A hidroterapia é o tratamento pela água sob suas diversas formas e a temperaturas variáveis e tem como objetivo tratar e reabilitar pacientes reumatológicos, ortopédicos, neurológicos, pneumopatas e com doenças neuromusculares. Há poucas contraindicações para sua aplicação, entre elas, infecções de pele, infecções em geral, tímpano perfurado, incontinência fecal e urinária e pacientes com traumas em relação à água. Na entrevista abaixo, a fisioterapeuta da Unidade Vila Mariana do Einstein, Melina Vasconcelos Grossi Venditti, explica todos os benefícios e particularidades dessa técnica.
1- O que é Hidroterapia?
A Hidroterapia ou Piscina Terapêutica é um recurso fisioterapêutico realizado exclusivamente pelo profissional desta área, de forma individual ou em grupo, em piscina coberta e aquecida com temperatura entre 32.5 a 34°C.
2- Quais as indicações para realizar Hidroterapia?
- Doenças reumáticas (fibromialgia, artrites, artroses, osteoporoses)
- Doenças neurológicas (Acidente Vascular Encefálico, paralisia cerebral, traumatismo cranioencefálico, sequelas de meningite, poliomielite, atraso de desenvolvimento motor, hemiplegia, diplegia, paraplegia, ataxia, esclerose múltipla, Mal de Parkinson)
- Reabilitação de fraturas, próteses e artroplastias
- Lesões articulares
- Treino de marcha, equilíbrio e coordenação
- Hérnia discal, espondilolistese, compressões ciáticas, escoliose
- Reabilitação cardíaca
- Limitações de ADM (amplitude de movimento)
- Disfunções respiratórias
- Dores, espasmo muscular e edema
3- Quais as contraindicações?
- Pacientes com cateteres e sondas
- Doenças infecciosas
- Insuficiência cardíaca
- Hidrofobia mórbida
- Hipertensão arterial não controlada
- Feridas abertas ou não cicatrizadas
- Disfunções urinárias e intestinais
- Febre alta (a partir 38ºC)
CUIDADOS
- Distúrbios de labirinto
- Pacientes convulsivos
- Pacientes cegos e surdos
4- Qual a diferença entre hidroterapia e hidroginástica?
Podemos dizer que a hidroginástica é um trabalho que objetiva a prevenção e a melhora da qualidade de vida por meio dos recursos de movimentos realizados em uma piscina com temperatura mais baixa (30ºC), muito utilizada para redução de peso, condicionamento do sistema cardiovascular, fortalecimento de músculos dinâmicos e estáticos por meio da repetição de movimentos em uma determina série. O profissional habilitado a ministrar esta atividade é o educador físico, de preferência com cursos de especialização.
A hidroterapia, por sua vez, é um recurso que pode ser utilizado somente pelo fisioterapeuta, de preferência também especializado, para atender um determinado grupo que tenha objetivos terapêuticos semelhantes com o intuito de reabilitar e ou prevenir distúrbios e doenças específicas.
5- Quais tipos de exercícios são realizados na água?
Na hidroterapia, o terapeuta utiliza técnicas com exercícios específicos, como atividades isométricas e isotônicas, alongamentos e relaxamentos. Os métodos mais conhecidos são: Conceito Halliwick, Bad Ragaz e Watsu.
6- Quais podem ser os benefícios que a hidroterapia proporciona ao paciente?
Alívio da dor, redução de edema, fortalecimento muscular, normalização do tônus muscular, relaxamento e alívio do stress, melhora da amplitude de movimento (ADM), diminuição do peso corporal quando imerso (devido ao empuxo que facilita manuseios, transferências e a marcha na água), melhora do equilíbrio (estático e dinâmico), estimulação sensorial, tátil e proprioceptiva, condicionamento cardiorrespiratório, melhora da autoestima e melhora da independência funcional do paciente.
7- Quais os efeitos fisiológicos causados pela imersão?
Aumento da frequência respiratória e cardíaca, aumento do suprimento sanguíneo para os músculos, aceleração do metabolismo muscular, aumento da circulação periférica, aumento do retorno venoso, exacerbação do relaxamento muscular e diminuição da pressão sanguínea e sensibilidade dos terminais nervosos.
8- Qual o tempo da sessão de hidroterapia?
Varia de 30 a 60 minutos, dependendo dos objetivos e condições clínicas do paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário