“Os exercícios de respiração, além de contribuir para manutenção do ritmo da corrida ainda oxigenam os músculos de forma eficiente, melhorando ativação da musculatura abdominal responsável pelo controle do tronco”, afirma Cristina Abrami, professora de educação física.
“Dessa forma, os movimentos dissociados de braços e pernas se realizam de forma econômica”. Segundo a professora, a consciência da estabilização escapular, além de manter a postura, evita tensão exagerada nos ombros e propicia maior economia de movimentos e maior relaxamento.
Quem vai participar da corrida tradicional de São Silvestre pode, até um dia antes praticar exercícios de mobilidade de coluna, alongamento e um trabalho mais intenso de força e flexibilidade. “No dia da prova, somente exercícios leves para aquecimento, mobilização das articulações, a respiração e o acionamento do centro de força (que nada mais é que a ativação da musculatura abdominal profunda)”. Desta forma, o atleta garante o foco no objetivo para o esforço físico e emocional.
“Uma prática de Pilates bem orientada, com exercícios específicos bem planejados, mesmo num curto espaço de tempo, ainda auxilia no controle da ansiedade, melhora da coordenação e consciência de seus movimentos”, completa Cristina.
Fonte: mdemulher.abril.com.br
Veja Também:
Fisioterapia com Você: Pilates e Você - Os Benefícios do Pilates
Veja Também:
Fisioterapia com Você: Pilates e Você - Os Benefícios do Pilates
Nenhum comentário:
Postar um comentário