quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

As 10 empresas mais antigas do mundo ainda em funcionamento

 

 

Um legado passado de geração em geração, veja a lista de 10 empresas que continuam ativas após séculos de funcionamento.

10. Post och Inrikes Tidningar – Jornal / Data de fundação: 1645 (Suécia)

empresas mais antigas do mundo 10

 O Post och Inrikes Tidningar foi fundado em 1645 pela Rainha Christina e foi uma referência para os suecos viciados em notícias ao longo dos séculos 17 e 18. No início, o Poit publicava notícias internacionais e domésticas, observações meteorológicas, poesia e romances serializados.
Conforme o número de jornais foi se multiplicando, o Poit reduziu o seu conteúdo de notícias, e, até o início dos anos 1900, já não era o jornal de referência na Suécia. Em vez disso, tornou-se o meio de comunicação oficial do país para anúncios, como declarações de falência ou leilões. Em 1978, o jornal adotou o formato de livreto, mas o número de leitores continuou a diminuir. A versão impressa final tinha uma circulação de apenas 1.500 exemplares e em 1º de janeiro de 2007, o jornal mudou para um formato apenas online.
Hans Holm, que trabalhou como o editor-chefe do jornal por 20 anos, lamenta: “Nós consideramos isso (a mudança para a internet) um desastre cultural. É triste quando você trabalhou com isso por tanto tempo, e ele (o jornal) tenha existido por tanto tempo”.


9. Shirley Plantation – Plantação / Data de Fundação: 1613 (EUA)

empresas mais antigas do mundo 9

 Mesmo que os EUA sejam uma nação relativamente jovem, não deixa de ser impressionante que a sua atividade mais antiga é anterior à própria existência do país. A Shirley Plantation é uma propriedade localizada na margem norte do rio James em Charles City County, no estado da Virginia. É a mais antiga empresa de propriedade familiar na América do Norte, tendo sido fundada em 1613, com operações começando em 1638.
O terreno era utilizado para a plantação de tabaco, que era enviado para outras colônias e para a Inglaterra. A mansão, conhecida como a “Casa Grande”, está em grande parte conservada em seu estado original e é operada e residida pelos descendentes diretos de Edward Hill I. Hoje, Shirley continua a ser uma plantação, uma casa de família privada, um destino para eventos e um marco histórico nacional dos EUA.

 

8. Beretta – Armas de fogo / Data de fundação: 1526 (Itália)

empresas mais antigas do mundo 8

 Durante a Idade Média, Gardone, na Itália, foi uma meca para trabalhos em ferro. No início do Renascimento, a cidade era conhecida por sua produção de armas de alta qualidade. O Maestro Bartolomeo Beretta era um fabricante de armas que vivia em Gardone. Em 1526, o Arsenal de Veneza lhe pagou para fazer 185 barris de arcabuz, uma espécie de espingarda antiga, tornando a Beretta a mais antiga empresa de fabricação de armas no mundo.
A família Beretta tem continuamente controlado a empresa por toda a sua história. Ugo Gussalli Beretta e seus dois filhos, Pietro e Franco, ainda mantêm a liderança da companhia hoje em dia.

 

7. Rathbornes – Fabricante de velas / Data de fundação: 1488 (Irlanda)

empresas mais antigas do mundo 7

 A Rathborne Velas, baseada em Blanchardstown, no subúrbio de Dublin, foi fundada em 1488 – quatro anos antes de Colombo descobrir a América. Ela sobreviveu a tudo, incluindo pragas, a chegada da eletricidade e decisões da igreja católica.
Durante o século 19, a Rathborne assinou um contrato para fabricar todos os acessórios de iluminação pública em Dublin. Quando a eletricidade se tornou a norma, a empresa reorientou os seus esforços para velas das igrejas. No entanto, o Concílio Vaticano II decretou que igrejas católicas deveriam ser despojadas de grande parte da sua ornamentação anterior, incluindo velas elaboradas. Mas, como o diretor financeiro da Rathborne Vincent Brady diz, “os eclesiásticos intrometidos cederam e a vela tradicional de igreja sobreviveu”.
Embora a empresa não esteja mais nas mãos da família Rathborne (todos morreram), o último descendente direto tem um convite aberto para visitar a companhia a qualquer momento.
A empresa tem grandes planos para o futuro e está determinada a funcionar por mais 500 anos. “Gostaríamos de criar um museu onde se pode exibir todas as máquinas antigas e demonstrar as habilidades para a produção de velas ancestrais, e talvez um dia voltar a East Wall, que é a nossa casa ancestral”, diz Brady.

 

6. Pontificia Fonderia Marinelli – Fundição / Data de fundação: 1040 (Itália)

empresas mais antigas do mundo 6

 Agnone, uma vila em Molise, na Itália, é conhecida como a “cidade dos sinos”. A Pontificia Marinelli está localizada lá e é um negócio de 700 anos. Na antiga forja, sinos e esculturas de bronze são feitas inteiramente à mão, usando a mesma técnica de “cera perdida” que remonta aos tempos medievais e renascentistas. Os sinos feitos aqui podem ser vistos em algumas das igrejas mais prestigiadas do mundo, bem como no Museu Histórico do Sino Giovanni Paolo II, que fica ao lado da forja.
Em 1924, a Pontifícia Marinelli foi premiada com o “título de fundição pontifícia” pelo Vaticano. A Igreja Católica Romana responde hoje em dia por 90% de todas as encomendas feitas. A empresa é de copropriedade e operada pelos irmãos Armando e Pasquale Marinelli, que produzem até 50 sinos em um ano e, atualmente, empregam 12 pessoas.

 

5. Château de Goulaine – Adega / Data de fundação: 1000 (França)

empresas mais antigas do mundo 5

 Ninguém está completamente certo sobre quando os produtores de vinho do Château de Goulaine começaram o engarrafamento de seus produtos, mas pela maioria das contas parece ter sido por volta do ano 1000.
Château de Goulaine é mais do que apenas uma vinícola – é um castelo histórico que foi reconstruído no século 12 e novamente no 16. A família Goulaine é proeminente na história da França – seus membros serviram nas Cruzadas e em guerras religiosas seguindo a divisão católico-protestante durante a Reforma. O castelo tem sido o lar de uma mesma família há mais de mil anos, e vinho ainda está sendo produzido lá. O castelo é também um museu e abriga numerosas obras de arte.

 

4. Sean’s Bar – Pub / Data de fundação: 900 dC (Irlanda)

empresas mais antigas do mundo 4

 O Sean’s Bar, um pub em Athlone, Irlanda, remonta ao distante ano de 900 dC. Durante reformas na década de 1970, os trabalhadores encontraram evidências de que o pub, que já era histórico, poderia existir há mais tempo do que qualquer um tinha pensado anteriormente. Descobriu-se que uma das paredes foi feita de pau a pique. Eles também encontraram algumas moedas que remontam a cerca de 900 dC, o que foi confirmado quando o muro foi testado através de carbono.
Acredita-se que o bar foi estabelecido como uma pousada para viajantes que cruzavam os fiordes que já existiam na área.
O Sean mantém registros de cada proprietário desde a sua criação, incluindo Boy George, cantor e compositor britânico, que foi titular da propriedade em 1987.

 

3. St. Peter Stiftskeller – Restaurante / Data de fundação: 803 dC (Áustria)

empresas mais antigas do mundo 3

 O St. Peter Stiftskeller é mencionado em um documento feito pelo estudioso Alcuin, um seguidor de Carlos Magno, no ano 803 dC. O estabelecimento de Salzburg, na Áustria, afirma ser o mais antigo restaurante documentado em operação contínua. Se isso for realmente verdade, o Stiftskeller seria não só o mais antigo restaurante, mas também a terceira mais antiga empresa do mundo e a mais antiga entre as empresas fora do Japão.

 

2. Nishiyama Onsen Keiunkan – Hotel / Data de fundação: 705 dC (Japão)

empresas mais antigas do mundo 2

 Em 705 dC, as fontes termais naturais que cercam o Nishiyama Onsen Keiunkan atraíram visitantes para os banhos termais relaxantes oferecidos pelo hotel. Entre os seus primeiros clientes estavam Samurais e Shoguns. 52 gerações diferentes de descendentes cuidaram e operaram a pousada, aumentando o espaço e modernizando-a lentamente conforme o passar do tempo.
O Keiunkan é consideravelmente maior do que era há mais de mil anos, mas tanto a aparência quanto a sensação que o lugar oferece mantiveram-se inalterados, apesar das suas comodidades modernas.


1. Kongo Gumi – Companhia de Construção / Data de fundação: 578 dC (Japão)

empresas mais antigas do mundo 1

 A construtora japonesa Kongo Gumi era a mais antiga entre as empresas independentes em operação contínua no mundo, até que foi absorvida como uma filial de outra empresa de construção maior em 2006.
Com sede em Osaka, a empresa familiar traça as suas origens a 578 dC, quando um dos engenheiros do Príncipe Shotoku trazido de Baekje, um reino antigo localizado no sudoeste da Coréia, para o Japão com o objetivo de construir o Templo de Shitennoji decidiu começar seu próprio negócio. Um pergaminho do século 17, com 3 metros de altura, mostra as 40 gerações da família que surgiram desde início da empresa. Tal como acontece com muitas famílias japonesas ilustres, cunhados e cunhadas muitas vezes se juntaram ao clã e tomaram para si o nome de família Kongo. Assim, ao longo dos anos, a linha tem continuado, quer através de um filho ou uma filha.
Infelizmente, nada pode durar para sempre. A Kongo Gumi enfrentou tempos difíceis e entrou em liquidação em janeiro de 2006, mas a empresa continua a operar como uma subsidiária integral do Grupo de Construção Takamatsu.
 
 



Benefícios do exercício físico para os diabéticos

vk2h


A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada pela hiperglicemia resultante de defeitos na produção da insulina (tipo 1) ou resistência à ação da insulina (tipo 2).
A insulina é a responsável por transportar a glicemia (açúcar) que está na corrente sanguínea para dentro das células e, assim, gerar energia para o corpo.  Ela é produzida por uma célula chamada Beta, no pâncreas.
Nos casos de Diabetes tipo 1, o sistema imunológico cria anticorpos que atacam essas células, impedindo a produção de insulina. O indivíduo se torna insulino-dependente.  Não se sabe ainda o porquê desse processo. Nos casos de Diabetes tipo 2, o indivíduo produz insulina normalmente pelas células beta, porém, um transportador interno das células, chamado GLUT 4, não permite que a glicose entre.  Nesse caso, além de muita glicose no sangue, há muita insulina (hiperinsulinemia).
O tratamento para a Diabetes envolve exercícios físicos, reeducação alimentar, apoio psicológico e insulina ou antidiabéticos orais.
 
 
Complicações decorrentes da Diabetes
 
A diabetes pode acarretar outros problemas se não for tratada, como por exemplo:
-Síndrome metabólica;
-Doenças Vasculares (Pé diabético);
-Retinopatia;
-Neuropatia Crônica.
 
 
Por que é importante saber se meu cliente tem ou não diabetes para realizar exercícios físicos?
 
O consumo da glicose aumenta muito durante o trabalho muscular. Os dois hormônios pancreáticos (insulina e glucacon) controlam o fornecimento de energia para os músculos que estão trabalhando. De modo geral, a contração muscular cria mais oportunidades para a glicose entrar nas células musculares.
Porém, se o uso da insulina artificial ou a alimentação não estiver adequada ao horário da atividade física, pode-se obter um efeito rebote, gerando hipoglicemia. Dessa forma, não é aconselhado exercitar-se no pico de ação da insulina.
 
 
Recomendações importantes
 
-Realizar exame médico a cada seis meses;
-Ao passar em consulta, o indivíduo deve informar ao médico qual o horário que pretende fazer exercícios para que a insulina seja adequada ao momento;
-Consultar um nutricionista para indicação de alimentação pré e pós-exercício, evitando assim, quedas de insulina após a aula;
-Evitar aplicação de insulina nas musculaturas que serão mais recrutadas na aula;
-Automonitoração da glicemia antes e depois do exercício;
-Iniciar o trabalho de força com cargas moderadas.
 
 
Benefícios do exercício físico para o diabético
 
Dentre os inúmeros benefícios da atividade física, vamos destacar:
-Aumenta a captação da glicose pelos músculos (diminuindo a glicose no sangue), inclusive após o exercício, no período de repouso;
-Melhora a ação da insulina e de antidiabéticos orais;
-Aumenta a tolerância à glicose;
-Pode reduzir a quantidade diária de insulina artificial para os diabéticos bem controlados;
-Reduz fatores de risco cardiovasculares, triglicérides e colesterol;
-Aumenta o fluxo de sangue muscular e a circulação nos membros inferiores, prevenindo os efeitos da aterosclerose;
-Reduz a perda da massa óssea;
-Melhora a disposição geral e a sensação de bem-estar.
 
 
Por que o Pilates pode ser um excelente aliado dos diabéticos?
 
O Diabetes Mellitus é muito difícil de ser tratado quando comparado a outras condições crônicas, como hipertensão por exemplo. Isso acontece porque seu tratamento evolui à medida que se atinge a mudança do estilo de vida. São mudanças de aspectos alimentares, comportamentais e psicológicos.
O método Pilates, além de contemplar um excelente trabalho de fortalecimento muscular e melhora da postura é, acima de tudo, educativo. É uma atividade moderada, que respeita as individualidades e dá liberdade de movimento estimulando a auto superação. O Pilates, em especial, olha minuciosamente para todas as partes do corpo, inclusive os pés, tão importantes para os diabéticos.
O livro ‘’Retorno à vida através da Contrologia’’, de Joseph Pilates, fala muito sobre hábitos saudáveis no âmbito da saúde geral, do bem estar e da qualidade de vida.  Por isso, cabe também ao instrutor de Pilates transmitir esses conceitos e incentivar a mudança de comportamento.
 
 
Viviane Vales
Educadora Física – Especialista em Atividade Física Adaptada e Saúde
Instrutora de Pilates PMA – CPT e Garuda®
 
 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Roupas Indecentes - Por Akalonu Chijioke

 
[Este texto foi retirado da internet, não achei nenhuma referência concreta sobre o autor, mas o conteúdo é edificante e de extremo valor para os dias de hoje, sem querer ofender nem criticar, mas vale a valorização pessoal.]
 
 
 
Quatro mulheres chegaram numa reunião vestindo roupas bastante indecentes que mostravam muito bem os seus corpos.
O presidente deu um bom olhar para elas e disse-lhes para que sentassem. Então ele disse algo que elas nunca esquecerão na vida. Ele olhou para elas diretamente nos olhos e disse seriamente:
- Senhoras, tudo o que Deus fez valioso neste mundo está bem coberto e é difícil ver, encontrar ou obter.
1. Onde você encontra os diamantes? Lá no fundo, coberto e protegido.
2. Onde você encontra pérolas? No fundo do oceano, coberto e protegido numa bela concha.
3. Onde você encontra ouro? Lá em baixo, coberto com camadas de rocha e para obtê-lo você tem de trabalhar duro e cavar fundo.
Ele olhou novamente para elas com os olhos sérios e disse:
- Vosso corpo é sagrado e único. Você é muito mais preciosa do que o ouro, diamantes e pérolas, e você deve ser coberta também.
Então ele acrescentou que, se você mantiver seu mineral precioso como ouro, diamantes e pérolas profundamente cobertos, uma organização respeitável de mineração, com o maquinário necessário vai realizar anos de exploração extensiva.
Primeiro eles entrarão em contato com o seu governo (a família), vai assinar contratos profissionais (casamento) e miná-lo profissionalmente (casamento civil). Mas se você deixar seus preciosos minerais descobertos na superfície da terra, você sempre vai atrair um grande número de mineiros ilegais para vir e lhe explorar ilegalmente.
Mantenha seu corpo profundamente coberto para que ele convide mineiros profissionais para persegui-lo.
 
Vamos todos incentivar as nossas esposas, amigas e filhas a vestirem-se bem e decente!



texto retirado da internet

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

LIÇÕES QUE APRENDI COM MEU FILHO AUTISTA - por Marcos Mion



 
Este texto é uma reflexão natalina. Um aprendizado.

Quanto mais leio para meus filhos sobre o “menino” Jesus e toda sua sabedoria, mais a identifico dentro da minha própria casa.

Não apenas os discípulos, mas todos que o conheciam, chamavam o menino Jesus de mestre.

Mestre não é um titulo que alguém pode atribuir a si mesmo. O mestre nasce da capacidade do interlocutor de reconhecer a sabedoria quando entra em contato com ela.

O mestre, para existir, por mais sábio que seja, depende da humildade daqueles ao seu redor de se reconhecerem numa posição de inferioridade, de aprendiz.

(E é assim que me sinto. Humilde e extremamente feliz de dividir meu dia a dia com uma criança que ilumina e engrandece todos ao seu redor)

Todos ja me viram falar publicamente que me sinto abençoado e extremamente feliz por ter sido escolhido por Deus para ser pai de uma criança autista, ou como eu prefiro dizer, o guardião de um anjo. O meu Romeo.

Sempre que faço algum post, aparecem centenas de pais comentando e dividindo o mesmo sentimento de gratidão. Como se fosse um clube que, quem não faz parte, secretamente agradece e não consegue nem começar a entender pq aquelas pessoas são tão gratas por fazerem parte dele.

Afinal, como que, na pratica, meu filho me faz tanto bem? Como uma criança que, aparentemente, tem dificuldades consegue me ensinar?

Como falei acima, parte da minha capacidade de identificar a sabedoria e transforma-la num aprendizado.

Vou contar o que aconteceu este Natal e qual foi a lição que ele nos deu.

Como de costume, pelo fim de Novembro, minha esposa, Suzana, e eu juntamos os tres para fazer a carta do Papai Noel.

- “Eu quero infinitos Legos!”, disse o Stefano.

- “Calma que ja tenho minha lista separada em imagens no ipad”, disse Doninha, lembrando da quantidade razoavelmente grande de presentes que ja tinha separado entre borrachas da Hello Kitty e um tenis da Nike, alem de varias coisas de menina de marcas que ela gosta.

Resumindo? Duas listas extensas e extremamente comuns para crianças que convivem num mundo tecnológico, repleto de marcas, com demandas que eu considero ridículas de consumismo. Propagandas em todo lugar, aquela maldita sensacão, que eu odeio, causada na escola que é necessário ter pra existir. Sensação que lutamos muito contra em casa enchendo as crianças de auto confiança, dando “centro” pra elas saberem que o que interessa na vida não são as coisas que o dinheiro compra, mas que, por motivos óbvios, sempre cerca qualquer criança hoje em dia. Ainda mais na época do Natal!!

Até que chegamos no Romeo e indagamos o que ele gostaria de ganhar do Papai Noel.

“Uma escova de dentes azul”.

E agora chegamos no ponto crucial desse texto.

Se você da risada com essa resposta e pensa que o menino autista realmente esta fechado no seu mundo e não conecta com a realidade, que é filho de um artista de tv, que poderia pedir qualquer coisa no mundo que ganharia e, burro, pediu só uma escova de dentes azul, esse texto não vai fazer sentido algum pra você. Pode parar por aqui. Você não consegue identificar um ensinamento quando se depara com um.

Suzana e eu, instantaneamente ficamos emocionados com aquela resposta. Ao meio de tanto consumismo, numa época que virou símbolo de consumismo, nosso mestre, sem saber, sem ter a consciência externa do que estava fazendo, afinal sua sabedoria é nata, é orgânica e instintiva, colocou nossos pés no chão, nos remontando com os verdadeiros valores do Natal.

O que realmente vale nessa vida? Essas coisas materiais vão com o tempo, quebram, ficam velhas e obsoletas tornado-se um lembrete vivo e constante de dinheiro que jogamos pela janela adquirindo valores que não interessam.

Não serei hipócrita e dizer que não é saudável comprar brinquedos e presentes. Não é isso. Sou totalmente a favor de usar o ato da compra material como recompensa e até como educação, inclusive de valores morais, mas fato é que existe um grande exagero nas proporções que o consumismo tomou hoje em dia, como mencionei explicando os pedidos dos meus outros filhos.

Ainda perguntamos pra ele se não queria mais nada, um bichinho de pelucia que ele adora, um ipad novo que, para quem não sabe, é uma das ferramentas mais poderosas de comunicação dos autistas com o mundo exterior, mas ele foi categórico: “uma escova de dentes azul. É isso que eu quero ganhar do Papai Noel”.

Até que finalmente chegou o dia do Natal. Fizemos a comemoração da véspera, deixamos os cookies feitos em família na varanda para o bom velhinho e todos foram dormir muito ansiosos com a visita do Papai Noel na madrugada.

Não preciso dizer que 5:00 am ja ouvi Tefo rasgando papel de presente! rs.

Levantamos para acompanhar e viver com eles todo esse momento magico que tem data de validade, pois a crença real no Papai Noel não é eterna e, hoje em dia, acaba cada vez mais cedo. E enquanto Tefo e Doninha pareciam dois demônios da tasmânia envoltos em presentes e embrulhos, abrindo mais um e mais um e mais um, Romeo assistia de longe com um certo grau de tensão no ar.

“O Papai Noel trouxe minha escova de dentes azul?” ele perguntava sentindo o que eu identifiquei como medo de frustração! Uma real incerteza se ganharia aquele único e tão valioso presente. Lembrem que isso foi na manhã do dia 25, quase 2 meses depois do dia que escreveram as cartas e essa ainda era sua única vontade, seu único desejo de Natal.

Conduzi Romeo até arvore e o deixei identificar o presente com seu nome!

Fico emocionado ao lembrar, mas ele abriu o embrulho com uma expectativa tão grande, uma ingenuidade e um doutorado em desapego que, quando o ultimo pedaço de papel revelou sua escova de dentes azul, ele foi tomado de emocão!! Abaixou a cabeça num alivio e se atrapalhou de tão forte que essa emoção veio.

Sim, ele chorou.

Chorou de alegria, inundado pela mais pura e bela emoção! Eu e Suzana choramos juntos.

Tão pouco…um presente tão simples…e ai me deu o estalo. Mestre!

Entendi que era algo muito maior do que uma simples escova de dentes. Ali, naquela emoção, naquela pureza, naquela humildade e, acima de tudo, naquele desapego, tive a maior lição de Natal da minha vida.

Obrigado Mestre, por mais uma. Te amo.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Feliz 2016!

 Resultado de imagem para imagens de 2016
 
Mais um ano está começando, desejo à todos paz, amor, harmonia, união, perdão, reconciliação, saúde, sucesso e que todos os sonhos se realizem com muita força de vontade, fé e determinação.  Tenho um versículo que me inspira a ir em frente nos meus projetos de vida:
 
"Peça ao Senhor que Ele abençoe os teus planos e eles darão certo." Proverbio 16