Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A visão em boa forma

Editora Globo

Nem todos os problemas de visão são originados da miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Alguns dos desequilíbrios podem ser causados por danos nas funções neurológicas ligadas à visão. Quem teve um acidente vascular cerebral, tem hipertensão, diabetes ou sofreu um trauma no crânio pode desenvolver, por exemplo, estrabismo — a dificuldade em manter os olhos paralelos.

Para isso serve o ortoptista. Uma vez identificado o problema pelo oftalmologista, é esse o profissional que entra em ação. Seu objetivo é usar estímulos físicos e mentais para que os olhos voltem a funcionar. Não é exagero dizer que ele é uma espécie de “personal trainer” dos olhos.

Formada pela única faculdade que tem o curso de ortóptica (Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação, no Rio), Sandra explica: “Os olhos querem trabalhar em sincronia. Mas, às vezes, por fatores externos, são impedidos. Quando a gente coloca um tampão para resolver o problema, tampa a visão do olho bom e, rapidamente, o ruim começa a voltar a trabalhar sozinho”.

Temido pelas crianças, o tampão consegue resolver a maioria dos problemas ortópticos delas. Em adultos, que têm o corpo totalmente desenvolvido, a preferência é pelos exercícios. Eles funcionam como uma terapia gradativa, treinando ao mesmo tempo as partes muscular e neurológica da visão. Existem inúmeros tipos e variações. Em um deles, um software é utilizado para colocar os olhos do paciente de novo “em forma”. A pessoa usa uma espécie de óculos 3D, que neutraliza as cores vistas pelo olho “bom” e passa a forçar o ruim a trabalhar.

O tempo de tratamento também varia. Há casos de crianças que precisam de cinco anos de tratamento e outros em que 10 seções de 40 minutos são o suficiente.
 
EQUIPAMENTOS - São usados diversos instrumentos para tratar os pacientes, como o sinoptóforo (foto), que projeta duas imagens parecidas nos olhos do paciente. Para realinhar a visão, usa-se o queiroscópio, que treina apena um dos olhos de cada vez. Prismas e softwares também auxiliam no treinamento.
 
NOME: Sandra Aparecida S. Rodrigues
IDADE: 49 anos
TEMPO DE PROFISSÃO: 28 anos
FORMAÇÃO: Ortóptica
O QUE FAZ: Ajuda a corrigir desequilíbrios da visão, como o estrabismo, usando exercícios para os olhos
 
 
 

Nenhum comentário: