Pesquisar este blog

domingo, 23 de dezembro de 2012

O Natal luz de Gramado

O Natal Luz este ano já começa no Aeroporto...




Quem passa pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre já encontra um pouquinho do Natal Luz de Gramado. Nesta 27ª edição, o maior evento natalino do Brasil recepciona o público com um Papai Noel de três metros de altura e muitos presentes. Além das imagens do “bom velhinho” espalhadas pelo saguão, 12 guirlandas feitas com garrafas Pet enfeitam a parte interna do Aeroporto. Para quem chega ao local, anjos e um trenó de oito metros de comprimento, com renas, é encontrado logo na entrada, simbolizando a entrega dos presentes na noite de Natal. Reconhecida em todo o Brasil como exemplo de decoração sustentável, o Natal Luz de Gramado há 11 anos desenvolve este tipo de ação focada na reutilização de garrafas Pet. O projeto é capitaneado por Loni Thiele, responsável pela coordenação de 40 pessoas na confecção de lustres, árvores e guirlandas produzidas com o material plástico.
 
 
O pensamento sustentável toma conta das ruas de Gramado: 400 mil garrafas plásticas foram transformadas em flocos de neve, flores, lustres e objetos decorativos por meio do Projeto Pet.
 
 
 
O Natal Luz
 
Em 1986 surgiu a necessidade de revitalizar a Festa das Hortênsias, uma festa tradicional em Gramado que deu origem a Fearte e Festival do Cinema. Precisava existir algum atrativo além das flores e de escolha e coroação de rainha. Dezembro era uma temporada de pouca visitação turística em Gramado e precisávamos encontrar uma forma de fazer com que as pessoas viessem para cá não só no inverno.
Por que não utilizar o NATAL? Seria difícil, já que a comunidade é de tradição ítalo-germânica, com o costume de passar o Natal com a família e na igreja.
O então Prefeito Pedro Bertolucci e o seu Secretário de Turismo, Luciano Peccin estudaram diversas formas de aprimorar o turismo em Gramado nesta época do ano. E então surge a pergunta: enfeitamos o pinheirinho de natal todos os anos. Então, porque não enfeitar a cidade? Luciano Peccin havia voltado da Disney e lá viu as luzinhas que circundavam as cumeeiras das casas. Então pensou em fazer isso em Gramado, criando um embelezamento para a cidade no Natal e assim, atraindo turistas.
Só com as luzes não teríamos a conotação de evento, então também surgiu a idéia de sonorizar a avenida e fazer algum espetáculo. Começamos a desenhar o Natal Luz de Gramado com músicas na cidade através de alto- falantes vendidos para as lojas, lâmpadas decorando as fachadas da Av. Borges de Medeiros, postes enfeitados como pirulitos e pinheirinhos naturais dispostos na avenida com topinhos vermelhos.
O Maestro Eleazar de Carvalho, titular da OSPA, surgiu como uma pessoa iluminada e montou um grande concerto. Um espetáculo digno do Natal Luz, com um grande coral, poesias e fogos de artifícios. Ali foi dando o primeiro passo da reversão do quadro de ocupação e visitação a Gramado no mês de dezembro.
 
 
 
 
 
 
 
 
O Nativitaten
 
 Lago Joaquina Rita Bier é o palco do Nativitaten, uma surpreendente ópera a céu aberto que integra os espetáculos do Natal Luz desde 2001. Cantores líricos posicionados em balsas remontam a origem do natal. Chamas de fogo saem de dentro do Lago, chafarizes de água desenham formas em meio a raios laser, fogos de artifícios costuram os temas do início ao fim, numa comovente e única apresentação. Para completar, 39 atores se misturam a um coral de 100 vozes em performances emocionantes.
 
 
 





O Natal Luz acontece de 01 de novembro de 2012 a 13 de janeiro de 2013 na charmosa cidade de Gramado, na Serra Gaúcha.

natalluzdegramado

Nenhum comentário: