Pesquisar este blog

sábado, 1 de outubro de 2011

O Pilates e o Diabetes

Blue circle for diabetes.svg
Símbolo das Nações Unidas para o Diabetes

Exercite-se com o método Pilates

O Método Pilates foi elaborado no começo do século XX pelo atleta alemão Joseph H. Pilates como um sistema de exercícios direcionados para melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força, sem a hipertrofia muscular. Joseph Pilates acreditava que o estilo de vida moderno, má postura corporal e respiração ineficiente ocasionavam uma saúde ruim, por isso, estudou várias disciplinas atléticas para desenvolver o método de exercícios que recebeu seu nome.

Por que praticar o Pilates?

O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos, é direcionado às necessidades de cada pessoa. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Além disso, o Pilates ainda trás como benefícios a melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal.

O método Pilates consiste em mais de 500 exercícios onde são utilizados 9 aparelhos com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo. Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos. Muitos exercícios são baseados no Hatha Yoga, respiração profunda, meditação e exercícios gregos e romanos.

O Pilates e o Diabetes

O Pilates agrega um grupo de exercícios benéfico para os portadores de diabetes, pois a prática de seus exercícios estimula a flexibilidade das falanges, tendões e ombros, trabalhando como exercício de força e alongamento corporal.

Principais Benefícios

• Aumenta a resistência física e mental.
• Promove a reestruturação da postura, com aumento de flexibilidade e força muscular.
• Melhora a coordenação motora.
• Alivia as tensões, estresse e dores crônicas.
• Estimula a circulação sanguinea.
• Facilita a concentração e respiração.

Você pode praticar o método Pilates, sempre com o acompanhamento de um instrutor.


Fonte: site Mudando o Diabetes


Você sabia que...

Tendo origem no grego antigo, a expressão diabetes mellitus significa “sifão doce como mel” e vem do tempo em que o diagnóstico médico incluía a prova da urina de um paciente. Pelo seu gosto adocicado, o médico conseguia fazer a distinção entre diabetes mellitus e diabetes insipidus, uma outra doença que também aumenta o fluxo urinário.
O termo diabetes mellitus engloba vários estados da doença, com causas específicas e caracterizados por um aumento anormal dos níveis de açucar (glucose) no sangue.


2 comentários:

Tatiane Mendes Viegas disse...

OI!! Adorei o blog!! Já virei seguidora e vou divulgar pra vc!! Dê uma olhada no meu também, é sobre artesanato então espero que goste!! beijos Tati

Patrícia Sant'Anna disse...

Má:
Parabéns pela qualidade do blog! Posso realmente dizer que você é amiga em tempo integral!You always on my mind, too!