Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Crianças com mochilas pesadas: Escoliose e dores nas costas começam mais cedo


 
 
 
 

 








Os problemas da coluna podem começar ainda em criança, devido às pesadas mochilas que os alunos transportam às costas diariamente. As dores crónicas e problemas ortopédicos podem começar nesta idade, em que os ossos e os músculos ainda estão em formação.


De acordo com especialistas, entre os riscos de carregar muito peso nesta idade estão as fraturas, inflamação da cartilagem, luxações no pescoço e danos nos nervos do pescoço e dos ombros
Para se ter uma ideia do perigo, um estudo realizado nos Estados Unidos concluiu que carregar uma mochila de cerca de 5 quilos durante um ano tem um peso acumulativo nos corpos das crianças equivalente a pouco mais de 9 toneladas.
A gravidade do problema levou à realização de estudos noutros países. Em Itália descobriram que mais de 34% das crianças italianas carregavam o equivalente a mais de 30% do seu peso corporal pelo menos uma vez por semana, excedendo os limites para os adultos.
Em Espanha, depois da avaliação do peso das mochilas e a saúde de mais de 1.400 crianças entre 12 e 17 anos, mais de 60% carregavam mochilas com peso equivalente a 10% de seu peso corporal. Os resultados falam por si: um em cada quatro estudantes sofreu de dores nas costas por mais de 15 dias. A escoliose foi responsável por 70% dos casos com dores.
No entanto, os especialistas defendem que a era digital em que vivemos poderá aliviar o problema. Os livros digitais e a possibilidade de fazer lições online são uma opção no ensino, pelos menos em alguns países, e devem ser adoptados pelas escolas emtodo o mundo.
Mas em continentes como a África, as prioridades na educação fazem com que o problema não esteja a ser avaliado nem seja alvo de estudos como na Europa e nos Estados Unidos.
Fonte: SAPO

Nenhum comentário: