Pesquisar este blog

sábado, 28 de abril de 2012

Saiba como tratar a dor de cabeça

Acupuntura, remédios e fisioterapia: saiba como tratar a dor de cabeça

Neurocirurgião propõe tratamento multidisciplinar com auxílio psicológico

A partir do momento que uma simples dor de cabeça vira uma patologia há que se buscar um tratamento sério para erradicar não o sintoma, mas a doença.
Para o neurocirurgião Alexandre Amaral, professor adjunto de Neurocirurgia do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas e diretor médico do Centro Disciplinar da Dor, o que pode trazer a cura de dores crônicas, como a dor de cabeça, é um modelo multidisciplinar que engloba acupuntura, fisioterapia, remédios e atendimento psicológico.

O paciente com cefaleia tensional (dor de cabeça causada por tensão muscular), por exemplo, pode experimentar um sono ruim, e, em determinados casos, fobia social e depressão. “A acupuntura regulariza o sono, relaxa a musculatura e consegue mexer no ciclo biológico do doente, fazendo com que relaxe, respire melhor e tenha um sono mais profundo. Essa é a única forma conhecida através da qual conseguimos atuar diretamente no cérebro do paciente. No entanto, não podemos nos considerar Deus e achar que resolveremos tudo com uma ação apenas. Uma psicóloga especialista em dor pode atuar no sistema nervoso central de modo que o paciente libere endorfina, provocando o controle da dor pelo próprio corpo”, explica.

É comum os pacientes com dor de cabeça terem distensão no pescoço e na coluna cervical. Para melhorar este aspecto, o fisioterapeuta atua corrigindo os pontos de tensão muscular e ajudando na liberação da musculatura que comprime os nervos responsáveis pela irradiação das dores para a cabeça. A acupuntura, a fisioterapia e o atendimento psicológico, além de medicamentos moduladores, que têm uma propriedade específica evitando o desencadeamento da dor, são elementos que juntos fazem com que o paciente tenha um controle da dor e uma qualidade de vida muito melhor.

“Quando a dor se torna rebelde a tudo isso, como em pacientes que sofrem há muito tempo e já tentaram todos esses tratamentos, podemos fazer procedimentos minimamente invasivos, como o implante de microchips na parte externa da cabeça, os chamados marca-passos neurológicos, que conseguem controlar a dor da cabeça através de estímulos elétricos”, explica.

Globo Ciência: dor de cabeça- neuroestimulado occipital (Foto: Divulgação)

O marca-passo é um microcomputador (neuroestimulador) implantado na região occipital (da nuca), responsável por um estímulo elétrico no nervo responsável pelo controle da dor de cabeça. Essa cirurgia é geralmente coberta por planos de saúde. Segundo Alexandre Amaral, a eficácia é grande; 90% das pessoas que fazem a cirurgia ficam muito satisfeitos com o controle da dor e o retorno da qualidade de vida.

Nenhum comentário: