Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Um Conto de Natal de Charles Dickens




Nesta época do ano, as pessoas se sentem mais animadas a doar e a doar-se de alguma forma. O espirito natalino nos faz pensar no próximo com mais compaixão. A verdade, para mim, é que este espirito fraternal deveria estar presente por todos os dias do ano, ninguém de fato sabe a data do nascimento de Jesus, que é a razão e a verdadeira inspiração do Natal, então Natal deveria ser todo dia. Muitos escritores dissertaram sobre este tema, diversos livros foram adaptados para a telona, alguns encantam pela formosura da historia, outros nos atraem pela mensagem que deixa após a leitura. E uma dessas historias, Um Conto de Natal, escrito por Charles Dickens em 1843, é o tipo que deixa uma mensagem de recomeço e de abraçar as oportunidades, o  que o torna sempre atual.
Resultado de imagem para scrooge filme bill

Poucos personagens, em contos ou em vida, são capazes de suportar a teimosia sem tamanho do velho Scrooge.
Ebenezer Scrooge era um homem amargo, ranzinza e mesquinho, que odiava o Natal. Não tinha compaixão, nem piedade,  Marley, seu sócio, igualmente famoso como ele pelo seu temperamento, morre, sozinho, em uma véspera de Natal. Sete anos depois, o velho rabugento, recebe a visita do fantasma de Marley. Ele vem para introduzir a visita de outros três fantasmas que virão no decorrer da noite para, através das imagens do passado, do presente e do futuro, dar mais uma chance de mudança a Scrooge. O fantasma do passado vem para mostrar os momentos felizes, bem como os tristes, do seu passado, quando a mesquinhez começa a penetrar o espírito de Scrooge. O do presente vem mostrar os natais que se passam nas casas das famílias de alguma maneira próximas a Scrooge; o Natal na casa de seu sobrinho, para o qual ele é chamado todos os anos, convite que ele sempre nega, tornando-se motivo de falação de todos. O fantasma do futuro, aponta para a solidão e desprezo de todos diante da sua morte, a visão do futuro, sozinho, sem ninguém para chorar a sua partida, faz com o que o velho mesquinho repense seus dias e deseje uma chance para mudar de vida. Para quem não leu o livro ou viu algum filme inspirado nele, o momento é propicio para uma reflexão, será que muitas vezes não somos como o velho Scrooge ou não nos sentimos como ele desejando uma nova chance?   

 
Curiosidade

Tio Patinhas (Scrooge Mc Duck), da Disney, teve seu caráter inspirado em Ebenezer Scrooge, o famoso  pão-duro.

No curta "Mickey's christmas carol", de 1983, McDuck revive Ebenezer.

Resultado de imagem para Mickey's christmas carol


Alguns filmes foram adaptados, em 1988, estrelado por Bill Muray, "Scrooge" e em  2009 a Disney lançou um filme em desenho animado estrelado por  Jim Carrey, "Os Fantasmas de Scrooge".
 
Imagem relacionada


Resultado de imagem para scrooge filme bill
 1970


Imagem relacionada


Resultado de imagem para scrooge

Os Fantasmas de Scrooge - 2009
adorocinema


MR. MAGOO'S CHRISTMAS CAROL - 1962

Mr Magoo's Christmas Carol DVD front.



Imagem relacionada


Resultado de imagem para Christmas Carol | Directed by Jason Figgis

A  CHRISTMAS CAROL - 2012

youtu.be



Resultado de imagem para scrooge filme bill
2014


Alguns bem antiguinhos:
 
 
 
A CHRISTMAS CAROL - 1910
 
 
 
The cover of Seymour Hicks Scrooge.
 

A  CHRISTMAS CAROL (1938)

Reginald Owen Christmas Carol dvd cover.


THE CHRISTMAS CAROL - 1949

Cover of Vincent Price The Christmas Carol.


SCROOGE - 1951

The cover of Alastair Sim Scrooge.


A  CHRISTMAS CAROL - 1954

Frederic March Scrooge Video Cover.




 imagens retiradas da internet

Nenhum comentário: