sábado, 18 de maio de 2013

A Máquina de ANTIKYTHERA


Reperto del Calcolatore di Antikythera

A história mais antiga do computador analógico é conhecida como a máquina de Antikythera ou calculadora Antikythera, e remonta ao século I aC. A ilha de Antikythera (ou Anticítera Andikithira, Antykithera, Antikythira, ΑΝΤΙΚΥΘΗΡΑ, Άντικύθηρα), que está localizado no trecho do Mar Egeu entre o Peloponeso e Creta, é famosa por sua descoberta arqueológica que ocorreu em 1902 nas águas que a rodeiam. Naquele ano, de fato, foram encontrados por acaso, juntamente com estátuas de mármore e bronze no naufrágio de um navio naufragado ali, os restos de um dispositivo mecânico que iria entrar para a história como a "calculadora de Antikythera".
 
 
Modelo da calculadora Antikythera feita por John Gleave (frente e verso)
(Relatório dos movimentos do Sol e da Lua, com base em estudos de Derek de Solla Price).
 
Modello di John Gleave - lato anteriore
Frente
 
 
Os fragmentos, constituídos de cobre e bronze, agora guardado no Museu Arqueológico Nacional de Atenasestavam muito corroídos,  mas mesmo assim conseguimos juntá-los novamente e, em parte, para interpretar as inscrições neles gravadas. Foi possível verificar que eles eram parte de um mecanismo de  um relógio que reproduzia através de mecanismos complexos, o movimento dos planetas em torno do Sol e também as fases da lua. Atualmente acredita-se que a calculadora Antikythera era uma calculadora astronômica precisa, construído para "monitorar" a relação cíclica entre o Sol, as estrelas e os planetas. Poderia servir como uma ferramenta para navegação e como uma ferramenta para investigações astronômicas.

Verso



Um mecanismo de engrenagem planetária com soluções técnicas avançadas
 
Em um primeiro exame das características da calculadora Antikythera se poderia pensar que é uma "máquina do tempo": os arqueólogos concordaram em dizer que, naquela época não era possível produzir equipamentos de tal complexidade.
 
Somente dezenove séculos depois é que surgiu a invenção do trem de engrenagem diferencial, atribuído oficialmente ao relojoeiro francês Onésiphore Pecqueur (1792-1852),  que o patenteou em 1828. Para o cálculo analítico, porém, fazemos uso da fórmula de Robert Willis, afirmado em 1841 em seu livro Princípios do Mecanismo.


 Após a "Calculadora de Antikythera", as engrenagens planetárias ou diferenciais surgiram na era moderna, pela primeira vez, cerca de um século atrás, no diferencial de carros. O diferencial, agora quase universalmente adaptado em todos os veículos a motor, permite variar a velocidade angular das rodas de acionamento durante as curvas, impedindo a ocorrência de deslizamento entre as rodas e o solo. As engrenagens também são usadas ​​atualmente em câmbios automáticos de automóveis trens  e nas hélices dos helicópteros.

 

A calculadora Antikythera levantou reações diversas entre os pesquisadores e cientistas, porque podia se supor que os antigos gregos e romanos não tinham conhecimento suficiente da astronomia para descrever os movimentos dos planetas em torno do Sol, e não ao redor da Terra. Há, de fato, aqueles que argumentam que este nível de sofisticação e precisão não é compatível com o conhecimento da época do mundo helênico. Mas há aqueles que argumentam que é possível que os gregos tinham tal conhecimento. Muitas vezes se esquece, na verdade, que a civilização grega na época não era do período clássico ou Péricles, comumente imaginado, em que se destacou nas escolas de arte, humanísticos e filosóficos. Após as conquistas de Alexandre o Grande, onde se fundem as mais antigas civilizações do Oriente com o grego, ouve uma evolução para uma civilização helenística muito diferente, no qual as ideias científicas eram muito amplas. Em particular, eles eram muito mais evoluídos que os romanos, que foram capazes de prevalecer na parte militar e na lei civil, mas não prevaleceram na ciência.

 
Mais informações acesse giovannipastore (em inglês e italiano).
 




O mecanismo de Anticítera não poderia ser o único mecanismo desse tipo. "Não há nenhuma evidência de quaisquer erros", escreveu Martin Allen. "Todas as características mecânicas têm uma função. Não há nenhum furo extra ou vestígios de metal que sugiram modificações feitas pelo fabricante durante o processo de construção do mecanismo. Isso leva à conclusão de que ele deve ter fabricado vários modelos".

Pesquisas mais recentes revelam que o mostrador que indicava os eclipses continha o nome dos meses. Esses nomes são de origem coríntia. A revista Nature declarou: "As colônias coríntias do noroeste da Grécia ou de Siracusa, na Sicília, são as mais prováveis - a segunda indicando um patrimônio que remonta os dias de Arquimedes."

Aparelhos similares não foram encontrados porque "O bronze é um produto valioso e altamente reciclável", escreveu Allen. "Em resultado disso, antigos achados de bronze são muito raros. Na verdade, muitos deles foram descobertos debaixo da água, onde não eram acessíveis aos que talvez fossem reutilizá-los". "Nós só temos esse [exemplar]", diz um pesquisador, "porque estava fora do alcance de sucateiros".

Foi atribuído a Arquimedes a construção desse aparelho. Sua serventia vai além de guiar naus. Esse aparelho é precioso em calcular a orbita lunar, solar, mais as órbitas de cinco planetas ao redor da terra, além de ser capaz de prever eclipses lunares e solares por séculos a frente. Sua precisão é espantosa visto ter sido produzido por mãos humanas.

A Grécia não só é o berço da civilização ocidental como também pode ser considerada o berço da tecnologia ocidental sendo esse aparelho o primeiro computador feito pelo homem.


wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou se desejar mais informações sobre o assunto