Uma cidade com estilo arquitetônico distinto pode atrair uma certa gama de turistas, já que a arquitetura pode ser artística e científica ao mesmo tempo, bela e usual, além de fornecer dicas do passado cultural, presente e futuro de um local.
O jornal norte-americano The Hunffington Post listou cidades que ficaram conhecidas por sua história e notável estilo arquitetônico. Confira.
Atenas, Grécia: repleto de monumentos que representavam as vitórias políticas e honras conquistadas pelo povo, a arquitetura grega é facilmente reconhecida por seus templos e colunas. Boas opções de passeios para os apaixonados pela arquitetura grega são o Parthenon, o Templo de Atena e o Templo Olímpico de Zeus.
Roma, Itália: os romanos adaptaram os estilos grego e estruco para criar um novo estilo arquitetônico mais criativo e prático, com arcos, concreto e tijolos. Bons pontos turísticos são o Pantheon, o Coliseu e os aquedutos que abasteciam a cidade.
Chicago, EUA: com pouca história arquitetônica, em 1871 houve um incêndio que destruiu quase todos os prédios da cidade, que precisou se reconstruir e desenvolveu os arranha-céus a partir de então. Há passeios específicos voltados à arquitetura e bons pontos turísticos são a Willis Towe, a casa e estúdio do arquiteto Frank Lloyd Wright e a ponte Cloud.
Willis Towe
Dubai, Emirados Árabes Unidos: é a cidade dos prédios enormes e extravagantes, comportando hoje algumas das construções mais altas e mais modernas do mundo. Alguns bons exemplos são os hotéis Burj al Arab, Burj Khalifa e o arquipélago artificial The World.
The World.
Barcelona, Espanha: a influência do arquiteto Antoni Gaudi se faz presente em toda a cidade, com prédios coloridos, mosaicos e formas inspiradas na natureza. As construções de Gaudi são curvas, altamente decoradas e detalhistas, assimétricas e com mescla de materiais. Bons pontos turísticos são a igreja La Sagrada Família, Casa Batló e Parque Güell.
Parque Güell.
Beijing, China: é casa de prédios tradicionais e contemporâneos, refletindo a simetria e as crenças do povo, chamando a atenção para detalhes decorativos, colunas de madeiras e outros suportes. Já os prédios contemporâneos, desenvolvidos para as Olimpíadas de 2008 são assimétricos e chamam a atenção. Vale a visita à Cidade Proibida, Muralha da China e Quarteirão CCTV.
Cidade Proibida
Istanbul, Turquia: localizada entre Europa e Ásia, a cidade tem comunidades Cristãs e Judaicas, por isso o local tem mais de 2 mil mesquitas, 100 igrejas e 20 sinagogas com arquitetura de influência romana, bizantina, latina e otomana. Vale o passeio para Hagia Sophia, Mesquita Azul e Coluna de Constantino.
Mesquita Azul
Fonte: terra/turismo / imagens internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, dúvidas ou se desejar mais informações sobre o assunto