Pesquisar este blog

domingo, 16 de outubro de 2011

Sabores do Mundo - Argentina

Os Sabores da América

Doce de Leite



Os "hermanos" possuem uma gastronomia bem apreciada por todos. O doce de leite, as empanadas crioulas, a parrillada campeira e o vinho de Mendoza são ícones da mesa argentina. O orgulho nacional fica por conta do doce de leite. Caso ele não existisse, a metade dos doces argentinos sumiria, a começar pelos populares alfajores.
O doce de leite possui origem incerta. Sua receita simples, de fácil intuição, leva a crer que foi criado ao mesmo tempo, em diferentes países. O único requisito era que o lugar de nascimento tivesse leite em abundância e suficiente disponibilidade de açúcar. Alguém ordenhou uma vaca. Derramou o leite num tacho e incorporou açúcar. Finalmente, colocou-o no fogo e pôs a ferver lentamente. Quando a temperatura alcançou os 150° centígrados, o líquido evaporou bastante e adquiriu consistência, ficando com a característica cor de caramelo. Mas inúmeros argentinos reivindicam para sua pátria o título de descobridora do doce.
Segundo a escritora Mónica Hoss de le Comte, a localidade de Cañuelas teve, em 1908, o primeiro estabelecimento argentino a industrializar doce de leite em escala, com a marca La Martona. Até então, era um produto de elaboração caseira. São famosas as marcas Chimbote, Havanna e Poncho Negro. Mas segundo algumas pesquisas a invenção do doce de leite veio do vizinho Chile, famoso no século 18 pela doçaria artesanal. Transpôs a Cordilheira dos Andes e passou a rechear alfajores.
Os argentinos classificam o doce de leite em duas classes. Na primeira ele é preparado apenas com leite e açúcar. Na outra, a receita incorpora baunilha e bicarbonato de sódio.

Receita de Doce de Leite à moda Argentina:

Nenhum comentário: