Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O maior espetáculo da Terra

 
O Pôr do Sol é um dos momentos mais fascinantes da natureza. Apreciar as tonalidades no céu, sobre uma montanha ou mar, é de tirar o fôlego.
Pensando nisso o Terra escolheu dez lugares onde a virada do dia para a noite pode ser um espetáculo por si só.
 
Ipanema, Rio de Janeiro: a praia de Ipanema é uma das mais frequentadas e famosas do Rio de Janeiro, além de ser um dos principais pontos de encontro de cariocas e turistas. O belo pôr do sol no local realmente merece palmas  Foto: Pedro Kirilos/Riotur/Divulgação
Ipanema, Rio de Janeiro
A praia de Ipanema é uma das mais frequentadas e famosas do Rio de Janeiro. Com mais de 2 km de extensão, Ipanema é um dos principais pontos de encontro de cariocas e turistas. A beleza da praia, com pontos míticos como o Posto 9, é potencializada pelo belo pôr do sol, que realmente merece palmas.


Molokai, Havaí: um destino de sonhos para surfistas, casais em lua de mel e, em geral, de amantes da natureza. Molokai é a menos visitada das ilhas do Havaí e, portanto, a mais preservada. Ao norte da ilha é possível apreciar um belo pôr do sol do lendário arquipélago havaiano  Foto: HTA / Ron Dahlquist /Divulgação
Molokai, Havaí
Havaí é um destino de sonhos para surfistas, casais em lua de mel e, em geral, de amantes da natureza. Situada entre Oahu e Maui, Molokai é a menos visitada das ilhas do Havaí e, portanto, a mais preservada. Ao norte da ilha, sobre falésias espetaculares, é possível apreciar um belo pôr do sol do lendário arquipélago havaiano.


Maldivas: com praias desertas de areia branca e águas cristalinas, o local oferece um pôr do sol com cores surpreendentes. Ideal para curtir a dois após um dia digno dos sonhos  Foto: stock.xchng/Reprodução
Maldivas
Maldivas têm tudo que um lugar paradisíaco e romântico precisa ter: praias desertas de areia branca e águas cristalinas, palmeiras e, claro, um magnífico pôr do sol com cores surpreendentes. Ideal para curtir a dois após um dia digno dos sonhos.


Galápagos, Equador: o local oferece uma gama de paisagens vulcânicas que dão a seus visitantes a impressão de estar em outro planeta. Ao fim do dia, nada como um belo pôr do sol a bordo de um cruzeiro nesta reserva natural com vistas estonteantes  Foto: stock.xchng/Reprodução
Galápagos, Equador
O arquipélago de Galápagos, a 965 km do litoral do Equador, guarda uma das maiores biodiversidades do mundo. Tanto que foi onde Darwin desenvolveu sua teoria da evolução. Além disso, o local oferece uma gama de paisagens vulcânicas que dão a seus visitantes a impressão de estar em outro planeta. Ao fim do dia, nada como um belo pôr do sol a bordo de um cruzeiro nesta reserva natural com vistas estonteantes.


Sentosa Island, Cingapura: sentar na praia com um drinque e apreciar o pôr-do-sol deste lugar é um prêmio aos visitantes, que também podem curtir os diversos parques temáticos e uma praia de dois quilômetros  Foto: Singapore Tourism Board/Divulgación
Sentosa Island, Cingapura
Sentosa Island é uma ilha resort no sul de Cingapura, com diversos parques temáticos e uma praia de dois quilômetros que recebe mais de 5 milhões de turistas anualmente. Mas em meio a estas atraçőes, a mais marcante é também a mais simples: apenas sentar na praia com um drinque e apreciar o pôr-do-sol.


Seven Mile Beach, Ilhas Cayman: a areia branca desta praia ganha uma cor especial na hora que o sol se põe sobre as águas do Caribe, no exclusivo arquipélago caribenho das Ilhas Cayman  Foto: Cayman Island Department of Tourism/Divulgação
Seven Mile Beach, Ilhas Cayman
A praia de Seven Mile Beach fica na ilha de Grand Cayman, no exclusivo arquipélago caribenho das Ilhas Cayman. Ao contrário do que indica seu nome (praia das sete milhas, em português), a praia não tem 7 milhas e sim 5.5, ou seja, cerca de 9 km. A areia branca da praia ganha uma cor especial na hora que o sol se põe sobre as águas do Caribe.


Santorini, Grécia: este é um dos locais mais mágicos das ilhas gregas, onde cada pôr do sol é um novo e sublime cartão postal. Presenteia os visitantes com uma paisagem composta por praias de areia vulcânica e casas brancas  Foto: Getty Images
Santorini, Grécia
Santorini é um dos locais mais mágicos das ilhas gregas. Com suas praias de areia vulcânica e casas brancas, e ainda com o mar Mediterrâneo e ilhas vizinhas como pano de fundo, cada pôr do sol é um novo e sublime postal.


Grand Canyon, Estados Unidos: é uma das formações geológicas mais impressionantes do planeta. As predominantes tonalidades laranjas do Grand Canyon são acompanhadas por diversas cores no céu na hora de o sol se por  Foto: Grand Canyon NPS/Divulgação
Grand Canyon, Estados Unidos
Talhado pelo rio Colorado, Grand Canyon é uma das formações geológicas mais impressionantes do planeta. Suas paisagens tiram o fôlego de cada sortudo visitante do Parque Nacional do Grand Canyon, no oeste dos Estados Unidos. As predominantes tonalidades laranjas do Grand Canyon são acompanhadas por diversas cores no céu na hora de o sol se por.


Outback, Austrália: o imenso deserto que domina a maior parte do território australiano, no interior do país, é também um dos lugares mais selvagens do mundo. O pôr do sol em seu solo é sinal de alívio, afinal, as temperaturas podem chegar a 40 graus  Foto: Tourism Australia/Divulgação
Outback, Austrália
Outback é o imenso deserto que domina a maior parte do território australiano, no interior do país. A região é tão inóspita que abriga apenas cerca de 10% da população do país. Outback é um dos lugares mais selvagens do mundo, e o pôr do sol, além de ser muito bonito, traz certo alívio, pois é o momento em que as temperaturas - que podem chegar a 40 graus - começam a cair.


Cape Town, África do Sul: Cape Town é uma das cidades mais atraentes do continente africano. Rica em cultura e movimento econômico, tem gastronomia, esportes e badalação para todos os gostos. Oferece também um belo pôr do sol sobre as águas do oceano Atlântico  Foto: stock.xchng/Reprodução
Cape Town, África do Sul
Com a Table Mountain como pano de fundo, Cape Town é uma das cidades mais atraentes do continente africano. Rica em cultura e movimento econômico, tem gastronomia, esportes e badalação para todos os gostos, além de uma natureza privilegiada e um belo pôr do sol sobre as águas do oceano Atlântico.


É claro que eu não poderia deixar de fora o maravilhoso espetáculo nas margens do Guaiba





Fonte: Terra

domingo, 15 de janeiro de 2012

15 de Janeiro - Dia do Compositor



Hoje é dia do compositor. O dicionário diz que compositor é aquele que compõe, o que é autor de uma realização artística, o que compõe ou escreve uma música, aquele que se dedica à arte da composição musical.
Temos fortes representantes no nosso país como Vinícius de Moraes, Gilberto Gil, Chico Buarque, Cartola, Noel Rosa, Pixinguinha, Martinho da Vila e muitos, muitos outros talentos. Fora os mundialmente conhecidos como Mozart, Chopin, Ludwig van Beethoven, Heitor Villa Lobos e outros tantos. Graças a eles nossa vida tem musicalidade e sons incríveis.
Juntando-se à esta casta de admiráveis, encontra-se John Williams. Considerado um dos maiores compositores da história, entre as suas composições mais famosas estão as mundialmente conhecidas, temas de filmes como: Star Wars, Tubarão, Superman, Indiana Jones, E.T., Harry Potter, Jurassic Park, Além da Eternidade, Drácula, Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Terremoto, são mais de 100 temas de filmes famosos que concorreram ao Oscar, algumas composições levaram a estatueta no caso de E.T. e Star Wars, cuja trilha sonora foi considerada a melhor composição de todos os tempos. Abaixo algumas trilhas para lembrar:

sábado, 14 de janeiro de 2012

Pilates e as "Angels"

O treino de Alessandra Ambrósio antes do desfile da Victoria’s Secret

Alessandra Ambrósio no desfile da VS, em 2010
O desfile da Victoria’s Secret é o tipo de evento que dá frio na barriga das modelos – ainda que grande parte delas não tenha nenhuma proêminencia nessa parte do corpo e, portanto, nada para se preocupar. O evento foi marcado para o dia 09.11 e, entre as modelos confirmadas no casting está a brasileira Alessandra Ambrósio.  Até que a data chegue, sabe onde a top pode ser encontrada grande parte do tempo? Na academia SLT (Strength, Lengthen, Tone).
É que Alessandra, como todas as outras angels, encaram um treino especial antes da passarela da marca de lingeries — afinal, além de desfilarem com pouca roupa, as fotos daquele dia rodam o mundo. O da brasileira inclui um mix de exercícios para o fortalecimento muscular com pilates feitas em um aparelho específico batizado de Megaformer (originalmente criado para o programa de Sebastien Lagree, guru do fitness). Além das aulas de 50 minutos, Alessandra, que é superativa, ainda aproveita para ficar em forma com suas atividades usuais: surfe, patinação e até subindo e descendo escadas!

As aulas da academia tem cada vez mais adeptos — prova é a recente abertura de uma unidade em Nova York. Seria graças a Alessandra? Ao olhar para a foto é possível afirmar que melhor garota propaganda (ainda que não oficial), impossível.

(Reportagem publicada em novembro de 2011)

Fonte: vogue.globo.com/beleza/o-treino-de-alessandra-ambrosio-antes-do-desfile-da-victorias-secret/

Marcha - O melhor exercício para evitar a perda de massa óssea

 

Caminhar é a forma mais fácil, barata e prática de promover a saúde dos ossos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, deve-se caminhar todos os dias durante 30 minutos.
O personal trainer Bruno Brito explica que «o osso é um tecido vivo que necessita de nutrientes essenciais. Deste modo, recebe um grande suprimento sanguíneo que o exercício físico também promove. No entanto, devemos fazê-lo com moderação e sob vigilância médica», alerta.
Todos os profissionais de exercício físico e saúde estão, à partida, aptos para prescrever um programa de treino adaptado ao grau de osteoporose ou osteopénia (fase pré-osteoporose), pelo que deverá seguir um plano adequado. Atenção aos movimentos bruscos que podem ocasionar fraturas, um risco que diminui «caso seja devidamente acompanhada», sublinha Bruno Brito. O aconselhamento médico é essencial, não só para prevenir complicações como para encontrar a melhor solução.

Os benefícios da marcha


Os exercícios que previnem e tratam a perda de massa óssea beneficiam:

- A hipertrofia das trabéculas (tecido microscópico biológico sob a forma de uma pequena viga ou haste)

- O aumento da atividade dos osteoblastos (células responsáveis pela regeneração óssea)

- O aumento da densidade do colagénio

- O incremento de incorporação de cálcio no osso

Os exercícios a evitar

Os exercícios de alto impacto devem ser, a todo o custo, evitados por quem sofre de perda de massa óssea, para baixar o risco de fratura e lesão. Evite todas as atividades que possam provocar fadiga extrema e risco de lesão (correr, bicicleta, escalada). «Se consultar um profissional de exercício físico ele saberá qual a melhor solução para si, mas o step, cargas de musculação desajustadas e em posturas erradas, potenciam o risco de lesão», alerta Bruno Brito.

Texto: Cláudia Vale da Silva com Bruno Reis (personal trainer de pilates e treino funcional)

Fonte: saude.sapo.pt/imagem internet

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ganhe postura e condicionamento com Pilates



Exercício ajuda quem tem dores lombares e articulares.

O Pilates se mantêm com grande visibilidade entre os adeptos das atividades físicas em função dos bons resultados que apresenta. Indicado até para aqueles que sintam dores lombar e articulares, a modalidade pode ser feita sem riscos de lesão na medida em que trabalha a postura, a respiração e o condicionamento físico em geral com total segurança. “Um dos principais atrativos do Pilates é que ele pode ser praticado por qualquer pessoa. É indicado a partir dos oito anos de idade,   desde que a pessoa consiga ter o controle sobre a respiração e saiba contar, pois estas são habilidades necessárias para os exercícios”, explica Beatriz Amora, fisio4erapeuta especialista em Pilates.
E engana-se quem pensa que o Pilates só pode ser feito de forma lenta. Tradicionalmente isto é uma realidade criada por Joseph H. Pilates para auxiliar o condicionamento físico do exército alemão nos idos de 1918. Mas o método foi, ao longo dos anos sendo adaptado por professores de educação física e fisioterapeutas, de modo que hoje é possível realizar circuitos com objetivos mais aeróbicos, capazes de ajudar na perda de peso.

Grau de dificuldade

Beatriz Amora Fisioterapeuta diz que, o Pilates existe em três diferentes graus de dificuldade: iniciante, intermediário e avançado. “Lógico que há exercícios que poucos alunos conseguem fazer, pois estes exigem um equilíbrio maior e também mais força muscular, e isso só se alcança com algum tempo de treinamento capaz de deixar o corpo do aluno mais estruturado para tarefas mais desafiadoras. O Pilates possui etapas e você nunca vai poder montar uma aula avançada para um aluno iniciante”, coloca a fisioterapeuta.
Em função destes ‘degraus’ de aprendizagem, a modalidade oferece uma segunda característica bem própria: as aulas são totalmente individualizadas. Desta forma, diferente do que se observa em academias de musculação nas quais um único instrutor dá suporte a vários alunos, durante uma aula de Pilates dificilmente será visto mais de três ou quatro pessoas sob a orientação de um único professor. “Em casos nos quais a turma esteja bem adiantada, é possível colocar no máximo quatro alunos por horário. Isto acontece porque o professor precisa estar sempre acompanhando diretamente os seus alunos, tanto que é comum ver que algumas turmas passam anos com um mesmo professor”, acrescenta Beatriz.
Outra coisa que chama a atenção nesta atividade são os aparelhos utilizados durante as aulas. “Os equipamentos foram criados pelo  próprio Joseph Pilates, especialmente para a modalidade. São aparelhos anatômicos, robustos e resistentes que suportam uma carga de peso muito alta. Como são fabricados de madeira maciça e aço inox, pode-se dizer que são feitos para a vida inteira”, finaliza.

Fonte: Verão infonet/Revista Pilates

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

É possível ser gordinho e ser saudável ao mesmo tempo?

Pé na balança

Diz o senso comum que o corredor ideal tem um corpo "esbelto, alto e gracioso". Mas eis que, em uma prova de 5 km, alguém que não tem nenhuma dessas características (pelo contrário, não é muito alto e até ostenta uma barriguinha...) passa correndo por nós a toda velocidade e faz com que perguntemos: será que existe mesmo uma só aparência para quem está em boa forma? Pois alguns estudos mostram que pessoas que estão acima do peso e praticam exercícios podem ser saudáveis, do ponto de vista cardiovascular, e mesmo viver mais quando comparadas a “magrelos” sedentários.
Pedimos a opinião de dois especialistas norte-americanos sobre esse assunto. Glenn Gaesser, diretor do Healthy Lifestyles Research Center (centro de pesquisas de estilo de vida saudável), na Arizona State University, afirma que é possível estar em forma e acima do peso ao mesmo tempo. Mas a Dra. Amy Weinstein, mestre em Saúde Pública e professora-adjunta na Harvard Medical School, que estuda os impactos da obesidade e dos exercícios sobre as doenças, discorda. Saiba o porquê nas respostas abaixo. Os “sim” são de Glenn. Os “não”, de Amy.

É possível estar acima do peso e ser saudável?
SIM: Praticamente todos os problemas de saúde relacionados ao peso podem melhorar muito ou até alcançar a cura com a prática moderada de exercícios, mesmo no caso de pessoas que estão acima do peso. A quantidade de exercícios necessária para se alcançar um nível de condicionamento físico que reduza significativamente o risco de doenças e de mortalidade é equivalente a uma caminhada rápida de 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, ou uma corrida de 20 a 30 minutos por dia, três vezes por semana.
NÃO: Com base em pesquisas que eu acompanhei e estudos que realizei, a atividade física parece não reverter completamente os efeitos maléficos do excesso de peso sobre o diabetes e as doenças cardiovasculares. O motivo disso não é claro, mas pode ser devido a hormônios e proteínas que regulam o peso e têm efeito sobre doenças crônicas, e que não podem ser revertidos pela atividade física.

Mas uma "bola de gordura" é realmente capaz de correr mais do que uma "máquina esguia"? 
SIM: É possível que uma pessoa mais pesada seja mais rápida que um corredor mais magro se o corredor pesado tiver os ingredientes necessários para se ter uma resistência melhor, ou seja, VO2 máx mais alto, limiar de lactato mais elevado e melhor economia de corrida. Além disso, os genes desempenham um papel muito importante nesse aspecto, assim como a experiência.
NÃO: Bem, é claro que isso não é impossível. Mas uma pessoa que esteja acima do peso seria mais rápida se emagrecesse. A perda de cerca de 900 gramas teoricamente aumenta a velocidade em cerca de 1 metro por minuto de corrida. Então, se um corredor corre 5 km em 20 minutos, se ele emagrecesse 900 gramas, ele seria 5 segundos mais rápido, no geral.

Os corredores deveriam desconsiderar o ganho de peso relacionado à idade?
SIM: Para controlar o peso, nosso corpo desacelera o metabolismo, então, provavelmente seria necessário fazer duas vezes mais exercícios. Depois dos 40 anos, teríamos de correr cerca de 3 km a mais por semana, para cada ano, para manter nosso peso. Então, se corremos 40 km por semana aos 40 anos, teríamos de correr 43 km por semana aos 41, 46 km aos 42 e assim por diante. E isso pode ser mais do que a maioria das pessoas está disposta a fazer. É por isso que eu promovo atividades físicas direcionadas para a saúde e não para perder peso, uma vez que emagrecer exige muito esforço. Se seu peso estiver aumentando, mas seu nível de colesterol e sua pressão arterial continuam dentro dos limites saudáveis, se eu fosse você, eu não me preocuparia.
NÃO: Conforme ganhamos peso, maior é o risco de termos todo o tipo de doenças crônicas. Então, eu digo aos pacientes cujo peso possa estar subindo constantemente para não se concentrarem em perder peso. Em vez disso, é melhor interromper o ganho de peso, no primeiro momento — mesmo que o emagrecimento seja de apenas 450 gramas por ano, pois isso significa 9 quilos em 20 anos, e esse é um número importante.

Consumir menos calorias é a melhor maneira de emagrecer?SIM: Aqui, ambos os especialistas concordam. Se quisermos perder peso, restringir o consumo de calorias é o caminho certo, mas também seria mais saudável fazer exercícios. Em um grande estudo publicado em 2010, pesquisadores analisaram um grupo de pessoas que fez dieta isolada e um grupo que fez dieta combinada a exercícios. Ambos os grupos mantiveram exatamente o mesmo déficit de caloria a cada dia e, portanto, perderam a mesma quantidade de peso. Mas o grupo que fez dieta e exercícios apresentou mudanças muito melhores em alguns marcadores de saúde. Além disso, os exercícios de resistência podem aumentar a massa muscular e o fato de se ter mais músculos pode ajudar a queimar mais calorias, mesmo quando se está em repouso. Fazer exercícios também é muito bom para ajudar a evitar o ganho de peso depois do emagrecimento. Então, para as pessoas que têm uma determinação inabalável em tentar perder peso, a mensagem é que elas podem perder alguns quilos fazendo dieta, mas para ficar livre deles será preciso fazer exercícios. E, com isso, elas terão também mais saúde.

Os benefícios dos exercícios são mais importantes que perder peso? 
SIM: A atividade física pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares, independentemente do peso. Podemos pensar em aumentar o colesterol bom, o HDL, ou diminuir o ruim, o LDL, ou diminuir a pressão arterial, e assim por diante; todos esses aspectos podem melhorar com a prática de exercícios, mesmo que a pessoa não emagreça, o que resulta em menor risco de doenças cardiovasculares. A atividade física parece ter um efeito importante sobre os riscos de mortalidade gerais e, novamente, isso independe do peso.
NÃO: Os exercícios podem melhorar a saúde, mas podemos listar mais 50 problemas de saúde – de diabetes a artrite, refluxo ácido, apneia do sono e alguns tipos de câncer – que resultam de complicações decorrentes do excesso de peso. Mesmo emagrecer apenas de 2 a 4,5 quilos já ajuda a diminuir o risco de ter esses problemas.

Então é mais importante fazer exercícios que perder peso? SIM: Foi observado que aproximadamente duas vezes mais pessoas alcançam suas metas de exercícios, comparado às metas de redução de peso. Mas a prática de exercícios pode ou não levar à redução do peso. Nos últimos 30 anos, milhões de norte-americanos vêm tentando perder peso e, ainda assim, eles estão mais pesados agora do que nunca. Portanto, alguma coisa não está dando certo. Então, em vez de enfatizar a perda de peso, é melhor se concentrar em conseguir um bom condicionamento físico. Em vez de pensar em perder 13 quilos, que tal pensar em caminhar durante 30 minutos?
NÃO: Eu gostaria que os exercícios — juntamente com uma dieta saudável — fossem promovidos como uma forma de se resolver a epidemia de obesidade. Eu coordeno um programa clínico de controle do peso e venho tentando fazer com que meus pacientes percam peso. Descobri que, na verdade, não é tão difícil mudar o comportamento das pessoas, nesse caso dieta e atividades físicas. Os norte-americanos simplesmente precisam fazer mais exercícios e emagrecer.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Narciso e a paixão por si mesmo



[Existem muitos "Narcisos" por aí, e o número vem crescendo cada dia mais. Todos temos um pouco de narcisismo, mas se por acaso estivermos cada vez mais parecidos com a descrição abaixo, devemos rever os nossos conceitos de vida. Uma pessoa narcisa para meu ver, é extremamente sem o amor verdadeiro e sem os limites devidos, e desejo que ela conheça neste ano que está começando, o melhor e maior exemplo de humildade, amor e dedicação ao próximo: Jesus Cristo]. 


Narciso, um jovem de extrema beleza, era filho do deus-rio Cephisus e da ninfa Liriope. No entanto, apesar de atrair e despertar cobiça nas ninfas e donzelas, Narciso preferia viver só, pois não havia encontrado ninguém que julgasse merecer seu amor. E foi o seu desprezo pelos outros que o derrotou.

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias
que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou e atendeu ao pedido.

Naquela região havia uma fonte límpida de águas cristalinas da qual ninguém havia se aproximado. Ao se inclinar para
beber água da fonte, Narciso viu sua própria imagem refletida e encantou-se com sua visão. Fascinado, Narciso ficou a contemplar o lindo rosto, com aqueles belos olhos e a beleza dos lábios, apaixonou-se pela imagem sem saber que era a sua própria imagem refletida no espelho das águas.Por várias vezes Narciso tentou alcançar aquela imagem dentro da água mas inutilmente; não conseguia reter com um abraço aquele ser encantador. Esgotado, Narciso deitou na relva e aos poucos seu corpo foi desaparecendo. No seu lugar, surgiu uma flor amarela com pétalas brancas no centro que passou a se chamar, Narciso.
*****************

O mito de narciso parece uma triste história infantil para ensinar às crianças a não serem egoistas, que pensem nos outros, que não sejam presunçosas, porém encerra uma verdade profunda e atual. Os mitos não são tolos, e por mais que tentássemos dizer que sabemos a moral da história, o mito de Narciso está presente em todos nós.Narciso foi transformado numa flor e a ela são creditadas propriedades entorpecentes devido a substâncias químicas que exalam. Assim, para os gregos, Narciso simbolizava a vaidade e a insensibilidade, pois Narciso era emocionalmente entorpecido às solicitações daqueles que se apaixonaram pela sua beleza.

O mito de Narciso leva ao tema da transitoriedade da beleza e dos laços que unem o narcisismo à inveja e à morte. O
dilema do narcisismo é resumido naquele que está condenado a permanecer prisioneiro do mundo das sombras, do seu amor por si mesmo ou libertar-se através do autoconhecimento e da capacidade de conhecer os outros, mas o preço é a morte simbólica do ego.
Narciso morre porque olha só para si mesmo, esse é o perigo de quem dedica toda vida a satisfazer necessidades que não atendem ao verdadeiro anseio humano de se realizar. Eco morre porque só olha narciso, esse é o perigo de projetar no outro a nossa razão de viver. Narciso simboliza a capacidade de olharmos para nós mesmos; Eco simboliza a capacidade de olhar o outro. É o olhar em si que encontra o outro; é o olhar no outro que encontra a si mesmo.

Embora o
narcisista pense apenas em si, nunca poderá conhecer a si mesmo se não tiver uma posição exterior para se ver como realmente é. Narciso é incapaz de ver o efeito que provoca nos outros; sabe que atrai aduladores e admiradores e Eco transforma-se no espelho do negligente Narciso. Ele se julga intocável; ela alimenta o desejo de estar em seus braços.Eco é a repetição das ideias conhecidas sempre hostil ao novo. Ao se apaixonar por Narciso, Eco repetiu... repetiu... e foi perdendo força, impedida de viver e amar. Eco se refugiou nas grutas, assim como a mente que teima em repetir perdendo quotas do que é novo em suas vidas.

Com seu egoismo implacável, Narciso pensa só em sí próprio e Eco só pensa em Narciso, então sua autoestima permanece frágil até a morte. Ele não se identifica com os outros e assim transforma as vozes na sua propria voz; ela não tem voz própria, está condenada à repetição da imitação. Enquanto ela agarra-se ao objeto amado, ele mantem-se à distancia. Tirésias sabia que para sobrevivermos temos de superar o narcisismo, pois temos de aceitar que somos transitórios e mortais, e só assim seremos capazes de nos transformar, nossa auto estima estará segura e teremos a beleza interior.
Nos sentimos mais confortáveis quando somos admirados e reconhecidos, e precisamos disso para saber o nosso valor,
de que somos importantes para alguém. Assim continuamos procurando e nos apaixonando por nossos reflexos, por nossos semelhantes e iguais, enquanto tentamos afastar todos aqueles que que não tem a nossa cor, os nossos costumes, nossa raça, nosso nivel cultural ou poder economico, e convicções politicas e religiosas.

Para evoluir temos de refletir, aprendendo a lidar com as diferenças e conflitos. Como num espelho, ao interargimos com o outro nos colocamos no lugar dele, sem perder nossa referencia. E o que mais nos fascina é a nossa imagem irreal, aquela que fazemos de nós mesmos. A pessoa fascinada parece estar em transe; o narcisista quer congelar a juventude e exorcizar a velhice. Idolatra o prazer e vive no espirito do encanto e da sedução.

O mito de Narciso pode servir de
metáfora para muitos de nós, quando não conseguimos nos olhar com imparcialidade, e o nosso trabalho interior se torna um meio de projetar a vaidade humana na cantiga do eu sozinho: eu faço, eu sou, eu quero, eu posso. Narciso morreu embriagado pela propria beleza e encantamento, e os deuses o transformaram numa flor. A lição do mito é que o conhecimento só vinga se houver autoconhecimento, de potencialidades ou limitações, compartilhando o que sabe, eliminando vaidades que impede de aproveitar talentos e somá-los ao conhecimento dos demais. E assim
escrever uma história de vida que reflita valores éticos, morais espirituais.

Cosméticos acumulam quase 2,5 kg de química no organismo por ano

O contato dos produtos com a pele pode ser mais nocivo que a própria ingestão das substâncias.

Atenção, amantes dos cosméticos, o organismo de pessoas que costumam maquiar-se e usar produtos de beleza diariamente pode absorver cerca de 2,3 kg de produtos químicos a cada ano. É o que diz a reportagem do site Organic Consumers.
Parece bastante imaginar meio saco de arroz circulando nas veias de químicas muitas vezes nocivas à saúde, né?  Alguns dos compostos presentes nos artigos têm sido associados a efeitos colaterais que vão desde a irritação da pele ao câncer. Uma das classes de produtos químicos presentes na maquiagem, como os parabenos,  foram encontrados em grandes quantidades em amostras de tumores de mama.
O contato dos produtos com a pele pode ser mais nocivo que a própria ingestão das substâncias, porque quando você come algo que os enzimas na sua saliva e no estômago ajudam a quebrá-los e eliminá-los do seu corpo. Quando esses produtos entram em contato com a sua pele, no entanto, a absorção ocorre diretamente pela corrente sanguínea, sem qualquer tipo de filtragem, sem qualquer proteção contra as toxinas.
Os esmaltes também devem ser motivo de atenção por parte das consumidoras.

Esmaltes também podem ser prejudiciais à saúde e conter substâncias cancerígenas.

 A associação de consumidores PROTESTE realizou testes que constataram que alguns dos produtos mais vendidos do país contêm ingredientes que podem provocar não apenas alergias, mas também câncer. As análises encontraram altas concentrações dessas substâncias nos produtos testados. As substâncias analisadas foram foramdibutyl phtalate (banido em cosméticos, inclusive esmaltes, em toda a Europa), nitrotoluene, toluene e furfural (compostos comprovadamente cancerígenos), com seus nomes apresentados da mesma forma que no rótulo dos esmaltes. O Dr. Paulo Henrique Lucas, especialista em saúde das unhas, explica que estes componentes também podem prejudicar a saúde das unhas e da pele, causando ressecamento e enfraquecimento.
Não se engane pensando que apenas as afeitas à maquiagem pesada estão sujeitas aos 2,5 kg de química nociva no corpo. A absorção também pode acontecer por outros produtos de higiene e beleza. Apenas mais um motivo para começar a olhar para produtos naturais, como maquiagem, loções, cremes, sabonetes e shampoos produzidos que primam pela qualidade de vida de quem os consome.

* Com informações do Organic Consumers

Fonte: consumidormoderno

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Curiosidades Gastronômicas

Você sabe qual é origem do Sushi?

Está na antiga China onde, mais do que um prato, foi um método de preservação de peixes.
 Cozido o arroz, colocava-se no seu interior pedaços de peixe e sal.
O peixe assim "embrulhado" fermentava por meses, e só ele servia de alimento. Tal método chegou ao Japão há 2 mil anos, e lá, o período de fermentação foi alterado e adicionou-se vinagre de arroz ao sushi.
Com o passar do tempo, o arroz passou a ser consumido também.  

O escândalo das injeções antirrugas




As injeções antirrugas podem se transformar no próximo escândalo sanitário. É o que denuncia o jornal The Times do último dia 3, estimando que os pacientes britânicos estão perigosamente expostos por uma legislação frouxa.
Mais de 160 produtos para rugas no rosto, como colágeno ou ácido hialurônico, com exceção do Botox, tiveram suas vendas aprovadas no Reino-Unido, permitindo que fossem comprados e utilizados por qualquer pessoa, sem nenhuma restrição médica, mesmo que as fórmulas dos produtos deixem a desejar.
Muito diferente do que acontece nos Estados Unidos, onde a autoridade reguladora (Food and Drug Administration) impõe aos produtos de injeção as mesmas exigências que aos remédios. Tanto que apenas seis autorizações foram concedidas a este tipo de produto.
Se os especialistas estão alertando sobre a situação, é porque o país foi especialmente atingido pelo escândalo de implantes mamários defeituosos da empresa PIP, usados por milhares de mulheres britânicas. Funcionários do ministério da saúde reconheceram que a vigilância da atividade de cirurgia estética tinha sido relapsa e que novas regras eram necessárias.

Fonte:Opinião e Notícias