Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Taiú, o surfista de alma guerreira






[Outro dia olhando uma reportagem, me lembrei deste famoso surfista. Que grande alma guerreira ...]

A História

Octaviano Augusto de Campos Bueno, mais conhecido como Taiu é considerado um dos melhores big riders, por ter consagrado o nome do Brasil no cenário do surf mundial.
Começou a surfar em uma prancha de isopor aos 11 anos na praia de Pitangueiras, no Guarujá. Aos 13 anos viajou pela primeira vez com o avô para o Hawaii. Resultado: paixão a primeira vista. Aos 20 anos foi morar no Hawaii, onde passou a competir profissionalmente, conseguiu patrocínios e não parou mais.
Após conquistar o 7º lugar no "Pro Class Trials", em Sunset Beach, em 83, voltou para o Brasil e venceu o Campeonato Brasileiro em 84 e o título da etapa paulista em Ubatuba, em 86. Em 91, já competia pela décima vez no Circuito Mundial, quando um acontecimento inesperado mudou completamente seus planos...
Exatamente quando faltava um mês para ele completar seus vinte e nove anos de idade, algo inesperado aconteceu! No dia 1 de novembro de1991, Taiu sofreu um grave acidente que mudou radicalmente sua vida.
Da onda mal completada na praia de Paúba, litoral norte de SP, o surfista que estava em sua melhor forma, só lembra do breu, da sensação de anestesia e da voz do amigo gritando seu nome.
Taiu havia fraturado a quarta vértebra cervical e traumatizado a medula do sistema nervoso. Conseqüência: paralisia motora do ombro para baixo. Foi um período de grandes dificuldades. Após um bom tempo hospitalizado, voltou para a casa dos pais. Com o passar do tempo, Taiu começou a sair de casa, passear e viajar, sempre acompanhado de muitos amigos.
Taiu realiza muitos projetos, como a publicação do livro "Alma Guerreira", lançado em 1999. É Casado com Diana Bueno, que é a sua empresária e quem cuida do seu marketing. Taiu é o presidente e membro fundador da SMF - ´Surfistas Marchando para Frente´, um movimento que tem como objetivo, unir dentro e fora d'água os surfistas brasileiros.



Em 2010 a SMF virou uma ONG, que tem como objetivo social: lutar por uma´ Sociedade Mais Forte´. Além desta página sobre surf na Internet - que dispõe da melhor vista das ondas online via webcam, ele assina uma coluna na Revista Almasurf : ´Surf Cósmico´.
Em BREVE vai lançar o seu segundo livro, onde falará sobre seus progressos, dificuldades e vitórias nestes 20 anos de uma vida de Alma Guerreira. Ele ministra palestras de E-motivação para empresas e escolas.


  
É comentarista esportivo de Surf. Suas atuações são em campeonatos de surf, sejam internacionais no Brasil, no Hawaii, Circuito Brasileiro ou egionais, além das transmissões na TV pela ESPN.
Sua maior conquista foi a sua volta ao surf em 2010, usando uma prancha adaptada (foto acima) e com a ajuda de amigos. Ele foi o primeiro surfista tetraplégico do mundo a descer ondas maiores de um metro(sem a mobilidade dos braços).



Parabéns Taiú pela força e exemplo de vida!

Para saber mais sobre ele, acesse o seu site:

Nenhum comentário: