Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Stress prejudica a capacidade do corpo de combater inflamações

Stress

Viver durante muito tempo sob stress psicológico pode prejudicar a capacidade de o corpo de responder a inflamações, de acordo com um novo estudo publicado nesta segunda-feira no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences. A pesquisa, que foi desenvolvida na Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, ajuda a explicar o motivo pelo qual o stress é associado a diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e asma.
De acordo com o coordenador do estudo, Sheldon Cohen, o stress prolongado diminui a sensibilidade dos tecidos à ação do cortisol, um hormônio que regula parte da resposta inflamatória do organismo. Ou seja, o problema psicológico faz com que as células do sistema imunológico não sejam mais sensíveis ao efeito do hormônio, facilitando o desenvolvimento e progressão de diversas doenças.

A pesquisa — Para chegar a essa conclusão, Cohen e sua equipe dividiram o estudo em duas fases. Na primeira, eles observaram os níveis de stress em 276 adultos saudáveis. Os participantes foram expostos a um vírus que provoca um resfriado comum e acompanhados durante cinco dias. Os indivíduos que haviam passado por situações de stress no ano anterior apresentaram incapacidade das células de defesa do organismo de responderem à inflamação e, assim, foram mais suscetíveis a desenvolver o resfriado.
Na segunda parte do estudo, a equipe avaliou a capacidade de resposta inflamatória de 82 pessoas saudáveis. Após a análise, esses participantes também foram expostos a um vírus de resfriado e tiveram monitorados os níveis de produção de citocina, molécula que age como um mensageiro capaz de desencadear uma inflamação no corpo. Os exames demonstraram que as pessoas infectadas e com diminuição da sensibilidade imunológica, em comparação a outras pessoas infectadas, produziram níveis mais altos de um mensageiro químico que promove a inflamação.
"Em situações de stress, as células do sistema imunológico são incapazes de responder ao controle hormonal e, consequentemente, produzem maiores níveis de inflamação. Uma vez que um quadro de inflamação pode desenvolver diversas doenças, como as cardiovasculares e asma, nossos resultados sugerem que o stress pode afetar esses problemas de saúde também", afirma Cohen.
Segundo os pesquisadores, o estudo fornece uma explicação de como o stress é capaz de promover uma doença, além de sugerir que a capacidade de o sistema imunológico regular inflamações pode prever quem vai desenvolver um resfriado. "Essa informação é importante para identificar as doenças que podem ser influenciadas pelo stress e de que maneira elas podem ser evitadas por pacientes com esse problema psicológico", diz Cohen.

Nenhum comentário: