Pesquisar este blog

sábado, 2 de novembro de 2013

59ª Feira do Livro de Porto Alegre


 
 
Porto Alegre, capital mais ao Sul do Brasil, foi fundada na segunda metade do século 18, com a chegada de casais açorianos que vieram colonizar a região. Os primeiros a chegar fixaram residência às margens do Guaíba, um dos cartões-postais da cidade. Com o passar dos anos, Porto Alegre cresceu e alastrou-se em direção às zonas sul e norte. Hoje, ocupa uma área urbana de mais de 160 quilômetros quadrados e possui uma população de cerca de 1,4 milhão de habitantes.
 
 
.
 
 
É reconhecida por ser uma das capitais brasileiras com melhor qualidade de vida e, também, uma mais arborizadas, tendo corredores verdes, praças e parques. Os jacarandás e ipês, quando floridos durante a primavera, são uma marca registrada da cidade e da Praça da Alfândega, que abriga a Feira do Livro. A cultura é outro ponto forte de Porto Alegre, que conta com diversos centros, museus, bibliotecas e espaços para manifestações artísticas. Além de todo o aparato cultural oferecido, a capital gaúcha é um polo industrial, comercial e tecnológico. A Feira do Livro é a oportunidade para (re)descobrir recantos e encantos da cidade.
 
 
 
A Praça da Alfândega recebe a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre entre os dias 1º e 17 de novembro. Neste ano, a programação terá mais de 700 sessões de autógrafos, 156 eventos em salas (mesas-redondas, palestras, seminários), 31 oficinas ligadas ao livro e à cria-ção literária, 31 eventos artísticos e culturais, a presença da literatura internacional e uma área dedicada a crianças e jovens, com 293 atividades.
 
O patrono da 59ª Feira do Livro é o professor de Literatura Brasileira da UFRGS, escritor e ensaísta Luís Augusto Fischer. Ele foi escolhido por representantes da área cultural dentre uma lista com dez finalistas e será empossado no dia 1º, data de abertura da Feira. A solenidade ocorrerá na Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega), às 19h.A Alemanha será o país homenageado na Feira. Entre as razões da escolha do país está a realização da "Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014" e o fato de o Brasil ter sido homenageado pela Feira do Livro de Frankfurt, que ocorreu em outubro deste ano. Uma série de atividades, em parceria com o Goethe-Instituto, vão movimentar os 17 dias da Feira na Praça da Alfândega. Estão previstos eventos nas áreas de literatura, quadrinhos, cinema e biblioteconomia.
 
 
A Feira do Livro de Porto Alegre vai inovar este ano e incluir o cinema no seu universo. Em parceria com Epifania Filmes e com a Coelho Voador, o Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa) será o primeiro evento de cinema do Brasil focado na escrita de roteiros. Estas atividades ocorrem dentro da programação da Feira entre os dias 2 e 9. Com palestras, debates, mostra competitiva de curtas, workshops, rodada de negócios, pitching e ciclo de filmes, roteiristas locais, nacionais e internacionais vão debater os aspectos que envolvem a construção de um roteiro. Além disso, serão incentivados encontros entre roteiristas, produtoras e canais de televisão para estimular as cadeias produtivas.
 
Para o festival foram convidados: Aly Muritiba (curta pré-selecionado ao Oscar A fábrica), José Eduardo Belmonte (Se nada mais der certo), Di Moretti (Nossa vida não cabe num Opala), Thiago Dottori (Vips), a alemã Jasmin Ramadan (o livro Soul kitchen), José Roberto Torero (Memórias Póstumas), Fabiano de Souza (A última estrada da praia), Max Malmann (A grande família), Gibran Dipp (Ainda orangotangos), o argentino Jonatan Schutz (autor do livro Guiones para ver y mirar), Augusto Canani (curta pré-selecionado ao Oscar Amores passageiros), Fernando Marés (Netto perde sua alma), Rubens Rewald (Super nada), Cristiane Oliveira (Nove crônicas para um coração aos berros), Ismael Caneppele (Os famosos e os duendes da morte), o norte-americano Sean Branney (Um sussurro nas trevas), e, ainda, a produtora Aletéia Selonk.
 
Os gaúchos não poderiam faltar no Frapa. Os convidados são: Fabiano de Souza, Gilson Vargas, Rodrigo John, Gibran Dipp, Ivana Verle e Carlos Gerbase são exemplos disso.
 
 
 
Para mais informações acesse:
 
 
A Feira do Livro é um daqueles lugares para se ir de Mala e Cuia!

Nenhum comentário: