Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de julho de 2012

OS BENEFÍCIOS DA EQUITAÇÃO


Fisioterapeuta revela benefícios da equitação na saúde



Se a terapia com cavalos é fundamental para a recuperação de portadores de doenças como Síndrome de Down, paralisia cerebral, distúrbios visuais, auditivos, articulares ou psicológicos, amputações, doenças reumáticas, dor e desequilíbrios, entre outros, a equitação também tem sido utilizada para trabalhar a tonificação da musculatura e favorecer o preparo físico, através de exercícios potencializados pela movimentação do animal.
A equitação é uma alternativa para quem deseja fortalecer a musculatura do corpo e melhorar a postura em um ambiente diferente das academias ou aulas de ginástica. Os exercícios são realizados com a orientação de um especialista para que sejam feitos de forma segura e aproveitando os movimentos do animal, que se assemelha aos movimentos da pelve durante a marcha humana. Durante a equitação, diferentes músculos são estimulados, entre eles os bíceps, tríceps, toda a musculatura do ombro, peitoral, abdominal, assim como os músculos da coxa e da panturrilha. Ou seja, o cavalo proporciona ao corpo movimentos rítmicos e naturais, de uma forma semelhante à marcha humana, melhorando o equilíbrio, a postura, o controle motor, a mobilidade e as atividades funcionais.
Além dos exercícios de fortalecimento, nas sessões também podem ser trabalhadas posições de relaxamento que, feitas ao ar livre, possibilitam a diminuição do estresse e aumento do bem-estar. Segundo a fisioterapeuta Letícia Junqueira, com a movimentação em cima do cavalo, associada a exercícios específicos de alongamento e enrijecimento, o praticante passa a identificar possíveis posturas erradas e corrigi-las, enquanto fortalece a musculatura do corpo. A atividade pode ser feita de uma a três vezes por semana.

Nenhum comentário: