O Pilates envolve uma série de exercícios que proporcionam desenvolvimento do tônus muscular, equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade.
Alguns movimentos são realizados em equipamentos, facilitando alguns movimentos e desafiando outros por conta da resistência oferecida pelas molas.
Sendo um trabalho global, o Pilates trabalha o fortalecimento dos músculos profundos do CORE, contribuindo para a melhora da postura. O objetivo de trabalhar diferentes capacidades físicas faz com que essa técnica tenha diferentes adeptos, cada um com um objetivo específico.
Clientes com sobrepeso encontram nesta técnica um modo eficiente para iniciar um programa de treinamento de modo gradativo, aliado com um acompanhamento nutricional.
O fato das aulas terem como objetivo inicial o desenvolvimento da consciência corporal e o fortalecimento da musculatura profunda, faz com que outras atividades sejam incorporadas no cotidiano sem o risco de lesões, especialmente nas articulações.
Já que as aulas não são aeróbias é importante que o profissional tenha em mente que para este público em especial, diferentes estímulos são essenciais para que haja um progresso.
A Educadora Física Fabiana Silva, Treinadora Internacional STOTT PILATES, aliou a eficiência e a segurança do método STOTT com os seus conhecimentos para desenvolver uma aula de Pilates em circuito para os clientes com sobrepeso.
A ideia foi inserir na sequência regular da aula de Pilates trabalhos aeróbios na bicicleta, trampolins e steps. O trabalho de grandes grupos musculares aliado ao trabalho de controle neuromuscular favoreceu a perda calórica e, com isso, o emagrecimento.
As conquistas em relação a exercícios que necessitam de maior coordenação motora e equilíbrio, por exemplo, estimularam os alunos à fazerem outros exercício e mudarem seu estilo de vida.
Melina Caleffi
Treinadora Internacional STOTT Pilates
Nenhum comentário:
Postar um comentário