Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de julho de 2012

Saiba quanto trabalho escravo você consome

Ecologia - <br>Foto: Imagem de arquivo


É desanimador, mas a humanidade ainda não se livrou do trabalho escravo. Parece coisa do século 19, mas ele ainda permeia nossa sociedade, levando milhares de pessoas a se sujeitarem a condições humilhantes de trabalho.

Segundo estimativas da organização Slavery Footprint, um jovem brasileiro com pouco mais de 20 anos, que paga aluguel, tem uma bicicleta, vários pares de tênis e equipamentos eletrônicos, consome o trabalho de aproximadamente 60 pessoas submetidas a trabalhar como se fossem escravas.

Os dados da Slavery Footprint são alarmantes. No mundo, há 27 milhões de trabalhadores forçados. Para a OIT (Organização Mundial do Trabalho), o número é menor e chega a mais de 12 milhões de pessoas, mas não deixa de ser assustador. No Brasil, nos últimos 15 anos, mais de 36 mil pessoas foram resgatadas do trabalho escravo, de acordo com o Ministério do Trabalho.

Para tentar conscientizar as pessoas sobre a realidade do trabalho escravo no mundo, buscando a mudança de hábitos de compra, a Slavery Footprint criou um questionário on-line, no qual você deverá detalhar como é a sua alimentação e quanto você possui de jóias, roupas, sapatos e aparelhos eletrônicos. Por trás de um inocente tênis de marca, pode estar o sofrimento de alguém que é explorado para baixar custos e elevar os lucros.

A Zara, badalada marca internacional de roupa, já foi flagrada três vezes por equipes de fiscalização do governo federal explorando trabalhadores estrangeiros na cidade de São Paulo. A Nike é outro mau exemplo, que já foi denunciado até por trabalho infantil nos países em desenvolvimento, onde mantém suas fábricas.

O cálculo não informa marcas, mas tem base em informações sobre os processos de fabricação dos 400 produtos mais consumidos no mundo. Esses dados são coletados pelo Departamento de Monitoramento e Combate ao Tráfico de Pessoas, Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, pela Transparência Internacional e OIT.

O objetivo também é mostrar às fabricantes das marcas mais famosas do mundo, que os consumidores querem ficar atentos à forma como elas conduzem suas práticas trabalhistas.

Faça o cálculo do quanto você consome de trabalho escravo, e reflita sobre o que você pode fazer para melhorar essa realidade:

http://www.slaveryfootprint.org/results/#results


Fonte: 360graus

Nenhum comentário: