sábado, 2 de julho de 2011

Reeducação Postural Global - R.P.G

A Fisioterapia Estática

É o conjunto de meios terapêuticos capazes de agir sobre a musculatura estática, tônica ou antigravitária, cuja patologia é a retração que se manifesta pelo aparecimento dos desvios posturais.

A Reeducação Postural Global é um dos mais modernos métodos de fisioterapia que trata de desarmonias do corpo. A denominação R.P.G. foi criada pelo Fisioterapeuta Philippe Souchard,  cujo estudos foram baseados no método  " Antiginástica" da terapeuta corporal Françoise Mèzières, sua professora.

 
A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método da fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.
 
 
 
 
Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares, etc. Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências?
 
A terapia RPG trata esses e muitos outros problemas com bons resultados, por meio da reeducação do corpo. Exemplo: quando sofremos uma contusão, a primeira reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para não sentirmos dor. Por isso criamos automaticamente um mecanismo de "compensação" para evitar o problema inicial. É o que acontece quando torcemos o tornozelo. Para não termos dores, enrijecemos a musculatura e transferimos para a outra perna o apoio corporal e mancamos. Com isso, criamos uma série de compensações em todo o corpo. 
Essas  compensações agem diretamente sobre a musculatura profunda causando com o tempo, as alterações posturais como já foi dito.
 
O R.P.G tem como proposta terapêutica eliminar a causa da deformação, nem a gravidade da deformação do indivídio, nem a idade são impedimentos para se buscar alcançar a forma morfológica normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou se desejar mais informações sobre o assunto