Nesta época do ano, as pessoas se sentem mais animadas a doar e a doar-se de alguma forma. O espirito natalino nos faz pensar no próximo com mais compaixão. A verdade, para mim, é que este espirito fraternal deveria estar presente por todos os dias do ano, ninguém de fato sabe a data do nascimento de Jesus, que é a razão e a verdadeira inspiração do Natal, então Natal deveria ser todo dia. Muitos escritores dissertaram sobre este tema, diversos livros foram adaptados para a telona, alguns encantam pela formosura da historia, outros nos atraem pela mensagem que deixa após a leitura. E uma dessas historias, Um Conto de Natal, escrito por Charles Dickens em 1843, é o tipo que deixa uma mensagem de recomeço e de abraçar as oportunidades, o que o torna sempre atual.
Poucos personagens, em contos ou em vida, são capazes de suportar a teimosia sem tamanho do velho Scrooge.
Ebenezer Scrooge era um homem amargo, ranzinza e mesquinho, que odiava o Natal. Não tinha compaixão, nem piedade, Marley, seu sócio, igualmente famoso como ele pelo seu temperamento, morre, sozinho, em uma véspera de Natal. Sete anos depois, o velho rabugento, recebe a visita do fantasma de Marley. Ele vem para introduzir a visita de outros três fantasmas que virão no decorrer da noite para, através das imagens do passado, do presente e do futuro, dar mais uma chance de mudança a Scrooge. O fantasma do passado vem para mostrar os momentos felizes, bem como os tristes, do seu passado, quando a mesquinhez começa a penetrar o espírito de Scrooge. O do presente vem mostrar os natais que se passam nas casas das famílias de alguma maneira próximas a Scrooge; o Natal na casa de seu sobrinho, para o qual ele é chamado todos os anos, convite que ele sempre nega, tornando-se motivo de falação de todos. O fantasma do futuro, aponta para a solidão e desprezo de todos diante da sua morte, a visão do futuro, sozinho, sem ninguém para chorar a sua partida, faz com o que o velho mesquinho repense seus dias e deseje uma chance para mudar de vida. Para quem não leu o livro ou viu algum filme inspirado nele, o momento é propicio para uma reflexão, será que muitas vezes não somos como o velho Scrooge ou não nos sentimos como ele desejando uma nova chance?
Curiosidade
Tio Patinhas (Scrooge Mc Duck), da Disney, teve seu caráter inspirado em Ebenezer Scrooge, o famoso pão-duro.
No curta "Mickey's christmas carol", de 1983, McDuck revive Ebenezer.
Alguns filmes foram adaptados, em 1988, estrelado por Bill Muray, "Scrooge" e em 2009 a Disney lançou um filme em desenho animado estrelado por Jim Carrey, "Os Fantasmas de Scrooge".
1970
Os Fantasmas de Scrooge - 2009
adorocinema
MR. MAGOO'S CHRISTMAS CAROL - 1962
A CHRISTMAS CAROL - 2012
youtu.be
2014
Alguns bem antiguinhos:
A CHRISTMAS CAROL - 1910
A CHRISTMAS CAROL (1938)
THE CHRISTMAS CAROL - 1949
SCROOGE - 1951
A CHRISTMAS CAROL - 1954
imagens retiradas da internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, dúvidas ou se desejar mais informações sobre o assunto