quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Expointer 2013


Expointer 2013

Uma das maiores do Mundo

O Parque de Exposições Assis Brasil, uma área de 134,09 hectares localizada no município de Esteio, ao lado da BR 116, é sede de uma das maiores e mais importantes exposições-feira do Mundo, a Expointer. Serão nove dias, entre 24 de agosto a 1 de setembro, em que o Rio Grande do Sul mostrará ao mundo as suas principais riquezas, fruto do trabalho de sua gente.

Sustentabilidade e Irrigação

A 36ª Expointer leva a marca da sustentabilidade e irrigação como fatores que impulsionam a economia gaúcha, fortalecendo o projeto de desenvolvimento sustentado. Aqui estarão em exposição as modernas tecnologias, as máquinas mais modernas, o que de melhor a genética de nossa pecuária tem. Os melhores exemplares das raças criadas em solos gaúchos.

Diversidade

Cerca de sete mil e novecentos animais representando mais de 183 raças. Cerca de três mil expositores. Vendas superiores a 850 milhões de reais. Mais de 390 eventos entre palestras e seminários. Mais do que grandeza, os números da última edição nos dão a certeza de que a Expointer espelha a diversidade e a pujança da economia gaúcha.

A cara e o jeito do Gaúcho

A convivência fraterna e harmoniosa entre o homem do campo e o homem urbano, numa verdadeira simbiose, retratam o ser único que é o gaúcho. De um lado, o produtor, o tratador de animais, o fabricante, o artesão, o artista. De outro, aqueles que vivem na cidade e que, nesta época do ano se reencontram e redescobrem suas raízes. Temos uma cara e um jeito que nos diferenciam.
 
 
 
 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

E cai a Neve...

 
Caxias do Sul


A neve voltou a cair nas regiões das serras gaúcha e catarinense e no norte gaúcho na noite desta segunda-feira.
 
Este é o terceiro evento de neve em agosto, o que é excepcional para este mês, segundo a Climatempo. Nevou na última sexta-feira, 23 de agosto, no extremo sul gaúcho, na região de Encruzilhada do Sul e Caçapava do Sul, e também entre os dia 13 e 15 de agosto.
 
 
 
São Joaquim/SC
 
 
 
 
Em São José dos Ausentes, a neve foi intensa durante a madrugada Foto: Daniela Xu / Agência RBS
São José dos Ausentes
 
 
 
 
Canoinhas/SC
 
 
Em algumas cidades, a temperatura ficou em 0ºC, com sensação térmica de -8ºC. Na quarta a situação ficará ainda mais gelada, com expectativa de termômetros variando entre -3ºC a -1ºC.
 
 
 
 
 
 
 
 


A neve atingiu o sítio da família do leitor Tiago Luiz Grison, em Criúva, Caxias do Sul, onde os proprietários cultivam uvas.

O leitor Everson Casagrande registrou o amanhecer gelado na cidade de Flores da Cunha, por volta das 6h40. 'O termômetro marcava 0°C, mas a sensação era de menos. Estava muito frio mesmo', diz.
Flores da Cunha/RS

Neve mudou paisagem de Caxias do Sul
Caxias do Sul/RS

Flocos de neve caíram em Gramado, RS
Gramado/RS


Neve em Vacaria registrada por telespectadora do Bom Dia Rio Grande

Vacaria/RS

Neve embelezou paisagem em Vacaria
 


Um pedacinho da Europa no sul do Brasil!



Confira onde é possível ver a neve no Brasil:
 
 

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dicas Posturais

Para manter a sua coluna sempre de bem com você, aqui vai algumas sugestões de exercícios e cuidados que devem ser feitos diariamente. Lembre-se, a Prevenção ainda é o melhor remédio!
 



Deitado de barriga para cima, alongue a coluna lombar puxando uma perna contra o peito. Segure por uns 10 segundos. Faça do outro lado. Repita umas cinco vezes com cada perna.



Agora segure as duas pernas contra o peito por uns 20 segundos. Baixe uma perna de cada vez. Repita umas três vezes.




Este exercício se chama Ponte. Eleve o quadril, retirando cada vertebra do chão, uma por uma, até chegar nas escápulas. Desça devagar colocando vertebra por vertebra no chão, por ultimo o quadril. Não segure a respiração, respire normalmente. Repita umas dez vezes.
 
 
 

Durma de lado, com um travesseiro entre os joelhos, para que o quadril fique alinhado com a coluna. O travesseiro da cabeça deve ter a mesma altura entre o ombro e a orelha., não deve ser muito macio, de preferência use os de látex que não deformam.





Quem trabalha sentado deve atentar para esta dica. A coluna deve estar bem apoiada no encosto da cadeira, usar um rolinho ou almofada entre o vão que fica na coluna lombar, os pés devem ficar apoiados no chão com o quadril num ângulo de 90°.




Não ler deitado ou de qualquer jeito no sofá ou na cama. Observe a posição de torção que se encontra a coluna.




Manter os objetos na altura dos olhos diminui as torções lombares evitando assim aquele "mau jeito" na coluna.



Não flexionar o tronco para frente com os joelhos esticados. Se for pegar algo do chão, flexione os joelhos e traga o objeto junto ao corpo.
 
 


Distribua o peso das compras e malas entre os dois lados. Isso facilitará o transporte e evitará que a sua coluna incline para um dos lados, causando problemas até no ombro.



A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

EXERCÍCIOS SUPERAM MEDICAMENTOS NA PREVENÇÃO DO ALZHEIMER











Exercícios físicos adequados para a terceira idade melhoram a função cognitiva em pessoas em risco da doença de Alzheimer.

Os exercícios resultam em um aumento da eficiência da atividade cerebral associada com a memória.


Transtorno Cognitivo Leve

Embora alguma perda de memória seja normal e esperada à medida que envelhecemos, um diagnóstico do chamado Transtorno Cognitivo Leve, ou TCL, sinaliza uma perda de memória mais substancial e um maior risco de Alzheimer, uma doença para a qual não há atualmente nenhuma cura.

A esperança para lidar preventivamente com a questão veio através de um estudo liderado pelo Dr. Carson Smith, professor da Universidade de Maryland (EUA).

Ele e sua equipe demonstraram que uma intervenção baseada unicamente em exercícios, envolvendo idosos com comprometimento cognitivo leve e idade média de 78 anos, melhorou não só a recordação da memória, mas também o funcionamento do circuito cerebral associado com a memória, conforme medições feitas por neuroimagem funcional (FMRI).

"Nós descobrimos que, após 12 semanas de um programa de exercício moderado, os participantes do estudo melhoraram sua eficiência neural - basicamente eles estavam usando menos recursos neurais para realizar a mesma tarefa de memória," diz o Dr. Smith.

"Nenhum estudo mostrou que algum medicamento seja capaz de fazer o que mostramos ser possível com os exercícios," complementa ele.


 Exercícios para terceira idade

 A boa notícia é que os resultados foram obtidos com uma dose de exercício consistente com as recomendações de atividade física para a terceira idade.

Isto envolve exercícios de intensidade moderada, uma atividade que aumenta a frequência cardíaca e faz suar, mas não tão intensa a ponto de atrapalhar que a pessoa mantenha uma conversa com alguém ao lado enquanto se exercita.

Os benefícios foram verificados com um total semanal de 150 minutos de exercícios - cerca de 20 minutos por dia.

"Pessoas com Transtorno Cognitivo Leve apresentam um declínio muito acentuado em sua função de memória, de modo que ser capaz de melhorar suas lembranças é um grande passo na direção certa," conclui o Dr. Smith.

Fonte: Diário da Saúde / Fisioterapia.com



Veja também:
Fisioterapia com Você: ALZHEIMER E PARKINSON PARAM DE PROGREDIR COM A FISIOTERAPIA
 

sábado, 17 de agosto de 2013

Dia do Patrimônio Histórico


 Ficheiro:Moai.jpg


A preservação da memória de um povo está diretamente relacionada à conservação de seu patrimônio cultural. O processo de tombamento, no entanto, nem sempre é garantia de perpetuidade dessa memória, que muitas vezes se desfaz pela falta de incentivos públicos e privados. A primeira legislação brasileira que normatiza o tombamento do patrimônio cultural é o decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, que criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e ainda vigora. Desde então, 676 bens arqueológicos, etnográficos, paisagísticos e históricos estão catalogados nos livros de tombo do órgão federal; outras centenas estão em tese protegidos pelos institutos estaduais e municipais.
 
 
Confira abaixo a lista dos Patrimônios Culturais brasileiros:
  • A cidade histórica de Ouro Preto (1980)
  • O centro histórico de Olinda (1982)
  • As ruínas jesuítico-guaranis de São Miguel das Missões (1983)
  • O centro histórico de Salvador (1985)
  • O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (1985)
  • Brasília (Plano Piloto) (1987)
  • O Parque Nacional da Serra da Capivara (1991)
  • O centro histórico de São Luís (1997)
  • O centro histórico de Diamantina (1999)
  • O centro histórico da Cidade de Goiás (2001)

 centro - são luis
O centro histórico de São Luís



O Parque Nacional da Serra da Capivara

O patrimônio cultural é de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas.
 
 
Patrimônio cultural mundial: é composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.
Acesse o link para ver os patrimônios mundiais: unesco
 
 
Regensburg - Alemanha
Cidade grande medieval mais bem conservada
 
 
 Região das Montanhas Azuis - Austrália
 
 
Patrimônio cultural subaquático: engloba os vestígios de caráter cultural, histórico ou arqueológico da existência do homem, submersos há pelo menos 100 anos.
 
Estátua encontrada na cidade submersa de Baia, Itália
 
 
Patrimônio natural mundial: significa as formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético excepcional e universal.

 
Popocatépetl – México


Patrimônios Naturais Brasileiro

Tão encantadoras quanto a cultura brasileira são as riquezas naturais do país. Desde 1986, o Brasil já teve sete locais considerados Patrimônios Naturais da Humanidade: Parque Nacional de Iguaçu; Mata Atlântica: Reservas do Sudeste; Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica; Complexo de conservação da Amazônia Central; Área de conservação do Pantanal; Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas; e Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas.
Vale informar que a classificação Patrimônio Natural da Humanidade diz respeito às formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais; hábitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético.
 
 
Fernando de Noronha
 

Patrimônio Mundial em Perigo

A Conservação do Patrimônio Mundial é um processo contínuo. Incluir um sítio na Lista não serviria de nada se posteriormente o sítio viesse a se degradar, ou se alguma intervenção humana destruísse as características e qualidades que justificaram sua inclusão na Lista do Patrimônio Mundial.
A credibilidade do Patrimônio provém do acompanhamento periódico de cada sítio, através de relatórios dos países sobre o estado de seus sítios. Além disso, existem medidas adotadas para preservá-los e também esforços realizados para aumentar o conhecimento e, consequentemente, o interesse do público pelo patrimônio cultural e natural.
Caso haja alguma catástrofe natural sobre o bem ou sítio do Patrimônio Mundial, como um terremoto, inundação ou mesmo um dano causado por conflito armado, o Fundo do Patrimônio Mundial poderá ser acionado. Cria-se, então, uma Campanha Internacional de suporte técnico e financeiro para resgate do bem atingido. Este bem é incluído na Lista do Patrimônio Cultural ou Natural em Perigo.
Da mesma forma, se um país não cumpre as obrigações derivadas da Convenção, da qual é Estado-parte, ele corre o risco de que organizações não governamentais, associações civis e outros grupos alertem o Comitê do Patrimônio Mundial sobre os possíveis perigos para os sítios. Neste caso, se o alerta é justificado e o problema é bastante grave, o sítio também é incluído na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.
 

Tipaza - Argélia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Patrimônio Cultural Intangível
 
O Patrimônio Cultural Intangível ou Imaterial compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.
Apesar de tentar manter um senso de identidade e continuidade, este patrimônio é particularmente vulnerável uma vez que está em constante mutação e multiplicação de seus portadores. Por esta razão, a comunidade internacional adotou a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível em 2003.
É amplamente reconhecida a importância de promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas, em todo o mundo, por monumentos, sítios históricos e paisagens culturais. Mas não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos, dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.
 O Tango
 
 
Dicas para quem vai visitar patrimônios culturais

  1. Informações sobre a cidade a ser visitada
    Antes de viajar, vale a pena dedicar um tempo à pesquisa da história, das datas de festas e das manifestações culturais do lugar que vai visitar. Assim, você aproveita melhor o seu passeio e não corre o risco de ser surpreendido por um feriado.
  2. Dias e horários de funcionamento
    Informe-se sobre os dias e horários de funcionamento dos locais que deseja visitar. Verifique também a possibilidade de contar com um guia da instituição visitada. A maioria dos museus dispõe de um setor educativo e alguns oferecem materiais didáticos para apoio à visita.
  3. Máquinas fotográficas e filmadoras
    Informe-se sobre o uso de máquinas fotográficas e filmadoras no museu, igreja ou exposição que vai visitar. Muitos locais não aceitam o uso desses equipamentos.
  4. Nos museus
    Evite falar em voz alta nos museus, correr pelas salas ou tocar nos objetos expostos. Muitos deles são frágeis e podem ser danificados em contato com as mãos.
  5. Em espaços públicos, sítios históricos ou arqueológicos
    Deixe os locais exatamente como você os encontrou. Não colete fragmentos ou mude objetos de lugar. Se houver profissionais trabalhando no local, como arqueólogos ou restauradores, procure não incomodá-los.
  6. Um banho de cultura
    Em sua viagem, aproveite tudo que a cidade visitada tem a oferecer: conheça os bens tombados, os monumentos, edifícios históricos, museus, teatros, centros de arte e salas de espetáculo. Descubra sabores novos provando da gastronomia local. E participe das manifestações culturais, festas, danças e músicas, contribuindo assim para a manutenção dessas atividades.
 
 
 
Fonte principal: unesco / imagens internet


Veja também:
Fisioterapia com Você: Patrimônios da Humanidade
Fisioterapia com Você: Curiosidades -  As sete Maravilhas do Mundo Moderno

 

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Melatonina: O Super Hormônio

Recentes estudos provam que a melatonina faz muito mais do que ajudar a dormir. Entre outros benefícios, ela auxilia no emagrecimento, combate a diabetes, controla a enxaqueca e protege contra os danos do mal de Alzheimer

Cilene Pereira e Monique Oliveira


PIC_AbreHormonio.jpg


Uma substância fabricada naturalmente pelo organismo está despontando das pesquisas científicas como uma espécie de super-remédio. De acordo com estudos realizados em todo o mundo, a melatonina, hormônio responsável pela indução ao sono, é eficaz contra uma ampla gama de enfermidades. Só para se ter uma ideia, ela ajuda a emagrecer, protege contra os danos causados pelo acidente vascular cerebral, auxilia no controle da hipertensão e da diabetes e reduz as crises de enxaqueca. Um dos últimos benefícios descobertos foi o de diminuir a queda de cabelo provocada por causas genéticas, a alopécia androgenética, conhecida como calvície masculina.
Ainda não se sabe ao certo quais são os mecanismos que levam a esse espectro tão grande de atuação. O que se descobriu recentemente e que ajuda a entender parte desse fenômeno foi que existem receptores sensíveis à ação do hormônio em todo o organismo. Produzida pela glândula pineal – localizada no cérebro – na ausência da luz, até pouco tempo acreditava-se que a substância agisse basicamente sobre os centros cerebrais envolvidos no controle do relógio biológico, estimulando o sono. Por essa razão, suas indicações mais conhecidas eram contra a insônia e outros distúrbios associados ao sono, como o jet lag.


HORMONIO-01-IE-2277.jpg
HERANÇA
Regina constatou que o hormônio passa
de mãe para filho pelo leite materno



A descoberta de suas outras funções foi gradativa. Hoje, uma das áreas nas quais é possível encontrar conhecimento mais sólido a esse respeito é a do câncer. A relação entre a melatonina e a doença começou a ser mais investigada quando surgiram indicações de uma associação entre o risco aumentado para a enfermidade e o trabalho noturno. A última delas foi divulgada há poucas semanas na edição online do “British Medical Journal”, uma das mais importantes publicações científicas do mundo. Realizado no Queen’s University, no Canadá, um levantamento mostrou que mulheres que trabalharam em turnos noturnos por mais de 30 anos apresentaram duas vezes mais chances de desenvolver tumor de mama. Outra, divulgada no “American Journal of Epidemiology”, indicou a associação entre homens trabalhadores noturnos a risco elevado para câncer de próstata, pulmão, bexiga, reto, pâncreas e linfoma não Hodgkin. Os resultados levantaram a hipótese de que a ligação entre as duas coisas – trabalho noturno e câncer – fosse a baixa produção de melatonina. “A exposição à luz, mesmo à noite, pode induzir a um desequilíbrio na regulação biológica que propicia o desenvolvimento de tumores”, disse à ISTOÉ a cientista Marie-Élise Parent, que comandou o estudo com os homens.
 
Outros experimentos avançaram na elucidação da questão. Apontaram que de fato o hormônio impede o crescimento das células tumorais, e por caminhos diversos. “Ele protege o material genético das células”, afirmou à ISTOÉ Antonio Soriano, da Universidade de Granada, na Espanha, autor de uma revisão recente sobre o tema. Entre outras ações, a melatonina impede que as células sofram com o estresse oxidativo – processo que danifica o DNA – e ajuda a interromper a formação de novos vasos sanguíneos destinados a alimentar o tumor. 
Mecanismos como esses contribuem para explicar, por exemplo, o resultado obtido pelos pesquisadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP) em relação aos efeitos do composto sobre o câncer de mama. Em animais, a substância reduziu pela metade a forma mais comum da doença. Além disso, o hormônio atenua efeitos colaterais da quimioterapia. Na Universidade de Granada, os cientistas criaram um gel à base de melatonina para proteger as mucosas do aparelho gastrointestinal da inflamação decorrente do uso de quimioterápicos.
 

 
 01.jpg

02.jpg


Leia o restante da matéria em:
istoe



[Existem controvérsias quanto ao uso comercial da melatonina,  enquanto que alguns cientistas garantem que a liberação deste trará benefícios a população, principalmente à idosa que tem este hormônio diminuído com o passar da idade.]

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Hidroterapia

 
 
A hidroterapia é o tratamento pela água sob suas diversas formas e a temperaturas variáveis e tem como objetivo tratar e reabilitar pacientes reumatológicos, ortopédicos, neurológicos, pneumopatas e com doenças neuromusculares. Há poucas contraindicações para sua aplicação, entre elas, infecções de pele, infecções em geral, tímpano perfurado, incontinência fecal e urinária e pacientes com traumas em relação à água. Na entrevista abaixo, a fisioterapeuta da Unidade Vila Mariana do Einstein, Melina Vasconcelos Grossi Venditti, explica todos os benefícios e particularidades dessa técnica.

 

1- O que é Hidroterapia?

A Hidroterapia ou Piscina Terapêutica é um recurso fisioterapêutico realizado exclusivamente pelo profissional desta área, de forma individual ou em grupo, em piscina coberta e aquecida com temperatura entre 32.5 a 34°C.

 

 

2- Quais as indicações para realizar Hidroterapia?

  • Doenças reumáticas (fibromialgia, artrites, artroses, osteoporoses)
  • Doenças neurológicas (Acidente Vascular Encefálico, paralisia cerebral, traumatismo cranioencefálico, sequelas de meningite, poliomielite, atraso de desenvolvimento motor, hemiplegia, diplegia, paraplegia, ataxia, esclerose múltipla, Mal de Parkinson)
  • Reabilitação de fraturas, próteses e artroplastias
  • Lesões articulares
  • Treino de marcha, equilíbrio e coordenação
  • Hérnia discal, espondilolistese, compressões ciáticas, escoliose
  • Reabilitação cardíaca
  • Limitações de ADM (amplitude de movimento)
  • Disfunções respiratórias
  • Dores, espasmo muscular e edema

3- Quais as contraindicações?

  • Pacientes com cateteres e sondas
  • Doenças infecciosas
  • Insuficiência cardíaca
  • Hidrofobia mórbida
  • Hipertensão arterial não controlada
  • Feridas abertas ou não cicatrizadas
  • Disfunções urinárias e intestinais
  • Febre alta (a partir 38ºC)

CUIDADOS

  • Distúrbios de labirinto
  • Pacientes convulsivos
  • Pacientes cegos e surdos

4- Qual a diferença entre hidroterapia e hidroginástica?

Podemos dizer que a hidroginástica é um trabalho que objetiva a prevenção e a melhora da qualidade de vida por meio dos recursos de movimentos realizados em uma piscina com temperatura mais baixa (30ºC), muito utilizada para redução de peso, condicionamento do sistema cardiovascular, fortalecimento de músculos dinâmicos e estáticos por meio da repetição de movimentos em uma determina série. O profissional habilitado a ministrar esta atividade é o educador físico, de preferência com cursos de especialização.
A hidroterapia, por sua vez, é um recurso que pode ser utilizado somente pelo fisioterapeuta, de preferência também especializado, para atender um determinado grupo que tenha objetivos terapêuticos semelhantes com o intuito de reabilitar e ou prevenir distúrbios e doenças específicas.

 

5- Quais tipos de exercícios são realizados na água?

Na hidroterapia, o terapeuta utiliza técnicas com exercícios específicos, como atividades isométricas e isotônicas, alongamentos e relaxamentos. Os métodos mais conhecidos são: Conceito Halliwick, Bad Ragaz e Watsu.
 

6- Quais podem ser os benefícios que a hidroterapia proporciona ao paciente?

Alívio da dor, redução de edema, fortalecimento muscular, normalização do tônus muscular, relaxamento e alívio do stress, melhora da amplitude de movimento (ADM), diminuição do peso corporal quando imerso (devido ao empuxo que facilita manuseios, transferências e a marcha na água), melhora do equilíbrio (estático e dinâmico), estimulação sensorial, tátil e proprioceptiva, condicionamento cardiorrespiratório, melhora da autoestima e melhora da independência funcional do paciente.

 

7- Quais os efeitos fisiológicos causados pela imersão?

Aumento da frequência respiratória e cardíaca, aumento do suprimento sanguíneo para os músculos, aceleração do metabolismo muscular, aumento da circulação periférica, aumento do retorno venoso, exacerbação do relaxamento muscular e diminuição da pressão sanguínea e sensibilidade dos terminais nervosos.

 

8- Qual o tempo da sessão de hidroterapia?

Varia de 30 a 60 minutos, dependendo dos objetivos e condições clínicas do paciente.
 
 
 

Mercados Públicos pelo Mundo

O Mercado Público de Porto Alegre reabriu, após quase 40 dias fechado devido à um incêndio. 
Hoje quero mostrar a vocês alguns mercados públicos do Brasil e do mundo. Uns eu já conheci, outros quem sabe um dia ...
 Dê uma olhada e na próxima vez, quem sabe, inclua no seu roteiro de viagem uma visita à um deles!

Mercado público as vezes nos parece um lugar pouco atrativo, mas é lá que se concentra a cultura local.


Mercado Modelo de Salvador - Bahia - BA - Brasil



Há alguns anos estive neste mercado. No momento ele não pareceu-me tão atrativo, já que chovia e ele estava muito cheio. Mas realmente, é possível encontrar muito da cultura local de Salvador nas bancas deste mercado. Quer conhecer um pouco de Salvador? Vá ao Mercado Modelo.

Mercado Municipal de São Paulo - SP - Brasil



O Mercado Municipal de São Paulo, conhecido como "Mercadão", inaugurado em 1933, é um importante entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios.


Mercado de Santa Caterina - Barcelona - Espanha



Que show este telhado!


Mercado de Convent Garden em Londres,






Mercado Ver-o-Peso, Belém




Mercado Chatuchak, em Bangkok


Todo fim de semana, mais de 200 mil visitantes circulam entre os oito mil pavilhões instalados em uma área de 1,13 km2, e caminham até cansar. E se você gosta de brechós e dos famosos mercados das pulgas, ou quer levar uma lembrancinha nada convencional da sua viagem, este é o lugar certo.
 
 
Grande Bazar, na Turquia
 
Grande Bazar
 
Um enorme labirinto por onde se distribuem mais de 4 mil lojas forma o maior mercado de badulaques de Istambul. Luminárias, narguilés, roupas, joias, tapetes, almofadas, louças, cerâmicas... 
 
 
Mercado Municipal de Santiago do Chile
 
 Resultado de imagem para mercado publico do chile
 
Inicialmente o lugar foi destinado à exposição de artistas nacionais, e depois transformado em mercado, no qual atualmente podem-se encontrar produtos típicos do Chile.
Estive neste mercado e realmente me pareceu  muito limpo e organizado. A arquitetura dele lembrou-me o nosso mercado público de Porto Alegre.


Mercato del Porcellino em Florença, Itália



Este mercado é como uma feira de rua e leva este nome por causa de uma escultura de um Javali. Dizem que se passar a mão no seu focinho da sorte. Quando estive lá, me perdi no meio de tantas bolsas e artigos de couro. Inclusive comprei uns quadros pintados a mão de artistas de rua. Lindos e baratos!


 Fonte e Imagens: Internet


Veja também:
Fisioterapia com Você: O Mercado Público de Porto Alegre