Me lembro deste filme que marcou muito o meu entendimento do bom professor. Ao Mestre com Carinho conta a história de um engenheiro desempregado, Mark Thackeray (Sidney Poitier), que resolve dar aulas no bairro operário de East End, em Londres. Mas a turma, cheia de alunos indisciplinados, faz de tudo para que ele desista da sua missão, como fez com os professores anteriores.
O filme retrata a história de um professor que, ensinando sob condições adversas (alunos desinteressados, agressivos, com pouca orientação familiar e sem perspectivas de enxergar a educação como espaço de aprendizado), consegue obter resultados importantes junto aos estudantes.
Ao Mestre com Carinho, mostra características indispensáveis para o perfil de um bom educador: compromisso, seriedade e determinação para resolver os problemas em sala.
Dedico esta mensagem, aos bons educadores, que são os verdadeiros mestres. Conheci alguns "Mark Thackeray" no caminho do meu aprendizado, e ainda hoje continuo encontrando. Parabéns à vocês queridos professores pela paciência e por ter escolhido uma profissão tão linda, mas tão pouco valorizada. Mas eis que o Senhor se alegra de vocês:
"O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino"
(Pv 16:21)
"Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento"
(Pv 9:9)
familia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário