Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Ong promove a relação sem conflitos entre muçulmanos e judeus por meio da gastronomia

Editora Globo
Alemian (de azul) e chefs do projeto. Com bom humor, eles dizem que só usam facas para preparar alimentos

 
Não só marido (ou esposa) se pode conquistar pelo estômago, como se diz por aí. Se depender do chef armênio Kevork Alemian, a paz no Oriente Médio também poderá ser pega pela barriga. Em 2001, ele fundou a ONG Chefs4Peace (chefs pela paz), que funciona como um bufê de jantares sob encomenda e escola de gastronomia para adolescentes. Mas o objetivo mesmo é promover a convivência pacífica entre judeus, muçulmanos e católicos por meio da comida.
A ideia nasceu quando Alemian esteve em um evento na Itália e viu dois chefs judeus e um católico preparando refeições harmoniosamente na cozinha. “Ali, não interessavam suas crenças, mas a comida que faziam.”
Hoje, a equipe do Chefs4Peace é formada por 20 cozinheiros de diferentes vertentes religiosas. Entre os integrantes, há chefs premiados como Moshe Basson, que tem um dos restaurantes mais badalados de Israel, The Eucalyptus. Eles se juntam para preparar refeições em eventos de empresas e entidades (já fizeram jantar até para a ONU) ou para resgatar receitas de referências bíblicas e da culinária judaica do Leste Europeu, além de pratos de influência árabe. Entre as matérias-primas mais usadas estão o pão e o sal, “os ingredientes da paz”, segundo Alemian, por terem um papel fundamental nas três religiões.
A ONG também promove tours gastronômicos pela Cidade Velha e mercado ao ar livre de Jerusalém e organiza aulas de culinária árabe e judaica para jovens. Em breve, terão escola própria, já em construção. “O objetivo é ter alunos das três religiões monoteístas para incentivar o convívio e a troca, não só de receitas, mas de pontos de vista.”
Alemian já tentou chamar representantes dos governos palestino e judeu para um jantar em que pudessem sentar juntos, mas não teve sucesso. “Políticos são políticos, e não podemos mudá-los”, afirma. “Mas as pessoas que vivem o dia a dia do conflito já não aguentam mais essa realidade e querem transformá-la.”
 
Confira as receitas feitas pelos "Chefs pela Paz".
 
 
 
 
Que bela iniciativa!

Nenhum comentário: