Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Treinando sem dor



 
A busca por qualidade de vida, saúde ou por questões estéticas têm aumentado o número de alunos nas academias. Mas se por um lado isso é fantástico, pois o número de pessoas que não cumprem as recomendações mínimas da prática de atividade física é enorme, de outro é preocupante: o número de lesões ou dores relacionados ao exercício também irá aumentar.
Geralmente essas intercorrências estão associadas principalmente ao fato dos alunos buscarem resultados rápidos, pela falta de orientação ou pela inadequada estrutura do ambiente.
 
Algumas lesões ou dores são muito comuns e devemos destacá-las:
 
- Dor muscular pós-exercício: são normais, principalmente no inicio de um programa de treinamento, podendo acontecer entre 24 e 72 horas depois da prática da atividade física.
 
O que fazer?
Antes de tudo mantenha regularmente a prática de exercícios, pois isso irá preparar seu músculo para o estímulo e, como consequência, as dores musculares serão cada vez menos frequentes. Exercícios aeróbios leves, alongamentos e relaxamento muscular também são excelentes aliados para a diminuição do desconforto.
 
- Dor na região cervical: geralmente aparece no dia seguinte e está associada ao erro na execução dos movimentos ou na carga a ser levantada.
 
O que fazer?
Ajuste a carga para que não exista compensação nas outras articulações, exercícios de alongamento antes e depois do treino e uma boa postura (com a cabeça apoiada quando possível), reduzem o risco das dores cervicais.
 
- Dor na coluna lombar: estudos mostram que aproximadamente 80% das pessoas no mundo já tiveram ou terão ao menos um episódio de dor lombar ao longo da vida. Isso se deve ao fato de que nosso centro de gravidade está localizado exatamente nesta região e com isso todos os nossos movimentos transmitem forças para a coluna lombar. Na academia as dores lombares geralmente estão relacionadas aos exercícios mal executados, principalmente em relação ao posicionamento do corpo na hora da realização do exercício.
 
O que fazer?
Alongue-se antes e depois do treino principalmente os músculos da região posterior do corpo e mantenha a musculatura abdominal sempre bem fortalecida (tomando cuidado com a posição na hora da execução do exercício abdominal).
 
- Dor na região anterior do joelho: está associada principalmente as grandes amplitudes de flexão dos joelhos, principalmente nos exercícios de agachamento e leg-press.
 
O que fazer?
Um bom fortalecimento dos principais grupos musculares da coxa (quadríceps-região anterior, isquiotibiais-região posterior, adutores-região interna e abdutores-região lateral) e exercícios de alongamentos desta musculatura resultarão em um melhor equilíbrio para articulação do joelho e diminuirá o risco de dores.
 
Os benefícios da atividade física aparecem a médio e longo prazo e a busca por resultados rápidos pode atrapalhar seu desempenho, aumentando o risco de lesão.
 
Para uma boa prática de exercício siga três passos:

1 – liberação médica prévia,
2 – boa orientação profissional
3 – pratique com regularidade.

Se as dores forem persistentes o ideal é consultar um médico especialista.
 
Bons treinos...
 
 
Fonte: Carolina Vicaria Rodrigues Daurea, fisioterapeuta do Einstein

Nenhum comentário: