Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Joanete pode surgir ou piorar com o uso de sapatos de salto e bico fino

Saiba quais são os tipos de pé mais comuns e como evitar problemas.
Deformidades e calos persistentes devem ser avaliados por um médico



Os pés de cada pessoa podem ser planos, ter uma curvatura mais acentuada e diferir bastante no tamanho dos dedos. Segundo os ortopedistas, não existe necessariamente um formato melhor ou mais saudável.
O que não pode haver são sintomas como dor, desconforto ou dificuldade para andar. Portanto, o mais indicado é comprar os sapatos à noite – quando os pés estão mais inchados – e andar com o calçado na loja, para acertar na escolha. O modelo deve se acomodar bem nos pés, deixá-los folgados, ser resistente e garantir proteção.
Isso significa que escolher adequadamente um sapato é o primeiro passo para prevenir calos, unhas encravadas, machucados e joanete. No dia a dia, deve-se evitar salto alto (no máximo, 3,5 cm) e bico fino, segundo o ortopedista Caio Nery e a podóloga Roseli Bueno. Ficar descalço ou de chinelo sempre que possível também é uma boa dica.
Estima-se que indivíduos normais em ambientes urbanos e atividades corriqueiras caminhem cerca de 120 mil quilômetros ao longo de 50 anos de vida. Quer saber como anda a saúde dos seus pés? ? Faça o teste! (clique aqui)


Saúde dos pés (Foto: Arte/G1)

A prática esportiva trouxe enormes benefícios à saúde e ao bem-estar geral, mas também aumentou a carga de trabalho nos tornozelos e pés, razão pela qual cresceu significativamente a incidência de problemas nessas regiões.
Ao correr, a força sobre os pés aumenta até oito vezes, e ao pular esse valor sobe para 13 vezes. Por isso, é importante cuidar bem dessa parte do corpo, porque – junto com a coluna – é ela que dá sustentação e mantém as pessoas eretas.

A especialista explicou no programa que fazer higiene e abrasão dos calos moles, não inflamados nem infectados, é saudável – em casos graves, só um médico pode mexer no local.
É importante também evitar tratar problemas nos pés com pedicures, que cuidam apenas da estética. Deformidades e calos muito persistentes devem ser avaliados por um ortopedista, que pode propor palmilhas ou a troca de calçados.
O ideal é que, ao caminhar, os pés fiquem na posição "12h55", nem para dentro, nem paralelos, nem muito para fora. Os pés chatos, em alguns casos, podem precisar de intervenção ou palmilhas, mas não precisam necessariamente ser tratados.
Protetores e palmilhas ajudam a evitar calos. No caso de joanete, protetores podem aliviar a dor, mas não curam o problema. Aparelhos e separadores também não alteram esse desvio no dedão.

Formato dos pés (Foto: Arte/G1)

Para evitar problemas ao caminhar por longas distâncias de casa para o trabalho e vice-versa, algumas mulheres carregam dois sapatos. Assim, não perdem o conforto nem a elegância no dia a dia.


Fonte: g1.globo.com


Veja também:
Fisioterapia com Você: Os Perigos do Salto Alto

Nenhum comentário: