terça-feira, 28 de junho de 2011

Vai um Cappuccino?

ou "capuchino" como se diz em italiano. É uma bebida de origem italiana  preparada com café expresso e leite. Um cappuccino clássico consiste em um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado. Variações populares do cappuccino como o café latte e o macchiato consistem basicamente na alteração destas proporções. O uso de chocolate  em pó no cappuccino é uma prática comum no Brasil,  mas não faz parte da receita tradicional.
Na Itália, o cappuccino é consumido geralmente pela manhã, como parte do café-da-manhã, apesar de não ser incomum ver os italianos bebendo-o durante o dia - não acompanhando uma refeição. Nos outros países é consumido durante o dia ou após o jantar.
O termo cappuccino é do século XVI e tem sua origem nos frades pertencentes a um ramo da ordem franciscanas já em 1905 que a bebida "cappuccio" deriva de capuz (do latim cappa), pois assim os frades franciscanos são chamados devido ao capuz que trazem preso ao hábito, e o nome da bebida deve-se a sua cor, que lembra a do hábito dos frades capuchinhos.

Além da qualidade do café expresso, o elemento mais importante para a preparação do cappuccino é a textura e temperatura do leite. Quando um barista vaporiza o leite para o cappuccino, cria uma "microespuma" ao introduzir pequenas bolhas de ar no leite, conferindo a ele uma textura aveludada, cremosa e brilhante, sem no entanto deixá-lo com bolhas na superfície (removidas após a vaporização, ao bater a leiteira em uma superfície sólida).
Em muitos lugares, baristas mais experientes criam desenhos e formas ao verter o leite vaporizado no café expresso, técnica conhecida como latte art.

MCM: Eu amo cappuccino, aliás amo café,  eu já estive algumas vezes na Itália, e beber o verdadeiro cappuccino não tem preço.  Acompanhado então com o "corneto" (um tipo de croissant dôce) forma uma experiência inesquecível.
Vai un cappucci?

domingo, 26 de junho de 2011

Pilates e Você - O Método Pilates

Já sabemos que precisamos de um bom instrutor de Pilates para que o mesmo seja realizado de  maneira correta. Sabemos que a importância do exercícios é diretamente proporcional a respiração e ativação correta da musculatura do assoalho pélvico. Através desta boa compreensão, os exercícios são executados de maneira harmoniosa, com fluidez, concentração, e com baixas repetições. O método tradicional do Pilates era utilizado principalmente em grupos como bailarinos, desportistas, que possuíam um boa condição física. Para que o publico geral pudesse utilizar o Pilates, foram feitas adaptações dos exercícios e assim usufruírem dos benefícios do Pilates.
O Pilates pode ser realizado no solo - Mat Pilates onde são utilizados acessórios como faixas elásticas, bolas, discos de rotação, balanc disc, flex-ring, rolos ou nos aparelhos de Pilates como - o Reformer, Cadillac, Lader-barrel, Step-chair e demais acessórios.

As aulas de Pilates podem ser realizadas por Fisioterapeutas e Educadores Físicos  que tenham a instrução de Pilates. Os Fisioterapeutas estão aptos para avaliarem e tratarem utilizando o  método.


Veja também:

Fisioterapia com Você: Pilates Emagrece?

Dores na Coluna

LOMBALGIA
O que é Lombalgia? É uma dor na região lombar, independentemente  da causa. A Lombalgia pode ser classificada em dois tipos: aguda  e crônica. Ambas podem ser altamente incapacitantes para as atividades da vida diária, do trabalho, do lazer e do esporte.
Lombalgia Aguda:  é uma dor de início súbito, geralmente desencadeada por movimentos bruscos, e às vezes conhecida como lumbago.
Lombalgia Crônica: Muitas vezes tem inicio impreciso, com períodos de  melhora e piora.

Causas: Na grande maioria das vezes a lombalgia aguda é produzida por lesões nos ligamentos ou músculos da coluna, ou ainda por lesão nos discos intervertebrais. Mais raramente a causa pode ser fratura das vértebras, geralmente associada à osteoporose, defeitos congênitos, tumores ou traumas violentos. No caso de lesões de disco intervertebral, um deslocamento de estruturas pode comprimir raízes nervosas, caracterizando uma hérnia de disco, que se acompanha de dores irradiadas para uma das pernas ou para ambas, mas geralmente com uma delas mais comprometida.
Doenças infecciosas, metabólicas e tumores podem ser a causa das lombalgias crônicas. Contudo, em muitos casos a origem da lombalgia crônica é uma sobrecarga dos ligamentos da coluna, produzida por desgaste dos discos intervertebrais, defeitos congênitos, enfraquecimento da musculatura ou posturas inadequadas no trabalho ou na prática esportiva.

Tratamento: No caso da lombalgia aguda, repouso no leito, medicação analgésica e observação. Após uma investigação médica para se descobrir a origem da dor se determina o tratamento mais apropriada para cada caso. Na lombalgia crônica utiliza-se recursos como medicação, acupuntura, massagem. A Fisioterapia possui diversos recursos desde  o tratamento convencional até métodos como R.P.G, Pilates, Cadeias Musculares e outros. Corrigir os vícios posturais seja em casa ou no trabalho, levar o tratamento indicado até o fim é  fundamental  para que haja um bom prognóstico.



Veja também:

Fisioterapia com Você: Dores na Coluna II
Fisioterapia com Você: A Escoliose - parte I

sábado, 25 de junho de 2011

Pilates e Você - Os Benefícios do Pilates

A procura por Pilates tem sido muito grande. A busca pela melhor qualidade de vida  faz deste método um grande aliado da saúde pois além de proporcionar um bem-estar físico integra o corpo e a mente. Praticar Pilates melhora o equilíbrio, a coordenação, força muscular, flexibilidade, consciência corporal, causando um bem-estar geral. O método exige que os exercícios sejam feitos com muita concentração, fluidez, associados a respiração e a contração da musculatura do assoalho pélvico o "Core". Todos os exercícios de Pilates sejam eles no solo ou nos aparelhos,  tem como base a respiração e a contração do "Core", por tanto a escolha de profissionais que tenham um bom conhecimento é impressindível para a prática correta do Pilates. Agora é com Você!

Veja também:

Fisioterapia com Você: Pilates Emagrece?

terça-feira, 21 de junho de 2011

Pilates e Você

Breve histórico sobre Pilates:

Joseph Pilates nasceu na Alemanha em 1880. Por ter uma saúde frágil e delicada,  tornou-se ginasta e mais tarde boxiador profissional na Inglaterra. Foi preso durante a Primeira Guerra Mundial. Enquanto preso  para se exercitar e não perder o condicionamento físico, Joseph retirava as molas dos colchões e as usava como aparelhos.  Nascia aí a base do método Pilates. Joseph trabalhou como enfermeiro, cuidando dos feridos da guerra, desenvolvendo uma série de aparelhos utilizados hoje por quem da aula de Pilates. Teve como base de estudo, anatomia, medicina, ioga, incorporando também elementos da dança. Mais tarde mudou-se para os EUA  onde abriu seu primeiro Estúdio de Pilates.

Joseph Pilates morreu em 1967, mantendo-se ativo mesmo perto dos 80 anos. Joseph e Clara Pilates sua esposa, nos deixaram um legado indispensável para o bem-estar  físico e mental. O método da Contrologia ou PILATES, é difundido e prestigiado por todo  o mundo.  


Veja também:

Fisioterapia com Você: Pilates Emagrece?