Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Escoliose - parte I



A Escoliose é uma enfermidade grave, quase sempre benigna, antiestética,  por provocar deformidades torácicas, que comprometem o aspecto e a qualidade de vida. Causa uma morbidade notável e pode tornar-se uma doença grave e até mortal, caso comprometa as funções cardiorrespiratórias. Além dessas consequências, acrescenta-se  o custo econômico das reduzidas capacidades de trabalho, que afeta toda a sociedade.
Hipócrates foi o primeiro a denominar a escoliose (sinuosa) como o desvio da coluna vertebral sobre o plano frontal. Existem porém outros componentes  - inclinação lateral, lordose ou cifose, rotação e  a torção que, somando-se ao desvio sobre o plano frontal, fazem com que a curva escoliótica  assuma uma característica extremamente complexa, chamada por Perdriolle* de escoliose tridimensional.

As escolioses podem ser de etiologia conhecida que compreende de 25 a 30% dos casos classificadas como:

-Congênitas : Provocadas por defeitos dos corpos vertebrais, miopatias, neuropatias,etc.
-Traumaticas: intervenções cirurgicas, fraturas.
-Estáticas ou funcionais: assimetria da bacia, diferença dos membros inferiores.

E as escolioses de etiologia desconhecida chamadas de Idiopáticas.

Em 70 a 75% dos casos de escoliose, a etiologia é desconhecida e portanto é definida como idiopática. É classificada como uma escoliose infantil, juvenil e da adolescência, ocorrendo em maior número entre o sexo feminino, de acordo com as pesquisas.

As escolioses graves, que necessitam de uma correção cirúrgica, representam 3% dos casos.

Rx posterior de uma escoliose


As curvas

As escolioses podem ocorrer em todos os seguimentos da coluna vertebral.  Os desvios são classificados em:

-Escolioses lombares (um ponto da coluna);
-Escolioses dorsolombares (dois pontos da coluna);
-Escolioses combinadas (dois ou mais pontos da coluna);
-Escolioses dorsais (um ponto da coluna);
-Escolioses cervicodorsais (dois pontos da coluna).


*René Perdriolle
Nasceu na França em 1924. Formou-se educador e posteriormente estudou Fisioterapia e Ortopedia, obtendo o diploma de fisioterapeuta. No início suas atividades em Lyon, tratou de crianças portadoras de escoliose e passou a fazer pesquisas relacionadas com a patologia. Destacou-se de tal forma que Pierre Stagnara (ortopedista francês que estudou a escoliose e meios para tratá-la) convidou-o, em meados dos anos 1960, a dirigir o serviço de reabilitação do Centre des Massues, em Lyon, até hoje importante centro de tratamento de escoliose da França.

Nos anos 1970, criou e dirigiu o Centro de Ortopedia Maguelone para o tratamento da escoliose e de patologias no tórax, onde também desenvolveu trabalhos científicos. Depois de afastar-se da direção, continuou a dedicar-se às pesquisas, mantendo importantes contatos com a Escola Politécnica de Montreal e o Instituto de artes e Ofícios de Paris. Os avanços no tratamento da escoliose ocorreram graças aos seus estudos.

Nenhum comentário: