Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2012

A Flor do Deserto



A história da ex-modelo somali Waris Dirie, 44, mutilada aos 5 anos, virou livro, filme, rendeu-lhe o título de embaixadora das Nações Unidas e ainda resultou numa fundação. De Viena, onde vive com os filhos, Aleeke, 12, e Leon, 10 meses, ela conversou com Claudia sobre sua luta.

Quando você decidiu que era hora de deixar as passarelas e criar a Fundação Waris Dirie?
Quando percebi que havia coisas importantes que precisava fazer na minha vida, como lutar contra a mutilação genital feminina. Estima-se que mais de 150 milhões de mulheres no mundo sofrem com essa tortura. Bebês recém-nascidos estão sendo submetidos à mutilação. A Fundação Waris Dirie (www.desertflowerfoundation.org/) organiza campanhas internacionais para conscientizar as pessoas. A mutilação genital feminina não pode ser encarada como uma tradição cultural ou religiosa, ela é um crime. A fundação também apoia as vítimas, realizando até cirurgias de reconstrução das partes mutiladas.

Como é possível acabar com a MGF em pequenos vilarejos ou lugares distantes e remotos na África?
Por meio da educação e de mudanças no sistema legal. Na África, as pessoas são levadas ao tribunal em países como Egito, Quênia e Etiópia. As excisadoras (mulheres que realizam o corte) e pais de meninas que sofreram a mutilação são punidos.

Qual foi o seu envolvimento com a produção de Flor do Deserto?
Fui co-produtora do filme. Para mim, era muito importante que mostrasse a dimensão real do problema. Quando vi minha vida exposta assim, fiquei chocada num primeiro momento, mas logo percebi que era uma arma poderosa na luta contra a MGF.


Baseado no best seller Desert Flower (Flor do Deserto), é autobiografia da modelo somali Waris Dirie (Liya Kebede), circuncidada aos cinco anos e vendida para um casamento arranjado aos 13 anos. A garota fugiu, atravessando o deserto por dias até chegar a Mogadishu, capital da Somália, onde passou o resto da adolescência sem ser alfabetizada. Ao trabalhar em um restaurante fast food, foi descoberta pelo fotógrafo Terry Donaldson que a levou para os Estados Unidos, onde se tornou uma modelo mundialmente conhecida, além de ser embaixadora da ONU no combate à mutilação genital feminina.

Assista ao trailer do filme:
www.cineclick.com.br/

Fonte: Revista Claudia/Imagem Internet

Nenhum comentário: