Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Síndrome do Túnel do Carpo

A Síndrome do Túnel do Carpo, Síndrome do Canal ou Síndrome do Túnel Cárpico, é uma neuropatia (doença dos nervos) que ocorre pelo resultado da compressão no nervo mediano do canal do carpo. Este fica localizado entre a mão e o antebraço. Por esse túnel, além do nervo mediano, também passam tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial. O quadro de formigamento pode ser manifestado em qualquer situação que aumente a pressão do canal, provocando a compressão do nervo mediano.



A principal causa da Síndrome do Túnel do Carpo são as lesões por esforço repetitivo (LER). Como o próprio nome explica, o problema ocorre devido a realização de movimentos iguais e contínuos, como teclar ou tocar violão.
Outras causas que podem estar relacionadas são:
  • Traumatismo;
  • Doenças inflamatórias como a artrite;
  • Distúrbios hormonais;
  • Alguns medicamentos;
  • Alguns tipos de cânceres
Durante a gravidez também pode ocorrer o aparecimento da STC, o menor inchaço das mãos pode comprimir o nervo e causar dor e entorpecimento dos dedos.

Os principais sinais e sintomas manifestados pela síndrome são formigamento e dormência das mãos, especialmente sentidas no dedo indicador, anelar e médio. Geralmente, esse quadro apresenta piora durante o período noturno. Algumas pessoas portadoras também relatam a sensação de “choques” durante os episódios de incômodos.

Algumas recomendações:
  • Evite atividades que exijam esforço do pulso;
  • Caso seja portador de alguma doença sistêmica como diabetes e esteja apresentando formigamento das mãos, procure atendimento médico o mais rápido possível;
  • Apoie os pulsos de maneira correta ao utilizar o computador, isso ajudará a prevenir as LER


A fisioterapia tem atuado na STC e como tratamento sugere:
- O uso da  atadura noturna na mão (“brace”) tem se mostrado efetivo - é sugerido o uso da tala em posição neutra por ser mais efetiva. O uso deve-se restringir à noite e alguns períodos durante o dia, principalmente durante atividades forçadas.



- Exercícios neurodinâmicos adicionados ao tratamento padrão (tala noturna e durante atividades pesadas) e exercícios de deslizamento do tendão, são bem empregados.
 O uso do ultra-som, ondas-curtas modo pulsado, a tala noturna, exercícios de alongamento, massagem direcionada e gelo, tem sido bem empregados para tratamanto da Sindrome do Tunel do Carpo. O uso de teclados ergonômicos trazem mais benefícios não só para portadores da STC como para quem tem LER/DORT.

Dicas para um bom posicionamento das mãos no teclado:



Se a dor persistir após o tratamento com a fisioterapia, remédios antiinflamatórios, ou o uso de injeções de cortisona então a cirurgia pode ser indicada, tudo dependendo da recomendação médica.
O procedimento é feito através de uma pequena incisão na palma da mão, para que o médico possa fazer um corte no ligamento carpal transverso, uma das paredes do túnel do carpo, liberando assim o nervo. Com a incisão, o nervo mediano volta a funcionar normalmente.

A Síndrome do Túnel do Carpo é uma doença especialmente ocasionada por movimentos repetitivos e pode causar formigamento e dormência. Assim, caso esteja apresentando algum desses sintomas, procure um médico especializado.

imagens internet

Nenhum comentário: