Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de junho de 2013

As Festas Juninas


 
Na Europa antiga, bem antes do descobrimento do Brasil, já aconteciam festas populares durante o solstício de verão, as quais marcavam o início da colheita.

As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.
Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.

Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).


As mais tradicionais festas juninas do Brasil acontecem em Campina Grande (PB) e Caruaru (PE). A da primeira cidade é conhecida pelo Forródromo, arraial que, entre suas atrações, tem um desfile de jegue.

Alguns elementos e atividades que  a festa junina tem:
 
Fogueira
Música
 
Dança: Existem diversas danças, mas a mais conhecida é a quadrilha.
Esta dança típica chegou ao Brasil durante o período regencial e fez grande sucesso na corte do Rio de Janeiro, caindo depois no gosto popular. A sanfona, a viola, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.
A dança começa com os casais posicionados frente a frente. Os cavalheiros cumprimentam as damas e em seguida, as damas cumprimentam os cavalheiros. Eles trocam de lado, em seguida o cavalheiro busca a dama e começa o grande passeio pela roça.
 
Brincadeiras
Corrida de sapatos
Os sapatos dos participantes da atividade são misturados e colocados a uma certa distância da linha de partida. Após o sinal, os jogadores devem ir pulando com o pé esquerdo até o local onde estão os sapatos estão, calçar e voltar ao ponto de partida. Os participantes que calçarem os sapatos errados ou trocados serão desclassificados.
O jogo também pode ser realizado em equipes. A equipe que terminar de calçar os sapatos e voltar ao ponto de partida primeiro, vence o jogo.
Corrida do ovo
É estabelecido um ponto de partida e de chegada. Os participantes devem estar posicionados no ponto de partida. Eles receberão uma colher com um ovo. A colher é colocada na boca. Vence o participante que chegar ao final primeiro sem derrubar o ovo da colher.
 
Pau-de-sebo
 
Conseguir subir por um tronco alto, fino, sem galhos e totalmente escorregadio é realmente um desafio, mas no pau-de-sebo tudo vale a pena, pois um brinde muito interessante pode estar te esperando lá no alto!

Pescaria
Na barraca da pescaria, que pode ser na água ou na areia, quem conseguir pescar o peixe melhor,  ganha o melhor brinde.
 
Jogo das argolas
Primeiro deve-se escolher um brinde e depois basta acertar a argola correspondente a ele.
 
Os quitutes

 
Nas festas juninas não pode faltar as barracas de doces e comidas típicas.  
Pamonhas quentinhas, doces ou salgadas... Alguns dizem que a pamonha tem origem na receita trazida por escravos africanos, outros dizem que foram os italianos que os responsáveis por conhecermos essa delícia, há ainda quem acredita que a receita é indígena.
O pé-de-moleque é um doce feito basicamente com amendoins e açúcar.
Canjica

nestle
 
O doce de leite feito em tabuleiro.
Paçoca, doce preparado com amendoim, farinha de mandioca ou de milho, açúcar e sal.

Pipoca

Cocada

nestle

Fonte: Guia dos Curiosos /imagens internet

Nenhum comentário: