Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A saúde da coluna e o Pilates

2014_08_0548-META-IMAGENS-MATERIAS-RP-SAUDE-COLUNA-Site


Atualmente, cerca de 80% da população mundial tem ou terá problemas relacionados à coluna. A mídia nos mantém ligados em todas as formas de promoção geral da saúde e prevenção de doenças, como diabetes, hipertensão, DPOC e síndromes metabólicas.
E a nossa coluna? Como cuidar e retardar o processo de envelhecimento? Hoje iniciamos uma série onde abordaremos dicas e exercícios direcionados para a saúde da coluna, juntamente da profissional Viviane Vales.
 
 
Conheça a sua coluna
 
A coluna é formada por 33 vértebras (ossos) que se movem entre si.  Quatro delas são vértebras que sustentam a nossa cabeça. Depois, temos 7 vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas, 5 vértebras lombares e 5 vértebras fundidas que formam o nosso sacro.
Entre cada vértebra, temos discos intervertebrais, responsáveis por distribuir o peso por todas as vértebras da coluna e também permitir os movimentos. São formados por fibras, cartilagens e muita água, que trabalham como um sistema hidráulico, absorvendo choques.  Eles funcionam como esponjas molhadas: se comprimimos, diminuem de tamanho e perdem a água, se descomprimimos retornam ao tamanho natural.
Os discos intervertebrais são extremamente importantes quando pensamos na saúde da coluna! Com os discos saudáveis, evitaremos que nervos vizinhos sejam comprimidos, gerando dores irradiadas, por exemplo.
 
 
Como manter a coluna hidratada e saudável
 
A ingestão de líquidos é bastante importante para a hidratação do nosso corpo. Isso não seria diferente com o disco intervertebral, por isso beba bastante água!  Além disso, devemos movimentar a coluna de forma saudável, mantendo nossos ossos bem alinhados, movimentando-se com bastante harmonia.
 
Confira algumas sugestões de exercícios de Pilates que promovem a saúde da coluna:


Gato Ajoelhado
 
montagem-1
 
Em posição quadrúpede, alinhe seus braços embaixo da linha dos ombros e joelhos, embaixo da largura do quadril. Tente preservar as curvas naturais da sua coluna.
Inspire e estenda levemente a coluna, pensando em “afastar” a cabeça dos glúteos. Expire e flexione a coluna, arredondando-a para cima, aproximando a cabeça dos glúteos.


Rotação de coluna com bastão
montagem-2
 
Sentado sobre uma cadeira, com os pés apoiados no chão e os ísquios (ossos do glúteo) apoiados na cadeira, segure um bastão atrás das costas, sentindo que a cabeça, a coluna torácica (meio das costas) e o sacro (último osso da coluna) se apoiam no bastão. Garanta que a coluna lombar não se apoie.
Inspire e realize uma rotação da coluna, sem perder as áreas de contato com o bastão. Expire e volte para o centro. Repita para o outro lado.

Dica: Imagine sua coluna cheia de ar e não permita que ela perca espaços!


Viviane Vales
Educadora física, especialista em Atividade Física Adaptada e Saúde, instrutora de Pilates PMA- CPT, treinadora Tc Pilates.
 
 

Nenhum comentário: