Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Entenda as diferenças entre Pilates e Yoga

2014_02_0061-Entenda-as-diferenças-entre-Pilates-e-Yoga-Site

Está em dúvida de qual prática escolher? A Revista Pilates te ajuda! Entenda a origem e as diferenças de cada uma e escolha a que melhor se adaptar a sua realidade.
 
Muitas pessoas confundem as duas práticas porque elas têm em comum o trabalho da consciência corporal, do autocontrole, da concentração e da respiração. Agora vamos entender as diferenças.
Originária da Índia, a Yoga é uma prática muito antiga e há indícios de que existia desde quatro mil anos antes de Cristo. O nome da prática faz referência à busca para alinhar o corpo e a mente. É um conjunto de práticas de movimentos, exercícios respiratórios, meditação e mantras. A visão da Yoga é de que o corpo e a mente são um só e que dadas as ferramentas corretas e o ambiente certo elas encontrarão harmonia e cura. Atualmente os movimentos da Yoga são realizados em pequenos grupos, em uma esteira própria para a prática, com a ajuda de um instrutor. Como resistência, é utilizado o peso do próprio corpo e uma grande quantidade de variações das posições são executadas entre uma postura e outra.
 
Já o Pilates, criado muito tempo depois, foi idealizado pelo alemão Joseph Pilates, que ganhou reconhecimento durante a Primeira Guerra Mundial quando usou a técnica para melhorar a saúde dos internos do campo de concentração de Lancaster, na Inglaterra. A partir daquela época foram desenvolvidos equipamentos específicos para o método. A principal diferença do Pilates é que o trabalho é feito no solo, com exercícios feitos em equipamentos próprios para o exercício. Outra diferença é a função do enfoque que o Pilates dá à musculatura abdominal, melhorando a postura, estabilizando e alongando a coluna, melhorando o equilíbrio e a força total. O Pilates trabalha o corpo todo e por consequência, também a alma.
 
De forma resumida, o Pilates necessita do acompanhamento de aparelhos específicos para a prática, e a Yoga não necessariamente. Enquanto o Pilates prioriza o corpo saudável e a boa forma, o objetivo da Yoga é a conexão do corpo e da mente. A Yoga é mais indicada para quem busca a sensação de bem-estar, o equilíbrio e a redução de estresse.  O Pilates, para quem busca o fortalecimento dos músculos e o trabalho da postura.
 
E aí pilateiros e pilateiras, qual vocês mais gostam? Vale lembrar que, seja qual for a escolha, é preciso fazer uma avaliação médica antes de mais nada. Além disso, escolha sempre profissionais qualificados para a prática.
 

Nenhum comentário: