Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Um novo site pretende catalogar e oferecer toda a arte do mundo




Carter Cleveland, ex-aluno de engenharia na Universidade Princeton, filho de um casal apreciador de artes – o pai, um escritor de renome sobre o tema; a mãe, uma investidora – em 2009, o jovem, então com 22 anos–, passou a buscar um quadro para pendurar numa das paredes do quarto onde morava na Universidade. Foi à caça pela internet. Para sua surpresa, ao pesquisar no Google, não encontrou nada. Tentou de novo, em fóruns e blogs. Não teve sucesso. Frustrado, percebeu que não havia um site dedicado a identificar e localizar obras de arte. “Por que eu mesmo não faço um?”, pensou.
 
 Apaixonado por computação, Cleveland montou o protótipo de seu site. Chamava-se Art.sy. Com poucos cliques, qualquer um poderia navegar por diversas obras, conhecer artistas e criar a própria galeria virtual. Seria uma rede social para interessados em arte. Ao se formar, no ano seguinte, Cleveland pediu ajuda dos pais para arregimentar investidores. A influência materna rendeu uma parceria com Wendi Murdoch, mulher do empresário Rupert Murdoch. Ela o apresentou a Jack Dorsey, criador do Twitter, e a Eric Schmidt, presidente do Google. Encantados com o projeto, eles investiram US$ 1,25 milhão no Art.sy.

 
 
 
 A grande arma de Cleveland para popularizar o site é o Projeto Genoma da Arte. Esse recurso funciona como uma plataforma que indica obras e artistas de acordo com o gosto do usuário. Com base no que o visitante aprecia na rede, o Art.sy consegue traçar vários perfis que possam servir a ele, facilitando a descoberta de novos artistas.
 
 Embora tenha ganhado destaque entre leigos, a ferramenta recebeu críticas de especialistas em arte dos Estados Unidos. Pela internet, eles disseram que catalogar a arte com base em algoritmos é “reducionista”. Em resposta, Cleveland afirma que a intenção do site não é substituir a experiência de ver a arte cara a cara. “Nosso objetivo é educativo. Permitimos que o público descubra novos artistas que não conhecia.”
 



Acesse o site abaixo e viage pelas mais belas obras de arte do mundo!

art.sy/

Nenhum comentário: