É a primeira vez que um paciente tão jovem e um doador vivo participam desse tipo de procedimento
O hospital universitário de Okayama, no oeste do Japão, realizou com sucesso o transplante de uma parte do pulmão de uma mãe a seu filho de dois anos, a primeira operação deste tipo realizada no mundo em um paciente tão jovem e com doador vivo.
O paciente é uma criança que tinha desenvolvido pneumonia aguda e era incapaz de absorver oxigênio suficiente, nem sequer com a ajuda de um respirador - motivo pelo qual os médicos consideraram necessários transplantes em ambos pulmões.
Perante a impossibilidade de implantar-lhe um órgão adulto devido ao tamanho, os médicos optaram por dividir o lóbulo médio do pulmão esquerdo de sua mãe em duas porções com o volume mínimo necessário para garantir seu funcionamento.
No último dia 31 de agosto, os médicos transplantaram as porções de pulmão no receptor, que já respira normalmente após recuperar-se da operação. Os testes médicos realizados previamente demonstraram que só o tecido de pulmão da mãe seria compatível para ser inserido no corpo da criança.
A equipe médica do hospital universitário de Okayama afirmou que se trata do primeiro transplante do mundo em que se utilizam fragmentos tão pequenos de pulmão de um doador vivo e em um paciente tão jovem.
O cirurgião que dirigiu a operação, Takahiro Oto, destacou, , em declarações à televisão estatal "NHK", que este método representa "um raio de esperança" para as crianças que precisam de transplantes de pulmão.
Tanto a mãe como o filho são residentes de Saitama, ao norte de Tóquio, e o menor tinha sido internado no último dia 29 de agosto devido a seus problemas respiratórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, dúvidas ou se desejar mais informações sobre o assunto