Tratamento da LER – DORT
O tratamento da LER – DORT têm início após um diagnosticado correto e deve buscar uma abordagem integrada, ao invés de tratar somente a sintomatologia:
- Medidas ergonômicas visam à melhoria do espaço físico e dinâmico de trabalho que não induzam ao desenvolvimento da LER – DORT. Por vezes, pequenas adaptações fazem grandes diferenças. As pausas programadas podem ser consideradas atitudes ergonômicas benéficas.
- Exercícios físicos são benéficos e incluem tanto exercícios aeróbicos, como exercícios de alongamento.
- Fisioterapia é muitas vezes empregada na redução da dor e na recuperação da função e dos movimentos do membro afetado pela LER – DORT.
- Medicamentos antiinflamatórios e analgésicos são utilizados para alívio da dor aguda e crônica da LER - DORT. Devem ser utilizados com cautela e recomendação médica.
- Medicamentos corticóides são antiinflamatórios mais potentes, porém com mais efeitos colaterais, merecendo atenção médica redobrada.
- Medicamentos antidepressivos e outros agentes com ação no sistema nervoso central são utilizados em quadros de dores crônicas provocadas pela LER – DORT ou quando associadas a sintomas de humor e/ou ansiedade.
- Intervenção cirúrgica é indicada para casos associados a mal formações e deformidades ósteo-musculares irreversíveis ao tratamento medicamentoso.
Prevenção da LER – DORT
- Identifique tarefas, ferramentas ou situações que causam dor ou desconforto e converse sobre elas com os profissionais da Comissão de Saúde Ocupacional e com sua chefia.
- Faça revezamento nas tarefas.
- Procure aprender outras tarefas que exijam outros tipos de movimento.
- Faça pausas obrigatórias de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados, evitando ultrapassar 6 horas de trabalho diário de digitação.
- Auxilie na identificação das posições incorretas e forçadas no trabalho. Ao mesmo tempo, procure dar sugestões sobre o que fazer.
- Informe claramente à sua chefia quando o tempo determinado para realizar uma tarefa for reduzido.
- Diante dos sintomas de dor ou formigamento nos membros superiores, procure um médico.
- Procure conhecer os recursos de conforto do seu posto de trabalho.
- Procure adotar as posturas corretas.
- Levante-se de tempos em tempos, ande um pouco, espreguice-se, faça movimentos contrários àqueles da tarefa.
Sequência de Exercícios para LER – DORT
Referências
- LER/DORT. Protocolo de atenção integral à saúde do trabalhador. Ministério da Saúde. 2006.
- Lesão por esforços repetitivos. Comissão de saúde ocupacional. Universidade Federal do Paraná.
- Przysiezny, WL. Distúrbios Osteo-musculares relacionados ao trabalho: um enfoque ergonômico. Universidade Federal de Santa Catarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, dúvidas ou se desejar mais informações sobre o assunto