Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer





Nasce em 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, filho de Oscar Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida.
Foi um  arquiteto brasileiro de nome mais influente na arquitetura moderna. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, e por este motivo teve grande fama nacional e internacional desde a década de 1940.


"Meu nome deveria ser Oscar Ribeiro Soares ou Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares, mas prevaleceu o nome estrangeiro e acabei conhecido como Oscar Niemeyer.
Minhas origens são muitas, o que me agrada particularmente: Ribeiro e Soares, portugueses; Almeida, árabe; e Niemeyer, alemão. E isso sem levar em conta algum negro ou índio que, sem o sabermos, também faça parte da nossa família.
Pela memória vou recordar a casa das Laranjeiras, percorrê-la outra vez, lembrar como nela vivíamos, rindo ou chorando como o destino obriga.
Ali nasci, cresci e me casei com Annita. Nela nasceu minha filha Anna Maria.
Era uma casa assobradada, com seis janelas na fachada, tendo no frontispício as iniciais RA, do meu avô Ribeiro de Almeida. "


Conjunto da Pampulha - Brasil - 1940

Igreja de São Francisco de Assis, vista do lago

"Um dia Capanema me levou a Benedito Valadares, governador de Minas Gerais, que pretendia construir um cassino no "Acaba Mundo". E foi nessa ocasião que conheci Juscelino Kubistchek, candidato a prefeito de Belo Horizonte.
Fiz o projeto, que mostrei a Benedito, mas o assunto só foi retomado meses depois, quando JK, prefeito da cidade, novamente me convocou..." O.N



ONU (Sede) EUA - 1947

Ficheiro:United Nations HQ - New York City.jpg
 
 "O projeto para a sede das Nações Unidas foi elaborado por uma comissão de dez arquitetos, dirigida e organizada pelo arquiteto americano Wallace Harrison. Foi como membro dessa comissão que participei do projeto. A tarefa foi exaustiva, se prolongando por vários meses: cada arquiteto apresentava sua solução que era, em seguida, discutida por todos os membros durante os meetings diários com o objetivo de se determinar a solução que iria servir de base ao projeto definitivo. Em princípio, sempre considerei o projeto da ONU como um trabalho de equipe e foi neste sentido que, a pedido de Harrison, me manifestei em livro que será publicado nos Estados Unidos. (...) " O.N.
 
 
Ibirapuera - Brasil - 1951

Ficheiro:Ibirapuera Auditorium.jpg
  
O conjunto é integrado pelos Palácios das Nações e Estados, da Indústria e das Artes, além de previsão de um auditório em calota curva; a imensa marquise, que se espraia entre as edificações designa e denota a liberdade assumida pela forma.”
 
 
Congresso Nacional - Brasil - 1958

Ficheiro:Brasilia Congresso Nacional 05 2007 221.jpg

"...E o mesmo ao adotar a cúpula - a abóbada circular que os egípcios usavam e os romanos multiplicavam - no edifício do Congresso Nacional. E nela intervim plasticamente, modificando-a, invertendo-a, procurando fazê-la mais leve, como é fácil explicar. Na cúpula do Senado, desprezando a característica auto-portante que oferece e o empuxo que criaria, inclinei em retas na linha circular de apoio, tornando-a mais leve como preferia. Na da Câmara, depois de invertê-la, a estendi horizontalmente como a visibilidade interna exigia, procurando uma forma que a situasse como que simplesmente pousada na laje de cobertura." O.N
 
 
Memorial JK - Brasil - 1980


"Quando localizei a figura de Juscelino Kubitschek 30 metros acima do solo, previ à sua volta para realçá-la no imenso céu de Brasília uma forma curva de concreto. Imaginando que eu deliberadamente desenhara uma foice e que o braço de Juscelino Kubitschek seria o martelo do emblema comunista, os militares durante muitos dias não permitiram que a figura de JK fosse levada para o alto fuste desenhado. O que fazer diante de tanta fantasia? E ele ali ficou até que o presidente Figueiredo desfizesse o lamentável equívoco." O.N


Parlamento Latino Americano - Brasil - 1991




 
"O projeto nos agrada', diz Niemeyer. 'Adapta-se ao local corretamente, tem as mesmas características plásticas dos demais edifícios, exprimindo a técnica mais moderna como se impõe'." O.N

 

Auditório em Ravello - Itália - 2000



"Dentre os projetos que elaborei nesses dez anos, o Teatro de Ravello foi um dos que mais me interessaram, por se tratar de um projeto para o exterior, numa das cidades mais lindas da Itália, Ravello, num terreno debruçado sobre o mar.
Este era estreito e tão alto em relação ao passeio que, se o acesso fosse embaixo do teatro localizado, ninguém da rua veria o edifício.
Isso explica ter eu previsto o acesso no fim do terreno, permitindo aos visitantes por ele caminharem em direção ao teatro, vendo e penetrando na arquitetura. A grande placa de concreto ondulada caracteriza o teatro." O.N
 

Serpentine Gallery Pavillion - Reino Unido - 2003



 
"A minha preocupação ao projetar o pavilhão para a Galeria Serpentine, no Hyde Park de Londres, a única obra metálica por mim desenhada, foi conseguir, na elaboração deste trabalho tão simples e de tão reduzidas proporções, exprimir o que penso caracterizar minha arquitetura.

Assim, ao suspender o piso do pavilhão 1,50 m acima do solo, procurei garantir a leveza que a distingue. E a mesma foi a minha intenção ao dar uma linha tão movimentada ao perfil do pavilhão, pois é com esse jogo de curvas e retas que faço a minha arquitetura." O.N
 
 
 

 
[1907-2012]  104 anos de pura arte






Acesse o site e veja todas as obras deste grande arquiteto:

niemeyer.org.br/

Nenhum comentário: