande chance na vida

José Alves da Luz, 80 anos, aprendeu a ler e escrever no hospital, enquanto se recuperava de uma tuberculose. Para ele, a doença abriu as portas da educação e mudou a sua vida.
 
 
Por mais inusitado que pareça. José Alves da Luz, 80 anos, costuma dizer que uma tuberculose grave foi a sua maior chance. Aos 18 anos e ainda analfabeto, o diagnóstico da doença era como uma sentença de morte naquela época. Dois tios dele já tinham morrido da doença infecto-contagiosa. Ele inclusive foi enviado a um sanatório em Teresina (PI) com uma receita médica e a extrema unção, o sacramento católico dedicado aos enfermos graves. Mas José da Luz não só sobreviveu, como aprendeu a ler, escrever e já aos 35 anos estava formado como médico radiologista. 
 
 Ele seguiu a velha estratégia de traçar uma meta e segui-la. “Tem sempre um ponto no horizonte que a gente olha”, teoriza. No caso de José da Luz, ele sempre quis estudar. Quando criança na região de Abóboras, em Picos, a 307 km de Teresina, só a mãe – que morreu quando ele tinha apenas 12 anos – e um tio paterno sabiam ler. “Eu achava aquilo tão bonito, tão bom, que ficava com vontade de estudar também”.

Mas a realidade era a da lida na roça e da pobreza no sertão nordestino da década de 1940. Na área em que morava, nem escola tinha. Quando chegou ao sanatório em Teresina, as religiosas que administravam o lugar “acharam um completo absurdo alguém naquela idade ainda não ter sido alfabetizado” e então ele passou a ter aulas no hospital mesmo com as freiras.
 
“Se tem uma pessoa que eu gostaria de ter encontrado novamente na vida para contar tudo o que aconteceu era a irmã Tereza, que me ensinou a ler e escrever. Mas nunca mais eu vi”, lamenta.
A identificação com as letras foi rápida e extrema. Ele não parou mais de estudar. “
 
“Eu fui alfabetizado no mesmo ano que o Getúlio Vargas se suicidou, para você ter uma ideia”, relata. De acordo com dados do censo demográfico daquela época, a população brasileira era formada por cerca de 52 milhões e a taxa de analfabetismo era da ordem de 52%. José da Luz não era mais um deles, mas tinha muito ainda que estudar na vida. 
 
 
 José Alves, gente que faz a diferença!
 
 
 
ultimosegundo.

domingo, 19 de julho de 2015

Grandes Pensadores: Carlos Drummond de Andrade

 

 

 

Poeta, cronista, contista e tradutor brasileiro. Sua obra traduz a visão de um individualista comprometido com a realidade social.
 
Na poética de Carlos Drummond de Andrade, a expressão pessoal evolui numa linha em que a originalidade e a unidade do projeto se confirmam a cada passo. Ao mesmo tempo, também se assiste à construção de uma obra fiel à tradição literária que reúne a paisagem brasileira à poesia culta ibérica e europeia.
 
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade natal, em Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.
 
Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Excelente funcionário, passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.
 
Predomínio da individualidade. O modernismo não chega a ser dominante nem mesmo nos primeiros livros de Drummond, Alguma poesia (1930) e Brejo das almas (1934), em que o poema-piada e a descontração sintática pareceriam revelar o contrário. A dominante é a individualidade do autor, poeta da ordem e da consolidação, ainda que sempre, e fecundamente, contraditórias. Torturado pelo passado, assombrado com o futuro, ele se detém num presente dilacerado por este e por aquele, testemunha lúcida de si mesmo e do transcurso dos homens, de um ponto de vista melancólico e cético. Mas, enquanto ironiza os costumes e a sociedade, asperamente satírico em seu amargor e desencanto, entrega-se com empenho e requinte construtivo à comunicação estética desse modo de ser e estar.
 
Vem daí o rigor, que beira a obsessão. O poeta trabalha sobretudo com o tempo, em sua cintilação cotidiana e subjetiva, no que destila do corrosivo, no que desmonta, dispersa, desarruma, do berço ao túmulo -- do indivíduo ou de uma cultura.
 
Em Sentimento do mundo (1940), em José (1942) e sobretudo em A rosa do povo (1945), Drummond lançou-se ao encontro da história contemporânea e da experiência coletiva, participando, solidarizando-se social e politicamente, descobrindo na luta a explicitação de sua mais íntima apreensão para com a vida como um todo. A surpreendente sucessão de obras-primas, nesses livros, indica a plena maturidade do poeta, mantida sempre.
 
Alvo de admiração irrestrita, tanto pela obra quanto pelo seu comportamento como escritor, Carlos Drummond de Andrade morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.
 
 
"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade."
 
"O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar."
 
"Se você sabe explicar o que sente, não ama, pois o amor foge de todas as explicações possíveis."
 
"A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca."
 
 
 
 
 

A Medicina na Arte

Sem_Titulo

A peste - Anônimo do século XV


2

Baco Doente (1593-1594), Caravaggio, óleo sobre tela. Galeria Borghese, Roma. 
 
 
Baco Doente: O pintor era jovem quando realizou esta pintura, que muitos acreditam tratar-se de um auto-retrato. No quadro, podemos observar um aparentemente saudável, mas ictérico e com lábios descorados. Provavelmente, trata-se do período que ele esteve internado por Malária.
 
 
 
3
 
 S. Francisco e um leproso. Giovanni Crespi, 1630 
Pinacoteca de Brera, Milão
 
 
 
4
 

Lição de anatomia do Dr. van der Meer 
Quadro de van Mierevelt, 1617. Museu de Delft



5

Lição de Anatomia do Dr. Nicolas Tulp 
Rembrandt van Rijn, 1632. Mauritshuis, Holanda



6

 Criança enferma. Gabriel Mitsu, 1660 
Rijksmuseum, Amsterdam



7

Consulta médica de uma gestante 
Jan Steen, século XVII. Galeria Nacional, Praga



12

Ciência e caridade. Pablo Picasso, 1897 
Museu Picasso, Barcelona



18

Primeira operação com anestesia pelo éter - 16.10.1846 
Robert C. Hincley, 1893 - Boston Medical Library




uff

Grandes Reis em Lego








 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


segunda-feira, 13 de julho de 2015

Hospital português realiza implante auditivo inovador




O Hospital Lusíadas Porto colocou, pela primeira vez em Portugal, um implante coclear híbrido numa paciente de 41 anos com problemas auditivos. Trata-se de um implante inovador de preservação auditiva, que combina a estimulação elétrica, utilizada para a reabilitação de pessoas surdas, com a estimulação acústica, direcionada a doentes com algum grau de perda auditiva.
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, António Sousa Vieira, coordenador da Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital Lusíadas Porto, afirma que "esta é a primeira vez que se realiza este tipo de implante e é, de facto, um enorme avanço na área da otorrinolaringologia".
 
"O implante coclear está indicado para pessoas surdas e, desta vez, implantámos numa doente que ainda não estava totalmente surda", esclareceu o especialista, explicando que a mulher, de 41 anos, "sofria de uma perda auditiva moderada e não estava a ter benefícios com as próteses auditivas convencionais".
 
"Com este tratamento de estimulação eletroacústica conseguimos preservar a audição da paciente, afastando a possibilidade de surdez", congratula-se António Sousa Vieira.
 
Segundo o responsável da Unidade de Otorrinolaringologia do hospital portuense, "há pacientes que não são candidatos ao implante coclear (estimulação elétrica) e que não beneficiam dos aparelhos auditivos convencionais (estimulação acústica".
 
"A estimulação eletroacústica é, então, a combinação entre um aparelho que é capaz de realizar a estimulação elétrica em algumas zonas da cóclea (altas frequências) e um aparelho de audição convencional, que é capaz de estimular outras regiões da cóclea (baixas frequências", elucida António Sousa Vieira.
 
A estimulação eletroacústica utiliza a amplificação acústica e a tecnologia do implante coclear (estimulação elétrica) em simultâneo, estando indicada para pessoas que foram diagnosticadas com surdez parcial e que recebem pouco ou nenhum benefício com aparelhos auditivos.
 
 

domingo, 12 de julho de 2015

Pilates ou Musculação: qual escolher?

pilates-musculação


Musculação e Pilates são atividades físicas distintas, mas que geram, sobretudo, qualidade de vida. Na musculação, as atividades são realizadas com o uso de pesos, há alto gasto físico (objetivando a hipertrofia) e os movimentos são rápidos. Já com o Pilates são realizadas várias séries de um mesmo exercício, com poucas repetições e, dessa forma, o desgaste físico não é intenso como na musculação.
As técnicas do Pilates buscam o reequilíbrio muscular, a melhora da postura e a definição dos músculos, mas não tem como objetivo a hipertrofia, como acontece na musculação, que treina grandes grupos musculares. As aulas de Pilates são diferenciadas com relação às aulas rotineiras das academias, pois contam com um repertório diversificado de exercícios, logo não geram monotonia.
Por trabalhar com o peso do próprio corpo, o Pilates garante a aquisição de grande consciência corporal e, apesar de não ter como principal finalidade a perda calórica, o método não deixa de ser uma atividade física e deve ser praticado por aqueles que buscam uma vida saudável com a garantia de prevenção a diversas patologias. Mas o ideal é o trabalho conjunto entre as duas atividades físicas, pois o que a musculação deixa, por exemplo, de vício postural, o Pilates vem para corrigir e os benefícios de ambos os exercícios podem ser aproveitados.
 

Conheça alguns benefícios do Pilates para manter o seu corpo saudável:

– As aulas são bastante recomendadas para pessoas que sentem dor, principalmente, nas costas. Com exercícios específicos que promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, o aluno consegue, naturalmente, realizar esforços físicos sem forçar as costas;
 
– Exercícios são responsáveis pela ativação de diversos grupos musculares e um dos grandes diferenciais do Pilates se refere ao fortalecimento que é realizado de forma global e não segmentar;
 
– Um sistema de exercícios de alongamento e flexibilidade produz melhora no desempenho diário, na circulação e na postura, alivia cargas de estresse, além de ajudar na coordenação motora;
 
– O fortalecimento, em especial, dos músculos que sustentam a lombar gera efeitos progressivos ao alinhamento do corpo. O resultado disso é a correção postural, produzindo ótimos resultados à saúde e à estética;
 
– Pilates trabalha o corpo como um todo. O aumento da força, do equilíbrio muscular, do controle e da consciência corporal é viabilizado pela integração entre corpo e mente, ampliando a capacidade de movimentos;
 
– A prática regular dos exercícios de alongamento faz com que os músculos consigam suportar melhor as tensões diárias, o que previne o desenvolvimento de lesões musculares.
 
 
 
 

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Estudo mostra que sinais de envelhecimento podem ser visíveis aos 20 anos

Estudo mostra que sinais de envelhecimento podem ser visíveis aos 20 anos Julio Cavalheiro/Agencia RBS

Pesquisa mediu “idade biológica” de voluntários e encontrou sinais de deterioração evidentes em pessoas com menos de 30 anos
 

Um estudo divulgado nesta segunda-feira pelos Anais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos sugere que diferentes taxas de envelhecimento já podem ser detectadas em torno dos 20 anos. A pesquisa é da Universidade de Duke.
 
As descobertas foram baseadas em um grupo de 954 pessoas da Nova Zelândia, nascidas entre 1972 e 1973. Os voluntários foram submetidos a uma coleta de dados aos 26, 32 e 38 anos. Os pesquisadores também mediram o colesterol, níveis de condicionamento físico e o comprimento dos telômeros — capas de proteção na extremidade dos cromossomos que, segundo verificado, diminuem com a idade.
Por meio de um total de 18 medições biológicas foi determinada uma "idade biológica" para cada participante aos 38 anos — com alguns registrando menos de 30 anos e outros que pareciam ter quase 60.
 
A equipe observou que os participantes que envelheceram mais rapidamente apresentaram sinais de deterioração evidentes aos 26 anos — idade em que o primeiro conjunto de medidas biológicas foram tiradas. A maioria das pessoas no grupo estava envelhecendo à taxa esperada de um ano biológico por ano cronológico, ou até menos, enquanto os outros foram envelhecendo numa proporção de três anos biológicos por um ano cronológico.
Aqueles cujos corpos foram envelhecendo mais rápido também apresentaram resultados piores em testes de equilíbrio e coordenação e resolução de problemas não familiares, por exemplo.
Além disso, um grupo de universitários da Universidade de Duke foi convidado a analisar imagens dos participantes do estudo. Os jovens classificaram como mais velhos aqueles cujos corpos foram envelhecendo mais rapidamente do que o resto.
 
De acordo com os autores, esses resultados pavimentam o caminho para futuros testes talvez mais fáceis e baratos de serem implementados, de modo que as pessoas podem descobrir o quão rápido estão envelhecendo já aos 20 anos, idade em que a prevenção de doenças é mais eficaz.
 
Estudos anteriores mostraram que os genes representam apenas cerca de 20% do envelhecimento, deixando o resto para hábitos relacionados ao estilo de vida de cada um.
 
— Isso nos dá alguma esperança de que a medicina possa ser capaz de retardar o envelhecimento e dar às pessoas ativas mais anos saudáveis — acredita Terrie Moffitt, professor de psicologia e neurociência na Universidade de Duke.
 

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Tempo de Prática x Resultados

2015_06_0078-META-IMAGENS-MATERIAS-RP-26-06-Site

 
Imediatismo é a palavra da vez para a maioria dos iniciantes do Pilates. ‘’Quando vou parar de sentir dores?’’, ‘’Vou emagrecer com Pilates?’’, ‘’Quando vou poder fazer exercícios avançados?’’. Essas são apenas algumas das frases típicas dos alunos, que demonstram a ansiedade em conquistar um novo corpo e evoluir dentro do método.
 
Mas nada se conquista da noite para o dia, já começamos por aí! Ninguém emagrece de forma saudável em dois dias, não define o corpo e nem aprende a controlar o corpo em tão pouco tempo. O trabalho da Contrologia é difícil, e é necessário paciência e perseverança para alcançar os resultados, que são muitos.
 
Embora cada aluno trabalhe com um objetivo específico, o ganho na qualidade de vida é evidente para todos. O tempo de prática, a frequência e o modo que você executa os exercícios são os fatores que mais influenciam nos resultados. E não podemos esquecer de citar a alimentação também. Por isso é muito importante manter o acompanhamento de uma nutricionista ao longo do processo.
 
O Pilates ajuda a perder peso, sim. Mas ele sozinho não pode fazer isso. Se você somar Pilates aos aeróbicos, e combiná-los com uma dieta bem equilibrada, aí sim você pode esperar alguns resultados realmente surpreendentes.
O método oferece muitos benefícios para os praticantes. Entre eles, a boa postura, consciência corporal, alívio de dores e tônus muscular. Mas os benefícios só podem ser sentidos se você manter uma boa frequência nas aulas. Se você for daqueles alunos turistas, que aparecem uma vez no mês, não espere milagres.
Embora algumas melhorias sejam sentidas já nas primeiras aulas, a maior parte delas chega a médio ou longo prazos. Por esse motivo, você deve manter-se comprometido para conquistar os resultados esperados.
 
 
Siga os conselhos e afirmações do mestre Joseph:
 
- ‘’Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo.’’
- “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”
- “Respeite seu próprio ritmo.”
- “Não interessa o que você faz e, sim, como você faz.”
 
A melhor maneira de descobrir o que o Pilates pode fazer por você é matricular-se e praticá-lo muito! Estamos entendidos?