Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Novo índice avalia países mais alegres do mundo

Paraguaia vende frutas na rua (Foto: Flickr/ Creative Commons)

Eles não são os países mais ricos do mundo. Ou os mais pacíficos. Mas, de acordo com um novo índice de positividade, pessoas de países da América Latina, com destaque para o Paraguai, são aquelas com maior probabilidade de darem uma boa risada nas próximas horas, mais do que em qualquer outro lugar do mundo.
 
No índice anual Positive Experience, realizado pela consultoria Gallup, apenas um dos dez principais países não faz parte da América Latina. E, pelo terceiro ano consecutivo, o Paraguai ocupa o topo do lista.
Para o relatório, os autores questionaram pessoas em 138 países sobre as experiências positivas que tiveram no dia anterior.
Os entrevistados deveriam marcar ‘sim ou não' para experiências como risadas, alegria e o fato de sentirem-se descansados e tratados com respeito. Todas as respostas positivas foram compiladas no ranking Positive Experience.
 
O Paraguai é seguido por Panamá, Guatemala, Nicarágua e Equador. O único país não pertencente à América Latina a fazer parte da lista foi a Dinamarca, que já apareceu no topo de muitos rankings de felicidade.
 
O Brasil ficou em 49.o lugar, depois de países como França e Estados Unidos.
 
O barômetro da positividade descobriu ainda que, em geral, sete entre dez adultos experimentam sentimentos positivos. Dependendo de seu ponto de vista, metade dos entrevistados afirmou ter feito ou aprendido algo interessante no dia anterior.
Ou, se for o caso, metade dos entrevistados disse que não fez nada particularmente interessante.
Não surpreende muito que a Síria esteja na última posição, com um índice de 36 - o menor já obtido em qualquer país pesquisado pela Guallup.
 
Índices de bem-estar proporcionam uma imagem mais profunda da mentalidade de um país do que as oferecidas pelos tradicionais índices econômicos. Além disso, eles podem ser usados como um indicador tanto de intranquilidade social quanto de prosperidade.
 
Para a pesquisa, cerca de mil adultos de 138 países foram entrevistados por telefone ou pessoalmente.
Abaixo, os países com melhor desempenho no índice de positividade:
 
1. Paraguai
2. Panamá
3. Guatemala
4. Nicarágua
5. Equador
6. Costa Rica
7. Colômbia
8. Dinamarca
9. Honduras
10. Venezuela
 
 

Nenhum comentário: