segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Férias e treino: é possível conciliar?

 
 
 
A primeira coisa que as pessoas desejam quando entram em férias é quebrar a rotina. O relógio vira um simples acessório. É comum dormir e acordar mais tarde e decidir, sem compromisso, quais serão as atividades do dia. Nesse cenário, muitas vezes, a alimentação e a prática de exercícios físicos sofrem mudanças bruscas, principalmente quando se trata de férias de fim de ano. Além de serem mais longas, elas incluem as ceias de Natal e Réveillon, com receitas típicas e bebidas alcoólicas.
Para o educador físico Marcos Paulo Reis*, é possível que o indivíduo reduza ou, até mesmo, interrompa o ritmo de exercícios, já que o descanso é fundamental para o bom treinamento. Mas tudo vai depender dos objetivos individuais e da forma com que a pessoa encara a atividade física. “Tem muito a ver com o nível de prazer que o indivíduo sente ao praticar o exercício. Alguns vão interromper o treino, outros vão aproveitar o maior tempo disponível para iniciar uma modalidade nova, assim como aqueles extremamente motivados, que já treinam, querem aproveitar o tempo livre para melhorar o desempenho. Mas o equilíbrio deve sempre estar presente”.
Marcos ressalta que é importante ficar atento à quantidade de alimentos que se consome, para não desperdiçar a dedicação de um ano inteiro. “Para manter a boa forma, deve haver um equilíbrio entre a quantidade de calorias que se ingere e se gasta. As pessoas que mantêm o ritmo de treino podem desfrutar um pouco mais das ceias. Entretanto, aquelas que param os exercícios devem controlar a quantidade de alimentos consumidos, para evitar o ganho peso. Além disso, álcool e rendimento não combinam”.
As pessoas que vão participar de provas logo no início do ano devem ter a atenção dobrada. “Quem está treinando, focado nos objetivos do começo do ano, precisa manter uma rotina um pouco mais regrada, com poucos deslizes e muito bom-senso. Caso contrário, o decréscimo da condição física será enorme”.
Para não errar, o segredo é optar por exercícios que promovam sensação de prazer. Aproveite as férias para fazer caminhadas ao ar livre, jogar bola com os amigos e andar de bicicleta com a família. E não se esqueça de manter uma alimentação equilibrada, que inclui o consumo diário de frutas, verduras, legumes e cereais integrais, e fazer uma avaliação física antes de iniciar qualquer prática esportiva.

*Marcos Paulo Reis é formado em educação Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Treinamento Desportivo. Foi técnico da seleção brasileira de triathlon nas Olimpíadas de Sydney e Atenas e nos jogos Pan Americanos de Mar del Plata e Winepeg. Atua como colunista de revistas e rádio, comentarista de programa esportivo e diretor técnico da MPR Assessoria Esportiva, que hoje conta com mais de mil atletas, entre eles, empresários e executivos.
 
 
Matéria retirada do site da Nestlé, um site bem informativo com dicas de sáude e receitas deliciosas:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou se desejar mais informações sobre o assunto