Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pilates para Tenistas


O Tênis é uma atividade que exige física e mentalmente dos atletas, requerendo agilidade, coordenação, energia, resistência, força e equilíbrio. Em cada jogo o praticante realiza torções controladas do tronco, para que as pancadas sejam o mais precisas possível. Por ser uma atividade unilateral, é altamente suscetível ao desenvolvimento de grandes desequilíbrios músculo-esquelético, que na grande maioria dos casos resultam em padrões de movimento pouco eficientes dando origem às lesões características do Tênis.

Atualmente muitos jogadores de tênis procuram o Método Pilates para desenvolver um melhor desempenho no seu jogo e prevenir lesões.

Praticar Pilates é ter acesso a uma atividade de qualidade em excelência, onde as leis são a precisão, o controle e a fluidez do movimento. No Pilates não existe espaço para movimentos desnecessários e prejudiciais. O método ainda desenvolve uma respiração eficiente e adequada, onde é utilizado todo o potencial do diafragma, músculos abdominais e paravertebrais lombares, criando um centro de força no corpo, que possibilita adquirir estabilidade, aumento de precisão e potência dos movimentos em membros superiores e inferiores, o que completa os princípios do método.

O tênis é um esporte assimétrico para o corpo, e esta é uma das causas mais frequentes de desequilíbrio da musculatura, que acaba por resultar em lesões agudas e crônicas, tornando algumas vezes quase impossível o sucesso e o prazer na prática do tênis. O Pilates pode ser o parceiro ideal no treino do tenista, pois trabalha todo o corpo de uma forma simétrica e equilibrada, desenvolvendo os músculos que desenvolvem potência nos golpes, mas também trabalha os músculos responsáveis pela estabilidade, controle e a desaceleração do movimento.

Benefícios do programa de condicionamento Pilates para o Tênis:

- Aumenta a força do centro aumentando a força da rebatida;
- Melhora o equilíbrio e controle de reação rápida para mudança de direção;
- Fortalece os ombros e os braços para melhorar a velocidade da rebatida;
- Aumenta a velocidade da extremidade da raquete;
- Melhora a flexibilidade e estabilidade para controlar rebatidas;
- Melhora o controle muscular para evitar lesões;
- Aumenta a força superior e inferior do corpo e a resistência;
- Reduz lesões nas costas, pelo aumento da flexibilidade;
- Fornece níveis mais elevados de concentração.

Um corpo equilibrado é um corpo com menos desgaste, pois desperdiça menos energia, tornando o movimento mais eficiente e poderoso, o que irá possibilitar ao atleta não só diminuir os riscos de lesões e de fadiga, mas também atingir níveis mais elevados na sua capacidade técnica e mental. Aumentando as possibilidades de sucesso, saúde e bem estar.

Fonte: ClubedoPilates/Revista Pilates

Dia do Café




[ Hum...como é bom um cafezinho.
Me lembro sempre daquela musiquinha: " ...Tá fazendo na cozinha tá cheirando aqui!"]


O café durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil. Ainda hoje é um produto bastante representativo na produção agrícola. O Brasil é o maior exportador de café do mundo!
O café é de origem Africana e foi trazido para o Brasil no início do século XVIII. O café espalhou-se pelas terras do Paraná, Minas gerais, Goiás e Rio de Janeiro.
Mas foi em São Paulo que o café mostrou todo o seu potencial econômico. Já em meados do século XIX, o estado estava entre os primeiros produtores do país. Os "Barões do café", donos das grandes fazendas de café, além de deterem poderes econômicos, ocupavam cargos importantes na política brasileira.
Mas foi nos últimos anos que o café teve destaque nacional e internacional. O que antes não tinha muita opção, hoje conta com muitas variedades como: forte, suave, orgânico, torrado, moído, solúvel e etc. Além disto, surgiu uma quantidade enorme de cafeterias, revitalizando o hábito de tomar um cafezinho!

Eu gosto de tomar um cafezinho com os amigos. Assim como o nosso chimarrão, que une as pessoas numa roda, o bom e maravilhoso cafezinho às une em volta de uma mesa.

Abaixo receitas com café:


E a minha receita de Cappuccino


Cappuccino dos Machados - Um Cappuchado! (receita minha e de meu maridinho) : 500g de leite em pó integral (uso tudo nestlé) - 50 gramas de café granulado (nescafé); - 150 gramas de açúcar ou menos (à gosto); 1 colher de café bem cheia de bicarbonato; 6 colheres de sopa de chocolate em pó (sem açúcar); 1 colher de café bem cheia de canela em pó (opcional). Bata no liquidificador o leite em pó e o café. Depois acrescente os demais ingredientes até misturar bem. Uma colher bem cheia de sopa serve uma xícara de cafezinho grande. Acrescente água quente. Se desejar em vez de colocar canela nos ingredientes, use um pauzinho de canela para misturar. Fica um charme!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Homem considerado caso perdido, se recupera de câncer com células-tronco


Imagem de células-tronco
 Após ser considerado um "caso perdido" pelos médicos, um homem de 36 anos que lutava contra um câncer na traqueia conseguiu a cura e vive uma vida normal graças a um transplante a partir de células-tronco. O método, desenvolvido por cientistas da Suécia que conseguiram criar, pela primeira vez, um órgão a partir de células-tronco, foi publicado na edição de quinta-feira da revista científica The Lancet. As informações são do jornal El País.
O câncer de Teklesenbet Andemariam Beyene, morador da Islândia, era considerado incurável pelos médicos. Ele sofria de um tumor que ocupava a parte inferior da traqueia, incluindo ramificações dos brônquios. A quimioterapia não tinha dado resultados e a possibilidade de reconstruir a região atingida com tecidos do próprio paciente não foi possível.
Para curar o paciente, os médicos extraíram as células-tronco da medula óssea, que foram cultivadas em um molde de plástico construído no formato do órgão do paciente. Segundo a equipe médica, esse processo demorou 36 horas. Depois, Beyene foi operado para substituir a parte com tumor pelo molde. Cinco meses depois, Beyene leva uma vida normal. "Claramente esse é o futuro", disse Paolo Paolo Macchiarini, principal autor do trabalho, sobre o potencial das células-tronco.
O tratamento é uma das primeiras demonstrações de uso prático de células-tronco, e, acima de tudo, o primeiro originário de um órgão. Até agora, estas terapias eram desenvolvidas principalmente para ajudar na regeneração de ossos e músculos. O maior benefício da técnica, segundo os pesquisadores, é que o corpo produzido é geneticamente idêntico ao receptor, o que evita o maior problema do transplante: a rejeição.
O impacto deste tipo de pesquisa é tão grande que Gonzalo Varela, vice-presidente da Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica, que trabalha como cirurgião no Hospital Clínico Universitário de Salamanca, não hesita em descrever o trabalho de "espetacular". "Vou ter que rever o que eu sei, porque puxa para baixo muitas ideias", diz ele.

Fonte: Terra

domingo, 27 de novembro de 2011

Dia Nacional de Combate ao Câncer - Saiba como Previnir



O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estima cerca de 520 mil novos casos de câncer no Brasil em 2012. A informação faz parte da publicação Estimativa 2012 - Incidência de Câncer no Brasil, que o Instituto lançou na última quinta-feira (24). Por ser tão importante conscientizar e ampliar o conhecimento da população sobre a prevenção e o tratamento do câncer, o Ministério da Saúde instituiu em 1998 o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado hoje.
O aumento de pacientes acometidos pela doença está ligado ao prolongamento da longevidade, de acordo com o gastroenterologista especialista em cirurgia oncológica Dino Altmann. "As pessoas ficam mais expostas aos riscos de doenças", disse ele. A tendência, segundo a Union for International Center Control (UICC), é do aumento de 50% no número de novos casos de câncer até 2020, com o dobro de casos fatais. No Brasil, a situação pode ser considerada mais grave, pois enquanto nos outros países um paciente tem sobrevida de 12 a 16 anos, aqui este tempo é reduzido para entre 2 a 4 anos.
Para Altmann, a maior incidência de câncer no Brasil e no mundo se deve às mudanças de hábitos da sociedade.

Prevenção:
Segundo dados divulgados pelo Hospital São José, cerca de 30% das mortes por câncer são causadas por cinco fatores de risco no comportamento e na dieta: alto índice de massa corporal, baixo nível de ingestão de frutas e legumes, falta de atividade física, tabagismo e consumo excessivo de álcool. Mais de 30% dos casos da doença poderiam ser evitados modificando ou evitando esses fatores de risco.
O nutrólogo Durval Ribas Filho explica que o câncer tem uma ligação direta com os alimentos. "Uma dieta rica em lipídios está relacionada ao câncer de mama, uma dieta rica em álcool está ligada ao câncer no sistema digestório, rica em alimentos com corates e flavorizantes pode atingir diversos órgãos", disse ele. O médico alertou que quem come bacon cinco vezes ou mais por semana, tem mais chances de desenvolver câncer de bexiga. "O problema é o consumo em excesso de certas substâncias".
A ideia de que um prato saudável precisa ser colorido tem fundamentos. Segundo Ribas Filho, cada pigmento em frutas, legumes e verduras tem um tipo de antioxidante. Uma refeição composta por cinco cores, sem dúvida ajudará a pessoa a não só se prevenir contra o câncer, mas como de outras doenças também.
Os alimentos vermelhos em geral, como tomate, goiaba vermelha, melancia, cerejas, pimentão vermelho, açafrão, páprica, entre outros, contêm antioxidantes como os flavonoides e o licopeno. "Esses alimentos, juntamente com os ácidos graxos monoinsaturados (como o azeite de oliva), isoflavonas (soja) também atuam na prevenção de tumores, particularmente os de mama, próstata e intestino", disse o médico Dino Altmann.
Segundo o gastroenterologista, uma alimentação errada e desregrada e o consumo de bebidas alcoólicas estão entre os causadores de câncer. Fumantes também possuem mais chances de desenvolver a doença do que os não fumantes. Pessoas com histórico familiar de câncer, que sofrem de pancreatite crônica ou de diabetes melitus, que foram submetidos a cirurgias de úlcera no estômago ou duodeno são mais predispostas à doença.

É BOM LEMBRAR:

A famosa MULTIMISTURA



A Dra. Clara Terko Takaki Brandão é filha de imigrantes japoneses, residentes no Brasil, e cresceu em uma chácara em Taboão da Serra, na capital paulista. Teve uma infância muito simples. Para pagar as despesas, ela e a família carregavam água, plantavam hortaliças e frutas, fabricavam tijolos, cortavam e carregavam lenha, criavam, abatiam e vendiam galinhas, porcos e coelhos e ainda dividiam a casa com pensionistas.
Seus pais exigiam um bom rendimento escolar, mas, quando cursava o 1° ano do Ensino Médio, teve que interromper os estudos para trabalhar. Anos mais tarde concluiu o Ensino Médio em curso supletivo. Seu professor de Biologia inscreveu-a no vestibular de Ciências Naturais, atualmente, Biologia. Foi a terceira colocada na prova e cursou o primeiro ano de faculdade com aprovação. No ano seguinte, passou no vestibular para Medicina da Faculdade da Santa Casa. Continuou com as aulas de Biologia durante a noite. Nas horas vagas, fazia bicos em troca de dinheiro e comida. Pouco tempo depois, passou no vestibular de Medicina da USP e ainda conquistou a única vaga que dava direito a hospedagem, alimentação e uniformes. Formou-se em Medicina pela USP, em 1969, com especialização em Pediatria e, posteriormente, como nutróloga.
Começou a participar de trabalhos voluntários quando ainda cursava o Ensino Médio. Durante a faculdade e a residência na pediatria do Hospital das Clínicas, continuou engajada com esse tipo de serviço.
Depois de formada e casada, mudou-se para a cidade de Miracema do Tocantins – TO. Lá montou, juntamente com o marido – também médico – e outros colegas de profissão, o primeiro Centro de Educação e Recuperação Nutricional, em 1972. A seguir viveu em Altamira – PA, na Transamazônica, e em Santarém – PA.
Em 1975, em Santarém, motivada pela seca que produzia um grande número de desnutridos, iniciou pesquisas sobre as preparações alimentares regionais disponíveis. Criou, então, a ONG SEARA – Sociedade de Estudos e Aproveitamento da Amazônia, que, com o apoio do Programa Casulo da LBA – Legião Brasileira de Assistência, montou 13 creches que chegaram a atender 390 crianças. No cardápio elaborado para as creches, sempre valorizou uma preparação única, com muita variedade e enriquecida com um concentrado de minerais e vitaminas. Assim nasceu a Multimistura.
Em quatro meses, usando cardápios enriquecidos e de alto valor nutritivo, baixo custo, paladar regionalizado, preparo fácil e rápido e que, acima de tudo, podia ser reproduzido em casa, as crianças se recuperavam. Desde 1976, a SEARA continua esse trabalho, mesmo após a extinção da LBA.
Os resultados obtidos com a recuperação das crianças foram apresentados em congressos e seminários de Pediatria, Enfermagem e Nutrição. Em 1983, a Sociedade Brasileira de Pediatria concedeu à Dra. Clara o prêmio Álvaro Bahia de melhor trabalho contra a mortalidade infantil pelo uso da Multimistura.
Atualmente, o programa de orientação alimentar contra a desnutrição, desenvolvido pela Dra. Clara, está em todos os estados brasileiros e em mais 15 países da América Latina, África e Ásia. Seu sucesso deve-se, em grande parte, aos parceiros, como a Pastoral da Criança, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS, o Programa de Saúde da Família – PSF, a Cáritas, a Emater, a Indagro, a Caravana da Vida, alguns governos estaduais, muitos governos municipais e inúmeras ONGs que passaram a utilizá-lo em suas ações de cidadania.
A implantação deste programa de orientação alimentar deveu-se também à participação ativa de líderes e agentes comunitários, funcionários da saúde, educadores, assistentes sociais, merendeiras e cozinheiras de creches e milhares de voluntários que têm como compromisso a redução de sofrimento e a melhoria de qualidade de vida própria e dos que os cercam. A Dra Clara sempre contou com o apoio incondicional dessas pessoas.
A Dra. Clara preocupa-se em romper o círculo vicioso da fome, tratando não apenas a pessoa desnutrida, mas dando condições para que toda a família possa comer bem. Durante seus 39 anos de carreira, ela trabalhou com segurança e soberania alimentar (cadeia produtiva, cardápios, hortas, conservação de alimentos, enriquecimento de preparações), buscando formas de comer bem, barato e gostoso, independente do que se ganha.
Com humildade, a Dra. Clara costuma repetir uma conhecida frase de Oscar Wilde: “Não sou mais jovem suficiente para ter todas as soluções”, mas ela tem algumas soluções acessíveis e testadas e quer compartilhá-las com você.

Acesse o site: http://www.multimistura.org.br/ e leia mais.

Clara Brandão é Gente que faz a Diferença!!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pontes surpreendentes pelo mundo

Muitas vezes, elas acabam se tornando cartões-postais e até símbolos de grandes cidades. O Terra fez uma seleção de algumas das pontes mais bonitas, famosas, fotografadas e surpreendentes mundo afora.

Viaduto de Millau, França
No sul da França, uma das maiores maravilhas da engenharia moderna foi inaugurada no final de 2004. O Viaduto de Millau é a ponte mais alta do mundo, com seus 343 m de altura. A ponte suspensa atravessa o vale do rio Tarn e tem 2.460 m de extensão.


Golden Gate, São Francisco
A ponte Golden Gate, que liga a cidade com a península de San Francisco é um dos maiores emblemas da cidade de São Francisco, na Califórnia. A ponte suspensa tem mais de 2.700 m de comprimento, com duas torres que se erguem a 227 m de altura sobre as águas da baía.


Ponte de Bósforo, Istambul
Construída entre 1970 e 1973, a Ponte de Bósforo liga a parte europeia à asiática de Istambul, maior cidade da Turquia. A ponte, que passa sobre as águas do estreito de Bósforo, tem 1.510 m de comprimento e 64 m de altura. À noite, é iluminada por luzes coloridas, criando uma bela cena noturna com a cidade ao fundo.


Ponte do Brooklyn, Nova York
Primeira ponte suspensa de aço do mundo, inaugurada em 1823, a ponte do Brooklyn une Manhattan e o bairro do Brooklyn, em Nova York. Atravessada diariamente por milhares de automobilistas, ciclistas e pedestres, tem 1.800 m de comprimento e alcança a altura de 37 m sobre East River.



Ponte da Baía de Hangzhou, China
No leste da China, a ponte da Baía de Hangzhou liga Xangai à cidade de Ningbo por um trajeto de 36 km, o que a torna uma das maiores pontes marítimas do planeta. Começou a ser construída em 2003 e foi concluída em 2008, reduzindo pela metade a duração do percurso.


Ponte 25 de Abril, Lisboa
Inaugurada em 1966, a Ponte 25 de Abril (conhecida na época como Ponte Salazar) liga Lisboa à cidade de Almada, atravessando o Rio Tejo em um comprimento de mais de 2.200 m. Pela ponte, muito parecida com a ponte Golden Gate de São Francisco, transitam carros e também trens.



Ponte Octávio Frias de Oliveira, São Paulo
Mais conhecida como Ponte Estaiada, foi inaugurada em 2008 em São Paulo e, rapidamente, tornou-se um dos maiores cartões-postais da cidade. Atravessa o rio Pinheiros, tem comprimento de 1.600 m e altura de 138 m.



Tower Bridge, Londres
Conhecida como "a ponte da torre", é uma ponte basculante no coração de Londres, sobre o rio Tâmisa. Foi inaugurada em 1894 e levou oito anos para ser construída. Trata-se de uma das mais belas e famosas do mundo, com uma arquitetura surpreendente: tem duas grandes torres, uma passarela e a construção que se abre para deixar passar barcos pelo rio.



Ponte Alexandre III, Paris
Paris tem muitas belas pontes sobre o rio Sena. Mas nenhuma delas é tão bonita quanto a ponte Alexandre III, que une a esplanada dos Invalides com o Grand Palais. Inaugurada em 1900, a ponte metálica de 40 m é toda decorada por estátuas. Uma curiosidade: embaixo dela, há uma balada muito frequentada pelos habitantes de Paris.


Ponte da Mulher, Buenos Aires
Projetada pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, a Ponte da Mulher tem design surpreendente no coração do bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires. A ponte é giratória, se move para deixar passar os barcos que passam pelo porto de Buenos Aires e tem uma "agulha" que segura os cabos que mantêm a estrutura.



Eu também selecionei algumas que para o meu ver são lindas:

Ponte Hercilio Luz - Florianópolis

Ponte Vecchio- Florença- Itália

Ponte do Rialto- Veneza-Itália



E a Ponte do Suspiro também em Veneza

Imagem de arquivo pessoal


Fonte:http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/fotos/0,,OI177316-EI14045,00-Confira+pontes+surpreendentes+pelo+mundo.html / Imagens Internet

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vai ou racha na Europa - A crise em massa



Os governos na Europa não agiram enquanto havia tempo.
Agora, as saídas se fecham para os 17 países que têm o euro como moeda.

Sobram duas:
1) O fim da união monetária entre alguns países, com recessões brutais;
2) A Alemanha autorizar o BCE (Banco Central Europeu) a financiar indefinidamente os países quebrados.

A primeira saída é total incógnita. Nunca aconteceu.
Haveria corrida a bancos para saques em euros nos países suspeitos de sair. Pois suas novas moedas nasceriam muito desvalorizadas.
Já há saques fortes de correntistas nos bancos da Grécia, que mais se debate na atual crise. Haveria também um empobrecimento imediato nos países que deixarem o euro. E sua exclusão imediata do mercado de crédito global.
Grécia, Irlanda e Portugal já foram socorridos.
O mercado agora sufoca Itália e Espanha (e em menor grau a França) para rolar suas dívidas.

Quanto mais tempo isso ocorrer, pior: maior será o aumento do endividamento, base da atual encrenca europeia.
Isso ocorre com os países em crise tendo ainda o euro como moeda.
Se tiverem de se refinanciar em dracmas, libras, escudos, liras (moedas anteriores ao euro), a rolagem de débitos será impossível. Por muito tempo.
Esses países não acabariam, por óbvio. Mas sofreriam um colapso brutal.

Um evento como esse arrastaria bancos em todo o mundo. São eles os credores dos governos ameaçados de deixar o euro e de quebrar.
Se levarem um calote, emprestarão menos a empresas e consumidores. Agravando a crise global.
Mesmo nos EUA, a exposição é enorme. Os bancos americanos têm quase US$ 700 bilhões a receber da Europa.
Uma crise bancária dessa natureza congelaria boa parte do crédito global, levando o mundo a uma enorme recessão.
O fim do euro (mesmo que restrito a alguns países) é uma saída tão caótica que é difícil especular sobre ela.
O menos caótico, mas politicamente impossível até agora, seria repassar a conta dos países mais endividados e menos dinâmicos aos mais ricos da zona do euro: Alemanha e, em menor grau, França.
Para isso, o Banco Central Europeu teria de se transformar em algo semelhante ao Fed (o BC dos EUA). E a zona do euro precisaria de um "Departamento do Tesouro da Europa" (que hoje não existe).



A conta futura na Europa seria então repartida entre os 17 países do euro.
Alemanha e França seriam os grandes fiadores de um novo ciclo de endividamento.
É isso o que está em jogo.
Estima-se em US$ 3 trilhões o custo para o BCE garantir a compra de títulos de países em dificuldade na Europa.

Os alemães não querem, mas empurrar com a barriga é algo possível.
O exemplo americano: mesmo com uma dívida pública que pode dobrar nos próximos dez anos, o dólar continua servindo de refúgio a investidores.
Isso porque o Fed pode imprimir dólares para sempre, desde que o mercado os aceite. Logo, o refinanciamento de dívidas é sempre possível.

Na zona do euro, isso é impraticável hoje.
Pois a Alemanha não quer que o BCE imprima euros indefinidamente para bancar os países quebrados.
Nem que os alemães financiem um Tesouro conjunto europeu, que assumiria dívidas futuras de outros países.

Agravante: há uma forte recessão se aproximando. Com vários países da Europa ameaçados.
Até aqui, a aposta alemã foi a de que medidas de austeridade em vários países estancariam a crise.
Sem que os alemães precisassem ser fiadores dos quebrados.
Não funcionou.
O inacreditável fim euro pode levar a Alemanha a ceder finalmente. A endossar um BCE que financie sem limites a região.
As alternativas parecem piores.
Por incrível que pareça, é a Alemanha de novo.

Veja a matéria na íntegra:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandocanzian/1008083-vai-ou-racha-na-europa.shtml

Pilates auxiliando pacientes oncológicos



Diariamente ouvimos falar de pessoas que foram diagnosticadas com câncer, no entanto essa patologia atinge muitas pessoas em diferentes níveis. Contudo nos perguntamos se há alternativas para amenizar os desconfortos causados pelo tratamento agressivo.

Sendo diagnosticado o câncer e tendo se submetido aos tratamentos invasivos, como com qualquer exercício, o indivíduo deve consultar seu médico antes de começar as aulas. E da mesma forma, assegurar-se de que o instrutor de Pilates escolhido seja capacitado profissionalmente e tenha conhecimento sobre recuperação cirúrgica. Para casos de reabilitação, é melhor começar com aulas individuais e só depois da recuperação partir para aulas de dupla ou grupo.

Os efeitos colaterais relacionados com o tratamento do câncer, como diminuição do nível de energia, fraqueza muscular, quedas no status funcional e massa corporal têm sido bem documentados. Programas de exercícios que impedem o descondicionamento e aumentam a força e o equilíbrio, como o Pilates, podem fornecer um meio eficaz de melhorar os efeitos neuromusculares dos tratamentos.

O Pilates pode amenizar esta separação mente-corpo, incentivando o movimento consciente de cada membro, concentrando-se na qualidade do movimento e não nas repetições. Enfatizando a sensação obtida com cada movimento, ao invés da aparência, o aluno vai aos poucos restaurando a confiança em si mesmo.

Benefícios do Exercício para a recuperação do câncer
· Melhora os níveis de energia;
· Melhora o equilíbrio e controle;
· Maior tolerância de medicamentos tóxicos;
· Controla o peso nos indivíduos com AIDS;
· Reduz os sentimentos de ansiedade e depressão;
· Melhora a auto-confiança;
· Diminui o stress e a tensão.


Pilates para a recuperação do câncer
Praticamente qualquer exercício pode ajudar pacientes com câncer, em tratamento ou recuperação do tratamento. No entanto, Pilates provou ser um dos programas de exercício mais seguros para um sobrevivente do câncer. O Pilates oferece uma reintrodução não impactante ou a introdução, pela primeira vez, para o exercício, que pode ajudar pacientes com câncer a recuperar a resistência física e a saúde emocional.

Pilates é um exercício total do corpo que aumenta a circulação, flexibilidade e força. Os exercícios de Pilates podem ser facilmente modificados para acomodar qualquer prejuízo, desequilíbrio ou área frágil do corpo. As opções dos exercícios assistidos em Pilates são um bom ponto de partida. Existem infinitas opções para desafiar o cliente, como se movem através de seu tratamento e melhorar fisicamente. O sobrevivente do câncer pode atingir pequenas metas rapidamente o que contribui com o senso global de realização e bem-estar.


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Manter boa Postura aumenta a tolerância à dor e reduz o nível de estress




RIO - Andar com a coluna ereta transmite uma imagem positiva, elegante e ainda reduz a sensibilidade à dor, diz pesquisa das universidades do Sul da Califórnia e de Toronto divulgada esta semana. No estudo, publicado na revista "Journal of Experimental Social Psychology", os autores afirmam que adotar uma postura dominante faz com que as pessoas se sintam poderosas e fortes emocionalmente. Estes novos dados reforçam outros que indicam que a postura correta eleva o nível de testosterona, que aumenta a tolerância à dor, e reduz o de cortisol, o hormônio do estresse.
Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que, ao longo da vida, 80% da população mundial têm pelo menos um episódio de dor na coluna. E o sintoma, que era mais comum a partir dos 40 anos, hoje é queixa também entre adolescentes e jovens: 5,3 milhões de brasileiros sofrem de hérnia de disco.
Medidas simples em casa, no trânsito e no trabalho podem evitar os desvios e as dores nas costas. O fisioterapeuta Eduardo Cadidé, do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC), lembra que a prevenção inclui manter o peso corporal correto, fortalecer a musculatura e reeducação postural, medidas que podem ser tomadas em qualquer idade.
- Má postura, inclusive durante o sono, exercícios mal feitos, repetição de movimentos e hereditariedade são as principais causas de dores nas costas - diz Cadidé, que em parceria com o fisioterapeuta Helder Montenegro, lançou a cartilha "Guia de postura Dr. Coluna", da qual selecionamos algumas dicas para os leitores.Cirurgia de coluna só em último caso
Para as pessoas que já sofrem com as dores de coluna há opções de tratamento eficazes, diz Cadidé, incluindo medicamentos, técnicas de fisioterapia, como reeducação postural global (RPG), pilates, acupuntura e, em poucos casos, as cirurgias.
- Uma alternativa eficaz é o método Reconstrução Músculo Articular (RMA), com índice de sucesso de até 87%, especialmente em casos de hérnia de disco - afirma Cadidé. A técnica associa fisioterapia manual, mesas de tração e descompressão, aparelho que trabalha o músculo transverso do abdômen e exercícios de musculação.
Ilídio Pinheiro, chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital São Vicente de Paulo, no Rio, reforça que é preciso corrigir a postura e evitar a sobrecarga nas vértebras, devido a movimentos inadequados e esforços físicos, como, por exemplo, inclinar o tronco para frente ao levantar um peso. E lembra que fatores psicológicos, entre eles ansiedade e estresse, influenciam no aparecimento ou na persistência das dores de coluna:
- Erros de postura muitas vezes estão associados ao estado emocional.
Antes de indicar qualquer tratamento, é preciso ter o diagnóstico exato, que dependerá de exame clínico detalhado e de imagens - sempre iniciando com radiografia simples - e testes laboratoriais. Drogas só com receita médica, alerta o especialista.
- Medicamentos, principalmente anti-inflamatórios, devem ser usados com moderação e em pacientes sem contraindicações, como úlcera, cardiopatias e alergias. A cirurgia é reservada para os casos graves ou pacientes que não respondem ao tratamento convencional - comenta.
Medicamentos só por pouco tempo
Já o médico Renato Tavares, do Centro de Tratamento das Doenças da Coluna do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), diz que uma das principais queixas é a lombalgia, que pode ser causada por contraturas musculares, artrose, estreitamento do canal lombar, traumatismos, hérnia, infecções, osteoporose e outras doenças reumatológicas. Além da dor pode haver sintoma de dormência e fraqueza das pernas ou dos pés.
- A lombalgia é comum em pessoas ansiosas e estressadas - diz Tavares, acrescentando que prevenir a dor nas costas é mais fácil do que tratar uma lesão; e que os exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura da coluna, do abdômen e das pernas devem ser feitos pelo menos três vezes por semana.
Outra reclamação frequente é o bico de papagaio (a osteofitose ), a formação óssea anormal na proximidade das articulações das vértebras devido à sobrecarga local. Dores fortes e sensação de queimação nas costas são alguns de seus sintomas.
- Nesses casos, a prática de RPG traz excelentes resultados - diz o médico Marcio Taubman, do Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo. - Cuidar da postura é fundamental. Dormir de bruços, por exemplo, pode causar o bico de papagaio.

Os médicos reforçam que os medicamentos devem ser usados com receita e apenas para aliviar a dor nos períodos de crise, pois não são isentos de efeitos colaterais, como, por exemplo, gastrite ou problemas nos rins. E quando a queixa persiste além de seis meses, mesmo com tratamento clínico, deve-se considerar a necessidade de cirurgia, diz Tavares.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

'Segunda família' recupera Minotauro (lutador de Vale Tudo) e influencia acerto com Internacional

Átila dos Santos, Rafael Feijão, Ângela Côrtes, Bodanese e Minotauro (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)

Quando voltou ao Brasil no começo do ano para se recuperar de uma cirurgia no quadril, Rodrigo Minotauro, uma referência nas artes marciais no país, carregava um semblante para baixo, sentia dores e não conseguia assistir às lutas, pois temia não voltar mais ao octógono. No Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, com duas muletas, teve de ver sua mala rodando pela esteira repetidamente, à espera de uma ajuda para chegar em casa. Foi desta forma que o lutador chegou até a fisioterapeuta Ângela Côrtes e um grupo de amigos especiais, que se tornaram seus anjos protetores e "segunda família" na caminhada até a recuperação, que pode ser coroada na noite deste sábado, no UFC Rio, quando enfrenta Brendan Schaub no seu primeiro combate em 18 meses.
Ângela entrou na vida de Minotauro indicada pelo Dr. Marc J. Philippon, responsável pelas cirurgias no quadril do atleta, em dezembro do ano passado. Ela não sabia nada de luta, mas se solidarizou com o sofrimento do paciente, que chegou ao Rio sem conseguir por o pé direito no chão havia quatro semanas e transmitia um ar de insegurança e dor. Preocupada com o aspecto psicológico, Ângela levou o lutador para sua base de recuperação para atletas: a casa do empresário Luiz Germano Bodanese, outro paciente seu, que equipou a residência com aparato especial para o tratamento fisioterápico. Neste ambiente, Minotauro formou um novo grupo de apoio, que se tornou essencial para sua recuperação.

Em Bodanese, Minotauro descobriu quase uma "alma gêmea", com quem divide brincadeiras e tardes de futebol na TV. Figura influente dentro do Internacional, o empresário gaúcho criou uma afinidade tão grande que, na última quarta-feira, participou ativamente da negociação do atleta com o Colorado.

- O Bodanese abraçou muito a minha recuperação, foi fundamental desde o começo. Participou e me deu força sempre. Depois de tanta convivência, ele decidiu que podíamos aliar o MMA com o Internacional, que é a paixão dele. Foi quando iniciamos a ideia desse casamento com o Colorado, que começou e tenho certeza que pode dar certo - conta Minotauro.
Rodrigo ganhou ainda um "primo" em Átila dos Santos, ala-pivô do basquete do Flamengo, que está morando na casa de Bodanese desde que chegou ao Brasil. Baiano como o lutador, Átila logo se identificou com o ex-campeão dos pesos pesados pelo jeito sossegado.
A figura central, no entanto, é mesmo Ângela, que passou de simples médica particular a quase uma segunda mãe, acompanhando o lutador em todos os momentos e cuidando de todos os aspectos de sua vida, desde o respeito à programação diária à intensidade nos treinamentos. Às vezes, começa a trabalhar às 6h da manhã e só larga Minotauro às 2h do dia seguinte. O lutador Antônio "Pezão" Silva, outro frequentador da casa, a apelidou de "Doutora Bombril, 1001 utilidades".



- Ela foi o meu anjo. Cheguei ao Brasil muito deprimido. Sempre fui muito ativo, mas sentia dor há quatro anos e achava que não voltaria a lutar tão cedo, ficava para baixo. Posso dizer que renasci e o ambiente que foi criado em volta de mim foi 100% importante - afirma Rodrigo.

No último dia 13 de Outubro, Rodrigo deixou uma mensagem em seu twitter:

Ex-campeão dos pesos-pesados doUFC, Rodrigo Minotauro prestou uma homenagem ao Dia do Fisioterapeuta, comemorado neste dia 13 de outubro. O lutador aproveitou a data para agradecer à sua fisioterapeuta, Ângela Côrtes, que teve grande parcela em sua recuperação para o UFC Rio.
Depois de sofrer uma lesão no quadril e ser submetido a uma cirurgia, Minotauro teve de usar muletas até dois meses antes do evento na Arena da Barra. Recuperado a tempo, o brasileiro encarou o americano Brendan Schaub, derrotando-o por nocaute para o delírio dos fãs.
- Hoje é Dia do Fisioterapeuta. Sem palavras para agradecer à essa pessoa que é da família - postou Minotauro, em seu Twitter.
Rodrigo Minotauro volta a lutar no UFC 140, em 10 de dezembro, no Canadá. Ele enfrenta Frank Mir. No mesmo evento, seu irmão Rogério Minotouro encara Tito Ortiz e seu companheiro de equipe Lyoto Machida desafia Jon Jones pelo cinturão dos pesos-meio-pesados.

Fonte: http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2011/08/segunda-familia-recupera-minotauro-e-influencia-acerto-com-internacional.html

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Estudo: mel pode destruir bactéria resistente a antibióticos

Em pesquisa, o produto foi usado e se mostrou eficaz na destruição da bactéria em pouco tempo. Foto: Getty Images
Em pesquisa, o produto foi usado e se mostrou eficaz na destruição da bactéria em pouco tempo
Foto: Getty Images

Pesquisadores da universidade de Waikato, na Nova Zelândia, descobriram que o mel puro usado contra a bactéria estafilococo áureo resistente à meticilina - que não é atingida por antibióticos - pode exterminar o organismo em pouco tempo. As informações são do Daily Mail.
O estafilococo entra no corpo por meio da pele, geralmente, os anticorpos conseguem destruir a bactéria. Mas, quando existem feridas ou cortes cutâneos, a cura fica mais difícil, a bactéria pode se desenvolver e provocar o óbito. Na pesquisa, com o uso do mel puro, a bactéria se tornou estéril e as cicatrizes foram minimizadas.
O mel vendido hoje nos supermercados atualmente é apenas um xarope de açúcar, sem o valor nutricional original e sem o poder de combate às bactérias. Para colher os benefícios naturais do alimento, é preciso avaliar o produto que se compra.
O mel muito claro, por exemplo, sofre ultrafiltração e pasteurização, para garantir que ele continue líquido em qualquer temperatura. Os processos tiram muitos dos compostos que fazem do alimento nutritivo e benéfico à saúde.
A palavra "orgânico" no rótulo não garante que o mel seja puro. O ideal é procurar os produtos mais escuros e com um resíduo branco de pólen na parte superior. O anel branco de pólen contém vitaminas do complexo B, vitaminas C, D e E, bem como minerais e 31 antioxidantes.
O mel varia de cor por causa das flores em que as abelhas obtiveram o néctar, pólen e resina. Quanto mais escuro for o mel, maior o nível de antioxidantes contidos nele. O mel puro é rico em polifenóis - antioxidante que tem sido associado à redução do risco de câncer, diminuição do colesterol e combate à doença cardíaca.
O mel não filtrado também contém uma poderosa substância chamada própolis, feita a partir da resina que escorre das árvores. As abelhas misturam esta resina com a saliva para criar um composto antibacteriano, antifúngico e antiviral. Ao consumir o produto ele tem o efeito citado no organismo.
A universidade de Lund, na Suécia, descobriu que o mel contém lactobacilos primas e bifidobactérias, que impedem problemas de estômago. Comer mel puro diariamente pode ser eficaz no tratamento e prevenção de úlceras gástricas, pois o produto combate a bactéria Helicobacter pylori, que desencadeia a úlcera.
O mel puro pode se cristalizar ao longo do tempo, mas isso não significa podridão. Basta colocar o recipiente em uma vasilha com água quente por 15 minutos para torná-lo líquido.

Fonte: http://saude.terra.com.br/noticias/

Pilates para quem trabalha sentado(a)



Hoje em dia, com a proliferação dos computadores, cerca de 3/4 dos trabalhadores dos países industrializados tem atividades profissionais sedentárias, nas quais a posição sentada por longo períodos é provavelmente a postura mais utilizada no emprego. O que acarreta um grande número de pessoas com lesão postural.
Há um grande número de profissionais que desenvolvem a sua atividade predominantemente nessa posição: Administradores, engenheiros (as), cientistas, motoristas, telefonistas, secretários (as), balconistas, advogados (as), costureiros (as), servidores (as) públicos, bancários (as), psicólogos (as), dentistas, professores (as), arquitetos (as), farmacêuticos (as), médicos, etc., e de acordo com dados atuais, a incidência de lesões associadas ao trabalho efetuado por longos períodos na posição sentada, é elevado. Isso porque as próprias características do trabalho associado com a má postura (por fraqueza muscular, desvios, má formação e/ou falta de consciência corporal), constituem um fator determinante para o desenvolvimento de dores na coluna e no pescoço.
A má postura pode ser a causa de várias lesões, que ocorrem quando os músculos e os ligamentos que envolvem a coluna são sobrecarregados, estirados ou torcidos. Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer algum tipo de atividade para fortalecer e alongar, são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater possíveis lesões.
Além de termos alguns cuidados específicos no dia a dia, devemos também fortalecer, alongar, reeducar e conscientizar o nosso corpo. Prevenindo lesões, obtendo um melhor desempenho no trabalho e mais qualidade de vida.


Por este motivo, sugerimos que faça pilates!

O método fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações, promovendo flexibilidade e equilíbrio muscular.
Movimentos fluentes devem ser feitos sem pressa com muito controle, para evitar estresse.
O alinhamento postural é muito importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. A força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, saudável e harmonioso.
O Pilates ainda trás como benefícios a melhora da concentração, da coordenação motora e da consciência corporal, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

Fonte: Clube do Pilates/Revista Pilates

Veja também:
Fisioterapia com Você: Os Perigos do Salto Alto

domingo, 20 de novembro de 2011

Corpos em Mentes que Brilham!!

Essas pessoas são verdadeiros exemplos de superação. A lista a seguir mostra 10 pessoas que, apesar de terem muitos, mas muitos fatores contra elas, encontraram seu lugar na sociedade ou revolucionaram suas causas mostrando que deficiência não é sempre uma desculpa para estagnação.


10. Sudha Chandran

Ela é uma indiana, nascida na cidade de Chenai. Ela é formada em economia em uma faculdade de Mumbai. Em uma de suas viagens de Mumbai para casa, Sudha sofreu um acidente e precisou amputar a perna. Ela recebeu uma prótese e, lutando contra sua deficiência, acabou se tornando uma das mais aclamadas dançarinas indianas, recebendo convites para se apresentar em vários lugares do mundo.

9. Marla Runyan

 Marla é cega, mas isso não a impediu de ser uma incrível corredora. Quando tinha nove anos ela desenvolveu uma doença chamada “Doença de Stargardt”, que causa a perda progressiva da visão. Mas Marla não desistiu e foi campeã nacional dos 5000 metros por três vezes. Em 92, ela ganhou quatro medalhas nas Paraolimpíadas. Além de ter quebrado vários recordes de velocidade, em 2001 ela escreveu sua auto-biografia “Não há linha de chegada: minha vida como eu a vejo”.

8. Vincent Van Gogh



Van Gogh era um pintor holandês e é conhecido como um dos maiores pintores do mundo. Além de seus quadros é famoso também por ter cortado fora uma das orelhas. Em um período de dez anos, ele conseguiu produzir mais de 900 pinturas e 1100 desenhos. Hoje, essas pinturas valem milhões – a famosa “Retrato de Doutor Gachet” foi vendida por 82,5 milhões de dólares. No entanto ele sofria de depressão. Em 1889, ele foi internado em um hospital psiquiátrico e em 1890 ele se suicidou, com um tiro no peito. Suas últimas palavras foram “a tristeza irá durar para sempre”.

7. Ludwig van Beethoven



Que Beethoven era um gênio musical todos sabem, mas que sua genialidade foi extremamente precoce é um fato conhecido por poucos. Sua primeira apresentação como pianista para uma grande audiência foi quando ele tinha apenas 8 anos. Ele estudou em Vienna, tendo como mestre nada mais nada menos que Mozart. Antes de completar 20 anos ele já era conhecido como um pianista e compositor brilhante. Mas, a partir de 1796, ele começou a perder a audição. Mesmo com esse problema ele mergulhou no trabalho e criou inúmeras sinfonias e concertos. Reza a lenda que ele, para conseguir perceber o som do que estava tocando, cortou uma parte dos pés de seu piano e colocava o ouvido no chão, para perceber as vibrações do instrumento.

6. Frida Kahlo

Uma renomada pintora mexicana que, em sua maioria, pintou retratos. Todas as suas obras são coloridas e de uma intensidade impressionante. Ela contraiu Pólio quando tinha seis anos, o que deixou sua perna esquerda bem mais fina que a direita. Frida disfarçava esse problema usando longas e coloridas saias mexicanas. Alguns especialistas acham que ela também sofria de espinha bífida, o que causa uma dor imensa e pode ter alterado a maneira com que ela andava. A dor era tanta que ela chegava a passar meses no hospital.

5. Christy Brown



Brown era um escritor, poeta e pintor irlandês que teve paralisia cerebral. Por causa da doença ele passou anos sem falar ou se mexer direito e os médicos acreditavam que sua capacidade intelectual estivesse danificada também. Sua mãe, no entanto, persistiu, e continuou a falar com ele e a lhe ensinar. Quando tinha cinco anos apenas seu pé esquerdo “obedecia” a seus comandos. Foi usando o pé que ele passou a se comunicar. Posteriormente ele teve uma recuperação e tornou-se famoso por sua auto-biografia chamada “meu pé esquerdo”.

4. John Nash



Ele que inspirou o filme “Uma mente brilhante” com Russel Crowe. Um matemático brilhante, que trabalhou em teorias inovadoras. Desde jovem ele era interessado por ciência e conduzia experimentos em seu quarto. Nash se formou em engenharia química e em matemática. Em 1959, ele começou a mostrar sinais de paranóia e no mesmo ano ele foi diagnosticado com esquizofrenia. Depois do tratamento e de sua liberação ele se internou, novamente, de forma voluntária e sofreu terapia de choque por nove anos. Depois desse período ele começou a se recuperar e seus trabalhos ficaram cada vez mais brilhantes.

3. Jean Dominique Bauby



Jean era um famoso jornalista francês, editor da famosa revista Elle. Em 1995 ele sofreu um ataque cardíaco e entrou em coma por 20 dias. Depois que saiu do coma, ele desenvolveu a “síndrome do confinamento” – a pessoa tem consciência de tudo que acontece ao seu redor e suas faculdades mentais estão em perfeitas condições, mas é impossível mover um músculo do corpo sequer. Apesar de sua condição ele conseguiu escrever um livro. Quer saber como? Jean conseguia mover apenas uma pálpebra. Uma pessoa o ajudava recitando o alfabeto. Quando ela chegava a letra que Jean desejava ele piscava. E assim ele ia formando palavras. O livro foi publicado em 97 – Bauby morreu dois dias após o lançamento.

2. Stephen Hawking

Stephen Hawking é um famoso físico teórico britânico com mais de 40 anos de carreira. Seus livros o tornaram um membro da Sociedade Real de Artes, um membro da Pontifícia Academia de Ciências e, no ano passado, ganhou a Medalha Presidencial da Liberdade, uma das maiores honrarias nos EUA. Hawking tem seu corpo comprometido por uma doença neurológica chamada Esclerose Amiotrófica Lateral. Os sintomas apareceram quando ele era um estudante universitário em Cambridge. Ele simplesmente perdeu o equilíbrio e caiu. Os médicos disseram que ele não sobreviveria mais de dois ou três anos. Seus movimentos foram comprometidos gradualmente, mas sua capacidade intelectual está intacta e ele faz questão que todos saibam disso com suas grandes realizações.

1. Hellen Keller



Ela foi autora, ativista política e palestrante. Só tem um detalhe – ela era surda e cega. A forma com que a professora de Keller, Annie Sullivan, ultrapassou o casulo imposto pela condição da aluna e a ensinou a se comunicar ficou conhecido no mundo inteiro através de um filme que mostrou a vida de Hellen. Ela soletrava palavras com as mãos de Hellen – como por exemplo “boneca”, e depois dava a sua aluna uma boneca nas mãos. Quando cresceu, Hellen viajou por 39 países, fez campanhas contra a guerra e palestras sobre os direitos dos trabalhadores e socialismo.


Fonte: hypescience.com


Gente que faz a Diferença!!

sábado, 19 de novembro de 2011

Sabores do Mundo - México

Os Sabores das Américas


Tacos, Burritos, Guacamole



A gastronomia mexicana sempre foi conhecida pelos seus sabores, cores e aromas atraentes e exóticos. Ela é uma herança das práticas dos antigos povos que fundaram a cultura mexicana: olmecas, maias e astecas, mesclada com a culinária européia: espanhola, francesa e austríaca.
A base da cozinha mexicana está em três produtos: milho, feijão e chili, um tempero feito com pimenta arbol ou passila, cominho, orégano e alho, usado para condimentar carne, frutos do mar, cozidos e hambúrguer.

Mas é nas tortilhas que está a alma da cozinha do México.



Há também uma variedade de molhos e os conhecidos moles, que normalmente são picantes e misturam chillis, tomates, sementes de abóbora, carnes, nozes, especiarias e gergelim. Além do gosto picante, a culinária mexicana explora os sabores mais açucarados, criando pratos agridoces com amêndoas, passas ou caramelo nos molhos salgados.

Abaixo uma receita de Guacamole:

Guacamole

cybercook.terra

E uma receita de Burritos:



cybercook.terra


Veja também:
Fisioterapia com Você: Sabores do Mundo - Argentina

Pesquisa descobre forma de adiar o envelhecimento

 Estudo conseguiu eliminar do corpo células danificadas que causam doença.

por Redação Galileu

Editora Globo
Pesquisa estuda forma de ter uma velhice mais saudável
Pesquisadores da Clínica Mayo, em Minnesota, conseguiram matar células senescentes (que param de se dividir) e, desta forma, barrar alguns aspectos do envelhecimento. O estudo foi feito injetando uma droga em camundongos que eliminava essas células. Houve bom resultado na prevenção de cataratas e na proteção de gordura nos tecidos.

De acordo com os pesquisadores, o fênomeno de senescência, em que a célula deixa de se dividir, ocorre ao longo da vida. Porém, quando somos mais velhos, o organismo tem dificuldade em se livrar destas células. O efeito disso é a produção de substâncias nocivas ao corpo que podem desencadear doenças.
Os pesquisadores conseguiram um significativo atraso no desenvolvimento de catarata e outras alterações relacionadas à idade, como a deterioriação da camada de gordura no músculo em ratos. Os animais mantiveram essa estrutura e podiam se exercitar por mais tempo.

Um segundo grupo de ratos foi tratado apenas na velhice, quando já havia sinais de envelhecimento. A remoção das células danificadas não reverteu o declínio, mas impediu que a deterioração fosse maior.
A pesquisa, que foi publicada na revista Nature, está em fase inicial mas já aponta que as células senescentes possam ser um caminho para as pessoas se manterem saudáveis mesmo na velhice.

“Se você puder limpar as células senescentes, você talvez consiga tratar as doenças relacionadas à idade como um grupo e não mais individualmente”, afirma Jan van Deursen, autor do estudo.
Não foram identificados efeitos colaterais nesta etapa da pesquisa. Mas o estudo ainda é extenso e precisa avaliar como os diferentes tecidos do corpo – por exemplo, o cérebro – reage a essa nova terapia.

Fonte: revistagalileu.globo.com/Revista/