Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

História do Rio de Janeiro nos trilhos do bondinho

article image

O bondinho é um símbolo do bairro carioca de Santa Teresa e um sobrevivente da beleza do Rio Antigo. Por Emanuelle Bezerra
 
 
O bairro de Santa Teresa parece mesmo ter parado no tempo. O lugar é cheio de mercearias e botecos muito familiares — que recebem todos os dias dezenas de turistas, ruas de paralelepípedo e construções antigas. E se não bastasse tudo isso, ele ainda é cortado pelo bondinho, o transporte mais charmoso e barato do Rio de Janeiro. Ele é um símbolo do bairro carioca e um sobrevivente da beleza do Rio Antigo. Tudo o que existe e se sabe sobre Santa Teresa é também um pouco da história do Rio.



O bondinho proporciona ainda a experiência incrível de se andar por cima dos Arcos da Lapa e desfrutar de uma visão panorâmica de todo o centro da cidade, que é recheado de prédios históricos. Muitos turistas que tomam uma cerveja à noite na boemia da Lapa não têm ideia de que, pela manhã, é possível estar em cima dos Arcos.
 
Há mais de cem anos, o bondinho de Santa Teresa executa seu percurso pelo tradicional bairro boêmio do Rio de Janeiro. Ele serve de meio de transporte diário para os moradores da região, além de encantar quem faz o trajeto pela primeira vez. Quem quer subir ao Cristo Redentor de bondinho precisa pagar o valor de R$ 36, enquanto quem quer desfrutar dos museus e passeios de Santa Teresa precisa pagar apenas R$0,60.





Para quem está no Centro da cidade, o percurso começa perto do Largo da Carioca. Na rua Lélio Gama, do lado do prédio da Petrobras, está a pequena — e escondida — estação dos bondes. É preciso ter paciência, pois filas são grandes e o intervalo entre os bondes varia entre 20 e 30 minutos.
A linha foi inaugurada em 1872 e os Bondes eram verdes, mas foram pintados de amarelo depois que moradores de Santa Teresa reclamaram da cor, que fazia o bonde invisível no meio da vegetação do bairro. O itinerário atual do bondinho é o mesmo desde 1896, quando a linha que sai do Centro, passa pelos Arcos e chega no alto de Santa Teresa foi inaugurada.
Essas e outras histórias sobre o bondinho podem ser conhecidas em uma visita ao Museu do Bonde, que fica na Rua Carlos Brant, 14, Santa Teresa. Lá estão expostos os primeiros bondes, ainda na cor verde, peças de metais nobres que integravam os carros, fotos antigas e o maquinário usado em épocas diferentes. O Museu dá saudade de um tempo que o visitante não viveu!

Peça do Museu do Bonde

opiniaoenoticia



Veja também:

Fisioterapia com Você: Conheça as 10 melhores viagem de trem segundo a National Geographic


Nenhum comentário: