O Tênis é uma atividade que exige física e mentalmente dos atletas, requerendo agilidade, coordenação, energia, resistência, força e equilíbrio. Em cada jogo o praticante realiza torções controladas do tronco, para que as pancadas sejam o mais precisas possível. Por ser uma atividade unilateral, é altamente suscetível ao desenvolvimento de grandes desequilíbrios músculo-esquelético, que na grande maioria dos casos resultam em padrões de movimento pouco eficientes dando origem às lesões características do Tênis.
Atualmente muitos jogadores de tênis procuram o Método Pilates para desenvolver um melhor desempenho no seu jogo e prevenir lesões.
Praticar Pilates é ter acesso a uma atividade de qualidade em excelência, onde as leis são a precisão, o controle e a fluidez do movimento. No Pilates não existe espaço para movimentos desnecessários e prejudiciais. O método ainda desenvolve uma respiração eficiente e adequada, onde é utilizado todo o potencial do diafragma, músculos abdominais e paravertebrais lombares, criando um centro de força no corpo, que possibilita adquirir estabilidade, aumento de precisão e potência dos movimentos em membros superiores e inferiores, o que completa os princípios do método.
O tênis é um esporte assimétrico para o corpo, e esta é uma das causas mais frequentes de desequilíbrio da musculatura, que acaba por resultar em lesões agudas e crônicas, tornando algumas vezes quase impossível o sucesso e o prazer na prática do tênis. O Pilates pode ser o parceiro ideal no treino do tenista, pois trabalha todo o corpo de uma forma simétrica e equilibrada, desenvolvendo os músculos que desenvolvem potência nos golpes, mas também trabalha os músculos responsáveis pela estabilidade, controle e a desaceleração do movimento.
Benefícios do programa de condicionamento Pilates para o Tênis:
- Aumenta a força do centro aumentando a força da rebatida;
- Melhora o equilíbrio e controle de reação rápida para mudança de direção;
- Fortalece os ombros e os braços para melhorar a velocidade da rebatida;
- Aumenta a velocidade da extremidade da raquete;
- Melhora a flexibilidade e estabilidade para controlar rebatidas;
- Melhora o controle muscular para evitar lesões;
- Aumenta a força superior e inferior do corpo e a resistência;
- Reduz lesões nas costas, pelo aumento da flexibilidade;
- Fornece níveis mais elevados de concentração.
Um corpo equilibrado é um corpo com menos desgaste, pois desperdiça menos energia, tornando o movimento mais eficiente e poderoso, o que irá possibilitar ao atleta não só diminuir os riscos de lesões e de fadiga, mas também atingir níveis mais elevados na sua capacidade técnica e mental. Aumentando as possibilidades de sucesso, saúde e bem estar.
Fonte: ClubedoPilates/Revista Pilates