Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pesquisadores brasileiros criam manta de LED para curar lesões esportivas



Ao penetrar na pele, a luz excita as moléculas e acelera o metabolismo nos músculos

 Em parceria com cientistas do Instituto de Física da USP, uma empresa de equipamentos médicos sediada em São Carlos, interior de São Paulo, criou um protótipo de manta com lâmpadas LED para tratar lesões musculares.
Os pesquisadores se valeram da capacidade de cura dos raios infravermelhos emitidos pelas lâmpadas: ao penetrar na pele, a luz excita as moléculas e acelera o metabolismo nos músculos. O tempo de recuperação de uma lesão diminui de 30% a 50% em relação à fisioterapia comum. Apesar da técnica também usar raios infravermelhos, a vantagem da manta é estimular o músculo em várias partes ao mesmo tempo.
O equipamento é colocado na perna do atleta. Os 50 pontos LED trabalham 3 conjuntos de músculos: os da região anterior e posterior da coxa e a panturrilha. Cada um recebe radiação por 10 segundos, controlada por uma central de comandos.
Além de acelerar a recuperação de lesões de grau moderado, o paciente sente menos dores. Nos testes, após 5 sessões, uma triatleta reduziu de 8 para 5 (em uma escala de 0 a 10) o nível de dor com exercícios. A previsão, segundo a MMOptics, empresa que desenvolve o produto, é que a manta chegue ao mercado no segundo semestre de 2012. 

      Editora Globo

revistagalileu.globo.com/

Fisioterapia com Você: Mais um auxílio para nós fisioterapeutas. O que não pode ocorrer é o uso destes equipamentos sem a devida orientação de um profissional qualificado.

Nenhum comentário: