Pesquisar este blog

sábado, 23 de novembro de 2013

10 melhores países para se conhecer em 2014





A revista Veja publicou uma lista de países interessantes para se conhecer no próximo ano. De acordo com a Lonely Planet, que é  a maior editora de guias de viagem do mundo, os viajantes que (como eu) curtem lugares com poucos turistas, devem se apressar antes que estes se tornem a meca do turismo.
 

 Malásia



A Malásia tem desenvolvido inúmeras ferramentas para atrair turistas para além de suas praias paradisíacas. Atrações vão desde o parque dos pássaros de Kuala Lumpur até os parques temáticos da Hello Kitty e do Lego, que recebem milhares de turistas asiáticos. O país também transformou o aeroporto de Kuala Lumpur num importante hub do sudeste asiático, sobretudo devido às tarifas extremamente competitivas oferecidas pelas companhias Malaysia Airlins, AirAsia, Firefly e Malindo Air. 


Macedônia



O país é o novo destino turístico de veraneio da juventude europeia, depois que Ibiza e Croácia se tornaram locais relativamente 'saturados'. A capital Skopje está repleta de hostels e hotéis 'descolados', restaurantes e uma ativa vida noturna, sobretudo para os amantes da música eletrônica. Apesar da pequena extensão, o país conta com destinos de esqui, aventura e jornadas culturais por vilarejos que ainda possuem resquícios do império otomano. Cidades como Lago Ohrid, Mavrovo, Berovo e Kratovo emergem como destinos imperdíveis.
 


 Bélgica



A Bélgica tem cidades históricas cheias de atrações culturais, como Bruges, Antuérpia e Ghent. A capital Bruxelas não deixa nenhuma grande cidade europeia para trás quando o assunto é programas turísticos. Restaurantes cinco estrelas, hotéis de luxo, uma elegante costa e inúmeros vilarejos de arquitetura intacta tornam o pequeno país um dos mais bem preparados para receber turistas. Mas isso não acontece. Europeus, asiáticos e americanos costumam visitar a Bélgica 'de passagem'. Segundo a Lonely Planet, isso vai mudar em 2014. Com o centenário da Primeira Guerra Mundial, o país deverá receber um grande fluxo de turistas interessados em conhecer os principais centros de confronto. A Bélgica, apesar de ser um país neutro, foi um dos mais importantes centros no início do confronto. Logo após a Alemanha declarar guerra à França, em 3 de agosto de 1914,  o país liderado pelo Kaiser Wilhem invadiu a Bélgica para conseguir atacar os franceses. 


Ilhas Seychelles



O arquipélago composto por 115 pequenas ilhas nunca atraiu um grande número de turistas devido ao estilo luxuoso (e caro) de suas acomodações. Contudo, segundo a Lonely Planet, o surgimento de hospedagens mais baratas, como hostels e casas de família, colocaram Seychelles na rota do turismo internacional para muitos tipos de orçamento. A publicação alega que as atrações da ilha estão muito mais adaptadas para os turistas que gostam de aventura do que para magnatas que passam o dia tomando drinques locais em frente à piscina dos resorts exclusivos. As tarifas aéreas, segundo a publicação, também deixaram de ser impeditivas. 


 México



O México se tornou o principal destino de turismo dos norte-americanos nas últimas décadas, sobretudo quando se trata de excursões pré-formatadas que incluem compras em Cancun e resorts all-inclusive.  E isso, de certa forma, afastou o país das listas da Lonely Planet, mais focada em locais fora do mainstream para um público mais aventureiroContudo, segundo a publicação, o país volta ao top 10 porque tem conseguido reinventar seu próprio acervo cultural. Os museus maias recém-inaugurado em Mérida e Cancun já valem uma nova visita. Os 'cânions' mexicanos chamados Barrancas del Cobre também são uma atração a parte, fora do circuito comercial de turismo. Mas a Lonely Planet recomenda que os viajantes se apressem em conhecer os novos pontos, antes que as multidões de aposentados descubram o México novamente.


Malawi



O país africano possui os resorts idílicos no meio da selva, assim como no Quênia ou na África do Sul. A diferença, segundo a Lonely Planet, é o impressionante trabalho de recuperação da vegetação e da fauna que o país executou nos últimos dez anos. Nos anos 1990, a savana do Malawi estava completamente destruída e os animais dizimados. Um projeto de realocação transformou as reservas do país num dos principais destinos da África.


Suécia



O país emergiu nos últimos anos como um dos principais expoentes da cultura de vanguarda europeia. Não por acaso, a cidade de Umea, no norte do país, foi escolhida a capital cultural da Europa em 2014.  A gastronomia é outro ponto forte, fazendo com que Estocolmo seja destino de 'gourmets' de todo o mundo interessados em provar as iguarias regionais, sobretudo frutos do mar.


Escócia



Em 2014, a cidade de Glasgow vai sediar os XX Jogos do Commonwealth. O evento fez com que a administração pública investisse em transporte e infraestrutura e atraísse investidores para a reforma de hotéis e pontos turísticos. O ano que vem também será o ano 'da volta para casa' dos escoceses. Isso porque o governo criou uma série de incentivos, sobretudo no mercado de trabalho, para que a população que vive em outros países regresse à Escócia.
 
 
Antártica
 
 
O ano de 2014 marca o centenário do início da cruzada do explorador britânico Ernest Shackleton na Antártica. Visitar as geleiras, os majestosos icebergs e as montanhas inexploradas do continente gelado pode ter um sabor a mais no ano que vem, já que, segundo a Lonely Planet, parte da trilha de Shackleton poderá ser feita por turistas em busca de aventura — e frio. 
 
 
Brasil
 
 
As belezas naturais já amplamente alardeadas do país são exacerbadas pela ocasião da Copa de 2014 que, segundo a Lonely Planet, será um chamariz para que o mundo descubra não só as cidades-sede, mas também cidades históricas, como Ouro Preto, os Lençóis Maranhenses e Bonito, no Mato Grosso do Sul. A publicação cita ainda o fato de o Brasil não ter entrado em recessão como outro atrativo que explica seu lugar no topo da lista dos países a serem visitados no ano que vem. 
 
 
 
veja



Lugares lindos para se ir De Mala e Cuia!



Veja também:
Fisioterapia com Você: Conheça cidades que encantam por seu estilo arquitetônico

Nenhum comentário: