A partir de agora, os estudantes brasileiros poderão se candidatar a vagas na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, usando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por meio dessa iniciativa inédita, os alunos estão desobrigados a realizar avaliações oficiais portuguesas. A medida tem por objetivo facilitar o acesso de brasileiros à instituição.
Pioneira no ensino de Língua Portuguesa no mundo, a UC é a primeira instituição do exterior a aceitar o Enem como critério de admissão. Conforme a nova legislação Lusa, aprovada em 10 de março, as instituições de ensino superior daquele país podem adotar mecanismos próprios de ingresso para estudantes internacionais.
A nota mínima para aprovação no Enem é 600. De acordo com o vice-reitor da UC, Joaquim Ramos de Carvalho, a exigência pode ser maior para os cursos mais demandados. Nesse caso, serão consideradas as maiores notas. Para cursar uma carreira na faculdade portuguesa os alunos precisarão desembolsar 700 euros mensais (aproximadamente R$ 2100). O valor é válido para todos os cursos oferecidos.
A universidade criou uma página exclusiva de serviços para estudantes e pesquisadores brasileiros, onde foram disponibilizadas todas as informações relativas à formação oferecida em Coimbra. Atualmente a UC conta com dois mil estudantes brasileiros (incluindo os participantes do Programa Ciências sem Fronteiras).
Leia mais sobre o assunto em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário